A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Treinamento - VDP “Variable Data Printing”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Treinamento - VDP “Variable Data Printing”"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento - VDP “Variable Data Printing”
Treinamento Técnico Comercial 2005

2 Treinamento Técnico Comercial Soluções com Dados Variáveis VDP
Apresentador: Antonio Roberto Ribeiro

3 APRESENTAÇÃO CONCEITUAL VDP - TÉCNICO COMERCIAL
Objetivos: Preparar o Representante Comercial para abordar o cliente com fundamentação técnica adequada para a venda de projetos e soluções de impressão. Exercitar os conhecimentos necessários para enfrentar um ciclo comercial por meio de um processo de vendas com perfil consultivo e interativo. Público Alvo: Profissionais atuantes na área comercial e direcionados para a venda de soluções de impressão com dados variáveis. Foco: Quebrar as barreiras geradas pela falta de conhecimento conceitual de tecnologias. Identificar e suportar negócios com perfil de solução de impressão. Reduzir o tempo do ciclo de negócios nos projetos envolvendo dados variáveis. Transferir conhecimentos conceituais para melhorar o desempenho profissional e obter melhores resultados. Redimensionar o perfil da força de vendas direta e iniciar um processo de educação contínua.

4 As três etapas deste treinamento técnico
Vista geral do mercado VDP: Apresentação dos conceitos e dos modelos de soluções já implementados no mercado. Nesta etapa, estaremos conhecendo o perfil técnico dos clientes VDP, bem como as tecnologias por eles adotadas. O conteúdo desta etapa é exatamente o mesmo que os analistas irão receber. Estudos de casos: Estudos de casos de baixa, média e alta complexidade com tecnologia simples e complexa. Vista geral de tecnologias VDP: Vista geral de características de produtos importantes para a composição de projetos com dados variáveis.

5 TREINAMENTO TÉCNICO COMERCIAL
Agenda do Programa de Desenvolvimento O cenário dos DADOS VARIÁVEIS – Onde estão as oportunidades? Conceitos e formatos para soluções de impressão VDP. Softwares Inteligentes – Produtos VDP – Por que utilizá-los? Venda consultiva e interativa – Condução e ferramentas necessárias. Exemplos práticos de situações complexas. Estudo de Casos.

6 Conceitos técnicos para VDP “Variable Data Printing”
São conceitos que devem fazer parte do conhecimento técnico dos vendedores, que atuam na venda de soluções de impressão com dados variáveis ou com sistemas digitais. São os conhecimentos técnicos focados no ciclo comercial que possibilitam aos vendedores trabalharem a negociação dentro de uma metodologia com perfil consultivo e interativo. Trata-se de informações indispensáveis que serão utilizadas durante a fase de pré-vendas gerando informações bidirecionais importantes para a composição de projetos VDP. Quanto maior o grau de conhecimento maior será a credibilidade, a confiança e a determinação do cliente para a tomada de decisão. É por meio da implementação desses conceitos que teremos sucesso em projetos de impressão digital ou VDP.

7 Ao final desta apresentação espera-se que o representante
comercial seja capaz de: Avaliar uma oportunidade para um projeto com VDP. Estabelecer o modelo estratégico para competir. Identificar e envolver os departamentos e pessoas chave. Definir como será o relacionamento com o cliente. Mostrar ao cliente como será elaborara a solução. Implementar o projeto. E também possa: Descrever as etapas de um processo de vendas VDP. Abrir entrevistas comerciais com segurança. Identificar corretamente o cliente e suas necessidades técnicas. Investigar problemas e oportunidades. Influenciar o cliente na seleção dos critérios de compra. Recomendar uma solução diferenciada e personalizada. Acompanhar o processo de implantação VDP.

8 O que estamos buscando neste nosso encontro:
Ampliação de nosso conhecimento para que possamos gerar negócios com perfil de soluções de impressão e de imagem que envolvam sistemas de: Processamento de dados. Gestão de empresas e de banco de dados. Produção de documentos com dados variáveis. Gestão e produção de documentos eletrônicos (GED / Imaging). Gerenciamento de processos de produção de documentos. Integração de plataformas de impressão.

9 O que identificamos como pontos-chave para acessar estes negócios:
Precisamos de conhecimentos e familiaridade com: O ciclo de tecnológico de documentos. Sistemas de gestão de empresas “ERPs” e “EIS”. Arquiteturas de “Main Frames”. Plataformas de sistemas e de impressão. As conectividades física e lógica. A cultura IBM, Xerox, Bull, Unisys etc... Linguagens de sistemas e de impressão. O mercado “Mid Range” e “High End” Produtos inteligentes para “Business Integration”

10 As oportunidades para impressão com dados variáveis O cenário do VDP
ERP - EIS ERP "Enterprise Resource Planning" - Programas para gestão de empresas EIS "Enterprise Information System" - Gestão de banco de dados Associado a ERP - EIS, temos 80% do mercado para VDP. É neste cenário que devemos buscar negócios.

11 Tenha em mente os programas de gestão empresarial.
ERP Vamos falar um pouco sobre Facilitam a gestão das empresas São comercializados em módulos Os módulos trocam informações entre si Têm como objetivo o fluxo de documentos digitais ERP Programas de Gestão Empresarial Disponibilizam relatórios gerenciais Possuem inteligência sobre as informações São utilizados como ferramentas gerenciais Têm como foco a redução de custos Estão presentes em todos segmentos de mercado

12 Sistemas de gestão de banco de dados
EIS Vamos falar um pouco sobre Enterprise Information System (Banco de Informações) Possuem linguagem de programação São bancos de dados empresariais O acesso às informações é programável EIS BANCO de DADOS Geram vários formatos de saída para os dados Os dados são compartilhados pela rede Protegem dados por meio de senhas São eles os fornecedores dos dados variáveis A área de (TI) é responsável pelo gerenciamento

13 A Linguagem de impressão e os interpretadores PCL ou Postscript
Quais são as ações ou funções executadas pela impressora? Seleção de fontes e tamanhos Formato do papel Orientação da página Simplex ou duplex Bandeja de alimentação Bandeja de saída Parâmetros de acabamento Acionamento do laser, etc. 1- O sistema envia os comandos para a impressora. 3 – A ação é executada de acordo com os comandos interpretados Interpretador 2- O interpretador residente na impressora recebe os comandos e aciona as funções solicitadas. O interpretador é conhecido como RIPPER também!

14 Linguagens de impressão
Como a composição de soluções requer conhecimentos de linguagens de impressão, vamos abordar este assunto focando principalmente as duas “linguagens BASE”, que já estão incorporadas atualmente nos hardwares de impressão: PCL e Postscript. PCL – Print Command Language - Padrão desenvolvido pela HP Veja a evolução do PCL PCL C Impressoras Laser CoLor PCL 6 Impressoras Laser PCL 5e Impressoras Laser 600 dpi PCL 4 e 5 Impressoras Laser 300 dpi PCL 3 Impressoras Mat. e InkJet A linguagem PCL é interpretada e dependente do hardware. Os fabricantes implementam comandos específicos. PCL 1 e 2 Impressoras Matriciais Possui um conjunto de fontes-padrão de caracteres. Não possui nível de inteligência para processamento.

15 Linguagens de impressão
Como a composição de soluções requer conhecimentos de linguagens de impressão, vamos abordar este assunto focando principalmente as duas “linguagens BASE”, que já estão incorporadas atualmente nos hardwares de impressão: PCL e Postscript. Postscript – Padrão desenvolvido pela Adobe Corporation Postscript Nível 3 Postscript Nível 2 A linguagem é interpretada e não dependente de hardware. Foi desenvolvida para produção gráfica e também para impressão. Postscript Nível 1 É uma linguagem de impressão e de processamento de sistemas. Trabalha em todas as plataformas de sistemas. Possui um conjunto de instruções para programações complexas. Trata a composição gráfica dentro de padrões internacionais. Possui um conjunto de fontes internas de alta qualidade e de comandos para tratamento de processos "workflow" de documentos. Permite a composição gráfica monocromática e colorida com alta resolução. Produção gráfica e impressão de alto nível são desenvolvidas em Postscript.

