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GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
Prof. Sergio Duarte

2 CULTURA ORGANIZACIONAL
“É um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu com maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas” Edgar Schein

3 CULTURA ORGANIZACIONAL
Aspectos formais e abertos Estrutura organizacional Títulos e descrições de cargos Objetivos e estratégia Tecnologias e práticas operacionais Políticas e diretrizes de pessoal Métodos e procedimentos Medidas de produtividade física e financeira Componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas Aspectos informais e ocultos Padrões de influenciação e de poder Percepções e atitudes das pessoas Sentimentos e normas de grupos Valores e expectativas Padrões d interações informais Normas grupais Relações afetivas Componentes invisíveis e cobertos, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos

4 Cultura Organizacional
Componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais de tarefa Estrutura organizacional Títulos e descrições de cargos Objetivos e estratégia Tecnologias e práticas operacionais Políticas e diretrizes de pessoal Métodos e procedimentos Medidas de produtividade física e financeira Componentes invisíveis e cobertos, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos Padrões de influenciação e de poder Percepções e atitudes das pessoas Sentimentos e normas de grupos Valores e expectativas Padrões d interações informais Normas grupais Relações afetivas

5 COMPONENTES DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Artefatos Estruturas e processos organizacionais visíveis Valores compartilhados Filosofias, estratégias e objetivos Pressuposições básicas Crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos

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7 COMPONENTES DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Aspectos formais e abertos Estrutura organizacional Títulos e descrições de cargos Objetivos e estratégia Tecnologias e práticas operacionais Políticas e diretrizes de pessoal Métodos e procedimentos Medidas de produtividade física e financeira Artefatos Estruturas e processos organizacionais visíveis (Mais fácil de decifrar e mudar) Valores compartilhados Filosofias, estratégias e objetivos (justificações compartilhadas) Aspectos informais e ocultos Padrões de influenciação e de poder Percepções e atitudes das pessoas Sentimentos e normas de grupos Valores e expectativas Padrões d interações informais Normas grupais Relações afetivas Pressuposições básicas Crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos (Fontes mais profundas de valores e ações)

8 APRENDIZADO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Histórias Rituais e cerimônias Símbolos materiais Linguagem Contos e passagens sobre o fundador da companhia, lembranças sobre dificuldades ou eventos especiais, regras de conduta, corte e relocação de funcionários, acertos e erros de funcionários, acertos e erros do passado geralmente ancoram o presente no passado e explicam a legitimação das praticas atuais Seqüências repetitivas e atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização. As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a totalidade dos funcionários para motivar e reforçar aspectos da cultura da organização, bem como reduzir os conflitos A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios constituem símbolos materiais que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento desejado pela organização. Os símbolos materiais constituem a comunicação não-verbal Meio de identificar uma cultura ou subcultura. Ao aprender a linguagem, o membro confirma a aceitação da cultura e ajuda a preservá-la. As organizações Desenvolvem termos singulares para descrever equipamentos, escritórios, pessoas-chave, fornecedores, clientes e produtos. Também a maneira como as pessoas se vestem, os documentos utilizados constituem formas de expressar a cultura organizacional.

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10 Mudança Organizacional
Forças Positivas Necessidades dos clientes Oportunidades do mercado Novas tecnologias mais sofisticadas Concorrência feroz Novas tendências sociais e culturais Culturas organizacionais adaptativas Forças Negativas

11 Cultura Organizacional: Identidade, Carisma e Sedução?
Maria Ester Freitas

12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO. I. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.


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