A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um Sinal de Alerta para Pais e Filhos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um Sinal de Alerta para Pais e Filhos."— Transcrição da apresentação:

1 Um Sinal de Alerta para Pais e Filhos.
Componentes do grupo: Elisiani Turchetti Letícia Casonatto Márcia Fuhrmann Renata Silva Teixeira

2 Introdução Como todos já sabem, a adolescência é uma fase muito difícil na vida do ser humano.É a fase das transformações, onde os jovens se acham os donos do mundo. É nessa fase em que há mais casos de drogas. O jovem precisa de atenção , quando é recusado seu cérebro contesta, ai só Deus sabe o que pode acontecer. Começa pelo uso de drogas, depois furtos para sustentar vícios, quando a família vai perceber o jovem já está perdido na vida do crime. Mas não é por isso que vamos deixar nossos jovens fazerem o que quiserem, nesse caso cabe ao pais educarem seus filhos. Neste trabalho mostraremos algumas dicas para evitar que os jovens caiam no mundo das drogas. O que fazer antes, durante e depois para ajudá-los.

3 Afinal, o que é droga? Droga, na definição farmacológica, é qualquer substância capaz de produzir uma modificação no funcionamento do organismo. Mas, em todo o mundo, a palavra DROGA tem sido utilizada para designar um grupo de substâncias que atuam preferencialmente no cérebro, alterando o seu funcionamento. Estas substâncias têm potencial para causar dependência .

4 Quais as diferenças entre as Drogas?
Uma entrada muitas vezes sem saída. As drogas podem ser diferenciadas quanto ao seu caráter lícito ou ilícito. Drogas lícitas: álcool, cigarros de tabaco, medicamento, inalantes. Drogas ilícitas: maconha, crack derivados com a heroína.

5 Depressoras: álcool, tranquilizantes, inalantes e derivados
Depressoras: álcool, tranquilizantes, inalantes e derivados.Causam uma “lentificação” no funcionamento do cérebro. Estimulantes: cocaína, crack, anfetaminas. Causam uma espécie de aceleração do funcionamento do corpo. Perturbadoras: maconha, alucinógenos, medicamento em excesso.Provocam um desordenamento no funcionamento do cérebro.

6 Quais são as drogas mais disponíveis? Quais as de mais fácil acesso?
Quais as mais baratas?

7 Infelizmente , nos dias de hoje, a grande maioria das drogas é de fácil acesso a disponibilidade. Mas, sem sombra de dúvida, o álcool e o tabaco são as mais fáceis de serem obtidas pelas nossas crianças, adolescentes e jovens. São também as mais utilizadas por eles, justamente por serem de fácil acesso e disponibilidade.Mas, embora estas drogas- o álcool e o tabaco- sejam lícitas, o seu uso por menores de 18 anos é ilícito.

8 O Estatuto da Criança e do adolescente , em seu artigo 81, diz:
“É proibida a venda à criança ou ao adolescente de : armas, munições e explosivos; bebidas alcoólicas, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica ainda que por utilização indevida” .

9 E mais, o artigo 243 diz que :“vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, à criança ou o adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida: pena -detenção de seis meses a dois anos e multa, se o fato não constitui crime mais grave”.

10 Estudos científicos já evidenciaram que, nos dias de hoje, quanto mais cedo uma criança ou um adolescente inicia o uso de substâncias lícitas, maior é a probabilidade de ele vir a usar drogas ilícitas mais tarde.É muito importante que se saiba que, de uma maneira geral, as drogas mais utilizadas pelos adolescentes e jovens são, em sua maioria , muio baratas. Este dado adquire relevância na medida em que serve para alertar aos pais quanto à quantidade de dinheiro que costumam dar aos seus filhos para que “se divirtam” ou como mesada.

11 você sabe como e com que o seu filho gasta o dinheiro que você lhe dá?
Por falar nisso, você sabe como e com que o seu filho gasta o dinheiro que você lhe dá?

12 Quais os motivos que podem levar um adolescente ou jovem a experimentar drogas?

13 Seria muito fácil para todos nós, se houvesse uma ou várias razões que explicassem integralmente por que alguém faz a escolha de usar substâncias que entorpecem-drogas. O comportamento do uso de drogas e o desenvolvimento da doença da dependência química estão enquadrados em um grupo de ocorrências do qual sabemos terem origem multifatorial.Sabemos que alguns aspectos do comportamento e da vida das crianças e adolescentes podem estar associados com o uso de drogas ou com o aparecimento da dependência química.

14 São eles: Curiosidade. Pressão do grupo de amigos.
Necessidade de se identificar com o grupo e de estar inserido nele. Dificuldade para lidar com os problemas próprios da idade. Busca de coragem . Sentimento de invulnerabilidade

15 Comportamento de risco.
Dificuldade e vergonha em dizer não. Desinformação. Prazer causado pela droga. Esses aspectos compõem o que se conhece atualmente com o conceito de fatores de risco. Em contraposição, sabe-se que também existem os fatores de proteção associados ao uso de drogas.

16 O que são fatores de risco e fatores de proteção?

17 Fator de risco é uma condição que, quando presente, aumenta a probabilidade de um evento adverso ocorrer. Existem situações na vida de uma criança e de um adolescente que aumentar a probabilidade de que, num determinado momento de sua vida, ele faça a opção por experimentar e usar drogas sistematicamente.