16 Linguagens de impressão
Como a composição de soluções requer conhecimentos de linguagens de impressão, vamos abordar este assunto focando principalmente as duas “linguagens BASE”, que já estão incorporadas atualmente nos hardwares de impressão. São elas: PCL – Print Command Language - Padrão desenvolvido pela HP Postscript – Padrão desenvolvido pela Adobe Corporation Ambas são linguagens “Interpretadas”. Possuem características particulares. Estão em constante evolução. Diferenciam as soluções de impressão. São complexas e exigem conhecimentos específicos. Conhecê-las conceitualmente é mandatório para a venda consultiva de impressão. Softwares para VDP com alto grau de inteligência convertem aplicativos para os formatos interpretados por essas linguagens.

17 Linguagens de impressão em impressoras de grande porte.
Alguns fabricantes de impressoras, como a Xerox e a IBM, desenvolveram linguagens com alto grau de inteligência e as incorporaram em seus produtos. Alguns exemplos que iremos abordar agora: Xerox – PDL “Page Description Language” Xerox – FDL “Forms Description Language”. Xerox – VIPP “Variable Data Postscript Printware”. Xerox – XES “Xerox Escape Sequence”. IBM – IPDS “Intelligent Print Data Streaming”. Grande parte dos equipamentos de produção de alto volume utilizam essas linguagens. Há muita cultura associada a estas linguagens pelo fato de elas terem sido pioneiras no Brasil. Grandes bases de dados “Legados” foram desenvovidas utilizando-se delas. O grau de inteligência e compatibilidade associados aos equipamentos projetados para alto volume de impressão, diferenciam a solução.

18 Linguagens de impressão
Sumarizando, podemos afirmar que as linguagens de impressão: São responsáveis pelo processo de interpretação dos requerimentos de impressão dos usuários. É pela inteligência atribuída a elas que algumas tecnologias se diferenciam. Com elas podemos criar situações inovadoras, diferenciadas e exclusivas. São elas que “Lacram” um projeto de impressão. Dominá-las conceitualmente é mandatório para o analista / vendedor de soluções. Manipulá-las tecnicamente é fundamental no desenvolvimento de aplicações de impressão. Entendê-las de forma horizontalizada decide negócios de alto nível (Suporte a Vendas). Por meio delas nossas idéias serão convertidas em aplicativos inteligentes de impressão. Linguagens de sistemas e de impressão estão amarradas a processos culturais.

19 DRIVER A impressão via driver PCL Postscript
Usuário 1 Word Usuário 2 Corel Draw Usuário 3 Outros Programas Conexão via rede para equipamentos digitais. Solução convencional. DRIVER Seleciona Papel Orientação da Impressão Bandeja de Alimentação Bandeja de Saída Tipo de Acabamento Resolução PCL Postscript Perfil da solução de impressão padrão de mercado, box + valor agregado. Acompanha softwares para conexão, gerenciamento de redes, gerenciamento de imagem, contabilizadores básicos, Drivers PCL e Postscript entre outros pacotes, que diferem de fabricante para fabricante. Tanto a revenda quanto o fabricante agregam valores para a instalação, conexão em rede, configuração e suporte ao produto.

20 Os formatos de massas de dados...
Massa de dados para impressão em PCL ou Postscript puro. A estrutura do arquivo Exemplo de dados de um campo de impressão programado (PCL). A impressora apenas processa o comando para saber o que deve ser feito com o dado e descarta o comando. A impressora imprime o dado na coordenada especificada pelo comando. *p900x330Y ROBERTO RIBEIRO Exemplo de comando de posicionamento do dado a ser impresso. Este comando irá orientar a impressora durante a impressão. Comandos Dado Variável Esta programação é feita para cada campo ou linha de impressão.

21 Os formatos de massas de dados...
Massa de dados para impressão em PCL ou Postscript puro. A estrutura do arquivo COMANDOS PCL ou POSTSCRIPT + DADOS VARIÁVEIS Fonte e seu tamanho Quais comandos são inseridos na massa de dados? Tamanho do papel Orientação da página Simplex ou duplex Bandeja de alimentação Bandeja de saída Parâmetros de acabamento Endereçamento dos dados variáveis Envolva sempre o pessoal de TI no ciclo de comercialização. São estas as pessoas que têm o conhecimento necessário para fornecer as informações técnicas indispensáveis para a execução do projeto de impressão.

22 Os formatos de massas de dados
Vamos conhecer alguns exemplos de massas de dados VDP e entender suas aplicações. Um dos elementos que motivam o cliente a conversar conosco é a abordagem técnica sobre massa de dados que compõe os documentos e impulsiona o processo de produção. Uma avaliação preliminar por meio de um diálogo adequado sinaliza se temos ou não condições de competir. A avaliação da origem, formato e composição dos dados, nos ajudam a definir os recursos internos e externos que vamos precisar para ganharmos a oportunidade.

23 Os formatos de massas de dados – Buscando soluções
Exemplos de mercado: São cinco os tipos mais comuns: Line Printer ASCII Printer IBM Channel Skip Comma Separated Values (CSV) Database O conhecimento avançado dos itens acima ajudam na qualificação da oportunidade com maior rapidez e eficácia..

24 Line printer – Impressoras matriciais
O documento é lido uma linha de cada vêz. <CR> <LF> <CRLF> <FF> ou número máximo de linhas.

25 O dado é enviado pela rede.
Line printer emulation – exemplo visual <CRLF> <FF> Or # of Lines Host Impact/ Line Printer O dado é enviado pela rede.

26 ASCII emulation – Impressoras de impacto e matriciais
O documento é lido um caractere de cada vêz. <LFCR> Na emulação line printer isto resultaria em um espaçamento duplo de linhas. <FF> ou número máximo de linhas.

27 IBM Channel Skip Trata o primeiro caractere de cada linha como um “código” que indica como será posicionada a linha de dados dentro da página “page buffer”.

28 IBM Channel Skip – Impressoras de impacto e Lasers IBM/Xerox
<CRLF> 1 Skip Page O primeiro caractere de cada linha indica onde o texto será posicionado na página. + No <LF> 0 Skip two lines

29 CSV emulation COMMA SEPERATED VALUES (CSV) – Valores separados por virgulas , , , , , A linha é tratada como um registro do ’banco de dados’. Delimitadores de campo

30 Os formatos de massas de dados O que é o LAYOUT do arquivo de dados?
02/08/0215:42:31HM1C01CR04B TUBO DE CONTRAÇÃO TÉRMICO PCA1ACAB 02/08/0215:42:31HM1C13P33CAP1B CAPA DIREITA COM PARAFUSO PCA1ACAB 02/08/0215:42:31HM1C13P34CAP1B CAPA ESQUERDA COM PARAFUSO PCA1ACAB 02/08/0215:42:31HM1C16D20L10EB TERMINAL ESQUERDO P/CONECTOR PCA1ACAB EXEMPLO DE LAYOUT DE ARQUIVO Posições Conteúdo 01   -        Data do sistema (formato DD/MM/AA) 09   -        Hora do processamento (formato HH:MM:SS) 17    -        Item (variável) 32   -        Descrição do item (variável) 62   -        Número da etiqueta (variável) 69   -        Unidade de medida (variável) 71   -        Codigo do armazem (variável) 73   -        Local de estoque (variável) 79   -        Número do lote

31 Massa de Dados x Campos do Formulário
Exemplo de utilização das informações descritas no LAYOUT do arquivo: José Mello Pedro Salgado Filho Banco de Dados Sandra de Lima José Joaquim Manoel da Silva Pinto Consideramos o tamanho da fonte de caracteres escolhida pelo cliente e também a simetria que deverá ocorrer com o formulário. Não devemos descartar a possibilidade de o formulário ser pré-impresso. NOME: Formulário José Joaquim Manoel da Silva Pinto Sandra de Lima Pedro Salgado Filho José Mello Quando desenhamos um campo em um formulário eletrônico levamos em consideração diversos fatores, sendo um deles o tamanho do maior dado que deverá ser colocado dentro dele, além da máscara que deverá ser aplicada a ele caso o conteúdo não tenha sido formatado no processamento.

