A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Responsável pelo resumo e montagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Responsável pelo resumo e montagem."— Transcrição da apresentação:

1 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Responsável pelo resumo e montagem dos slides: Profa. Ma. Maria de Lourdes Granato Almeida

2 Acervo fotográfico do Autor Igor Granato

3 Cap. 1 Não há docência sem discência
Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática Ensinar exige estética e ética Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a discriminação Ensinar exige rigorosidade metódica Cap. 1 Não há docência sem discência Ensinar exige corporeificação das palavras pelo exemplo Ensinar exige pesquisa Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural Ensinar exige criticidade

4 1.1 – Ensinar exige rigorosidade metódica
blogessenciaeequilibrio.blogspot.com 1.1 – Ensinar exige rigorosidade metódica

5 Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se "aproximar" dos abjetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso "bancário" meramente transferido do perfil do objeto ou do conteúdo.

6 Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro antes que foi novo e se fez velho e se "dispõe" a ser ultrapassado por outro amanhã. Daí que seja tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que estamos abertos e aptos à produção do conhecimento ainda não existente.

7 1.2 – Ensinar exige pesquisa
soleituras.wordpress.com ENSINAR EXIGE PESQUISA! coeliribas.blogspot.com 1.2 – Ensinar exige pesquisa

8 Ensinar, aprender e pesquisar lidam com dois momentos do ciclo gnosiológico:
o em que se ensina e se aprende o conhecimento já existente e o em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente. A "dodiscência" - docência-discência - e a pesquisa, indicotomizáveis, são assim práticas requeridas por estes momentos do ciclo O saber de pura experiência feito.

9 1.3 – Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos
pelocorredordaescola.blogspot.com mltiplasvivncias.blogspot.com 1.3 – Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos

10 Porque não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida?

11 Porque não estabelecer uma necessária "intimidade" entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos?

12 1.4 – Ensinar exige criticidade
"Ensinar exige criticidade, reflexão da metodologia, pensar e agir.“ blogemiliodevasconceloscosta.blogspot.com ... a criticidade e a visão ampla: ler é pensar e escrever é pensar duas ... duvidesempre.blogspot.com 1.4 – Ensinar exige criticidade

13 É superar a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza. Ao criticizar-se, tornando-se então, curiosidade epistemológica, metodicamente "rigorizando-se" na sua aproximação ao objeto, percebe a sua relação com os demais dados e objetos e encontra cada vez maior exatidão.

14 1.5 – Ensinar exige estética e ética
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). eticaecidadania-sm.blogspot.com Assuntos como ética, estética, respeito e cidadania planetária devem estar ... educacaoambientalparatodos.blogspot.com Nayara Ribeiro: "Ensinar exige estética e ética" pedagogiadoamornayara.blogspot.com 1.5 – Ensinar exige estética e ética

15 A necessária promoção da ingenuidade a criticidade não pode ou não deve ser feita a distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Decência e boniteza de mãos dadas. Estar sendo é a condição, entre nós, para ser.

16 1.6 – Ensinar exige corporeificação das palavras pelo exemplo
Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo; palavraemmim.blogspot.com 1.6 – Ensinar exige corporeificação das palavras pelo exemplo

17 O professor que realmente ensina, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do "faça o que mando e não o que eu faço". Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta corporeidade do exemplo pouco ou quase nada valem. Pensar certo é fazer certo.

18 Quando nos deparamos com o novo, o diferente é necessário que busquemos os ... gestaodoconhecimento-
... mudanças de velhas práticas e é o resultado de um processo de acumulação gestaodoconhecimento- 1.7 – Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a discriminação

19 É próprio do pensar certo a disponibilidade ao risco, a aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas o cronológico. O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo.

20 Faz parte igualmente do pensar certo a rejeição mais decidida qualquer forma de discriminação. A prática preconceituosa de raça, de gênero ofende a substantividade do ser humano e nega radicalmente a democracia.

21 1.8 – Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática
... que se viva na escola, não pode ser negligenciada e exige reflexão. portfoliopedagogia.blogspot.com 1.8 – Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática

22 O pensar certo sabe, por exemplo, que não é partir dele como um dado dado, que se conforma a prática docente crítica, mas também que sem ele não se funda aquela. A prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer. O saber que a prática docente espontânea ou quase espontânea, "desarmada", indiscutivelmente produz é um saber ingênuo, um saber de experiência feito, a que falta a rigorosidade metódica que caracteriza a curiosidade epistemológica do sujeito.

