A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Bíblia é a palavra de deus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Bíblia é a palavra de deus"— Transcrição da apresentação:

1 A Bíblia é a palavra de deus
Seguir a palavra de DEUS e o exemplo de Maria!

2 O QUE É A BÍBLIA? A palavra Bíblia é de origem grega = "rolo pequeno de papiro", diminutivo de Biblos = "folha de papiro preparada para a escrita". A palavra Bíblia foi usada pela primeira vez, pelo patriarca de Constantinopla: João Crisóstomo em AD. Portanto, a Bíblia é constituída de uma pequena biblioteca, que contém ´73 livros, sendo que é dividida em AT (Antigo Testamento com 46 livros) e NT (Novo Testamento com 27 livros).

3 Curiosidades... Esses livros foram escritos num período de aproximadamente 1600 anos por mais de 40 autores diferentes, dos mais distintos e remotos lugares, e todos eles foram inspirados por Deus. Conforme está escrito: "Toma o rolo, o livro, e escreve nele todas as palavras que te falei... Jr 36.2 a". "Toda Escritura é inspirada por Deus... porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens (santos) falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo" (II Tm 3.16 a e II Pe 1.21).

4 Como manusear a Bíblia? a) Saber o Nome ou o Título do Livro - ver se o Livro está no Antigo ou no Novo Testamento; (oriente-se pelo índice). No índice, verificar a abreviatura do Livro. b) Número do Capítulo está sempre em tamanho grande, no início do capítulo do Livro. c) Número do versículo está sempre em tamanho menor, espalhado pelo meio do texto. d) Entre o número do capítulo e do versículo vai sempre uma vírgula e) Se o texto abranger mais de um versículo, então separa-se a sequência dos versículos por um traço. Ás vezes encontramos um “s” ou dois “ss” depois do versículo. Quer dizer “versículo seguinte” ou “versículos seguintes”. Ás vezes encontramos um “a” ou um “b” após o versículo. Indicam se é a primeira ou a segunda parte do versículo. Isso acontece quando o versículo é formado por uma ou mais frases.

5 Portanto, se lê: EVANGELHO DE SÃO MATEUS, CAPÍTULO 4, VERSÍCULOS DE 23 À 25.

6 Algumas perguntas 1. Quem foi que escreveu a Bíblia? II Pedro 1.21
2. Qual é o tema central da Bíblia?     Jo 5.39 compare com Mt 20.28 3. Por que é de suma importância orar antes de ler a Bíblia? Jo 14.26 4. Por que devemos praticar a Palavra de Deus? Mt compare com Tg

7 REVISANDO Como está dividida a Bíblia?
Quantos livros têm o Velho Testamento? Quantos livros têm o Novo Testamento? Quanto tempo demorou para se formar a Bíblia? Como podemos classificar o AT? Como podemos classificar o NT? O Velho Testamento está relacionado como o Novo? Por que?


Carregar ppt "A Bíblia é a palavra de deus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google