32 O formato da massa de dados O que devemos questionar sempre?
Como é o arquivo da massa de dados? Onde o arquivo está sendo gerado? Como ele foi processado? Onde o arquivo está disponível? Todos os campos foram processados? Como o cliente irá disponibilizá-lo para impressão? Este arquivo é impresso em algum lugar? Quem imprime e qual é a tecnologia de impressão? Como o documento é composto fisicamente?

33 Exemplo da composição do documento.
Formulário? Tamanho de papel? Logotipo? Tipos de Fontes? Formatação dos campos? Base de dados do documento? Barcode?

34 O formato do documento e da massa de dados
O formato do documento e da massa de dados. Embora não seja a função do vendedor, é necessário que ele o conheça conceitualmente e que seja capaz de interagir com TI. Identifique através de uma conversa consultiva e com suporte de seu analista: Como é o arquivo de dados para a impressão: - Delimitado - Número de linhas fixas - Número de linhas variáveis - Registros formatados / não formatados - Arquivos com salto de canal – IBM Channel Skip - Arquivos formatados para impressoras matriciais - Arquivos formatados para impressoras de linhas - Caso sejam códigos de barras verifique se já foram processados - Se é um arquivo com DJDE ou qualquer outro comando inserido Formatação de campos ex: ou 34,54 ou 0,3454 Se os dados são enviados para impressora via Canal Bus e Tag Ou se os dados são enviados via Unidade de Fita ou Cartucho Se a saída de dados possui um formato específico Se é possível obter amostras das massas de dados (com dados fictícios) Todas as variações possíveis que o cliente utiliza para a composição da massa de dados É importante termos em mente que recursos internos e externos iremos precisar para ganharmos a oportunidade.

35 (Horizontal:2 / Vertical:2)
Massa de dados e as páginas virtuais. Página normal Página virtual com “N-Up” objetos (Horizontal:2 / Vertical:2)

36 Formatação da massa de dados
Frente e verso - Frente e verso “2 up” Seqüência – “Duplex Long Edge” Dado interno lado esquerdo Dado interno lado direito Form Feed (Alimenta o papel) Dado externo lado esquerdo Dado interno lado direito Seqüência – “Duplex Short Edge” Dado interno lado esquerdo Dado interno lado direito Form Feed (Alimenta o papel) Dado externo lado direito Dado interno lado esquerdo

37 Formatação da massa de dados
Um dos fatores que motivam a continuação de um projeto VDP é quando o cliente percebe que nós estamos dando ênfase em um dos critérios técnicos que irão decidir se estamos tecnicamente qualificados para competir.

38 Os formulários eletrônicos
Formulários eletrônicos são desenvolvidos utilizando-se softwares e produtos especiais que permitem a codificação direta em PCL ou Postscript (Linguagens das Impressoras). É possível também desenvolvê-los com a utilização de programas gráficos como o Corel, PageMaker e produtos utilizados para a composição gráfica. Em seguida, os formulários recebem implementações e adequações para compatibilizá-los com as linguagens residentes nas impressoras (PCL ou Postcript). Após receberem as implementações, os formulários são identificados por um número ou por um nome (dependente da linguagem). O número ou o nome serão utilizados para acionar cada um destes documentos eletrônicos no momento em que estivermos fazendo a imposição dos dados variáveis. Desta forma, poderemos ter vários documentos carregados na impressora sem que existam conflitos.

39 A disponibilização dos formulários eletrônicos para impressão
com dados variáveis e a carga de recursos na impressora Após a adequação e identificação, o formulário eletrônico estará pronto para receber a inserção automática programada dos dados variáveis. Antes que isto aconteça, precisaremos disponibilizá-lo para a impressora. Isto pode ser feito de várias formas, como mostraremos a seguir: Gravado temporariamente na “MEMÓRIA DA IMPRESSORA” ou… Gravado na “ MEMÓRIA FLASH” caso esteja disponível na impressora ou ... Gravado no “ DISCO (HD)” da impressora. Para cada uma das formas acima, existem procedimentos que são desenvolvidos pelo programador do aplicativo e também pelo fabricante da impressora. Para gravação em Memórias Flash e Disco (HD) não existem procedimentos padronizados. Nestes casos, é importante verificar com o fabricante da impressoras se ele já disponibilizou e testou estes procedimentos, ou se existe um software utilitário para esta finalidade.

40 O processo para carregar recursos de impressão e o envio dos
dados para impressão Formulários Quem executa os processos de carga de recursos? R: O operador da solução ou sistema automaticamente. Fontes Logotipos COMANDOS PCL ou POSTSCRIPT + DADOS VARIÁVEIS Quem cria estes dados? R: O administrador do banco de dados de seu cliente (TI). Onde eles são criados? R: Main Frame, ERP / EIS (Área de TI) ou sistema específico. Quem envia os dados para a impressora? R: O sistema automaticamente ou o operador da solução manualmente. Memória Convencional Formulários Fontes Logotipos Memória Flash Formulários Fontes Logotipos Disco Formulários Fontes Logotipos

41 + + + Sumarizando - VDP em Postscript puro ou PCL
1- Os arquivos de dados devem ser programados linha a linha ou campo a campo. Comandos 1 Dados Dados Dados Dados Linha 1 + Comandos 2 Dados Dados Dados Dados Linha 2 + Comandos 3 Dados Dados Dados Dados Linha 3 + 2- O Formulário eletrônico deve ser carregado na impressora. 3- Depois, então, os dados serão enviados para a impressora. Assim sendo, questione basicamente seu cliente sobre: A gestão da base de dados (interna ou externa) A possibilidade de alterações nos dados ERP / EIS ou Sistemas personalizados As tecnologias envolvidas Lembre-se que, soluções com dados variáveis não se fazem sozinhas: Envolva o pessoal de TI do seu cliente Tenha exemplos e amostras para discutir com o cliente Solicite o apoio de seu analista de sistemas Avalie criteriosamente os aspectos técnicos

42 Solução de Impressão PCL - Convencional - Legado
Encontramos no mercado esta situação e desejamos trocar todas as impressoras matriciais por equipamentos lasers. Sistema do Cliente Fluxo de dados com comandos de impressão inseridos pelo sistema Impressoras de impacto ou matricial Alguns conceitos já estudados são aplicados neste exemplo.

