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CONDUÇÃO SEGURA EM CURVAS

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Apresentação em tema: "CONDUÇÃO SEGURA EM CURVAS"— Transcrição da apresentação:

1 CONDUÇÃO SEGURA EM CURVAS
COMPÊNDIO Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

2 NOSSAS ESTRADAS E RODOVIAS APRESENTAM CURVAS DOS MAIS VARIADOS TIPOS E CONSTRUÇÃO
Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

3 ONDE PODEM OCORRER... Colisões frontais
Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

4 Saídas de pista e capotagens
... OU Saídas de pista e capotagens Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

5 COM FREQÜÊNCIA A PERDA DE CONTROLE EM CURVAS ESTÁ ASSOCIADA A:
excesso de velocidade inexperiência Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

6 A CHAVE PARA A SEGURANÇA EM CURVA É
ANTECIPAÇÃO Não se deixe ser surpreendido Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

7 A SINALIZAÇÃO TAMBÉM DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL NA SEGURANÇA
Respeite-a Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

8 Como um condutor pode antecipar e se proteger dos riscos presentes nas curvas?
b c Reduzindo antecipadamente sua velocidade antes de ingressar na curva. Retardando a frenagem até estar dentro da curva. Aproximando-se o máximo possível da linha divisória central da pista. Clique à direita da opção(s) correta(s) Teste N° 1 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

9 ANTECIPAR SIGNIFICA CONTROLAR A VELOCIDADE NO TRECHO QUE PRECEDE A CURVA.
Às vezes precisamos apenas soltar o acelerador. Porém se for necessário frear, faça isso com sensibilidade antes de ingressar na curva e não acione a embreagem, pois estará perdendo tração. Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

10 A FORÇA CENTRÍFUGA EXERCE INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA NAS CURVAS
OBSERVE O DIAGRAMA. Este é o efeito da força centrífuga. O MESMO ACONTECERÁ SE A VELOCIDADE DO VEÍCULO SUPERAR O VALOR MÁXIMO PERMITIDO PARA AS CONDIÇÕES PRESENTES. Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

11 O que ocorre com o efeito exercido pela força centrífuga ao entrarmos numa curva acelerando?
b c Diminui, pois a força centrífuga é inversamente proporcional à velocidade. Aumenta de forma exponencial. Nada, pois esta força é constante. Clique à direita da opção(s) correta(s) Teste N° 2 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

12 VELOCIDADE DE INGRESSO NA CURVA
A POSSIBILIDADE DE MANTER O CONTROLE DO VEÍCULO EM CURVAS DEPENDE BASICAMENTE DE TRÊS (3) FATORES: 1 VELOCIDADE DE INGRESSO NA CURVA 2 INCLINAÇÃO DA CURVA 3 ADERÊNCIA COM O PAVIMENTO Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

13 VELOCIDADE DE INGRESSO NA CURVA
A FORÇA QUE NOS EMPURRA PARA FORA DA CURVA AUMENTA COM A VELOCIDADE. SE NOSSA VELOCIDADE DUPLICA, A FORÇA CENTRÍFUGA QUADRUPLICA. SE NOSSA VELOCIDADE TRIPLICA, A FORÇA CENTRÍFUGA SE MULTIPLICA POR NOVE. Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

14 PORÉM NÃO CONFIE CEGAMENTE.
INCLINAÇÃO DA CURVA O ângulo de inclinação da curva tem por objetivo colaborar com a aderência, fazendo com que a força da gravidade atue a nosso favor. PORÉM NÃO CONFIE CEGAMENTE. A força centrífuga não pode ser eliminada da curva. Portanto, a velocidade segue sendo o fator determinante para se manter na via. Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

15 A ADERÊNCIA COM O PAVIMENTO.
A aderência depende do coeficiente de atrito existente entre os pneus e o piso, e diminui quando… …os pneus estão desgastados e/ou incorretamente calibrados… ou quando o pavimento está molhado, úmido ou possui partículas soltas. Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

16 Quais dos seguintes elementos afetam a possibilidade de controle do veículo em curvas?
Velocidade, potência do motor, altura do aro e largura da banda de rodagem. Somente a condição dos pneus influencia este controle. Velocidade, inclinação da curva e aderência com o pavimento Clique à direita da opção(s) correta(s) Teste N° 3 Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

17 NÃO SUBESTIME AQUILO QUE VOCÊ NÃO É CAPAZ DE CONTROLAR…
AS LEIS DA FÍSICA SEMPRE ATUAM NÃO SUBESTIME AQUILO QUE VOCÊ NÃO É CAPAZ DE CONTROLAR… SUA VIDA E A DE OUTROS PODE ESTAR EM JOGO. Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL

18 CONDUÇÃO SEGURA EM CURVAS
COMPÊNDIO Elaborado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNACIONAL Edificio Torre de los Caudillos Bvar. Artigas 1443/ 709 Montevideo. Telefax (598-2 ) URUGUAY Edificio Crystal Center Rua Euclides Miragaia 433 Sala 203 São José dos Campos / São Paulo Tel/fax (55-12) BRASIL Este material foi preparado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPA INTERNATIONAL


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