A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

até que, aproximadamente, 15 bilhões de anos atrás…, houve uma grande explosão...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "até que, aproximadamente, 15 bilhões de anos atrás…, houve uma grande explosão..."— Transcrição da apresentação:

1 ORIGEM DO UNIVERSO No princípio, havia uma grande concentração de matéria e energia…

2 até que, aproximadamente, 15 bilhões de anos atrás…, houve uma grande explosão...

3 EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA A ORIGEM DO UNIVERSO
TEORIA DO BIG BANG O Big Bang é o momento da explosão que deu origem ao Universo, entre 12 e 15 bilhões de anos. A partir do primeiro centésimo de segundo após a explosão o Universo começou a evoluir.

4 A teoria do Big Bang

5 História do universo

6 A EVOLUÇÃO DO UNIVERSO Teve início, logo após a explosão de uma bola de matéria compacta, densa e quente, com um volume aproximadamente igual ao volume do nosso sistema solar. Essa explosão desencadeou uma série de eventos cósmicos, formando as Galáxias, as Estrelas, os Corpos Planetários e eventualmente, a vida na Terra.

7 Da grande explosão até os nossos dias…

8 GALÁXIA DE ANDROMEDA

9 VIA LACTEA (mais de 100 bilhões de estrelas).

10

11

12

13 ENTARDECER, O UNIVERSO VISTO DA TERRA

14 NOSSO SISTEMA SOLAR

15 O SOL

16 POR DO SOL

17 OS PLANETAS - MERCÚRIO

18 VENUS – ESTRELA DA MANHÃ (DALVA)

19 TERRA - NOSSA CASA

20

21

22 NOSSO SATÉLITE NATURAL - A LUA

23 VAMOS VER QUEM CHEGA PRIMEIRO?

24 A LUA – ENCANTO PARA OS ENAMORADOS…

25 Brasil: Frente fria no sul e sudeste

26 MARTE

27 JÚPITER

28 SATURNO

29 URANO

30 NETUNO

31 PLUTÃO

32 PERÍODOS DE FORMAÇÃO DA TERRA
Conforme os estudos geomórficos, os cientistas procuraram compreender a evolução do planeta e para isto é comum dividir os períodos de formação da terra. 1º. período: pré-cambriano - Anterior ao aparecimento da vida. Há uns 4,7 bilhões de anos, havia apenas uma nuvem de hidrogênio que foi aos poucos se aglutinando, transformando e enriquecendo com outros elementos. Daí, à custa de explosões atômicas foi se compondo, e o hidrogênio se transformou em hélio, que por sua vez se queimou e virou carbono. O carbono é encontrado principalmente em matérias orgânicas. Portanto, a partir daí estamos muito próximo do aparecimento da vida.

33 2. período: cambriano - Foi quando apareceu a vida, há uns 600 milhões de anos. No início, havia vida no mar, apenas (algas, por exemplo). 3. período: ordoviciano milhões de anos. Continuação e evolução da vida ainda na água. 4. período: silusiano milhões de anos. Aparecem as primeiras plantas na terra. 5. período: devoniano milhões de anos. Época do aparecimento dos primeiros anfíbios, animais que conseguiam viver na água e na terra. Evolução da vida na passagem do mar para a terra. 6. período: carbonífero milhões de anos. Aparecem outras espécies de árvores. Surgem também os animais invertebrados. 7. período: permiano milhões de anos. Aparecem os répteis e insetos.

34 8. período: triássico - 220 milhões de anos
8. período: triássico milhões de anos. Surgem os primeiros mamíferos. 9. período: jurássico milhões de anos. Aparecem os grandes répteis, os dinossauros e as primeiras aves. 10. período: cretáceo milhões de anos. Evoluem as espécies que continuam e desaparecem outras. 11. período: esceno - 70 milhões de anos. Proliferação de espécies de mamíferos, maxime macacos. 12. período: oligocêno - 40 milhões de anos. Aparecem os primeiros macacos sem cauda.

35 13. período: mivano - 25 milhões de anos
13. período: mivano - 25 milhões de anos. Evolução de algumas espécies de macacos (ex: proconsul, cliopteco). 14. período: plioceno - 11 milhões de anos. Evolução em especial dos macacos. 15. período: pleistoceno – l milhão de anos. Aparecimento dos animais domésticos (cão, cavalo, camelo) e do homem. Os quatro primeiros períodos formam a era paleozóica; do 5º até o 10º período, a era mesozóica; do 11º ao 14º, temos a era terciária; e do 15º em diante, a era quaternária.

