A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lei do Progresso Sociedade e Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lei do Progresso Sociedade e Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Lei do Progresso Sociedade e Trabalho

2 LEI DO PROGRESSO INTELECTUAL E MORAL

3 SUB TOPICOS Progresso Intelectual e Progresso Moral
Maiores obstáculos ao progresso moral Influencia do Espiritismo no progresso da humanidade Necessidade do trabalho Limite do trabalho e do repouso Necessidade da vida social Vida em família e laços de parentesco

4 A lei do progresso é inexorável
O homem não pode conservar-se indefinidamente na ignorância, porque tem de atingir a finalidade que a Providência lhe assinou.

5 O QUE É PROGRESSO? É a aspiração pelo melhor, pelo bem; é a prova da existência em nós de um princípio superior, que nos encaminha para destinos mais altos, que nos lança sempre para frente, nos domínios do pensamento e da consciência. O progresso é uma Lei que se realiza independente da vontade do homem. Segundo o Espiritismo, o sentido de Progresso abrange a ideia de Perfeição e Aperfeiçoamento.

6 Há duas espécies de progresso: Porém não marcham lado a lado.
- O Progresso Intelectual - O Progresso Moral Porém não marcham lado a lado.

7 Progresso Intelectual
Entre os povos civilizados o progresso Intelectual tem recebido, no decorrer deste século, todos os incentivos. Por isso mesmo atingiu um grau de desenvolvimento tão rápido.

8 Ascendência Moral É através da ascendência moral, o caminho para ampliarmos nossa consciência quanto a a importância de nós auto desenvolver quanto espíritos eternos.

9 Allan Kardec - Obras Póstumas
785. Qual o maior obstáculo ao Progresso Moral? L.E. O orgulho e o egoísmo Se quiserdes que os Homens vivam como irmãos na Terra, não basta dar-lhes lições de moral; é preciso destruir a causa do antagonismo existente e atacar a origem do mal: o orgulho e o egoísmo.” Allan Kardec - Obras Póstumas

10 780 – Como o avanço intelectual pode gerar o progresso moral?
Ao fazer compreender o bem e o mal; o homem, então, pode usar seu livre-arbítrio com melhores escolhas.

11 Como entendermos o progresso, diante de todas as formas de violência que vivemos diariamente?
O que nós observamos é o Progresso Material tecnológico, intelectual, na maioria das vezes faltando ao homem para lidar com todo esse progresso um amadurecimento espiritual.

12 783. Segue sempre marcha progressiva e lenta o aperfeiçoamento da Humanidade?
Exemplos de abalos físicos: fenômenos naturais Exemplo de abalo moral: a vinda de Jesus ao planeta. Há o progresso regular e lento, que resulta da força das coisas. Quando, porém, um povo não progride tão depressa quanto devera, Deus o sujeita, de tempos a tempos, a um abalo físico ou moral que o transforma.” O livro dos espíritos.

13 Como se processa o Progresso?
Resultado do esforço individual O progresso nos Espíritos é o fruto do próprio trabalho; mas, como são livres, trabalham no seu adiantamento com maior ou menor atividade. Enquanto uns avançam rapidamente, entorpecem-se outros perdidos em resultados materiais sem conhecimento da sua imortalidade.

14 Meios de Aprendizado Meios de comunicação: Promovendo aprendizado e ampliando nossa capacidade de aprimoramento. O homem tem que progredir, porém isolado, não lhe é possível por não dispor de todas as faculdades. Através da convivência ele aprende com a experiência do outro, auxiliando-se mutuamente.

15 Estamos Evoluindo? Foram necessários mais de anos de história registrada, com milhares de guerras, sistemas opressivos, escravidão, genocídios, guerras santas, repressão hedionda, tortura, destruição em massa, e também infindáveis lutas pela liberdade, surgimento da Imprensa, Revolução Francesa, Revolução Industrial, e finalmente uma Guerra Mundial onde inauguramos o terror nuclear.

16 Estamos Evoluindo? Sintomas da evolução
Espalham-se pelo mundo valorosos, indivíduos e organizações de diversas crenças, visando atenuar ou eliminar os desequilíbrios expostos, incentivando o progresso humano.