43 Solução de Impressão PCL - Convencional - Legado
Oferecendo a solução básica Sistema do Cliente Fluxo de dados com comandos de impressão. Os comandos selecionam os recursos de impressão carregados na impressora. 3 Formulários eletrônicos, imagens, logotipos e outros recursos de impressão carregados automaticamente na: 2 1 4 Memória Convencional PostScript / PCL Printer

44 Solução de Impressão PCL - Convencional - Legado
Que tipo de aprimoramento conseguiremos ainda oferecer para a mesma solução? Sistema do Cliente 4 PostScript / PCL Printer Formulários eletrônicos, imagens, logotipos e outros recursos de impressão são gravados: 2 1 Inserção de Opcionais: Facilitadores técnicos (Softwares). De segurança. Capacidade de processo. Fluxo de dados com comandos de impressão. Os comandos ativam os recursos de impressão carregados na impressora. 3 Memória Flash Disco Rígido (HD)

45 Solução de Impressão PCL - Convencional - Legado
As informações necessárias para a solução básica e avançada Solução de Impressão PCL - Convencional - Legado Perfil técnico do aplicativo Nível de segurança Possibilidade de alterações na massa de dados 3 PostScript / PCL Printer Soluções para impressão com dados variáveis requerem: 2 1 Identificar e avaliar criteriosamente Controle e propriedade sobre os programas utilizados Códigos de barra e fontes especiais Ambiente de sistemas e conectividade Sensibilidade a variações elétricas Gerenciamento da produção e da contingência Módulos opcionais e de acabamento Memória Convencional Adequada Memória Flash (opcional) Disco Rígido (HD) (opcional) Opcionais - Bandejas e acabamento

46 Solução de Impressão PCL - Convencional - Legado
Responsabilidades do vendedor de soluções Para iniciar um trabalho consistente, você precisa obter informações técnicas sobre: Linguagem de impressão utilizada Nível da linguagem de impressão utilizada Ambiente de sistemas – Softwares e Sistemas operacionais Conectividade – Plataforma de conexão física do cliente Programa de gestão ERP e EIS / Main Frame Linguagens de programação de trabalhos Ambiente de impressão e aplicativos ativos Processo de gerenciamento e produção das impressões Processo adotado para o desenvolvimento de aplicativos de impressão Informações técnicas sobre os aplicativos de impressão Segurança e sensibilidade à interrupção de voltagem Formatos de arquivos de dados variáveis utilizados pelo cliente Quem tem a propriedade e o conhecimento para produzir alterações na massa de dados. Adquira amostras dos aplicativos críticos e envolva seu analista para obtê-las.

47 Solução de Impressão PCL - Convencional - Legado
Aplicativos PCL ou Postscript básicos, alguns pontos de atenção: Exigem pequenas alterações na massa de dados (em alguns casos). PCL é uma linguagem dependente do hardware. O seu cliente precisa ser informado sobre possíveis alterações nos dados. Alguns fabricantes não utilizam o padrão HP para o PCL. Aplicativos e fontes em PCL4 não são compatíveis com rippers PCL5. Aplicações em PCL e Postscript puros requerem a inserção de comandos de posicionamentos e controles na massa de dados. Algumas funções são implementadas via PJL apenas. Códigos de barras podem ter tabelas diferentes (fabricante a fabricante). Algumas aplicações utilizam fontes extremamente personalizadas. Alinhe seus objetivos de vendas com os objetivos do negócio do cliente. Soluções VDP requerem trabalho em equipe! Vendedor e analista devem avaliar os projetos!

48 Solução de Impressão PCL - Convencional - Legado
Mais oportunidades para negócios. 1- Substituição de impressoras laser sem valor agregado por impressoras laser com valor agregado. 2- Substituição do parque que produz dados variáveis (PCL4 - antigo) por equipamentos modernos que produzem dados variáveis (PCL5 - novo). 3- Comercialização de equipamentos digitais incorporado às funções de VDP + Cópia e integração com workflow de documentos digitais (GED). 4- Oportunidade para trocar tecnologias ou linguagens descontinuadas por sistemas modernos de produção digital com tecnologia aberta e com processos mais automatizados. Quanto maior a interatividade e a consultoria, melhor será a venda de soluções de impressão. Obtenha informações para que você possa compor uma boa solução e dê informações para que seu cliente possa tomar decisões!

49 Soluções host based Computador local (Host) prepara todas páginas a serem impressas. Dados + Formulários são enviados página a página para a impressora via driver. PostScript® /PCL Printer Nesta modalidade, encontramos 100% dos sistemas ERP produzindo VDP.

50 Soluções server based 1- Computador local (Host) prepara os dados a
serem impressos e os transmitem para o servidor. 2 - Dados + Formulários são montados e depois então enviados página a página para a impressora via driver ou não, dependendo do software. Servidor PostScript® /PCL Printer 3 - Servidor pode atender diversas impressoras e controlar os trabalhos.

51 Soluções printer based
1- Computador local (Host) prepara os dados a serem impressos e os transmitem para o servidor. 2 - Dados são controlados pelo Servidor depois então enviados página a página para a impressora em binário. Servidor PostScript® /PCL Printer 3 - Servidor pode atender diversas impressoras e controlar os trabalhos. 4 - Todos os recursos de impressão, como formulários, logos imagens, ficam residentes na impressora.

52 Abreviando o ciclo de vendas
Os próximos dez “slides” fornecem informações que ampliam a nossa percepção técnica e abreviam o tempo do ciclo de vendas.

53 Os Rasterizadores, RIPPERS (RIP - Raster Image Processing)
Usuários Rasterizador / Interpretador Interno Desktops ou impressoras convencionais O rasterizador já está embutido na impressora. Alguns equipamentos possuem apenas o PCL instalado, outros são apenas GDI. O rasterizador Postscript é vendido separadamente, como opcional. As fontes-padrão são incorporadas internamente. As fontes especiais e os códigos de barras são comercializados separadamente. Acompanham drivers e softwares de gerenciamento, de controle e de conexão em rede. Alguns fabricantes não utilizam o rasterizador padrão HP ou o Adobe. Alguns modelos e marcas de impressoras não possuem o conjunto completo de comandos implementados. Diferem em capacidade de processamento, memória e recursos de inteligência. RIP dentro da impressora

54 Os Rasterizadores, RIPPERS (RIP - Raster Image Processing)
Usuários Multifuncional Rasterizador / Interpretador Externo Equipamentos multifuncionais O rasterizador é externo e controla as funções do sistema. Já incorporam alto nível de controle e gerenciamento. Possuem o Postscript e PCL habilitados (Adobe e HP). As fontes-padrão PCL e Postscript são incorporadas internamente. As fontes especiais e os códigos de barras são fornecidos separadamente em CD Rom. Acompanham drivers e softwares de gerenciamento avançado, de controle e de conexão em rede. Alguns fabricantes incluem pacotes de softwares utilitários para VDP e Imagem. Os rasterizadores externos controlam impressoras monocromáticas e coloridas e disponibilizam recursos avançados para gravação de recursos de impressão em discos internos. Diferem em capacidade de processamento, memória e recursos de inteligência.

55 Os Rasterizadores, RIPPERS (RIP - Raster Image Processing)
Usuários Multifuncional Rasterizador / Interpretador Interno - Circuito de emulação Placa interna Equipamentos multifuncionais O rasterizador é interno e controla as funções de impressão. Já incorporam alto nível de controle e gerenciamento. Possuem o Postscript e PCL habilitados (Adobe e HP ou emulação). As fontes-padrão PCL e Postscript são incorporadas internamente. As fontes especiais e os códigos de barras são fornecidos separadamente em CD Rom. Acompanham drivers e softwares de gerenciamento avançado, de controle e de conexão em rede. Alguns fabricantes incluem pacotes de softwares utilitários para imagem. Diferem em capacidade de processamento, memória e recursos de inteligência. São desenvolvidos visando a redução de custos. Possuem menos recursos quando comparados com os rasterizadores externos.