23 É fundamental que, na prática da formação docente, o aprendiz de educador assuma que o indispensável pensar certo não é presente dos deuses nem se acha nos guias de professores que iluminados intelectuais escrevem desde o centro do poder, mas, pelo contrário, o pensar certo que supera o ingênuo tem que ser produzido pelo próprio aprendiz em comunhão com o professor formador.

24 “Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural” (Paulo ... saocamilo-es.br
Imagens de imagens da cultura Maori Imagens de imagens da cultura Maori 1.9 – Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural

25 Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto.
A assunção de nós mesmos não significa a exclusão dos outros. É a "outredade" do "não eu", ou do tu, que me faz assumir a radicalidade de meu eu.

26 Cap. 2 Ensinar não é transferir conhecimento
Ensinar exige curiosidade Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível Ensinar exige consciência do inacabado Cap. 2 Ensinar não é transferir conhecimento Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado Ensinar exige alegria e esperança Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando Ensinar exige bom senso Ensinar exige apreensão da realidade Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores

27

28 2.1 – Ensinar exige consciência do inacabado
Postado por Marineide às Nenhum comentário: ... neide-prof.blogspot.com 2.1 – Ensinar exige consciência do inacabado

29 O inacabamento do ser ou sua inconclusão é próprio da experiência vital.
Onde há vida, há inacabamento. Mas só entre mulheres e homens o inacabamento se tornou consciente. A invenção da existência a partir dos materiais que a vida oferecia levou homens e mulheres a promover o suporte em que os outros animais continuam, em mundo. Não percebem sua existência.

30 A invenção da existência envolve:
- a linguagem, a cultura, a comunicação em níveis mais profundos e complexos do que o que ocorria e ocorre no domínio da vida, a "espiritualização" do mundo, a possibilidade de embelezar como enfear o mundo e tudo isso inscreveria mulheres e homens como seres éticos.

31 2.2 – Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado
Por isso, aparelhos mecânicos e eléctricos devem ser usados para maior ... alekks.home.sapo.pt 2.2 – Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado

32 Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Esta é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado. A diferença entre o inacabado que não se sabe como tal e o inacabado que histórica e socialmente alcançou a possibilidade de saber-se inacabado.

33 Na verdade, seria uma contradição se, inacabado e consciente do inacabamento, o ser humano não se inserisse movimento de busca. É neste sentido que, para mulheres e homens, estar no mundo necessariamente significa estar com o mundo e com os outros.

34 NÃO É POSSÍVEL: estar no mundo sem história, sem por ela ser feito, sem cultura, sem "tratar" sua própria presença no mundo, sem sonhar sem cantar, sem musicar, sem pintar, sem cuidar da terra, das águas, sem usar as mãos, sem esculpir, sem filosofar, sem pontos de vista sobre o mundo, sem fazer ciência, ou teologia, sem assombro em face do mistério, sem aprender, sem ensinar, sem ideias de formação, sem politizar.

35 2.3 – Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando
“Autonomia docente não se conquista sem um estilo de ensinar.” meilycass.wordpress.com 2.3 – Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando

36 O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. Transgride os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência, o professor que: desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente, a sua sintaxe e a sua prosódia; Ironiza o aluno, que minimiza, que manda que "ele se ponha em seu lugar" ao mais tênue sinal de sua rebeldia legitima

37 2.4 – Ensinar exige bom senso
Do bom senso. protelo.wordpress.com 2.4 – Ensinar exige bom senso

38 A vigilância do meu bom senso tem uma importância enorme na avaliação que, a todo instante, devo fazer de minha prática. É o meu bom senso que me adverte de exercer a minha autoridade de professor na classe, tomando decisões, orientando atividades, estabelecendo tarefas, cobrando a produção individual e coletiva do grupo não é sinal de autoritarismo de minha parte. É a minha autoridade cumprindo o seu dever.