36 O APARECIMENTO DO HOMEM
Com relação ao aparecimento do homem no período pleistoceno, há aproximadamente 1 milhão anos, os primeiros eram um tipo ainda intermediário entre o homem e o macaco. Assim, o primeiro destes hominídeos de que se tem notícia é denominado 'homem de Java', de aproximadamente uns 800 mil anos atrás. Ele tinha apenas 700 cm3 de cérebro. É maior do que o cérebro de um macaco, mas menor do que o de um homem. O outro espécie data de 600 mil anos. É o 'pitecantropo', que também é intermediário e tem 750 cm3 de cérebro.

37 A partir daí, a ciência não tem ainda dados claros de como e quando se deu a 'hominização'. Os estudiosos vacilam entre 400 a 300 mil anos. Deste período não foi encontrado nenhum espécie, de modo que tudo são apenas conclusões. Mas sabe-se que à medida que os anos foram se passando, foi aumentando a capacidade craniana, o polegar foi se distanciando dos outros dedos e a coluna vertebral foi ficando mais ereta. Até quando chegou num ponto onde houve aquele "estalo" da inteligência e da consciência, e o ser intermediário se transformou em homem. O Neanderthal data de 120 mil anos e já é homem. O Cro-Magnon é de 30 mil anos. É do tempo em que o homem começou a utilizar a caça e a pesca.

38                                                                            This is a facial reconstruction of Abel. This is the first reconstruction of a Neanderthal child ever. (120 mil anos)                           

39 O Cro-Magnon é de 30 mil anos
O Cro-Magnon é de 30 mil anos. É do tempo em que o homem começou a utilizar a caça e a pesca.

40 O Cro-Magnon

41 E o primeiro "homo sapiens", que é o homem moderno, do qual se tem notícia é de 10 mil anos. Estes dados científicos, mas não assim são tão matemáticos. Os meios de que a ciência dispõe ainda não chegam a uma precisão. Mas a evolução hoje é uma questão de inteligência. São sinais que não se notam de uma geração para a outra, mas que contados os anos em milhões, dá muita diferença. A ficção científica explora muito o homem do futuro, que deverá ter uma cabeça descomunal, sem cabelos, o corpo esguio, sem o dente do ciso e sem sabe lá o que mais... é preciso esperar para ter certeza. Já o conhecimento de outros antepassados do homem está a depender de outras pesquisas e descobertas.

42 HOMO SAPIES                                                                                                      

43 Após uma longa evolução, que se iniciou há cerca de 1 milhão de anos, os descendentes dos primeiros hominídeos espalharam-se pela Ásia, África e Europa

44 Human Evolution

45 A evolução do homem na pré-história

46 Origem do homem

47 LUCI

48 Arte primitiva

49 Uma realização de Si. Lab srl - Florença - Itália Produzido por Digimail srl - Milão - Itália Copyright Ática Multimidia.

50 SERÁ QUE EVOLUÍMOS MESMO?
                                                                                                                                

51 A EXPLICAÇÃO RELIGIOSA PARA A ORIGEM DO HOMEM
O professor Orlando Tambosi, que escreveu sobre este assunto cita que nos Estados Unidos, no ano de 1991 uma pesquisa realizada mostrava que 47% dos americanos acreditavam que Deus tinha criado o homem na sua forma atual. 40 % que ele tinha evoluído de formas mais simples e apenas 9 % acreditavam na evolução sem a participação de Deus

52 INSPIRATION OF PRIMITIVE MAN

53 A ORIGEM DO HOMEM – VISÃO BÍBLICA
O Gênesis é o primeiro livro na sequência bíblica e pode ser dividido em duas grandes partes: a) - História das origens:              da criação até o pecado original (Cap. 1 a 3);              de Adão até Abraão (Cap. 4 a 11). b) - História dos patriarcas              Abraão (Cap. 12,1 a 25,18);              Isaac e Jacó (Cap. 25,19 a 37, 1.);              José (Cap. 37,2 a 50,26)

54 O SENTIDO POR TRÁS DAS NARRATIVAS
1. Em Gen. 2,19 (história da costela). 2. Em Gen. l,14 (criação dos astros). 3. Em 1,26 (criação do homem). 4. 'Cultivai a terra'... 5. 'Adão' é nome comum coletivo. 6. Inimizade entre homens e animais 7. A árvore da vida 8. “Estavam nus e não se envergonhavam” 9. O fruto do bem e do mal nada tem a ver com a maçã.

55 REPRESENTAÇÃO DA ARCA DE NOÉ

56 REPRESENTAÇÃO DA TORRE DE BABEL

57 MOISÉS – PROVINDO DAS ÁGUAS – LIBERTADOR DO POVO JUDEU Pintura de Lawrence Alma-Tadema (1836-1912).


Carregar ppt "até que, aproximadamente, 15 bilhões de anos atrás…, houve uma grande explosão..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google