A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?"— Transcrição da apresentação:

1 Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?

2 Debate c. Há regras para o debate? Quando essas regras devem ser definidas? d. Por que as regras são necessárias?

3 Debate e. Qual a importância dos argumentos em um debate?
f. Você defenderia uma ideia com a qual você discorda?

4 Debates em sala devem ter regras
Objetivo Discussões ajudam aluno a respeitar outras opiniões e a aumentar o poder de persuasão. Uma aula totalmente ocupada com conversas entre os alunos, mas tudo com muita ordem, respeito e, principalmente, conteúdo.

5 Objetivo Promover debates em sala de aula é uma maneira saudável de trabalhar assuntos que nem sempre são tratados nos livros ou discutir temas atuais para complementar aulas teóricas.

6 Objetivo O aluno que participa da atividade aprende a respeitar a opinião dos colegas e organizar as ideias para convencer quem está ouvindo, além de melhorar o vocabulário.

7 Organização Para não virar bagunça, um debate deve ter planejamento e regras. Conheça alguns passos que garantem que a atividade seja efetiva:

8 Preparação O professor apresenta o tema, assunto ou conteúdo sobre vários aspectos.

9 Preparação Os alunos devem pesquisar textos instrutivos e informações que permitam a troca de ideias, fazendo com que eles reflitam com maior profundidade a respeito do assunto.

10 Regras É importante definir o tempo para cada participante argumentar, contra argumentar ou para réplica e tréplica.

11 Argumento Argumentar  é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela.

12 Contra argumento Contra argumento, também conhecido como retribuição, é uma objeção a uma objeção.

13 Contra argumento Um contra argumento pode buscar lançar dúvida sobre a veracidade de uma ou mais premissas iniciais de um argumento.

14 Réplica Direito à resposta, objeção.

15 Tréplica Resposta à réplica.

16 Regras O professor deve mediar e interferir se houver transgressão do que foi combinado. O conflito de ideias é válido, desde que haja respeito.

17 Avaliação Depois que a discussão for feita, o professor deve fazer uma avaliação da atividade junto com os alunos e destacar o que não foi abordado, se alguma ideia ficou vaga ou se será preciso pesquisar mais sobre determinado assunto.

18 Avaliação A turma pode avaliar sobre a necessidade de um novo debate.

19 Papel do professor: mediador
A opinião do aluno deve ser respeitada e não é possível apontar quem está certo ou errado.

20 Papel do professor: mediador
O professor deve intervir quando um aluno se exalta ou quando precisa ser “provocado”.

21 Papel do professor: mediador
A sala deve ser organizada de maneira diferente, com as carteiras em círculo.

22 Tema Conflito dos pais na educação dos filhos: autoridade ou autoritarismo?

23 O que será avaliado a. o desempenho do moderador, verificando se ele manteve a discussão sempre sob seu controle, exercendo com competência sua função; b. os debatedores tiveram oportunidade de falar e souberam ouvir?;

24 O que será avaliado c. houve igualdade de condições  e respeito para todos os debatedores  durante o debate; d. a linguagem empregada foi adequada à situação;

25 O que será avaliado e. o tema proposto foi bem apresentado e discutido; f. qual dos grupos apresentou argumentos bem fundamentados, principalmente em momentos de réplica ou tréplica.


Carregar ppt "Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google