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PublicouGuilherme Neve Alterado mais de 10 anos atrás
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A Educação à Distância pode ser definida como instâncias de ensino e aprendizagem onde professores e alunos estão separados por uma distância física, com utilização de alguma tecnologia EAD E-learning Conteúdo Tecnologia Gerência Pedagógico
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Visões Críticas “Corre-se o risco de formar enfermeiras que desmaiam ao ver sangue pela primeira vez.” Prof. J. A . Gianotti Folha de São Paulo - 14/07/1998
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Deve-se estar preparado para responder as seguintes questões:
Por quê temos de pensar em Ensino à Distância (EAD)? Quem vai ganhar com a EAD? Como atingir mais alunos com menor custo e qualidade? Como um professor poderia fazer uso das modernas tecnologias de EAD para conseguir aumentar a variedade da sala de aula, ampliando o ambiente de aprendizagem. Qual é a infraestrutura necessária (Software, Hardware e Pessoal) para dar apoio ao professor para estas novas modalidades de ensino e aprendizagem. Quais são as tecnologias de apoio hoje disponíveis e acessíveis? Qual é o apoio institucional para estas novas práticas? Como evoluir no processo de utilização da EAD.?
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A educação a distância (EAD) já atinge quase três milhões de brasileiros, segundo levantamento do portal e-Learning Brasil da MicroPower, que identificou 388 organizações que usam o sistema no País, 13% a mais que no ano passado O Bradesco está com inscrições abertas para os cursos virtuais de seguros de automóveis A USP planeja realizar no próximo ano o vestibular para seu primeiro curso de graduação a distância via internet USP lança graduação via internet em 2005 MIT disponibilizará gratuitamente até 2006 todos os seus cursos na Internet, inclusive em português O Ministério da Educação (MEC) estuda a possibilidade de usar o ensino a distância para tentar reverter a carência de 270 mil professores de matemática, química, física e biologia nas escolas do País. Notícias da Semana
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Aulas a Distância Aulas Presenciais
Presencial com Tecnologias da Informação Aulas Presenciais Como um professor pode oferecer um curso a distância baseado na sua experiência com suas aulas presenciais ?
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Níveis de Utilização da EAD
Ponto de Vista do Professor
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Tipos de Recursos para Aprendizagem Disponíveis na Internet
Sites informativos ( Tutoriais, Notícias, Agendas, Seminários ) Portais de Conhecimento Projetos / Resolução de Problemas em Grupo Expedições On-line Mentor On-line Recursos para Pesquisa Pesquisadores Bibliotecas Dicionários Cursos Estão surgindo as Comunidades Virtuais de Aprendizagem
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Classes de Ferramentas utilizadas em EAD
Convencionais Editores de sites Correio eletrônico Sistemas de Autoria Sistemas de Gerência de Curso Vídeo-Conferência Sistemas Colaborativos de Gerência de Conteúdo Sistemas de Gerência de Conteúdos de Aprendizagem
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Nível 1 -Descrição Geral do Curso
Um dos primeiro passos do professor na utilização das tecnologias da informação Normalmente feita na forma de syllabus Pode conter: Objetivos do curso Pré-requisitos Estrutura e atividades do curso Material bibliográfico a ser usado Processo de avaliação a ser usado Calendário do curso Contatos importantes Informações importantes relativas ao curso Permite ao aluno prever o que será o Curso Exemplo : Curso Banco de Dados- Prof. Angelo Guimarães, DCC/UFMG
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Syllabus Como criar um Syllabus
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Nível 2 -Repositório de Materiais
Local onde os alunos podem encontrar os materiais a serem utilizados durante o curso: Textos Endereços de Internet Vão sendo acrescidos e modificados à medida que o professor avalia e desenvolve os materiais Podem conter: Compartilhamento de informação Exemplo : Curso Compilers, prof. Zelenski, Stanford University Clique em `Lectures ou Handouts Exercícios Artigos Entrevistas Imagens Sons / Vídeos Lista de endereços da Internet
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Repositório de Materiais
Sistema de Gerência de Cursos - LearningSpace Repositório de Materiais
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Sistemas de Gerência de Cursos
Funções básicas: Disponibilização de materiais Estruturação de aulas Realização de conferências Elaboração e correção de diversos tipos de questões / enquetes Inscrição dos alunos Acompanhamento das atividades dos alunos Exemplo: WebCT Clique nos itens do Menu
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Tipos de Sistemas de Gerência de Cursos
Pessoais Menor número de funções Capacidade limitada Acesso mais fácil Instalação individual Gratuitos Exemplo: LearnLoop Institucionais Maior número de funções Podem permitir grande número de acessos Podem ser integrados com sistemas de informação existentes Exigem infra-estrutura e suporte técnico profissional Exemplo: LearningSpace WebCT Como escolher
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Sistemas de Gerência de Cursos - Pessoais
Learnloop Experimente:
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Nível 3 - Apresentações Reprodução da prática de uma aula convencional
Publicadas na forma de: Textos, imagens, sons, animações, vídeos: Páginas HTML PDF eBooks Transparências Tutoriais Palestras: vídeo-conferência Visão básica: professor codificador / transmissor do conhecimento ( ensino ) Reprodução da prática de uma aula convencional Como fazer: Valorização do desempenho / estética / usabilidade: Diretrizes para Projeto
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Tutorial
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Vídeo-conferência - CyberCast
Curso Compilers - Prof. Zelenski -Stanford University Veja também -EAD Conceitos Básicos - Prof.Angelo DCC/UFMG
