A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crise do Império Romano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crise do Império Romano"— Transcrição da apresentação:

1 Crise do Império Romano
Colégio Ítaca – 7º ano/2014 Bianca N Marcossi

2 Sob o Império das Armas

3 Roma Imperial 1) Templo Júpiter 2) Senado 3) Fórum
4) Basílica (julgamentos) 5) Escola de gladiadores 6) Coliseu - 50mil pessoas 7) Termas 8)Principal aqueduto 9) Circo Máximo – 250mil pessoas 10)Palatino

4 Território e dependência
Observe as áreas produtoras de cereais e as minas auríferas. Se as províncias se libertassem do domínio romano, que efeitos isso provocaria na economia da península itálica?

5 Crise econômica e grandes mudanças…
Pax Romana e suas consequências: diminuição do número de escravos = alta dos preços, mais tributos, miséria Resultado: A sociedade romana, caracterizada pelo esplendor das cidades, vivia seu processo de ruralização. Um novo sistema político-econômico: os colonatos (homens empobrecidos, ou colonos, recebem lote de terra para cultivar e enviam parte da produção ao senhor proprietário) : para o latifundiário, era uma alternativa à elevação dos preços dos escravos; para os pobres , uma forma de sobreviver à crise. Latifundiário substitui, aos poucos, o poder público do Império: milícia própria, cobrança de tributos, julgamentos etc. = DESPOVOAMENTO DAS CIDADES, ENFRAQUECIMENTO DAS FRONTEIRAS...

6 Os Povos Germânicos Anglos, saxões, francos, bávaros, visigodos, ostrogodos, suecos, vândalos, dinamarqueses, noruegueses etc. Maioria agricultores e pastores. Técnica da metalurgia. Os federados: bárbaros autorizados a entrar no exército romano. Alguns deuses germânicos: Tiwaz (deus da lei e da justiça), Wotan (deus da guerra e da embriaguez), Thor (deus dos raios), Freya (deusa do amor). Um mito germânico.

7

8 Sarcófago de um general romano representando batalha entre romanos e tribos germânicas no século II. Roma.

9 ((A religião romana era politeísta... Quais eram seus deuses?))
Cristianização do Império (Veja o filme Alexandria (2011): Território habitado pelos monoteístas hebreus (costa oriental do Mediterrâneo) é incorporado ao Império = Província da Judeia Ensinamentos de Jesus de Nazaré (igualdade, bondade, desapego, vida eterna...) ameaçam autoridades judaicas e poder romano. Ele é visto como Messias para uns (futuros cristãos), e como rebelde para outros (judeus e romanos)... ((A religião romana era politeísta... Quais eram seus deuses?)) Cristianismo primitivo (ecclesiae = reuniões nas catacumbas): perseguidos! Pedro e Paulo mortos por Nero. 313: Edito de Milão, pelo imperador Constantino; 391: Teodósio o oficializa. “ O fundador da seita, Cristo, fora condenado à morte pelo procurados Pôncio Pilatos, no reinado de Tibério. Essa perigosa superstição, por um momento controlada, em seguida se espalhou, não só na Judeia, origem desse mal, mas também em Roma para onde confluem toda parte e encontram acolhida as coisas mais grosseiras e vergonhosas” - (Tácito, escritor romano, dC)

10 Centralização e divisão do Império
Diocleciano: “dividir para governar”: Oriente (Bizâncio), Ilíria (Grécia), Itália e Gália (França). Constantino (305 – 337): transferência da capital para Bizâncio (rebatizada de Constantinopla); converte-se para cristianismo. Teodósio: proibição dos jogos olímpicos e perseguição aos cultos pagãos. Igreja Romana se institucionaliza: de perseguidos a perseguidores. Será que era apenas uma questão de fé? Império romano do Ocidente (Roma), escravista e latifundiário, enfraquece-se cada vez mais. Império Romano do Oriente não sofre tantas ameaças: havia pequenas e médias propriedades, trabalhadas por famílias e não tão dependentes da mão de obra escrava. Em 476, Odoacro, rei dos hérulos, destituiu o último imperador Rômulo Augusto, de apenas quinze anos. É o fim do Império Romano do Ocidente. A Igreja cristã manteve sua força política e social. Novos reinos apareceram. Com eles, um novo mapa da Europa. Em poucos séculos, os germanos aceitavam o cristianismo, que se tornaria a principal religião do continente europeu.

11 Questões: Em que medida a Pax Romana contribuiu para a crise do Império Romano? Explique o que foi o processo de ruralização da sociedade romana. O que é o colonato? Por que os cristãos foram considerados um risco à estabilidade do Império Romano? Quem eram os federados? Redija uma crítica ao termo “queda do Império Romano”, considerando o processo de “barbarização” dos domínios romanos.


Carregar ppt "Crise do Império Romano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google