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Atividades do conhecimento físico:

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Apresentação em tema: "Atividades do conhecimento físico:"— Transcrição da apresentação:

1 Física na Infância e nas Salas de Aula do Ensino Fundamental: Uma abordagem construtivista

2 Atividades do conhecimento físico:
Rampas e Caminhos Rheta DeVries e Christina Sales

3

4 teoria de Piaget sobre o conhecimento ou inteligência.
 A educação construtivista é baseada na teoria de Piaget sobre o conhecimento ou inteligência.

5 toda a rede de relações mentais que uma pessoa pode usar.
Inteligência   Segundo Piaget, a inteligência é toda a rede de relações mentais que uma pessoa pode usar. (Piaget, 1975/1985).

6 Relações Mentais Relações mentais são conexões entre _____ e _____
construídas na mente.

7 Inteligência Quanto maior o número
de relações mentais construídas por uma criança, maior o poder intelectual que ela trará para a solução de um problema.

8 Rampas As crianças têm a possibilidade de construir relações entre:
O ângulo de inclinação de uma rampa e o movimento ou a falta de movimento de um objeto na rampa O ângulo de inclinação de uma rampa e a distância que a bolinha de gude percorre para fora da extremidade de uma rampa, ou seja, quanto mais íngreme for a rampa, mais longe uma bola de gude percorre (exceto quando a rampa é muito íngreme o objeto fica parado ao atingir o chao)

9 Conexões Mentais Exemplos
Entre o ângulo de inclinação de uma rampa e a distância que a bolinha de gude percorre após atingir o chão Entre a trajetória da bolinha de gude e o lugar no chão para a colocação de um alvo

10 Conexões Mentais Exemplos (cont.)
Entre a direção das áreas de sobreposição dos alvos e a continuação do trajeto da bolinha de gude

11 O que são atividades de conhecimento físico?
São atividades onde as crianças podem fazer experiências com objetos e os fenômenos relacionados a estes. (Kamii & DeVries, 1978/1993).

12 As relações mentais são construídas durante as atividades de conhecimento físico.

13 Dois tipos de atividades de conhecimento físico
Movimento dos objetos (Física) Mudanças nos objetos (Química)

14 Critérios para boas atividades do conhecimento físico
Reproduzíveis Imediatas Observáveis Variáveis

15 Bons Materiais Intrigam as crianças Inspiram idéias sobre o que fazer

16 O que há nessa atividade para as crianças descobrirem o que e como fazer?

17 Experimentação informada pelo erro: O erro ensina

18 Experimentação O que você quer saber?
O que a surpreende em sua experimentação? O que especificamente você pode mostrar às crianças sobre o que e o como elas podem fazer com os materiais? Quais são as variáveis ​​nesta atividade? Que perguntas você pode fazer às crianças enquanto trabalham com esses materiais? (Evite perguntas do tipo "Por quê ...?") Que relações você descobriu? Return to large group to share thoughts

19 Experimentação Quais as surpresas que você descobriu?
Que coisas te ajudaram a descobrir como fazer o experimento?

20 Rampas As crianças têm a possibilidade de construir relações:
Entre uma série de tipos de rampas possíveis em termos de variação do declive Entre o ângulo de inclinação descendente, o ângulo de inclinação ascendente adjacente, e a distância percorrida pela bolinha de gude na rampa de inclinação ascendente

21 Suportes As crianças têm a possibilidade de construir relações:
Entre o tipo de suporte e a estabilidade da estrutura Entre o arranjo do suporte e a estabilidade da estrutura

22 Objetos As crianças têm a possibilidade de construir relações:
Entre uma característica de um objeto (tamanho, formato, peso, etc) e a maneira como este desce um declive (rolando, deslizando, etc) Entre uma característica de um objeto (tamanho, inclinação, peso, etc) e a distância que este percorre.

23 Conexões As crianças têm a possibilidade de construir relações:
Entre a direção da sobreposição de duas seções de rampa e a continuidade do trajeto da bolinha de gude Entre o tipo de conexão entre as rampas e o movimento de uma bola de gude de um ponto da rampa para a próxima

24 Alvo As crianças têm a possibilidade de construir relações:
Entre a inclinação de uma rampa e o ponto em que um alvo deve ser colocado para coletar uma bolinha de gude Entre o ponto em que a bola é lançada em um declive e o ponto em que o alvo deve ser colocado para coletar a bolinha de gude Entre a inclinação da rampa e a força com que a bola acerta o alvo

25 O Desenho do Trajeto As crianças têm a possibilidade de construir relações:
Entre a posição do fim de uma seção da rampa e a posição da continuação da rampa , quando se pretende que um objeto caia da parte superior à inferior da rampa. Entre as peças de um arranjo que envolvam um "ricochete" que permita à bola de gude continuar seu caminho após “virar” uma esquina

26 O Desenho do Trajeto As crianças têm a possibilidade de construir relações:
Entre o ponto de equilibrio (fulcro) a seção da rampa que este ponto suporta o peso de uma bolinha de gude e 4) a seção da rampa na qual a bolinha de gude cai

27 Conexões Mentais Que relações mentais você faz ao experimentar?
Discussão em pequenos grupos. Discussão com o grupo todo. Ask partisapants to get into

28 O Projeto do Trajeto As crianças têm a possibilidade de construir relações:
Entre a área necessária para a estrutura e o trajeto da rampa

29 Pensar sobre as relações torna possível intervir de forma a promover a construção de relações mentais pela criança.

30 Princípios do Ensino: Rampas e Caminhos
Os professores contrutivistas: Experimentam com os diversos materiais (os próprios professores) Sem experimentar pessoalmente , os professores estarão despreparados para intervir no processo da descoberta.

