A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”"— Transcrição da apresentação:

1 “Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”
Paulo Berberth

2 Aplicando as Virtudes do Fruto do Espírito Santo
Aula 02 Aplicando as Virtudes do Fruto do Espírito Santo “...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4.13).

3 A Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira
A SANTIFICAÇÃO é o processo que, principiando na regeneração, leva o homem à realização dos propósitos de Deus para a sua vida e o habilita a progredir em busca da perfeição moral e espiritual de Jesus Cristo, mediante a presença e o poder do Espírito Santo que nele habita (Jo 17.17, 1Ts 4.3, 5.23 e 4.7). Ele ocorre na medida da dedicação do crente e se manifesta através de um caráter marcado pela presença e pelo fruto do Espírito, bem como por uma vida de testemunho fiel e serviço consagrado a Deus e ao próximo (Pv 4.18, Rm , Fp , 2Co 7.1 e 3.18, Hb 12.14, Rm 6.19, Gl 5.22 e Fp )

4 Estudaremos hoje sobre...
 Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz...” Amor Alegria Paz

5 “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”
1. Amor “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4.19) “Nossa santificação não é uma obrigação ou um peso. Ela é a resposta de um coração agradecido pela liberdade. É uma resposta de amor ao amor daquele que nos amou primeiro: Deus”.

6 Mas o que é o Amor? 1 Coríntios 13.4-8a
O apóstolo Paulo diz que o Amor....  “4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, 5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais acaba” 1 Coríntios a

7 O Amor no Ensino de Jesus:
Mateus “43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? 48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”.

8 O Amor é a prova da conversão e de que somos filhos de Deus: 1João 2
O Amor é a prova da conversão e de que somos filhos de Deus: 1João e 9-11 “5 Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: 6 aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”. “9 Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. 11 Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos”.

9 “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”.
1 João 4.8 “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. Efésios 5.1-2 “1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave”. Filipenses 2.5 “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”.

10 2. Alegria “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate”. (Provérbios 15.13)

11 “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado de amigos, porque tudo quanto ouvi do meu Pai vos tenho dado a conhecer” (João 15.15) Não somos servos apenas, somos amigos e isso deve ser motivo de Alegria para todo cristão.

12 Fomos chamados para resplandecer a ALEGRIA do Senhor, a ALEGRIA da Salvação.
É A MARCA DO CRISTÃO

13 “Alegrai-vos no Senhor, outra vez digo: Alegrai-vos!” (Filipenses 4.4)
“... O Choro pode durar uma noite toda, mas a ALEGRIA (o cântico de júbilo) vem pela manhã”. (Salmo 30.5b)

14 "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna". (Hebreus 4.16)    Neemias Declara ao Povo... “ ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força”. (Neemias 8.10)

15 3. Paz “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14.27)

16 Algumas questões importantes....
Qual o conceito de paz vivida pelo mundo? Como pregam a paz? Qual a forma que ela se apresenta? Como vivenciam a Paz? Será que é possível ter a paz se não for em Cristo?

17 O cristão deve... Viver em paz e não apenas tê-la interiormente.
Demonstrando serenidade.   Levar a paz onde há guerra. Contribuir para com a harmonia, mesmo tendo diferenças e tendo temperamentos diferentes.

18 “18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos ) 

19 Vimos nesta Aula a aplicação das virtudes do fruto do Espírito Santo:
O Amor A Alegria E a Paz

20 Próximas Aulas... “Mas o fruto do Espírito é:
3ª Aula: longanimidade, benignidade e bondade 4ª Aula: fidelidade, mansidão e domínio próprio.


Carregar ppt "“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google