56 Os Rasterizadores, RIPPERS (RIP - Raster Image Processing)
Impressoras de grande porte Usuários Rasterizadores Internos Impressoras de grande porte Possuem vários rasterizadores com "full set of commands" habilitados. Já incorporam alto nível de controle e gerenciamento de sistema e produção. Possuem o Postscript e PCL habilitados (Adobe e HP), além de linguagens proprietárias. As fontes-padrão PCL, Postscript e proprietárias são incorporadas internamente. As fontes especiais e os códigos de barra são fornecidos separadamente em CD Rom. Acompanham drivers, softwares de gerenciamento avançado, controle e de conexão em rede. Alguns fabricantes incluem pacotes de softwares utilitários para VDP, imagem e conversores on-the-fly cobrindo todos os formatos para entrada de dados. Possuem diversos processadores extremamente velozes e agregam muitas funções para manipulação de fontes de caracteres, imagens e logotipos. Conectam-se a todas as plataformas de sistemas.

57 Os equipamentos de grande porte
Permitem o controle para criação de múltiplas filas de impressão Possuem recursos para a personalização das filas de impressão Permitem o controle amplo da produção Têm processadores específicos para controle de processos Equipamentos de grande porte Possuem recursos de impressão residentes na impressora Incorporam softwares para manipulação de dados Imprimem por meio de codificações proprietárias Contabilizam a produção Possuem opcionais para acabamento Conectam-se a todas as plataformas de sistemas Possuem inteligência para interpretar diversos formatos de arquivos Possuem entrada para dados em fitas, discos e cartuchos Suportam grande capacidade de processo contínuo São comercializados acompanhados de pacotes de softwares (host residents) Incorporam recursos de impressão como fontes, imagens, logotipos proprietários e ainda possuem compiladores para formulários e trabalhos.

58 Exemplo do que é o compilador de programas inserido nas impressoras
de grande porte. É escrito de forma que nós humanos entendemos. Programa base. Após a compilação tornam-se comandos que o sistema de impressão entende. É impossível para nós humanos ler o conteúdo deste arquivo. A impressora irá montar as etiquetas da forma como foi especificada no programa base.

59 JSL Xerox – Exemplo de um programa que será compilado em uma
impressora de grande porte. Amostra de um arquivo JSL Xerox “Descreve um trabalho de impressão”

60 . . . . Virtual Printer Simplex Image Shift Duplex Image Shift X= Y=
1 Sided System Especified DP65 - FPAG . DocuPrint 65 Stacker . Courier Portrait None 10 A4 White Plain 75 Simplex Image Shift Duplex Image Shift X= Y= X1= X2= Y1= Y2=

61 As fontes de caracteres. Por que dar tanta importância a elas?
A incompatibilidade entre as tecnologias de impressão nos leva ao enfrentamento de diversos problemas e à provável perda do negócio para o concorrente. Para ilustrarmos o assunto vamos descrever algumas situações: Migração de um legado em PCL O cliente não irá alterar a base de dados em hipóse alguma (custa muito caro) Os equipamentos que estão sendo substituídos possuem fontes gravadas em PCMCIA São fontes em bitmaps proprietárias As fontes não utilizam o mapeamento em português, acentuam por remapeamento O cliente não tem o backup dos aplicativos que estão no PCMCIA O projeto contempla a troca de 100 impressoras condicionadas a migração do aplicativo

62 As fontes de caracteres. Por que dar tanta importância a elas?
Vamos ver alguns exemplos práticos. 1 – Imprimindo imagens por meio de caracteres. 2 – Imprimindo dados variáveis (Linguagem nativa PCL). 3 – Imprimindo dados variáveis (Linguagem nativa Postscript). As situações acima estão presentes na maior parte dos aplicativos de mercado produzindo impressão com VDP e que podem ser recursos de um legado.

63 A B C D E F G Imprimindo imagens por meio de fontes proprietárias
Controlando a fonte de impressão Como são feitos os logotipos e os bloqueios visuais e como eles são elaborados, para que possamos obter uma boa performance. A B C D E F G Estamos selecionando e imprimindo com uma fonte proprietária onde dentro de cada célula temos um pedaço da imagem. Se isto é parte de um legado, precisamos assegurar que a nossa tecnologia de impressão é compatível com estes recursos.

64 Vamos conhecer um pouco sobre fontes antes de prosseguirmos
Fontes de caracteres Vamos conhecer um pouco sobre fontes antes de prosseguirmos Fontes são conjuntos de caracteres com formatos específicos. Fontes são padronizadas para diferentes partes do mundo. Não são todas as fontes que permitem acentuação. Quando vendemos um sistema de impressão, estamos entregando conjuntos de fontes de alto padrão incorporadas ao produto e que não são totalmente utilizadas por desconhecimento dos usuários.

65 Vamos conhecer um pouco sobre fontes antes de prosseguirmos
Fontes de caracteres Vamos conhecer um pouco sobre fontes antes de prosseguirmos Fontes Proporcionais Exemplo de células de uma fonte proporcional Fontes de Tela Fontes Tipo 1 Fontes TTF “Windows” Fontes Bitmap Fontes Residentes Fontes Complementares Fontes Especiais de Códigos ABCDEFGH ,00 IJKLMNOP ,11 QRSTUVXY ,12 Exemplo de impressão com fonte proporcional

66 Vamos conhecer um pouco sobre fontes antes de prosseguirmos
Fontes de caracteres Vamos conhecer um pouco sobre fontes antes de prosseguirmos Fontes Fixas ABCDEFGH ,00 IJKLMNOP ,11 QRSTUVXY ,12 Exemplo de impressão com fonte fixa Exemplo de células de uma fonte fixa

67 Ec(STableEc(s1pTamanhov0s0b16602T
Exemplo de uma seleção de fonte de caracteres Por que uma pergunta pode definir um projeto de impressão? Ec(STableEc(s1pTamanhov0s0b16602T Tabela de símbolos Formato Tamanho Família Estilo Densidade

68 Exemplo de uma seleção de fonte de caracteres
Vamos ver um exemplo real de seleção de fontes em um legado. Qual seria o risco se nossa solução não contemplasse este detalhe técnico? Então, qual é a pergunta decisiva que o vendedor deve fazer?

69 Vamos conhecer “Grids” entender como eles são utilizados.

70 Fontes de caracteres – Amostra de dados para impressão com fonte fixa
Observe que o formulário está sendo criado utilizando um caractere da fonte fixa. Observe os alinhamentos das virgulas. Observe que os dados estão mapeados dentro de uma ‘grade de impressão’.

71 Fontes de caracteres – Amostra de dados impresso
E se está fonte possui uma largura específica? E não está disponível na sua impressora. E o cliente afirma que não irá alterar a massa de dados.

72 Fontes de caracteres – Amostra de dados impresso com caractere gráfico

73 Fontes de caracteres – Como resolvemos a questão da fonte do legado?
Sem a inserção de softwares na solução. Fontes do legado em formato proprietário Serviços de compatibilização técnica de fontes Mantém todas as características das fontes Fontes do legado Adequadas ao seu produto “Impressora” Gravadas em memória flash ou disco na impressora.

74 características da fonte
Fontes de caracteres – Como resolvemos a questão da fonte do legado? Inserindo-se softwares na solução. Fontes do legado em formato proprietário Software de conversão de fontes TTF e T1 Mantém todas as características da fonte Software Produto em plataforma aberta. Conversor “on-the-fly” já incorpora este processo automático.

