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PublicouGabriel Bandeira Pais Alterado mais de 8 anos atrás
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Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
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Debate c. Há regras para o debate? Quando essas regras devem ser definidas? d. Por que as regras são necessárias?
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Debate e. Qual a importância dos argumentos em um debate?
f. Você defenderia uma ideia com a qual você discorda?
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Debates em sala devem ter regras
Objetivo Discussões ajudam aluno a respeitar outras opiniões e a aumentar o poder de persuasão. Uma aula totalmente ocupada com conversas entre os alunos, mas tudo com muita ordem, respeito e, principalmente, conteúdo.
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Objetivo Promover debates em sala de aula é uma maneira saudável de trabalhar assuntos que nem sempre são tratados nos livros ou discutir temas atuais para complementar aulas teóricas.
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Objetivo O aluno que participa da atividade aprende a respeitar a opinião dos colegas e organizar as ideias para convencer quem está ouvindo, além de melhorar o vocabulário.
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Organização Para não virar bagunça, um debate deve ter planejamento e regras. Conheça alguns passos que garantem que a atividade seja efetiva:
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Preparação O professor apresenta o tema, assunto ou conteúdo sobre vários aspectos.
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Preparação Os alunos devem pesquisar textos instrutivos e informações que permitam a troca de ideias, fazendo com que eles reflitam com maior profundidade a respeito do assunto.
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Regras É importante definir o tempo para cada participante argumentar, contra argumentar ou para réplica e tréplica.
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Argumento Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela.
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Contra argumento Contra argumento, também conhecido como retribuição, é uma objeção a uma objeção.
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Contra argumento Um contra argumento pode buscar lançar dúvida sobre a veracidade de uma ou mais premissas iniciais de um argumento.
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Réplica Direito à resposta, objeção.
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Tréplica Resposta à réplica.
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Regras O professor deve mediar e interferir se houver transgressão do que foi combinado. O conflito de ideias é válido, desde que haja respeito.
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Avaliação Depois que a discussão for feita, o professor deve fazer uma avaliação da atividade junto com os alunos e destacar o que não foi abordado, se alguma ideia ficou vaga ou se será preciso pesquisar mais sobre determinado assunto.
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Avaliação A turma pode avaliar sobre a necessidade de um novo debate.
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Papel do professor: mediador
A opinião do aluno deve ser respeitada e não é possível apontar quem está certo ou errado.
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Papel do professor: mediador
O professor deve intervir quando um aluno se exalta ou quando precisa ser “provocado”.
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Papel do professor: mediador
A sala deve ser organizada de maneira diferente, com as carteiras em círculo.
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Tema Conflito dos pais na educação dos filhos: autoridade ou autoritarismo?
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O que será avaliado a. o desempenho do moderador, verificando se ele manteve a discussão sempre sob seu controle, exercendo com competência sua função; b. os debatedores tiveram oportunidade de falar e souberam ouvir?;
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O que será avaliado c. houve igualdade de condições e respeito para todos os debatedores durante o debate; d. a linguagem empregada foi adequada à situação;
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O que será avaliado e. o tema proposto foi bem apresentado e discutido; f. qual dos grupos apresentou argumentos bem fundamentados, principalmente em momentos de réplica ou tréplica.
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