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Aula com vídeos: Universia - MIT
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Vídeo-conferência CyberCast
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Nível 4 - Comunicação com Aluno
Comunicação Unilateral : Professor para o aluno Aluno no máximo devolve trabalhos realizados Tipos de mensagem Definições do curso Avisos importantes Trabalhos e exercícios a realizar Comunicação Assíncrona Correio Eletrônico Início do processo de comunicação eletrônica professor - aluno Acompanhamento do Aluno
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Nível 5 - Agenda de Trabalho
Conjunto de atividades ( aulas ) a serem realizadas pelos alunos Atividades estruturadas na forma de módulos ( definidos por conteúdo, por tempo) Cada módulo pode conter: instruções sobre a aula, conteúdo, exercícios, leituras, sites relacionados Integracão dos recursos disponibilizados de acordo com objetivos do curso Centrado nas atividades estruturadas ( textos, listas de exercício ), com diálogo ( professor - aluno - aluno) praticamente inexistente O professor começa a se preocupar em criar um ambiente de estudo do aluno Favorece a sensibilização para o problema do modo de controle da aula versus autonomia de aprendizagem do aluno
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Agenda de trabalho Curso Computing, Concepts & Competences -Michigan State University Clicar em All Daily Materials
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Agenda de Trabalho - Teleduc
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Níveis de conhecimento
Agenda de trabalho Disciplina Introdução à Informática UFMG Níveis de conhecimento
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Agenda de Trabalho com Auxílio
Disciplina Introdução à Informática / UFMG
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Nível 6 - Conferência com Grupos de Alunos
Comunicação Professor - Aluno - Aluno Papel do Professor Atividades do professor durante a conferência Mandar e receber mensagens Realimentar os posicionamentos do aluno Rever e remediar os posicionamentos dos alunos Fomentar a discussão Preparar a Conferência Dispor os recursos necessários à discussão Motivar os alunos para a discussão Participar da discussão Avaliar os alunos Como preparar uma Conferência
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Conferência com Grupo de Alunos Yahoo Groups
Disciplina Introdução à Informática / UFMG
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Netmeeting Conferência com som ou vídeo Quadro Branco
Compartilhamento e transferência de arquivos Chat Diretórios Internet Acesso remoto a computadres
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Classes de Ferramentas de Vídeo-Conferência
Ponto a ponto Desktop Exemplo: Netmeeting Servidores de Diretórios de Usuários Exemplo: Windows 2000 CyberCast Exemplo: PowerPoint / Encoder Grupo a Grupo Exemplo: AcessGrid
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O que se pode fazer com as modernas TI, que não se consegue fazer com as tecnologias convencionais ?
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COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
NÍVEIS Colaboração Compartilhamento Cooperação
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COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Compartilhamento Iterações / trocas sem compromisso Recursos ( idéias ) são disponibilizadas Acessa quem quer Distribuição de informação Colaboração Ajuda mútua ou unilateral Sem responsabilidade com resultados Socialização de informação Cooperação Objetivos, responsabilidades comuns Ações conjuntas e coordenadas Exige: Interdependência positiva Confiança mútua Responsabilidade individual / grupo Integração de informação COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
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Colaboração Envolvimento
Cooperação Comprometimento A galinha e o porco abriram uma lanchonete especializada em ovos com bacon. A galinha está envolvida O porco está comprometido
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Colaborativa Cooperativa Menos estruturada Processo menos definido
Requer menos planejamento e coordenação Cooperativa A estrutura do grupo e o processo são sugeridos O professor apresenta situações problemas / desafios
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Nível 7 - Ambiente Cooperativo
Ambiente construtivista de estudo ( aprendizagem ) Baseado em projetos ou resolução de problemas Mudança papel do professor ( transmissor do conhecimento para auxiliar do processo de construção do conhecimento pelo próprio aluno ) Cooperação: mais do que: compartilhamento de informação colaboração entre os envolvidos Objetivos comuns, responsabilidades compartilhadas, compromisso do grupo com os resultados alcançados
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Disciplina Introdução à Informática / UFMG
Projeto Colaborativo Simulação de empresas ( grupos de alunos ) que devem cooperar para prestação de serviços de Informática Yahoo Groups Disciplina Introdução à Informática / UFMG
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A colaboração ( cooperação ) ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas pelo processo cognitivo implícito na interação e na comunicação Vigotsky
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Nível 8 - Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Educação continuada e por demanda, incorporada à vida cotidiana pessoal ou profissional Grupo de pessoas que se integram para Resolver problemas Adquirir novas experiências Trocar experiências Agregar conhecimento a produtos e serviços a serem oferecidos no mercado
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TrekEarth – Ambiente cooperativo de fotógrafos digitais
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Participação Cooperação Por necessidade / interesse pessoal
Ambiente heterárquico ( sem hierarquia ) Especialistas definidos pelos participantes em função da colaboração prestada Cooperação Exibição de fotos por região Compromisso: melhoria de qualidade na galeria de fotos Capacitação do uso de ferramentas
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