75 Representante Comercial
Pontos-chave da solução de impressão Capacidade de processo: Volume de impressão, picos e turnos de trabalho. Softwares: Produtos de apoio para controle, gerenciamento e gestão ERP/EIS. Hardwares de impressão: Identificação dos produtos utilizados pelo cliente e suas características. Plataforma de sistemas: Sistema operacional, linguagens de programação e host softwares. Solução de Impressão Pontos-chave Representante Comercial + Analista de Sistemas Criação dos documentos: Cultura e a tecnologia envolvida. Conectividade: Conexão física e lógica. Hardwares e softwares Os dados para impressão: Origem, formato e processamento. Produção do documento: Modelo, gerenciamento, controle e acabamento. Aplicativos de impressão: Linguagem, desenvolvimento, atualização e distribuição. Produtos para desenvolvimento. Aplicativos ativos. Recursos de impressão: Fontes, logotipos, imagens.

76 Os aplicativos de impressão VDP
Quem, onde criar e como? Se já foram criados, onde e como? Quais são os formatos dos documentos? Como são compostos os documentos? O aplicativo PCL ou Postscript Existem composições gráficas envolvidas? Como será o novo documento proposto? Serão impressos ou serão copiados? A composição envolverá cores? Serão compostos para divulgação digital também? Serão documentos padronizados? Irão fazer parte de um Work Flow? Qual é a razão e finalidade do documento? Qual a sua importância?

77 A composição da solução e a entrega dos aplicativos ao cliente.
Formulário eletrônico desenvolvido em PCL ou Postscript. Deve obedecer normas de mercado e normas corporativas. Fontes definidas para cada campo do dado variável incluindo o código de barras. Composição dos aplicativos VDP Programado para fontes especiais como código de barras, postnet, etc. Mapa do endereçamento de todos os campos (gabarito de instalação) Fontes PCL ou Postscript do bloqueio visual Arquivos de controle de produção, carga de recursos e intruções de instalação Codificados de acordo com os requerimentos técnicos do ambiente de sistema do cliente. Com recursos disponíveis na impressora ou carregados automaticamente. Obedecem os endereçamentos e as parametrizações para a imposição dos dados. São codificados para a obtenção da melhor performance possível da impressora em produção. O cliente sempre recebe o suporte necessário para a implementação.

78 Sumário da composição da solução
Requer trabalho analítico nas seguintes áreas: Ciclo dos documentos críticos e genéricos completos. Bases de sistemas utilizadas pelo cliente. Hardwares e tecnologias de impressão utilizadas. Processos de desenvolvimento de aplicativos. Base de Dados. Processos de produção e capacidade de impressão. Métodos e recursos utilizados para gerenciamento e controle. Vendedor e analista de sistemas precisam obter estas informações! O domínio destes segmentos da tecnologia ligam a nossa solução ao ambiente do cliente e desta forma nos isolamos da concorrência.

79 Vamos sumarizar tópicos importantes apresentados até agora.
ERP – EIS são geradores de oportunidades. É necessário conhecer o ambiente tecnológico do cliente. Conhecer aplicativos de impressão é fundamental. Linguagens de impressão diferenciam o negócio. Hardwares de impressão diferem em características. Soluções de Impressão Dominar o ciclo do documento é mandatório. Entender os métodos e processos de produção facilitam a venda. Conhecer “Hardwares” auxilia na integração de tecnologias. Atentar para o perfil de conectividade do mercado. Estar atento ao ambiente cultural do cliente. Conhecer o PDI “Plano Diretor da Tecnologia da Informação” do cliente. Desenvolver habilidades para perceber custos diretos e indiretos. Abordar o cliente em todos os níveis com muita segurança.

80 Os próximos passos das soluções de impressão.
As tecnologias de impressão são todas iguais? Os ambientes de sistemas são totalmente compatíveis? As aplicações funcionam em qualquer plataforma? A cultura tecnológica é sempre a mesma em todos clientes? O produto para automação atende a 100% dos clientes? O produto se conecta em qualquer ambiente ou plataforma? O produto é capaz de migrar aplicativos automaticamente? A proposta não implica investimentos com o legado do cliente? Pode-se imprimir tudo sem a utilização de softwares especializados? Se a resposta for SIM para todas perguntas acima, há competitividade. Se a resposta atender de forma parcial, é necessária ajuda. Se for NÃO, precisa-se trabalhar muito para chegar lá! Vamos abordar mais uma etapa do processo de vendas de soluções inserindo mais alguns conceitos importantes.

81 Soluções de impressão. Por que utilizar softwares?
A maior dificuldade na migração de uma solução de impressão para uma plataforma aberta de impressão está na compatibilidade entre as tecnologias, linguagens e aspectos técnicos culturais. Há uma diversidade muito grande de arquivos e formatos de massas de dados que requerem tratamentos técnicos de alto nível, antes de serem impressos. Para a apresentação de novas soluções, há um desconhecimento acentuado na composição de projetos que atenderiam os futuros clientes. Para contornarmos parte desta dificuldade, vamos comentar parcialmente sobre produtos de software, quando utilizá-los e qual a melhor opção. Mas antes, vamos dar uma examinada no perfil de conectividade e compatibilidade tecnológica do mercado VDP.

82 PERFIL BÁSICO DE CONECTIVIDADE e COMPATIBILIDADE
AMBIENTE DE REDES NETWARE (NOVELL) UNIX (VÁRIOS FABRICANTES) MAC - OS WINDOWS NT WINDOWS WORK GROUP WINDOWS 95 LANTASTIC PERSONAL NETWARE BANYAN AMBIENTE DE MAIN FRAME IBM - VM IBM - MVS IBM - POWER UNISYS FUJITSU BULL AMBIENTE MIDI RANGE IBM AS – 400 RISC AMBIENTE STAND ALONE MAC PERSONAL COMPUTER CONEXÃO FÍSICA AGILE ULTRA AGILE ALLY AGILE OPTIMA TBARR BUS & TAG NOXXON NETPORT LANTRONICS SPIKE SHC KMW-8311 DW2000 HP JET DIRECT COMPUTRONIX BRIDGE PORT FIBRE PLACAS REDE DOS DADOS UNIDADE DE FITA UNIDADE DE CARTUCHO ONLINE FTP / LPR CRYPTOGRAFADO IMPRESSÃO VIA DRIVER PROTOCOLOS TCP - IP IPX - SPX SNA SDLC SNA BSC ETHERTALK APPLE TALK NETBEUI LINGUAGENS PÁGINAS PCL4 PCL5 / PCL6 / PCLC XES POSTSCRIPT HPGL METACODE / LCDS IPDS LINGUAGENS DE APOIO CLIPPER VISUAL BASIC FOX PRO – DELPHI - VB PROFORM SOFTWARES XPAF – HFDL- XJDC XWXM - XDPE PRODUTOS DE CONVERSÃO FORMATO de ARQUIVOS IBM CHANNEL SKIP DELIMITADO / CSV LINHAS FIXAS LINHAS VARIÁVEIS ERP COM LABELS DJDE / LCDS / METACODE REGISTROS FORMATADOS CAMPOS NÃO FORMATADOS CNAB 400 SEMI-PROCESSADOS FONTES FIXAS PROPORCIONAIS BARCODES PROPRIETÁRIAS

83 Compatibilizar e Integrar Tecnologias
Os "Softwares" para composição de soluções de impressão VDP e imagens ERP – EIS MAIN FRAME Dados: IBM CHANNEL SKIP DELIMITADO / CSV LINHAS FIXAS LINHAS VARIÁVEIS ERP COM LABELS DJDE / LCDS / METACODE REGISTROS FORMATADOS CAMPOS NÃO FORMATADOS CNAB 400 SEMI-PROCESSADOS PLATAFORMA de GRANDE PORTE Impressora Convencional Postscript ou PCL 1 - Impressão via driver 2 - MIGRAR, CONVERTER ou DESENVOLVER Host Softwares, linguagens de impressão proprietárias, Impressoras de grande porte Recursos de impressão, aplicativos e processos de produção para plataforma aberta padrão. Compatibilizar e Integrar Tecnologias Softwares para desenvolvimento, integração e conversão de aplicativos Faça deste assunto a aceleração da motivação do cliente.