39 Site dessa imagem ... escolar – alunos e seus pais, professores, funcionários e direção. criticaehistoria.blogspot.com 2.5 – Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores

40 O combate em favor da dignidade da prática docente é tão parte dela mesma quanto dela faz o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seus direito de ser. O meu respeito de professor à pessoa do educando, à sua curiosidade, à sua timidez, que não devo agravar com procedimentos inibidores exige de mim o cultivo da humildade e da tolerância.

41 2.6 – Ensinar exige apreensão da realidade
Site dessa imagem ENSINAR EXIGE APREENSÃO DA REALIDADE educaja.com.br 2.6 – Ensinar exige apreensão da realidade

42 Mulheres e homens, somos os únicos seres que, social e historicamente, nos tornamos capazes de aprender. Por isso, somos os únicos em que aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.

43 Toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, um que, ensinando, aprende, outro que, aprendendo, ensina, daí o seu cunho gnosiológico; a existência de objetos, conteúdos a serem ensinados e aprendidos; envolve o uso de métodos, de técnicas, de materiais; implica, em função de seu caráter diretivo, objetivo, sonhos, utopias, ideais. A sua politicidade, qualidade que tem a prática educativa de ser política, de não poder ser neutra.

44 2.7 – Ensinar exige alegria e esperança
“EDUCAR EXIGE ALEGRIA E ESPERANÇA” « Blog da Escola Marília de Dirceu blogmariliadedirceu.wordpress.com 2.7 – Ensinar exige alegria e esperança

45 A esperança é uma espécie de ímpeto natural possível e necessário, a desesperança é o aborto deste ímpeto. A esperança é um condimento indispensável à experiência histórica. Sem ela, não haveria História, mas puro determinismo. Só há História onde há tempo problematizado e não pré- dado.

46 “como motivação de minha briga porque, histórico, vivo a Historia como tempo de possibilidade e não de determinação. Se a realidade fosse assim porque estivesse dito que assim teria de ser não haveria sequer por que ter raiva. Meu direito à raiva pressupõe que, na experiência histórica da qual participo, o amanhã não é algo pré-datado, mas um desafio, um problema. A minha raiva, minha justa ira, se funda na minha revolta em face da negação do direito de "ser mais" inscrito na natureza dos seres humanos”

47 2.8 - Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível
2.8 ENSINAR EXIGE A CONVICÇÃO DE QUE A MUDANÇA É POSSIVEL pedagogiadon.blogspot.com 2.8 - Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível

48 É o saber da História como possibilidade e não como determinação.
O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências.

49 Não sou apenas objeto da História mas seu sujeito igualmente.
No mundo da História, da cultura, da política, constato não para me adaptar mas para mudar.

50 2.9 – Ensinar exige curiosidade
“Sem a curiosidade que me move,. que me inquieta,. que me insere na busca, Futurodopresente.com.br 2.9 – Ensinar exige curiosidade

51 Se há uma prática exemplar como negação da experiência formadora é a que dificulta ou inibe a curiosidade do educando e, em consequência, a do educador. O educador que, entregue a procedimentos autoritários ou paternalistas que impedem ou dificultam o exercício da curiosidade do educando, termina por igualmente tolher sua própria curiosidade.

52 A construção ou a produção do conhecimento do objeto implica o exercício da curiosidade, sua capacidade crítica de "tomar distância" do objeto, de observá-lo, de delimitá-lo, de cindi-lo, de "cercar" o objeto ou fazer sua aproximação metódica, sua capacidade de comparar, de perguntar. Estimular a pergunta, a reflexão crítica sobre a própria pergunta, o que se pode pretender com esta ou com aquela pergunta em lugar da passividade em face das explicações discursivas do professor, espécies de respostas a perguntas que não foram feitas.

53 Cap. 3 – Ensinar é uma especificidade humana
Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade Ensinar exige comprometimento Ensinar exige querer bem aos educandos Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo Cap. 3 – Ensinar é uma especificidade humana Ensinar exige disponibilidade para o diálogo Ensinar exige liberdade a autoridade Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica Ensinar exige tomada consciente de decisões Ensinar exige saber escutar

54 3.1 – Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade
Portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24, espacoeducadoremacao.blogspot.com 3.1 – Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade

55 O professor que não leve a sério sua formação, que não estuda, que não se esforce para estar à altura de sua tarefa não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe. Não significa, porém, que a opção e a prática democrática do professor ou da professora sejam determinadas por sua competência científica.

