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A ANÁLISE DO AMBIENTE X Xx x Nívea Cordeiro 2013.

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Apresentação em tema: "A ANÁLISE DO AMBIENTE X Xx x Nívea Cordeiro 2013."— Transcrição da apresentação:

1 A ANÁLISE DO AMBIENTE X Xx x Nívea Cordeiro 2013

2 Após fazermos a análise do mercado (clientes, concorrentes e fornecedores), observamos que o ambiente externo exerce influência positiva ou negativa sobre a empresa. X Xx x

3 Ponte cede na BR-381

4 É preciso somar aos concorrentes, consumidores e fornecedores, os fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais e tecnológicos, que precisam ser considerados pois juntamente com aqueles, exercem ameaças e oportunidades para o negócio. X Xx x

5 Também o ambiente interno da empresa também deve ser levado em consideração para se conhecer o ambiente em que ela irá atuar como um todo, e que envolve aspectos fundamentais sobre o bom ou o mau funcionamento da empresa, tais como os equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados, os valores e objetivos que norteiam as suas ações. X Xx x

6 Veja o desenho a seguir:
Juntando a análise do ambiente externo e interno, consegue-se ter uma visão das forças e fraquezas que afetarão de maneira positiva ou negativa a performance da empresa. Veja o desenho a seguir: X Xx x

7 EMPRESA Economia Tecnologia Política Clientes Fornecedores Concorrente
seguir: Economia Tecnologia Política EMPRESA X Xx x Clientes Fornecedores Concorrente EMPRESA

8 Fatores Econômicos vão influenciar na abertura e manutenção do negócio: inflação, distribuição de renda e taxas de juros. A mídia (jornais, revistas, noticiários de TV e a internet) mantêm você informado diariamente sobre as oscilações da economia. X Xx x

9 IOF sobre compras no cartão no exterior subirá para 6,38% (de 2,38% para 6,38%) , dizem fontes
A medida, que deve ser publicada na segunda-feira, tem como um dos focos conter o consumo 25 DE MARÇO DE 2011 | 12H 39 X Xx x

10 “As pessoas estão mais otimistas com relação à economia?
Fatores Econômicos Exemplo: “As pessoas estão mais otimistas com relação à economia? Os gastos com saúde e bem-estar estão crescendo ou crescerão significativamente nos próximos anos? Os consumidores estão mais sensíveis a preços? Querem valorizar mais o seu dinheiro, adquirindo produtos e serviços que contenham cada vez mais benefícios? X Xx x

11 Fatores Sócio-culturais Relacionam-se com as características gerais da
população (tamanho, concentração, grau de escolaridade, sexo, profissão, estado civil, composição familiar, distribuição geográfica, comportamento e necessidades dos consumidores) e que podem ser obtidos em jornais, revistas, instituições de classe, órgãos do governo ou até mesmo junto a fornecedores, concorrentes e clientes. X Xx x

12 Fatores Sócio-culturais Exemplo: Qual o perfil de seu cliente?
Com o que ele se preocupa? Como aplica seu tempo? X Xx x

13 Fatores Políticos/legais
dizem respeito à observância das leis, inclusive as que regem o setor em que atua, como impostos, Código de Defesa do Consumidor, Código Civil, entre outros. X Xx x

14 Fatores Tecnológicos é preciso acompanhar as novas tecnologias, pois elas podem afetar o negócio; X Xx x

15 Fatores Internos disponibilidade e alocação dos recursos humanos; idade e capacidade dos equipamentos e tecnologia disponíveis; disponibilidade de recursos financeiros; cultura e estrutura organizacional existentes versus desejadas. X Xx x

16 faça o levantamento das informações
Pesquisas faça o levantamento das informações por intermédio de pesquisas (questionários, entrevistas, observação, estudos etc.) X Xx x

17 Essa análise é a chamada análise SWOT ou FOFA :
Após a pesquisa e análise do ambiente interno e externo faça um quadro levando em conta as Forças, Oportunidade, Fraquezas e Ameaças. Essa análise é a chamada análise SWOT ou FOFA : X Xx x

18 (Pontos Fortes, de origem interna) (W) Weaknesses
(S) Strengths (Pontos Fortes, de origem interna) (W) Weaknesses (Pontos Fracos, de origem interna) (O) Opportunities (Oportunidades externas) (T) Threats (Ameaças externas) X Xx x

19 A análise SWOT pode servir para se avaliar uma empresa, um projeto, uma parte do projeto, um produto, uma equipe etc. Para montar uma Análise SWOT de Riscos (Identificação de pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades), utiliza-se de uma simples planilha dividida em quatro grande áreas. X Xx x

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21 O que você (empresa/equipe/pessoa) faz bem?
Pontos Fortes: O que você (empresa/equipe/pessoa) faz bem? Que recursos especiais você possui e pode aproveitar? O que outros (empresas/equipes/pessoas) acham que você faz bem? X Xx x

22 No que você pode melhorar? Onde você tem menos recursos que os outros?
Pontos Fracos: No que você pode melhorar? Onde você tem menos recursos que os outros? O que outros acham que são suas fraquezas? X Xx x

23 Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar ?
O que seu concorrente anda fazendo? X Xx x

24 Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
Que tendências e "modas" você pode aproveitar em seu favor? X Xx x

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27 Para encerrar….

28 Uma dona de casa, num vilarejo, ao atender as palmas em sua porta . . .
- "Oi de casa, tô entrando!" X Xx x

29 A Mulher apavorada pergunta:
Ela se depara com um homem jogando esterco de cavalo em seu tapete da sala. A Mulher apavorada pergunta: - "O senhor está maluco? O que pensa que está fazendo em meu tapete?" X Xx x

30 O vendedor, sem deixar a mulher falar, responde:
- "Boa tarde! Eu estou oferecendo ao vivo, o meu produto, e eu provo pra senhora que os nossos aspiradores são os melhores e mais eficientes do mercado, tanto que vou fazer um desafio: se eu não limpar este esterco em seu tapete em 10 minutos, eu prometo que irei comê-lo!" X Xx x

31 A mulher se retirou para a cozinha sem falar nada.
O vendedor curioso, perguntou: - "A senhora vai aonde? Não vai ver a eficiência do meu produto?“ X Xx x

32 - "Vou pegar uma colher, sal e pimenta e um guardanapo de papel.
A mulher responde: - "Vou pegar uma colher, sal e pimenta e um guardanapo de papel. Também uma cachaça para lhe abrir o apetite.... X Xx x

33 ..... pois aqui em casa não tem energia elétrica!
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34 "Conheça o seu cliente antes de oferecer qualquer coisa"
Moral da história: "Conheça o seu cliente antes de oferecer qualquer coisa" X Xx x


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