A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL"— Transcrição da apresentação:

1 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Aula 05: Projetos Pedagógicos Prof. ADELAIDE REZENDE DE SOUZA

2 Conteúdo programático
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL Conteúdo programático Projetos Pedagógicos Organização de Atividades Significativas Aula 05: Projetos Pedagógicos

3 Video: Celso antunes trabalhando com projetos
Parte 1

4 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Na educação infantil as atividades pedagógicas devem ser oferecidas através de um tema gerador, geralmente, escolhido com a participação das crianças, ou através da identificação de um assunto que despertou o interesse da maioria. Aula 05: Projetos Pedagógicos

5 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
É importante : reconhecer formas de articular experiências de aprendizagem; reconhecer e acolher a forma de ser e se expressar das crianças durante o processo de aprender; valorizar o compartilhamento das ideias destacando a individualidade do pensar, do dizer e do sentir; compreender que as crianças constroem e reinventam e que estão aptas a explorar, fazer descobertas, mudar seus pontos de vista continuamente; Aula 05: Projetos Pedagógicos

6 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
entender que a criatividade não deve ser considerada um área separada da mente, mas uma característica integrada ao pensar, conhecer e fazer escolhas; entender que a criatividade parece ser favorecida ou desfavorecida de acordo com as expectativas dos professores, das escolas, das famílias e das comunidades, conforme o modo como as crianças percebem essas expectativas; valorizar a capacidade criativa como um aspecto que emerge de múltiplas experiências, juntamente com um desenvolvimento estimulado de recursos pessoais, incluindo um senso de liberdade para aventurar-se além do conhecido. Aula 05: Projetos Pedagógicos

7 Todas idades e todos os gostos
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL A bordo de um navio Cruzeiro é quase o mesmo que estar a bordo de um “resort flutuante” com a vantagem de o turista poder conhecer outras cidades Cinco ou mais refeições por dia, o transporte, a hospedagem, esportes, lazer e entretenimento como shows, boate, cassino, entre outras Todas idades e todos os gostos Aula 05: Projetos Pedagógicos

8 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
MÚLTIPLAS LINGUAGENS A motricidade deve ser valorizada permitindo com que a criança faça vários deslocamentos de lugar dentro da instituição. As atividades devem ser planejadas em locais variados. A linguagem oral irá produzir saltos importantes na estrutura cognitiva da criança, por esse motivo o contexto social é fundamental. Ao trabalhar com projetos o educador deve oferecer oportunidade para as crianças expressarem suas hipóteses. Com relação a linguagem escrita é necessário ressaltar a necessidade de respeitar o período adequado para iniciar a criança ao uso da linguagem escrita, pois geralmente, os adultos preocupados e ansiosos tentam oferecer atividades que não apresentam nenhum significado para a criança. Aula 05: Projetos Pedagógicos

9 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
A linguagem plástica, pressupõe considerar que as crianças desde pequenas adoram mexer com tintas, lápis de cor, massinhas e outros materiais pedagógicos que lhes possibilitam expressar livremente sua ideias e maneiras de ver o mundo. A linguagem musical é ao mesmo tempo rítmica e corporal, por esse motivo é importante manter um tempo, sentir a cadencia rítmica, o caráter dos diferentes acentos musicais, realizar os valores de duração, a associação entre os gestos e os sons e a respiração das frases, entre outros aspectos. Aula 05: Projetos Pedagógicos

10 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
FUNDAMENTAL: A proposta dos projetos pedagógicos será favorecer o processo de aprendizagem, não deve haver uma preocupação centrada no resultado final, o mais importante aqui será o percurso que será trilhado com a participação das crianças. Através de atividades significativas as crianças devem ser livres para expressar sua forma de entender e o seu interesse pelo assunto proposto. Aula 05: Projetos Pedagógicos

11 MAS O QUE É PROJETAR? Atirar longe, Arremessar, Planejar.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL MAS O QUE É PROJETAR? Atirar longe, Arremessar, Planejar. É introduzir o inédito. É pensar ou fazer uma ação direcionada para o futuro. É um plano de trabalho, ordenado e particularizado para seguir uma ideia ou um propósito, mesmo que vagos. Um projeto é um plano com características e possibilidades de concretização. Aula 05: Projetos Pedagógicos

12 MOMENTOS IMPORTANTES PARA PROJETAR:
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL MOMENTOS IMPORTANTES PARA PROJETAR: A definição do problema O planejamento do trabalho A coleta, a organização e o regime das informações A avaliação e a comunicação Aula 05: Projetos Pedagógicos

13 PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
O que é importante para o professor trabalhar com projetos pedagógicos: 1) Saber muito sobre os temas enfocados 2) Prever situações ricas e contextualizadas para as crianças 3) Compreender as crianças com as quais trabalha 4) Conhecer os temas importantes para a infância contemporânea 5) O conhecimento dos conteúdos das disciplinas 6) Criar perguntas e desafios Aula 05: Projetos Pedagógicos Aula 05: Projetos Pedagógicos

14 Video: Celso antunes trabalhando com projetos
Parte 2


Carregar ppt "PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google