17 A Contribuição do Espiritismo para o progresso da humanidade

18 De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso?
Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro.

19 Poderia a humanidade alcançar o bem-estar moral com as suas crenças atuais?
Já não é somente de desenvolver a inteligência o de que os homens necessitam, mas de elevar o sentimento e, para isso, faz-se preciso destruir tudo o que superexcite neles o egoísmo e o orgulho.

20 O Espiritismo... Ajuda o homem a se melhorar, firmando-lhe as ideias sobre certos pontos do futuro; Apressa o adiantamento dos indivíduos, porque faculta nos inteiremos do que seremos um dia; É um ponto de apoio, uma luz; Ensina o homem a suportar as provas com paciência e resignação;

21 Qual a relação entre progresso espiritual, progresso intelectual e progresso moral?
A inteligência e a moralidade são atributos do Espírito, portanto realiza progresso Espiritual sempre que progride em qualidades intelectuais ou morais; ou em ambas.

22 LEI DE SOCIEDADE E LEI DO TRABALHO

23 A palavra "TRABALHO" tem sua origem no vocábulo latino "TRIPALIU" - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu). Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripaliu. Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses. A partir daí, essa idéia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc. Tal sentido foi de uso comum na Antigüidade e, com esse significado, atravessou quase toda a Idade Média. Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim". Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do "Aurélio", lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas

24 COMO O ESPIRITISMO CONCEITUA O TRABALHO?
O trabalho é toda ocupação útil e faz parte do rol das leis morais estabelecidas pelo Criador para reger a vida de suas criaturas. É por meio dele que o homem forja o próprio progresso, desenvolve as possibilidades do meio ambiente em que se situa e amplia os recursos de preservação da vida.

25 NECESSIDADE DO TRABALHO
      674. A necessidade do trabalho é uma lei da Natureza?       — O trabalho é uma lei da Natureza, e por isso mesmo é uma necessidade. A civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque aumenta as suas necessidades e os seus prazeres. 675. Só devemos entender por trabalho as ocupações materiais?       — Não; o Espírito também trabalha, como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho. L.E.     

26 Temos diversos tipos de profissão que nos da a oportunidade de aprendermos atrás de diferentes ofícios a importância de nos auto desenvolver.

27 TRABALHO VOLUNTARIO "Através do trabalho o qual não decorre troca nem permuta de remuneração, ele se modifica , crescendo no sentido moral e espiritual. ” Através da autodoação consegue superar-se, revelando-se instrumento da Misericórdia Divina na construção da felicidade para todos.“ Joana de Ângelis

28 Necessidade do Repouso
682 - O repouso, sendo uma necessidade após o trabalho, não é também uma lei natural? – Sem dúvida. O repouso repara as forças do corpo e é também necessário para dar um pouco mais de liberdade à inteligência, para que se eleve acima da matéria. Importância do equilíbrio . 683 - Qual é o limite do trabalho? – O limite das forças; entretanto, Deus deixa o homem livre.

29 A VIDA EM SOCIEDADE FAVORECE O PROGRESSO DO HOMEM?

30 “Somente o nosso trabalho coletivo pode engrandecer ou destruir o organismo social, só o organismo social pode tornar-nos individualmente grandes ou miseráveis” Emmanuel

31

32 “A família é, pois, uma instituição divina cuja finalidade principal consiste em estreitar os laços sociais, ensejando-nos o melhor modo de aprendermos a amar-nos como irmãos.” CALLIGARIS, Rodolfo. As leis morais

33 LAÇOS DE FAMÍLIA A reencarnação os fortalece
NO ESPAÇO, OS ESPÍRITOS FORMAM GRUPOS OU FAMÍLIAS ENTRELAÇADOS PELA AFEIÇÃO, PELA SIMPATIA E PELA SEMELHANÇA DAS INCLINAÇÕES. ALLAN KARDEC - E.S.E. - CAPÍTULO IV – ITEM 18 E 19.

34 LAÇOS DE FAMÍLIA A reencarnação os fortalece
Deus permite que, nas famílias ocorram, essas reencarnações de espíritos ANTIPATICOS OU ESTRANHOS, com o duplo sentido de servir de prova e como meio de progresso. Allan Kardec cap. IV

35 BOA SEMANA


Carregar ppt "Lei do Progresso Sociedade e Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google