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Faculdade Campo Real Código de Ética: conceitos e construção

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Apresentação em tema: "Faculdade Campo Real Código de Ética: conceitos e construção"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Campo Real Código de Ética: conceitos e construção
Engenharia de Produção 7º not. Código de Ética: conceitos e construção Prof. Ms. luigi chiaro

2 Código de Ética Toda empresa tem um C.E. informal muitas formal
Trabalha ações de relacionamento aproximação identificação. envolver na construção: alta liderança + funcionários Ouvir: terceirizados; clientes/usuários; fornecedores; concorrência.

3 Na construção deve levar em conta
ambiente no qual a empresa está inserida, realidade sócio-econômica do meio em que se encontra. Na confecção de um C.E. (e de Disciplina), a gestão participativa dos funcionários na sua elaboração torna-se imprescindível.

4 Participação? Necessária pelo fato de que aqueles a quem se destina possam questionar, efetivamente, os valores, metas e perspectivas da empresa, sugerindo modificações, inclusões ou discussões a respeito destes objetivos. Desperta a consciência daqueles que estão submetidos ao Código.

5 Conceitos significantes
Em busca de significado que dão sentido à empresa Filosofia Cultura Valores Visão Missão

6 Dúvida: deve ser declarada?
Filosofia ‘Conjunto de princípio e forças diretivas e de atitudes que ajudam a comunicar as metas, os planos e as regras para todos os empregados, e que são reforçados pelo comportamento, consciente ou inconsciente, em todos os níveis da organização’. Dúvida: deve ser declarada?

7 Filosofia (FGV - Escola de Administração de Empresas de SP)
Permanente compromisso com a ética e os seguintes valores: Conhecimento inter e multidisciplinar Qualidade Inovação Independência intelectual Pluralismo de idéias Administração participativa

8 Padrões de comportamento, idéias.
Cultura Padrões de comportamento, idéias. Nota-se nas preferências da empresa Importância que dedica a determinados assuntos (ex. Claro: comunicação)

9 Convicções claras e fundamentais defendidos pela empresa
Valores Convicções claras e fundamentais defendidos pela empresa ‘é o premio que se atribui à filosofia da Emp. a ponto de se deixarem escolher’. (Nakagawa) Os três (filosofia, crença/cultura e valores, muitas empresas os unem em uma única realidade) difíceis separar.

10 Valores (TBA informática SP)
Atualização no negócio da TBA Treinamento e autodesenvolvimento Parceria com ética Não - convivência com problemas Agressividade comercial Reconhecimento mútuo

11 Visão O que quer ser Percepção a ser alcançada em um horizonte de tempo. Futuro desejável (conceito para realidade futura nova) Visa um comportamento competitivo e um planejamento de recursos Entra a competição?

12 Visão (TBA) Ser modelo de empresa fornecedora de soluções em informática.

13 Missão/ engloba 4 valores
Finalidade (razão de existir da empresa) Estratégia (posição competitiva e competência distinta) Valores (aquilo que empresa acredita) Padrões e comportamentos (que suportem a competência distinta e os valores) Meio para alcançar a visão

14 Razão de existir da empresa. Onde se quer chegar com a empresa
Missão/ Razão de existir da empresa. Onde se quer chegar com a empresa Missão: bússola da empresa É o desafio de como chegar a imagem/horizonte que a empresa planeja (não sonha) alcançar=visão)

15 Como construir a missão?
Cliente (premissa básica) Valor fundamental Meio que permite provocar o surgimento do valor. Portanto é: Processo de satisfazer o cliente não processo de fabricar produtos.

16 Missão Atendimento personalizado com o compromisso da satisfação do cliente interno e externo

17 Valores, filosofia, cultura
esquema Valores, filosofia, cultura Visão (pergunta) Missão (responde) Objetivos Estratégias

18 Fundação Getulio Vargas
Modelo Fundação Getulio Vargas Escola de Administração de Empresas de S.P.

19 Filosofia Permanente compromisso com a ética e os seguintes valores:
Conhecimento inter e multidisciplinar Qualidade Inovação Independência intelectual Pluralismo de idéias Administração participativa

20 Missão Avançar nas fronteiras do conhecimento nas areas das ciências sociais e afins, produzindo e transmitindo ideias, dados e informações, além de conservá-las e sistematizá-las, de modo a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, para a melhoria dos padrões éticos nacionais, para uma governança responsável e compartilhada e para a inserção do país no cenário internacional.

21 Visão A FGV objetivará:
Autonomia e integração das diferentes unidades; Estratégias ativas, como novas clientelas, produtos e serviços, estabilidade financeira e atualização tecnológica; Atuação in rede nacional e inserção internacional; Pessoal motivado, qualificado e adequadamente remunerado.

22 Para pensar... O que faz confuso a distinção de campo entre os diferentes itens? A missão deve sempre estar compatível com cultura, valores, visão projetando um fértil horizonte para objetivos, metas e estratégias. Não pode incluir metas financeiras e estratégicas (aparecerão em planejamentos inferiores)

23 Condutas consideradas anti-éticas/
Empresa diz não ter preconceito, mas não se vê um só negro trabalhando lá dentro. Suborno indireto: os compradores negociam corretamente, mas aceitam vantagens políticas e às vezes até sexuais de seus fornecedores. O comprador se envolve com o fornecedor e acaba favorecendo-o mesmo sem a intenção de fazê-lo. Comprador para fornecedor: ou você aceita o preço ou seu concorrente aceita. Este procedimento acaba liquidando os pequenos. A empresa ter informantes no governo.

24 Condutas consideradas anti-éticas
Contratação de pessoal do concorrente para obter informações. Subfaturar produto: o concorrente A pesquisa o mercado e estima que o valor justo para um determinado produto é de R$ 100,00, computando entre outros itens o seu custo, mão-de-obra e suas vantagens. No entanto, o concorrente B fatura o mesmo produto por R$ 50,00 e paga o restante por fora. 2 concorrentes combinam abaixar o preço de um produto para liquidar um 3. Violar o meio ambiente. Publicidade enganosa, abusiva ou escandalosa, Vender sonho ao invés de produto: propaganda de um sabão que vende o sonho de uma viagem para a Europa, por exemplo, e não o produto. (RAMALHO)

25 Temas para serem tratados nos C.E/
Dar e receber presentes - Conflitos de interesses - informações confidenciais - Privacidade dos funcionários - Segurança dos funcionários - Dano ambiental -Qualidade e segurança do produto

26 Temas para serem tratados nos C.E/
- Critérios de autenticidade na relação com acionistas, gerentes, funcionários, fornecedores e credores. - Transparência e clareza nas conta e nos custos. - Discriminação com base em gênero, raça, religião, saúde, ... Abuso sexual e moral.

27 Temas para serem tratados nos C.E/
- Subornos, fraudes y propinas - Relações e negócios internacionais - Uso de serviços de profissionais externos - Descentralização, participação e coordenação - Direitos e deveres de donos e funcionários Condições de trabalho e contratos - Empregos de parentes

28 Temas para serem tratados nos C.E
- Remuneração e gratificações - Uso y abuso dos recursos da empresa - Relações com a concorrência - Relações com a comunidade - Patentes, propriedades intelectuais... - Espionagem e sabotagem - Capacitação ética dos funcionários". (Villaseñor)

29 atividade No C.E. de sua empresa, quais dos itens apresentados encontram-se declarados? São de conhecimento de todos os funcionários? Como os funcionários conhecem o C.E.?


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