A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação da Liga e dos Alunos palestrantes – Informar que haverá tempo para participação e quem quiser fazer perguntas, levantar a mão e depois de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação da Liga e dos Alunos palestrantes – Informar que haverá tempo para participação e quem quiser fazer perguntas, levantar a mão e depois de."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação da Liga e dos Alunos palestrantes – Informar que haverá tempo para participação e quem quiser fazer perguntas, levantar a mão e depois de autorizado, falar.

2 Maior órgão do corpo humano: PELE
DERMATOLOGIA Maior órgão do corpo humano: PELE Perguntar se eles sabem do que se trata a dermatologia – dar um tempinho para que eles respondam. Responder a pergunta: É uma especialidade médica que cuida do maior órgão do corpo humano – perguntar se eles sabem que órgão é esse – Ouvir. Responder: A pele.

3 PELE – FUNÇÕES Proteção Percepção (Sensação) Regulação da temperatura
Secreção Excreção Metabolização Falar de maneira simples sobre as funções da pele. Proteção contra microoorganismos, Sensação tátil, Regulação da temperatura – suor, Secreção – suor e sebácea, Excreção de alguns medicamentos, Metabolização – Vit D

4 PELE A idéia deste slide é mostrar que a pele é uma estrutura complexa (falar que é a visão microscópica), diferente da pele visivel aos olhos.

5 A PELE E O SOL Dizer que o sol é um amigo, é divertido ir a praia, piscina, andar de bicicleta (atividades que eles fazem no dia a dia), entretanto, o que acontece quando ficamos muito tempo ao sol (clicar a imagem – primeiro aparecerá o rosto branco, dps que eles responderem, o rosto bronzeado). Perguntar para eles: Mas todas as pessoas se bronzeiam? (Passar para o próximo slide – fototipos)

6 Consequências da exposição solar
FOTOTIPOS Fototipos da pele Consequências da exposição solar I Pele clara, olhos azuis, sardentos Sempre se queimam e nunca se bronzeiam II Pele clara, olhos azuis, verdes ou castanhos claros, cabelos louros ou ruivos Sempre se queimam e, às vezes, se bronzeiam III A média das pessoas brancas normais Queimam-se moderadamente, bronzeiam-se gradual e uniformemente IV Pele clara ou morena clara, cabelos castanhos escuros e olhos escuros Queimam-se muito pouco, bronzeiam-se bastante V Pessoas morenas Raramente se queimam, bronzeiam-se muito VI Negros Nunca se queimam, profundamente pigmentados Explicar os fototipos e pedir para que eles prestem atençao, pois terão de responder nos próximos slides.

7 FOTOTIPOS Fototipos de I a IV em sequencia…ressaltar de novo cada tipo

8 FOTOTIPOS Fototipo III
Agora, coloquei algumas celebridades que as crianças e os jovens gostam: Dê um tempo para que eles respondam e dps clique para ver a resposta.

9 FOTOTIPOS Fototipo IV O mesmo do anterior

10 FOTOTIPOS Fototipo Fototipo VI II
O mesmo do anterior – falar que o senhor do MIB ali de óculos escuros, tem os olhos azuis Fototipo VI Fototipo II

11 FOTOTIPOS Fototipo IV O mesmo do anterior – Perguntar dos orientais

12 FOTOTIPOS Fototipo II Fototipo II
Uma pegadinha: perguntar da primeira imagem, mostrar a reposta Perguntar da segunda imagem e dizer – agora que ela pintou os cabelos, qual fototipo ela é? (provavelmente eles iram errar, daí explicar que o fototipo não muda com alteraçoes ambientais. Fototipo II

13 O SOL Lembrar de novo, que eles ficam bastante expostos ao sol – perguntar: quem joga bola? Quem solta pipa? Etc…

14 SOL – RADIAÇÃO ULTRA VIOLETA
Explicar que o sol emite raios UVA e UVB que atravessam a camada de ozonio, enquanto o UVC é barrado. Explicar que o buraco na camada de ozonio, deixa todos os tipos de UV penetrarem na terra. Explicar que quando estamos na praia ou piscina, esses raios sao novamentes refletidos pela agua, por isso ficamos mais queimados qdo vamos a estes locais.

15 O SOL Perguntar: Então, quando você fica muito tempo no sol, o que acontece – ir clicando e explicando sobre as queimaduras, descamação da pele etc… (lembrando dos efeitos imediatos)

16 Após alguns anos... Explicar o que ocorre na pele após alguns anos de exposicao: surgimento de multiplas “pintas” (nevos), envelhecimento, sardas e manchas

17 Após algumas décadas... E que após anos se expondo, o resultado será este, uma pele desgastada, envelhecida, com multiplas “pintas” e manchas, além de estar sujeita a cancer de pele

18 CURIOSIDADE Notícia nos EUA: “Caminhoneiro se expõe ao sol por 28 anos e fica com uma metade do rosto muito mais envelhecida que a outra.” Exemplo - Mostrar os efeitos do sol sobre a mesma pessoa – a noticia fala por si só

19 Câncer de Pele Não-melanoma Melanoma 2 outros tipos
Invasão local Melanoma Mais grave: gera metástases Cancer de pele, abordar de maneira simples e direta – existem canceres que podem ser manchas claras, feriadas ou manchas escuras (que são as mais perigosas – melanomas)

20 NÃO-MELANOMA Pessoas idosas Relacionado à outros
fatores agressores da pele Explicar que os canceres mais amenos estao relacionados, tanto a exposiçao solar, quanto a idade, tabagismo, etilismo, hábitos de vida (explicar com palavras fáceis). Dizer agora que vcs iram mostram imagem fortes.

21 Mostrar as fotos (se eles começarem a se espantar muito – passar um pouco mais rápido) - Basocelular

22 Mostrar as fotos (se eles começarem a se espantar muito – passar um pouco mais rápido) - Espinocelular

23 MELANOMA Câncer de Pele mais agressivo Pode gerar metástases
Pessoas da mesma família Pele clara Melanoma – dizer que é o tipo mais agressivo / Metastases – dizer que pode se espalhar para outros locais do corpo Lembrar da relação familiar e dos fototipos mais baixos Dizer que vão novamente passar imagens fortes

24 Mostrar as fotos (se eles começarem a se espantar muito – passar um pouco mais rápido)

25 Mostrar as fotos (se eles começarem a se espantar muito – passar um pouco mais rápido) – lembrar do melanoma nas unhas!!!

26 Quem trabalha no sol? Perguntar quais profissoes trabalham no sol?

27 Como se proteger? 1. No trabalho ao ar livre, utilizar:
chapéus de abas largas; camisas de manga longa; calça comprida. Se puder, use óculos escuros e protetor solar; Procure lugares com sombra, sempre que possível; Evite trabalhar nas horas mais quentes do dia. Perguntar como os trabalhadores e eles devem se proteger – ver slide

28 Como se proteger? 2. No lazer
Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h; Use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 30. Ver slide

29 Como identificar lesões suspeitas?
Dizer que vai ensiná-los a encontrar “pintas” suspeitas A B C D

30 Seguir passos do slide

31 Seguir passos do slide

32 PROTEJA-SE DO CÂNCER DE PELE!!!
Agradecer e convidá-los a ir ao centro da cidade com seus familiares para o exame gratuito. Distribuir folhetos. PROTEJA-SE DO CÂNCER DE PELE!!!


Carregar ppt "Apresentação da Liga e dos Alunos palestrantes – Informar que haverá tempo para participação e quem quiser fazer perguntas, levantar a mão e depois de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google