A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Ismar Dias de Matos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Ismar Dias de Matos"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Ismar Dias de Matos
Cultura Religiosa CRISTIANISMO Prof. Ismar Dias de Matos

2 Cristianismo

3 O lábaro (labarum, em latim) do Imperador Constantino Magno é um cristograma de Jesus Cristo, do qual existem diversas formas. É formado a partir das letras gregas Chi (χ) e Ró,(ρ), iniciais de Χριστός (“Cristo”, em grego).

4 O Cristianismo é uma religião monoteísta. Nasceu do Judaísmo
O Cristianismo é uma religião monoteísta. Nasceu do Judaísmo. Sua base teológica é a ressurreição de Jesus de Nazaré, que se tornou Senhor e Cristo. O Cristianismo anuncia a Vida, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Seu livro sagrado é a Bíblia: AT e NT.

5 O Cristianismo (católicos e protestantes) tem cerca de 2. 135. 800
O Cristianismo (católicos e protestantes) tem cerca de de adeptos fica em primeiro lugar na lista das maiores religiões do mundo.

6 A religião é cristã, mas os cristãos estão em diferentes Igrejas
Igreja Católica Apostólica Romana (Oriental e Latina): seguem as orientações do Papa: adeptos Igreja Ortodoxa (ano 1050): seguem as orientações dos Patriarcas: adeptos

7 IGREJAS PROTESTANTES 358.000.000 de adeptos
Igrejas Históricas Igrejas Pentecostais Igrejas Neo-Pentecostais Paraprotestantes

8 1. Protestantismo Histórico:
Igreja Luterana (M. Lutero: 1519, Alemanha) Ig. Anglicana( Henrique VIII, 1534, Inglaterra) Ig. Batista (Thomas Helwys, 1611, Inglaterra). Ig. Presbiteriana (J. Knox, 1643, Inglaterra) Igreja Metodista (John Wesley (1740, ).

9 2. Protestantismo Pentecostal:
Assembléia de Deus Congregação Cristã no Brasil Igreja do Evangelho Quadrangular O Brasil para Cristo Deus é Amor

10 3.Protestantismo Neo-pentecostal
Igreja Universal do Reino de Deus Igreja da Graça, Sara Nossa Terra Renascer em Cristo

11 4. Paraprotestantes Igreja Adventista: William Miller;
Mórmons: 1830, Joseph Smith; Testemunhas de Jeová, 1875, USA, Charles Russel.

12 Religiões no Brasil (cf. IBGE, 2000)
Igreja Católica Apostólica Romana: Igreja Batista: Igreja Luterana: Igreja Presbiteriana: Igreja Metodista: Assembléia de Deus: Congregação Cristã no Brasil: Igreja Universal do Reino de Deus: Igreja do Evangelho Quadrangular: Igreja Deus é Amor: Igreja Adventista: Testemunhas de Jeová: Mórmons:

13 Religiões no Brasil (cf. IBGE, 2000) Igreja Ortodoxa: 38.060
Sem religião: Espiritismo: Umbanda: Budismo: Candomblé: Igreja Messiânica: Judaísmo: Tradições esotéricas: Religiões orientais: (*)52.507 Islamismo: Tradições indígenas: Sem declaração/ não determinadas: (*) Bahaismo, Hare Krishna, Hinduísmo, Seicho-no-iê, Taoísmo,Xintoísmo, etc.

14 O cristianismo no mundo
Amarelo: católicos romanos Magenta: protestantes Ciano: ortodoxos

15 As Igrejas buscam o Ecumenismo
CONIC:Conselho Nacional de Igrejas Cristãs Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil - ICOSB Igreja Cristã Reformada - ICR Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB Igreja Presbiteriana Unida - IPU

16 Qual é a base da fé cristã?

17 O nascimento de Jesus é a data mais importante do Cristianismo?

18 O TÚMULO ESTÁ VAZIO!!! O SENHOR RESSUSCITOU!!!

19 “Cristo ressuscitou dos mortos” (1 Cor 15, 20)

20 Símbolos Cristãos O peixe é um símbolo cristão por causa das iniciais da expressão grega “Iesous Christos Theou Uios Soter” (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador). As iniciais formam a palavra “ictus”(IKTUS), que significa “peixe” em grego.

21 Símbolos cristãos Cinco pães e dois peixes nos lembram o milagre da multiplicação dos pães e peixes com os quais Jesus alimentou uma multidão de cinco mil pessoas. Por isso eles representam todos os milagres com os quais Jesus providenciou alimento Jesus. Eles também lembram Jesus o pão da vida. Mt. 14,17-21; Jo 6,35

22 Símbolos cristãos Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, que foram oferecidos aos seus discípulos para celebrar a vida eterna. O pão pode ser reapresentado por espigas de trigo e o vinho por cacho de uvas.

23 Os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus: é a Páscoa.

24 O maior mandamento do Cristianismo é o amor.
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” (Mt 22, 36). Amar os inimigos (Mt. 5, 44). Amar como Jesus ama (Jo 15,12) O amor será a base para o julgamento final (cf. Mt 25, 31-46).

25 Juízo Final (Michelangelo Buonarroti)

26 O Cristianismo prega um Deus Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo.

27 Uma outra tentativa de representação artística produzida no século XV, pelo Monge André Rublev, da Igreja Ortodoxa Russa, mostrava o Pai, o Filho e o Espírito Santo, como três pessoas absolutamente iguais. Dizia-se fundamentar no episódio bíblico da visita dos três anjos à casa de Abraão (Gn 18,1-4).

28 Sacramento da Eucaristia: Corpo de Cristo.

29 Com a celebração da Missa, os católicos perpetuam a Eucaristia.

30 Paixão-Morte-Ressurreição
Tríduo Pascal


Carregar ppt "Prof. Ismar Dias de Matos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google