84 Características de um bom produto de software para VDP
Iniciaremos descrevendo as características relacionadas à manipulação da massa de dados. Dada a diversidade de formatos existentes, o produto deve manipular arquivos gerados em sistemas de grande porte como IBM, BULL, UNISYS e ainda permitir ao desenvolvedor, por meio de uma interface visual, a manipulação de formatos de dados com "labels", gerados por sistema de ERP, arquivos delimitados, registros formatados, CSV, line printer, ASCII com número de linhas fixas ou variáveis. Um bom produto ainda consegue acessar via ODBC os grandes bancos de dados de mercado "EIS". Para que seja possível agregar um alto grau de complexidade, a ferramenta deve permitir a migração de arquivos PDF ou Postscript como base para impressão de dados variáveis. Logotipos, imagens, fontes especiais além das fontes padrões de mercado TTF e Type 1 devem ser compatíveis com o produto nos formatos padrão de mercado (JPG, TIF, BMP). A ferramenta deve oferecer uma linguagem de programação e recursos para a tomada de decisão, de acordo com informações inseridas na massa de dados. Desta forma, torna-se possível o desenvolvimento de aplicativos com imagens e com gráficos dinâmicos.

85 Características de um bom produto de software para VDP
Permitir ao usuário a adequação de recursos necessários para processos de migração e de criação de novos aplicativos de impressão. Formulários eletrônicos são desenhados em plataforma gráfica como Corel Draw, Page Maker e importados pelo produto. Formulários podem ser desenhados na própria ferramenta. Imagens em JPG, TIF, BMP podem ser utilizadas como logotipos. Deve suportar fontes do Tipo 1 e TTF Windows. Compila aplicativos para impressoras e softwares de imagens.

86 Características de um bom produto de software para VDP
Insere muita inteligência e flexibilidade na composição de soluções para as impressoras convencionais, permitindo um altíssimo grau de automação em plataforma de impressão aberta. Permite a inserção de imagens e gráficos dinâmicos e trabalha com qualquer impressora de mercado que possua o rasterizador Postscrit instalado. Tem recursos para a programação de tomadas de decisões on-the-fly. Produz saídas gráficas a partir de arquivos de texto. Posiciona dados sobre formulários eletrônicos (Postscript, EPS e PDF). Ativa recursos de acabamento dinamicamente via comandos padronizados. Totalmente programável e fácil de ser utilizado.

87 Características de um bom produto de software para VDP
Como já incorpora recursos de alto nível, o produto também direciona aplicativos para processo de GED e COLD através da conversão para PDF/TIF/JPG. Recursos como: Cluster, balanceamento da impressão, controle de pré-impressão, controle para reemissão de páginas, plugins de processamento, gerenciamento de diversas fontes de entrada de dados, tomada de decisão programável em caso de problemas com impressoras (SNMP), gerenciamento de grupos de impressoras, elaboração de back-ups automáticos, são algumas características que devem ser observadas no produto. Além destes pontos, para facilitar o trabalho do pessoal da produção, é importante que o produto ofereça uma interface visual que permita a criação de processos de produção personalizados para cada trabalho.

88 Exemplo de um produto para soluções workflow + VDP
PDF via Computador (Host) Impressão VDP Server Fax PDF/TIF/ JPG Archive Integração com GED

89 Vejamos então um pouco do que o mercado já oferece:
Aplicativos PCL Aplicativos estáticos e dinâmicos de baixo custo para a composição de soluções de impressão VDP para impressoras de até 150 PPM. Participação técnica do cliente Neste perfil de aplicativo, o cliente precisa ter acesso especializado ao banco de dados e ser capaz de inserir comandos de programação de impressão. PCL são aplicativos dependentes do hardware. Esta solução requer uma venda consultiva e interativa.

90 Vejamos então um pouco do que o mercado já oferece:
Aplicativos Postscript Aplicativos estáticos e dinâmicos para a composição de soluções de impressão VDP de baixo e médio custo. O Postscript permite maior complexidade na produção de aplicativos. Participação técnica do cliente Neste perfil de aplicativo, o cliente precisa ter acesso especializado ao banco de dados e ser capaz de inserir comandos de programação de impressão. Em Postscript teremos aplicativos para multiplataformas. Esta solução requer uma venda consultiva e interativa.

91 A composição da solução com aplicativos em linguagens
nativa da impressora PCL ou Postscript. Desenvolvimento de aplicativos PCL Postscript Fontes PCL Fontes PS

92 Vejamos então um pouco do que o mercado já oferece:
Aplicativos e Soluções com softwares Aplicativos estáticos e dinâmicos para a composição de soluções de impressão VDP com alto grau de complexidade e acompanhados de recursos para gerenciar a produção impressa ou digital (PDF). Participação técnica do cliente Neste perfil de aplicativo, o cliente tem muito menos trabalho em face do grau de inteligência oferecido pelos pacotes de softwares destinados a automação VDP. Esta solução requer uma venda consultiva e interativa de alto nível. Alguns exemplos nos “slides” seguintes.

93 Vejamos então um pouco do que podemos oferecer:
Conceito da funcionalidade de um produto com uma estação de desenvolvimento e com capacidade de carregar recursos a aplicativos nas impressoras. 1 - Origem dos dados Unix, Vax (VMS), NetWare, Mainframe Windows, iSeries etc... 5 - Forms São gravados no hd, flash ou memória convencional da impressora. 2 - Massa de dados Impact printer, VIPP, Line, Database, DJDE, CSV, ERP/CRM, IBM Channel Skip etc... 4 - Compilação A estação compila o aplicativo e envia para as impressoras. 3 - Desenvolvimento O aplicativo é codificado nesta estação de desenvolvimento do PlanetPress.

94 Vejamos então um pouco do que podemos oferecer:
Uma solução simples, porém com muita inteligência. 1 - Origem dos dados Unix, Vax (VMS), NetWare, Mainframe Windows, iSeries etc... 2 - Massa de dados Impact printer, VIPP, Line, Database, DJDE, CSV, ERP/CRM, IBM Channel Skip etc... é enviada para a impressora. 3 - Produção de documentos Dados variáveis são impressos utilizando-se os recursos que estão gravados na impressora. Apenas a massa de dados é enviada pelo host.

95 1 2 3 Vejamos então um pouco do que podemos oferecer:
Uma solução com controle da produção também. Impressoras local Qualquer massa de dados Metacode Xerox IBM Channel Skip Delimitados Formatados ERP Job 1 Job 5 1 Job 9 Fluxo de dados Job 2 2 Job 6 Job 3 3 9 jobs to be printed Job 7 Job 4 Job 8

96 1 2 3 4 Vejamos então um pouco do que podemos oferecer:
Uma solução com recursos de cluster. Impressoras local Qualquer massa de dados Metacode Xerox IBM Channel Skip Delimitados Formatados ERP 1 Páginas 1 to 250 Fluxo de dados Legado 2 Páginas 251 to 500 3 Páginas 501 to 750 1 trabalho 1000 páginas 4 Páginas 751 to 1000

97 Vejamos então um pouco do que podemos oferecer:
Uma solução com balanceamento de carga de impressão. Impressoras local Qualquer massa de dados Metacode Xerox IBM Channel Skip Delimitados Formatados ERP 25 ppm Recebe12.5% da carga: 125 páginas Fluxo de dados Legado 50 ppm Recebe 25% da carga: 250 páginas 25 ppm Recebe 12.5% da carga: 125 páginas 1 Trabalho 1000 páginas a serem impressas 100 ppm Recebe 50% da carga: 500 páginas