56 Há professoras cientificamente preparados mas autoritários a toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor. Outra qualidade indispensável à autoridade em suas relações com as liberdade é a generosidade. Não há nada mais que inferiorize mais a tarefa formadora da autoridade do a mesquinhez com que se comporte.

57 3.2 – Ensinar exige comprometimento
Ensinar exige comprometimento – Roteiro simples para elaboração do Projeto enquantoisso.com 3.2 – Ensinar exige comprometimento

58 Não posso escapar à apreciação dos alunos
Não posso escapar à apreciação dos alunos. E a maneira como eles me percebem tem importância capital para o meu desempenho. Daí, então, que uma de minhas preocupações centrais deva ser a de procurar a aproximação cada vez maior entre o que digo e o que faço, entre o que pareço ser o que realmente estou sendo. Assumo pesquisar ante aos questionamentos que não sei de pronto.

59 Ensinar exige: Compreender que a educação é uma forma de intervenção no ... araqueeducar.blogspot.com 3.3 – Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo

60 Intervenção que além do conhecimento dos conteúdos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos implica tanto o esforço de reprodução da ideologia dominante quanto o seu desmascaramento. Nem somos, mulheres e homens, seres simplesmente determinados nem tampouco livres de condicionamentos genéticos, culturais, sociais, históricos, de classe, de gênero, que nos marcam e a que nos achamos referidos.

61 Os reacionários vão dizer que não há outro jeito a não ser a sua resignação. Há uum fatalismo histórico. Mas, minha voz tem outra semântica, tem outra música. Falo da resistência, da indignação, da justa ira dos traídos e dos enganados. Somos pois estamos sendo. Nossa intervenção mesmo que queiramos nunca é neutra

62 3.4 – Ensinar exige liberdade a autoridade
"Ensinar exige liberdade e autoridade“ pensaacabeca.blogspot.com Mafalda: odeio obediência candidoneto.blogspot.com 3.4 – Ensinar exige liberdade a autoridade

63 A tensão entre autoridade e liberdade sempre estará presente e é importante que esteja e de forma cada vez mais consciente. Negar essa tensão compromete o aprendizado da autonomia, pois é comum o exercício legítimo da autoridade ser confundido com autoritarismo. O mesmo acontece com a liberdade que pode se confundir com licenciosidade. A U T O R I D A D E L I B E R D A

64 3.5 – Ensinar exige tomada consciente de decisões
... de decisão, e quando a decisão está tomada nos sentimos no controle alinemmarks.blogspot.com 3.5 – Ensinar exige tomada consciente de decisões

65 A raiz mais profunda da politicidade da educação se acha na educabilidade mesma do ser humano, que se funda na sua natureza inacabada e da qual se tornou consciente. Inacabado, histórico, necessariamente o ser humano se faria um ser ético, um ser de opção, de decisão.

66 3.6 – Ensinar exige saber escutar
A arte de saber ouvir. ouvir. CL Luiz Carlos de Oliveira * distritolc8.com.br Saber Ouvir. reflexosdomeuser.blogspot.com 3.6 – Ensinar exige saber escutar

67 Somente quem escuta paciente e criticamente o outro, fala com ele, mesmo que, em certas condições , precise de falar a ele. O que jamais faz quem aprende a escutar para poder falar com é falar impositivamente. Até quando, necessariamente, fala contra posições ou concepções do outro, fala com ele como sujeito da escuta de sua fala crítica e não como objeto de seu discurso. O educador que escuta aprende a difícil lição de transformar o seu discurso, às vezes necessário, ao aluno, em uma fala com ele.

68 blogessenciaeequilibrio. blogspot. com 3
blogessenciaeequilibrio.blogspot.com 3.7 – Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica

69 A capacidade de penumbrar a realidade, de nos "miopizar", de nos ensurdecer que tem a ideologia faz, por exemplo, a muitos de nós, aceitar docilmente o discurso cinicamente fatalista neo-liberal que proclama ser o desemprego no mundo uma desgraça do fim do século. Ou que os sonhos morreram e que o válido hoje é o "pragmatismo" pedagógico, é o treino técnico-científico do educando e não sua formação de que já não se fala. Formação que, incluindo a preparação técnico-científica, vai mais além dela.

