A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima

2 CUIDADOS NECESSÁRIOS QUE GARANTEM UMA BOA PRODUÇÃO TEXTUAL

3 Quando escrevemos podemos ser claros ou obscuros no uso da linguagem e na articulação das idéias. Algumas dificuldades teimam em permanecer conosco quando nos vemos na obrigatoriedade de escrever.

4 Baseado em algumas atividades elaboradas por alunos, encontramos uma incidência significativa e relevante de ‘pecados’ que comprometeram o entendimento das respostas, relacionados diretamente a:

5 Pontuação; Clareza; Coesão e Coerência

6 Ao escrever, o autor deve preocupar-se em ser compreendido pelo leitor
Ao escrever, o autor deve preocupar-se em ser compreendido pelo leitor. Exercite isso lendo e relendo o que escreveu. Ponha-se no lugar de outra pessoa. Ela compreenderia seu texto? Acharia-o claro? Encontraria alguma dificuldade em interpretá-lo? Esse exercício permite aperfeiçoar a capacidade de pôr no papel aquilo que temos muito bem elaborado na mente.

7 Escrever exige compreensão do que se está discorrendo, conhecimento do assunto; ter idéias, posições.

8 Antes mesmo de começar a escrever, o processo de escrita já começou
Antes mesmo de começar a escrever, o processo de escrita já começou. Existem muitas estratégias que auxiliam no processo criador: Fazer anotações soltas, independentes; Fazer uma lista de palavras-chave; Anotar tudo o que vem à mente, desordenadamente, para depois cortar e ordenar; Construir um primeiro parágrafo para desbloquear e depois ir desenvolvendo as idéias ali expostas.

9 Escrever sobre algo desconhecido aumentou a dificuldade de dar uma boa resposta?

10 Contemplar o que é pedido na questão
Contemplar o que é pedido na questão. Perguntar-se se sua resposta corresponde ao que foi proposto refletir. Sempre reler o que escreveu. Ele poderá sempre ser modificado. Cuidado com as contradições. Dizer algo e defender outra coisa; cometer equívocos.


Carregar ppt "Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google