Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
Magda Soares 2014
2
PNE - META 5 “Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.”
3
PNAIC: PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA novembro de 2012
Art. 1º Fica instituído o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pelo qual o Ministério da Educação (MEC) e as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação reafirmam e ampliam o compromisso previsto no Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, aferindo os resultados por exame periódico específico.....
4
PNE - PROJETO DE LEI ENVIADO AO CONGRESSO DEZEMBRO DE 2010
O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1o Fica aprovado o Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE – 2011/2020) constante do Anexo desta Lei, com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição. O Brasil está sem PNE há 1162 dias
5
PONTOS DIFERENTES APROVADOS NA CÂMARA (2012) E NO SENADO (2013)
Senado Câmara ALFABETIZAÇÃO Meta 5 Em até 5 anos, 100% das crianças alfabetizadas até os 8 anos de idade. Em até 9 anos, 100% das crianças alfabetizadas até os 7 anos. Em até 10 anos, 100% das crianças alfabetizadas até os 6 anos. Em até 10 anos, 100% das crianças alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental.
6
“Alfabetizar as crianças...”
Criança alfabetizada?
7
APRENDIZAGEM INICIAL DA LÍNGUA ESCRITA
ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO aquisição de uma tecnologia: o sistema alfabético e ortográfico Desenvolvimento de habilidades de uso da tecnologia da escrita
8
Começando de qual idade?
“ alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.” Começando de qual idade?
10
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO?
11
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
CONTINUIDADE INTEGRAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO ACOMPANHAMENTO
12
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTINUIDADE
EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL Maternal Infantil I Infantil II 1º 2º 3º º º º 7º º º CICLO DE INTRODUÇÃO CICLO BÁSICO P N E CICLO DE CONSOLI-DAÇÃO PNAIC CICLO DE AMPLIAÇÃO
13
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
COMPONENTES Consciência fonológica e alfabeto Consciência fonêmica – ortografia Linguagem oral Tecnologia da escrita Escrita de palavras Produção de textos Leitura de palavras Leitura oral de textos Leitura silenciosa de textos Compreensão de textos Vocabulário Reflexão sobre a língua VOLTAR AO SLIDE 7 Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG
14
OS CEGOS E O ELEFANTE É um leque... É uma parede... É uma serpente...
É uma corda... É uma lança É uma árvore...
15
CADA CEGO ESTÁ CERTO EM PARTE, MAS TODOS ESTÃO ERRADOS
É um leque... É uma parede... É uma serpente... É uma corda... É uma lança É uma árvore...
16
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTINUIDADE E INTEGRAÇÃO
Mat. Inf.I Inf.II 1º º º º º COMPONENTES Consciência fonológica e alfabeto Consciência fonêmica – ortografia Linguagem oral Tecnologia da escrita Escrita de palavras Produção de textos Leitura de palavras Leitura oral de textos Leitura silenciosa de textos Compreensão de textos Vocabulário Reflexão sobre a língua Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG
17
CONTINUIDADE-INTEGRAÇÃO-SISTEMATIZAÇÃO
Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica FMB PEK PETEKA PTEK MBFABV PETECA
18
CONTINUIDADE-INTEGRAÇÃO-SISTEMATIZAÇÃO
FASE PRÉ-FONOLÓGICA Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica FMB PEK PETEKA PTEK MBFABV PETECA
19
CONTINUIDADE-INTEGRAÇÃO-SISTEMATIZAÇÃO
CONSCIÊNCIA SILÁBICA FASE PRÉ-FONOLÓGICA Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica FMB PEK PETEKA PTEK PETECA MBFABV
20
CONTINUIDADE-INTEGRAÇÃO-SISTEMATIZAÇÃO
CONSCIÊNCIA SILÁBICA FASE PRÉ-FONOLÓGICA Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica PEK PETEKA FMB PTEK MBFABV PETECA CONHECIMENTO DAS LETRAS
21
CONTINUIDADE-INTEGRAÇÃO-SISTEMATIZAÇÃO CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES
CONSCIÊNCIA FONÊMICA CONSCIÊNCIA SILÁBICA FASE PRÉ-FONOLÓGICA Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica PEK FMB PTEK PETEKA MBFABV PETECA CONHECIMENTO DAS LETRAS CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES FONEMA-GRAFEMA Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG
22
CONHECIMENTO DAS LETRAS
Traçar letras maiúsculas. Traçar letras minúsculas. Distinguir letras maiúsculas de traçado semelhante. Distinguir letras minúsculas de traçado semelhante. Relacionar letras maiúsculas com as minúsculas correspondentes. Reconhecer diferentes tipos de letras. g g g g g M/N O/Q F/P M/W A/V Z/N h/n c/o l/i p/d b/d p/q A/a D/d G/g Nomear letras. Saber a ordem alfabética. Reconhecer letras. Relacionar letras com os fonemas que representam.