98 Vejamos então um pouco do que podemos oferecer:
Uma solução mista para produção em papel e imagem. Qualquer massa de dados Metacode Xerox IBM Channel Skip Delimitados Formatados ERP Fatura LOCAL 1 PDF indexado Para contabilização LOCAL 2 Fluxo de dados Legado Lista para a transportadora LOCAL 3 1 trabalho enviado pela rede Distribuição eletrônica Aparências diferentes para cada local com dados VDP. Carta personalizada LOCAL 4

99 Vejamos então um pouco do que podemos oferecer:
Uma solução com capacidade de conversão “on-the-fly”. PLATAFORMA MAIN FRAME UNIX AS/400 NETWORKS Considerar também as conexões físicas e lógicas exigidas para cada caso. Este perfil de solução requer um trabalho analítico muito criterioso. Podemos encontrar casos onde o cliente desenvolveu aplicativos atípicos. SAÍDA de DADOS ASCII, EBCDIC METACODE IPDS, PCL Postscript, PDF VIPP CONECTIVIDADE Bus & Tag TCP-IP ESCON RJE TAPE FTP Parallel ENTRADA de DADOS ASCII, EBCDIC METACODE IPDS, PCL Postscript, PDF VIPP

100 Vejamos então um pouco do que podemos oferecer:
Uma solução com serviços agregados “redução de custos”. Recursos LCDS Fontes Logotipos Imagens Formulários VIPP FRMs Serviços de conversão Postscript "aberto" Formulários Imagens Logotipos Novo formulário Software Outros softwares Estação de desenvolvimento. Licenças de produção. Impressão condicional para dados, gráficos e páginas. Software Novas aplicações serão desenvolvidas em plataforma aberta!

101 Vejamos então um pouco do que podemos oferecer:
Desenvolvimento de novas aplicações ou alteração de aplicativos do legado em plataforma aberta Postscript. Uma solução híbrida. Massas de dados Legado ou novas aplicações Requer interface físico e software instalado no “main frame”. Recursos de impressão Residentes nas impressoras. Capacidade de processo = Deve ser definida em função do PDI do cliente.

102 Vejamos então um pouco do que podemos oferecer:
Uma solução híbrida. Massas de dados Legado ou novas aplicações Requer interface físico Desenvolvimento de novas aplicações ou alteração de aplicativos do legado em plataforma aberta Postscript. Recursos de impressão Residentes nas impressoras.

103 A composição de uma solução complexa – Vista geral
Dados TAPE ou CARTUCHOS

104 Avaliação do ambiente, processos e recursos de impressão do cliente.
É comum em algum momento do ciclo de comercialização enviarmos um questionário para o cliente objetivando a captura de informações técnicas. Vamos abordar algumas questões e entender a razão de cada pergunta. Vocês estão recebendo um questionário básico, utilize-o como referência.

105 Conhecendo produtos diferenciadores.
XPAF – Xerox Print Access Facilities

106 Conhecendo produtos diferenciadores.
XPAF – Xerox Print Access Facilities

107 Conhecendo produtos diferenciadores.
XPAF – Xerox Print Access Facilities

108 Conhecendo produtos diferenciadores.
XPAF – Xerox Print Access Facilities

109 PlanetPress 4 Suite Conhecendo produtos diferenciadores.
Soluções para criação, controle e gestão de documentos. Poderoso software para VDP, Fax e Imagem! Fácil de utilizar. Intuitivo. Documentação profissional. Especificamente desenvolvido para atender o mercado de impressão com dados variáveis, imagens e faxes. Este produto já está disponível para os produtos CANON 110, 125 e 150 PPMs High End e para toda linha de impressoras até 105 PPMs.

110 Conhecendo produtos diferenciadores.

111 Conhecendo produtos diferenciadores.
Este produto já está disponível para os produtos CANON 110, 125 e 150 PPMs. Comercializado no Brasil pela GB.

112 Conhecendo produtos diferenciadores.

113 Conhecendo produtos diferenciadores.
Este produto já está disponível para os produtos CANON 110, 125 e 150 PPMs.

114 1. 2. 3. 4. 5. Com os conhecimentos que adquirimos: No ciclo comercial
Teremos diferencial na venda de impressoras / multifuncionais de pequeno, médio e grande porte (monocromáticos e coloridos). 1. Ou ainda, poderemos inserir Valores agregados parciais dentro de um processo de migração de equipamentos analógicos para equipamentos digitais ou diferenciar uma nova negociação. 2. Na migração da plataforma de impressão Compor soluções com serviços e softwares capazes de migrar os recursos de impressão para plataformas abertas PCL / Postscript. 3. No gerenciamento da produção Inserir softwares ou processos de controle capazes de administrar todas as etapas do ciclo de impressão em papel ou imagem. 4. Na fusão com GED / IMAGING Utilizar softwares capazes de produzir páginas impressas e de compor sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos “GED ou Imaging”. 5.

115 Poderemos oferecer aplicativos de impressão como parte de nossas
soluções em todos os segmentos de mercado. Demonstrativos de pagamento Boletos de cobrança Nota fiscal laser monocromática e colorida Guias de pagamentos Exemplos de aplicativos elaborados com formulários eletrônicos - VDP Extratos informativos e consolidados Boletins escolares personalizados Controles de produção Fundos de investimento Contas de água, luz, carnês etc... Fichas de compensação bancária Propostas de seguro Aplicativos e documentos transacionados Aplicativos CRM MKT 1 to 1

116 Solução VDP – Documentos Transacionados e Promocionais
Exemplos de nichos de mercados para impressão VDP: Nível 4 Impressões CRM Aplicativos para impressão de nomes, endereços, imagens e gráficos polarizados para um público específico (mkt 1 to 1). Nível 3 Impressões focalizadas Aplicativos para impressão de textos apenas e polarizados para uma finalidade específica (mix de pré-impresso + VDP). Nível 2 Impressões personalizadas Aplicativos para impressão de nomes, endereços, valores e informações pessoais com acabamento. Nível 1 Impressões estáticas Aplicativos de impressão em pcl / postscript para documentos corporativos. Nota: Documentos transacionados, que utilizam a estrutura dos programas ERP/EIS, estão convergindo para documentos CRM mais complexos, cujas finalidades são promocionais.

117 Abertura para debates.

118 Avaliação do ambiente, processos e recursos de impressão do cliente

119 Já temos a certeza de que podemos:
Avaliar um oportunidade para venda de soluções. Definir uma estratégia diferenciada e competitiva. Focar as questões certas, com as pessoas corretas. Desenvolver e testar um novo modelo de vendas. Permitir uma comunicação adequada com o cliente. Alinhar aspectos técnicos, políticos e comerciais. Transformar todas idéias abordadas em ações. Implementar e dar suporte as soluções comercializadas. O que aprendemos irá também ajuda-lo a buscar parceiros corretos e que irão adicionar valores importantes e decisivos no seu negócio. Você será capaz de identificar quais são os perfis de conhecimento que deverão fazer parte de seu time para cada projeto em andamento. Com isto você estará reduzindo os riscos associados aos projetos e implementações de soluções complexas.

120 Consultor para VDP: Antonio Roberto Ribeiro
Contate a CSP Consultor para VDP: Antonio Roberto Ribeiro Rua Manoel Robles Sanches, 75 – São Paulo – SP Tel.: (11) (11) Cel. s : ou Este material de treinamento é de propriedade da CSP Channel Service Provider. Material para utilização exclusiva dos parceiros de negócios com a CSP. Não distribuir sem a permissão da CSP. Desenvolvido por: Antonio Roberto Ribeiro Revisado em Fevereiro de 2005


Carregar ppt "Treinamento - VDP “Variable Data Printing”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google