70 3.8 – Ensinar exige disponibilidade para o diálogo
forumpaulofreireerechim2012.blogspot.com EIXOS DE DIÁLOGO 3.8 – Ensinar exige disponibilidade para o diálogo

71 Minha segurança não repousa na falsa suposição de que sei tudo, de que sou o "maior".
Minha segurança se funda na convicção de que sei algo e de que ignoro algo que se junta a certeza de que posso saber melhor o que já sei e conhecer o que ainda não sei. Minha segurança se alicerça no saber confirmado pela própria existência de que, se minha inconclusão, de que sou consciente, atesta, de um lado, minha ignorância, me abre, de outro, o caminho para conhecer.

72 O sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura com seu gesto a relação dialógica em que se confirma como inquietação e curiosidade, como inconclusão em permanente movimento na História. Falar e ouvir com a mesma paixão. Paixão que transforma, que realiza.

73 3.9 – Ensinar exige querer bem aos educandos
QUERER BEM: A MINHA VIVÊNCIA HUMANESCENTE - Moises - Rede Social Unifreire rede.unifreire.org 3.9 – Ensinar exige querer bem aos educandos

74 A afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade.
O que não posso obviamente permitir é que minha afetividade interfira no cumprimento ético de meu dever de professor no exercício de minha autoridade. Não posso condicionar a avaliação do trabalho escolar de um aluno ao maior ou menor bem querer que tenha por ele. A minha abertura ao querer bem significa a minha disponibilidade à alegria de viver. Justa alegria de viver, que, assumida plenamente, não permite que me transforme num ser "adocicado" nem tampouco num ser arestoso e amargo.

75 E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
É esta percepção do homem e da mulher como seres "programados, mas para aprender" e, portanto, para ensinar, para conhecer, para intervir, que me faz entender a prática educativa como um exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos.

76 Como prática estritamente humana jamais pude entender a educação como uma experiência fria, sem alma, em que os sentimentos e as emoções, os desejos, os sonhos devessem ser reprimidos por uma espécie de ditadura reacionalista. Nem tampouco jamais compreendi a prática educativa como uma experiência a que faltasse o rigor em que se gera a necessária disciplina intelectual.

77 VAMOS REVER Palavras importantes em Paulo Freire

78 Epistemologia A expressão "epistemologia" deriva das palavras gregas "episteme", que significa "ciência", e "Logia" que significa "estudo", podendo ser definida em sua etimologia como "o estudo da ciência". Gnosiologia É o ramo da filosofia que se preocupa com a validade do conhecimento em função do sujeito cognoscente,ou seja, daquele que conhece o objeto

79 REIFICADO – TORNAR COISA - COISIFICAR
Sujeito - indivíduo consciente e capaz de agir autônoma Assujeitado Objeto aquele que não tem consciência, não age e é manipulável. (Ver "Alienação"). REIFICADO – TORNAR COISA - COISIFICAR

80 É não estar absolutamente certo de nossas certezas
Pensar certo É não estar absolutamente certo de nossas certezas

81 Condicionado x Determinado
Cuidado, Escola! tropis.org Condicionado x Determinado

82 Aprender nossa vocação
Nossa humanidade nos permite Aprendizagem permanente

83 coerência Diminuir a distância entre a fala e a ação

84 Historicidade Fatalidade histórica MOVIMENTO AÇÃO REFLEXÃO
POSSIBILIDADE DETERMINISMO DESESPERANÇA IMOBILIDADE NIILISMO Fatalidade histórica

85 CUIDADO Processo de naturalização da miséria, do fatalismo histórico
NORMAL NATURAL CULTURAL COMUM CUIDADO Processo de naturalização da miséria, do fatalismo histórico CULTURAL

86 CURIOSIDADE / CRIATIVIDADE

87 Ativismo A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade. Paulo Freire

88 ENSINAR VEM DEPOIS QUE SE DESCOBRE QUE É POSSÍVEL APRENDER

89 MUITO OBRIGADA Profa. Lourdes


Carregar ppt "FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Responsável pelo resumo e montagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google