23
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: NÍVEIS
Significado X som da palavra LÉXICA inicial Consciência fonológica SILÁBICA final-rima segmentação Correspondências fonemas - grafemas FONÊMICA
24
representação linguística abstrata
DA SÍLABA AO FONEMA não pronunciável representação linguística abstrata
25
FACA VACA MATA MALA CANECA CARECA não pronunciável
DA SÍLABA AO FONEMA não pronunciável representação linguística abstrata identificável apenas por oposição FACA VACA MATA MALA CANECA CARECA
26
CONTINUIDADE-INTEGRAÇÃO-SISTEMATIZAÇÃO CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES
EDUCAÇÃO INFANTIL 1º, 2º, 3º ANOS 4º, 5º CONSCIÊNCIA FONÊMICA CONSCIÊNCIA SILÁBICA FASE PRÉ-FONOLÓGICA Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica PEK FMB PTEK PETEKA MBFABV PETECA CONHECIMENTO DAS LETRAS CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES FONEMA-GRAFEMA Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG
27
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTINUIDADE E INTEGRAÇÃO
Mat. Inf.I Inf.II 1º º º º º COMPONENTES Consciência fonológica e alfabeto Consciência fonêmica – ortografia Linguagem oral Tecnologia da escrita Escrita de palavras Produção de textos Leitura de palavras Leitura oral de textos Leitura silenciosa de textos Compreensão de textos Vocabulário Reflexão sobre a língua Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG
28
PRINCÍPIO ALFABÉTICO:
LETRAMENTO PRINCÍPIO ALFABÉTICO: O CONCEITO DE QUE LETRAS E COMBINAÇÕES DE LETRAS (GRAFEMAS) REPRESENTAM FONEMAS NA LÍNGUA ESCRITA LETRAMENTO
29
alfabetização e letramento
Leitura de histórias CONHECIMENTO DAS LETRAS Cantinho de leitura CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Material escrito de vários gêneros Biblioteca LEITURA E ESCRITA DE PALAVRAS LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS alfabeto calendário COMPREENSÃO E VOCABULÁRIO listas
30
METAS - LEITURA Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG
31
METAS - LEITURA Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG
32
METAS - LEITURA Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG
33
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA
VOCABULÁRIO LEITURA TEXTO COMPREENSÃO TEXTO FRASES FRASES PALAVRAS PALAVRAS SÍLABAS FONEMAS LEITURA ESTRUTURA DA LÍNGUA ESCRITA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG
34
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
CONTINUIDADE INTEGRAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO ACOMPANHAMENTO
35
ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO DA APRENDIZAGEM DA ESCOLA
DOS PROFESSORES DA REDE
36
ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS interna à sala de aula DO ENSINO
DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA DOS PROFESSORES DA REDE interna à sala de aula O aluno aprendeu o que lhe foi ensinado ?
37
o que se pretendeu ensinar?
ACOMPANHAMENTO DO ENSINO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA DOS PROFESSORES DA REDE interna à sala de aula interna à escola, à rede O aluno aprendeu o que lhe foi ensinado ? Foi ensinado o que se pretendeu ensinar? METAS
38
o que se pretendeu ensinar?
ACOMPANHAMENTO DO ENSINO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA DOS PROFESSORES DA REDE interna à sala de aula externa à escola, à rede interna à escola, à rede O aluno aprendeu o que lhe foi ensinado ? Foi ensinado o que se pretendeu ensinar? METAS Foi aprendido, logo, foi ensinado o que DEVERIA ser ensinado e aprendido SEGUNDO CRITÉRIOS EXTERNOS?
39
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
Magda Soares 2014
40
UM DIREITO DE TODA CRIANÇA
Obrigada! LER E ESCREVER: UM DIREITO DE TODA CRIANÇA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.