A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto 04 – A antropologia no quadro das ciências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto 04 – A antropologia no quadro das ciências"— Transcrição da apresentação:

1

2 Texto 04 – A antropologia no quadro das ciências
DaMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. 1. Ciências Naturais e Ciências Sociais A) Matéria- prima das ciências naturais: “...todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim reproduzidos dentro das condições de controle razoáveis dentro de um laboratório.” (p. 17)

3 Texto 04 – A antropologia no quadro das ciências
B) Matéria-prima das “ciências sociais”: “...fenômenos complexos, situados em planos de causalidade e determinação complicados.; eventos que constituem dificuldade para isolar causas e motivações exclusivas”. São eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados tendo, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, com as relações existentes num dado momento e, ainda, com a sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.(p.19)

4 Porque comemos bolo?

5 Porque comemos bolo? Pode ser por fome
Por ser por motivos “sociais e psicológicos”: Para demonstrar solidariedade a uma pessoa ou grupo; Para comemorar uma certa data (aniversário; casamento); Para revelar que o bolo feito por mamãe é melhor que o bolo de dona Yolanda; Para se indicar que se conhecem bolos; Para justificar uma certa atitude; Por todos esses motivos juntos.

6 2. Diferenças cruciais A) Nas ciências sociais trabalhamos com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente. B) dicotomia clássica na ciência: quando se estuda elementos da natureza em qualquer instância, há uma distância entre sujeito e objeto do conhecimento. E muito mais: o objeto o conhecimento não pode contestar as análises e conclusões estabelecidas pelo cientista.

7

8 2. Diferenças cruciais E nas ciências sociais?
A complexidade é total!! PROBLEMÁTICA: O SUJEITO INVESTIGADOR E O SUJEITO INVESTIGADO SE SITUAM NA MESMA ESCALA, COMPARTILHAM O MESMO UNIVERSO DE EXPERIÊNCIAS HUMANAS.

9 2. Diferenças cruciais Os homens se distinguem segundo parâmetros diferentes das ciências naturais,não se separam por espécie, Mas pela organização de suas experiências Por sua história Pelo modo como mas pela organização de suas experiências por sua história e pelo modo com que class

10 DIFERENÇA ENTRE O SOCIAL E O CULTURAL
A) Roberto DaMatta apresenta o seguinte raciocínio: Podemos pensar a sociedade enquanto agregado de seres humanos: classe social tribo grupo profissional, partidos políticos sindicato casta igreja, etc

11 DIFERENÇA ENTRE O SOCIAL E O CULTURAL
Consequencia desse raciocínio: O que resulta desta pluralidade de consciências individuais que agem e reagem umas sobre as outras, ou seja, as “formas de pensar, sentir, agir”, a teia de significados que este agregado de seres humanos teceu é a CULTURA.

12 DIFERENÇA ENTRE O SOCIAL E O CULTURAL
Consequência desse raciocínio: É possível haver cultura sem sociedades, como o exemplo da sociedade egípcia, mas não é possível haver sociedades sem cultura, porque todo grupamento humano constrói regras, normas, valores, símbolos, linguagem para se relacionar se representar, se identificar, etc.


Carregar ppt "Texto 04 – A antropologia no quadro das ciências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google