31 Princípios do Ensino: Rampas e Caminhos
Os professores contrutivistas: Apresentam as rampas e trajetos às crianças.

32 Princípios do Ensino: Rampas e Caminhos
Os professores contrutivistas: Criam um ambiente que inspira as crianças a terem idéias maravilhosas e a descobrirem como fazer algo.

33 Princípios do Ensino: Rampas e Caminhos
Os professores contrutivistas: Permitem que as crianças experimentem suas idéias.

34 Princípios do Ensino: Rampas e Caminhos
Os professores contrutivistas: Observam as ações das crianças para compreender e avaliar suas idéias.

35 Princípios do Ensino: Rampas e Caminhos
Os professores contrutivistas: Intervêm com perguntas e comentários para incentivar o raciocínio das crianças (construção de relações mentais)

36 Princípios do Ensino: Rampas e Caminhos
Os professores contrutivistas: Não insistem se uma criança não responder a uma intervenção.

37 Princípios do Ensino: Rampas e Caminhos
Os professores contrutivistas: Apoiam as crianças nas representações e discussões de suas idéias maravilhosas.

38 Princípios do Ensino: Rampas e Caminhos
Os professores contrutivistas: Integram todas as áreas de currículo às atividades com as rampas.

39 Princípios do Ensino: Rampas e Caminhos
Os professores contrutivistas: Incentivam a interação social.

40 As crianças precisam de tempo e experiência
para colher todo o benefício das atividades do conhecimento físico.

41

42 Os slides seguintes são opcionais, dependendo do tempo e interesse
Os slides seguintes são opcionais, dependendo do tempo e interesse. / The following slides will be optional depending on time and interest.

43 INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO
Objetivo para a Criança: soltar uma bolinha de gude em uma rampa, de maneira que a bolinha caia dentro de um recipiente Relação entre “Final da canaleta” da rampa & Abertura do recipiente Relações entre Colocação da bolinha na rampa & A soltura & O movimento da bolinha (Topo? Meio? Para cima-para baixo-para cima?) em direção ao recipiente Testa a hipótese Observa a bolinha de gude rolar para fora do recipiente INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO

44 INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO
Revisa a hipótese Relação entre Muita força & Movimento da bolinha de gude em direção ao recipiente Testa a nova hipótese de dar um maior empurrão Observa a bolinha de gude não cair no recipiente INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO

45 INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO
Revisa a hipótese Relação entre Colocação da bolinha & Pouca força & Movimento em próximo ao fim da rampa direção ao recipiente Testa a hipótese de dar um leve empurrão Observa a bolinha de gude rolar para fora do recipiente INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO

46 INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO
Revisa a hipótese Relação entre Colocação da bolinha próximo & Mais força & Movimento em ao topo e ao fim da rampa direção ao recipiente Testa a hipótese de dar um empurrão mais forte Observa a bolinha de gude rolar para fora do recipiente INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO

47 INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO
Nova hipótese Relação entre A outra ponta da rampa & Ponto onde a bolinha de gude cai Relação entre Final da rampa onde bolinha de gude cai & A abertura do recipiente

48 INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO
Relação entre Colocação de bolinha de gude & A soltura & A abertura do próximo ao fim da rampa recipiente Testa a nova hipótese Observa a bolinha de gude cair fora do recipiente INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO

49 INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO
Relationships among Colocação de bolinha de gude & Letting go & Opening de o recipiente near top de ramp Testa a hipótese Observa a bolinha de gude roll up away from o recipiente INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO

50 INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO
Nova hipótese Relação entre Altura do final da & A outra ponta da rampa? & Movimento da bolinha rampa (esponja) Recipiente? em direção ao recipiente Testa a hipótese Observa resultado: bolinha de gude cai fora do recipiente INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO

51 INSATISFAÇÃO : DESEQUILÍBRIO
Revisa a hipótese Relação entre Altura do final da rampa & A ponta oposta da rampa? & Movimento da bolinha (outra esponja) Ou o recipient? em direção ao recipiente Queda acidental Relação entre Altura do final da rampa & A outra ponta da rampa? & Movimento da bolinha (na mesa) O recipiente? em direção ao recipiente

52 Observa resultado: Bolinha cai dentro do recipiente
Relação entre Altura do final da rampa & A soltura & Movimento da bolinha (pela esponja azul) em direção ao recipiente Testa Observa resultado: Bolinha cai dentro do recipiente EQUILÍBRIO


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