18 Fator de proteção é uma condição que, quando presente, diminui a probabilidade de um evento adverso ocorrer.

19 Quais são os fatores de risco e os fatores de proteção associados com o uso de drogas?
Podemos agrupar os fatores de risco e os fatores de produção mencionados na literatura científica internacional em quatro grandes grupos. São eles:

20 Na família Fatores de proteção Fatores de risco Cuidados pré-natais.
Presença de vínculos afetivos. Estímulo e valorização à educação. Adequado manejo do estresse. Estilo de crítica afetivo, em vez de autoritário ou permissivo. Verbalização de forma clara do que se espera dos filhos. Fatores de risco Problemas no manejo familiar. Regras disciplinares inconstantes. Falta de cuidados, atenção e orientação. Falta de limites aos filhos. Relevamento dos uso de álcool, tabaco e outras drogas pelos pais. Baixa expectativa de êxito e sucesso por partes dos filhos.

21 Na escola Fatores de risco Fatores de proteção
Clima negativo na escola. Política escolar não definida ou não exercida. Permissividade quanto ao uso de tabaco nas dependências da escola. Freqüentes mudanças de escolas. “Matação” de aulas. Rotulado e/ou identificação de alunos como de alto risco. Fatores de proteção Expressão do quanto acredita e se espera do aluno. Estímulo aos princípio do desenvolvimento social, altruísmo, cooperação, solidariedade. Oportunidade para exercitar liderança e decisão. Envolvimento dos pais nas atividades escolares.

22 Comunidade Fatores de risco Fatores de proteção
Má condição social e econômica. Comunidade pouca organizada com baixo nível de relacionamento da vizinhança. Pouca oportunidades de empregos para jovens. Fácil acesso por parte dos jovens à propaganda ostensiva de álcool e tabaco. Fatores de proteção Normas sociais e policiamento público para inibir o uso de drogas entre jovens. Acesso à necessidades básicas, Apoio e suporte ao trabalho e laços sociais. Envolvimento dos jovens em serviços comunitários.

23 Entre os colegas e amigos.
Fatores de risco Comportamento anti-social precoce. Alienação, timidez, rebeldia e agressividade na infância. Atitudes favoráveis quanto ao uso de drogas. Vínculo de afeto e de confiança mais forte como grupo do que com os pais. Amigos que usem cigarros, álcool e outras drogas. Fatores de proteção Envolvimento em atividades antidrogas. Respeito à autoridade. Vínculos com grupos convencionais. Valorização do talento individual que cada um traz para o grupo.

24 Como diminuir os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção associados ao uso de drogas?
Como ajudar os nossos filhos a viverem mais felizes sem dependerem de drogas?

25 O futuro de nossos filhos agradecerá.
Existe muitas coisas que cada um de nós, enquanto cidadão, pode fazer para ajudar na diminuição do uso de drogas entre as crianças e adolescentes. Muito mais quando estamos exercendo nossa tarefa de pai, mãe ou familiar. É importante que não tenhamos vergonha de falar, de perguntar, de pedir ajuda aos amigos, à escola, aos profissionais de saúde, aos vizinhos.Porém é essencial que tenhamos a humildade e a coragem de estarmos sempre abertos para aprendermos cada vez mais. O futuro de nossos filhos agradecerá.

26 Qual a diferença entre uso, abuso e dependência de drogas?

27 As diferentes drogas apresentam diferentes potenciais para causar dependência. Existem drogas como o álcool, o tabaco e a maconha que levam um tempo maior para causar os prejuízos. Já é diferente com a cocaína, o crack e a heroína ,que causam dependência em um tempo muito mais curto. Existe um caminho entre o uso e a dependência. Muitos experimentam: deste, parte tornam-se abusadores e parte, dependentes. Experimentação significa a primeira vez do uso. Se houver uso da mesma substância outras vezes, não é mais experimentação. Ter experimentado uma substância não significa estar dependente ou que a dependência obrigatoriamente se instalará. As pessoas que USAM a substância o fazem de maneira esporádica e eventual. A substância não tem um significado maior em suas vidas. São consideradas ABUSADORAS as pessoas que usam a substância de forma sistemática e que já começam a ter prejuízos no seu dia a dia . São DEPENDENTES as pessoas que já não conseguem ficar sem drogas.

28 Qual deve ser o procedimento dos pais ao saber que seu filho ou sua filha freqüenta ou tem um grupo de amigos usuários de drogas? Todos sabemos que uma das características da adolescência é a importância que é dada ao grupo e “aos amigos” nesse período da vida . Este fato é norma e esperado. Veja o gráfico da influência que os pais e amigos exercem em uma pessoa através do tempo.

29

30 O gráfico evidencia o poder que o grupo e os amigos exercem sobre os nossos pré- adolescentes. Isto quer dizer que a prevenção deve começar no momento do nascimento de uma criança. Sabemos que, quando queremos que um ser aprenda alguma coisa, devemos ensiná-lo o quanto mais cedo possível, para que, ao chegar à adolescência, tenha valores e princípios desenvolvidos, bem como a capacidade crítica, para não se deixar levar facilmente pelo grupo, que, naquele momento, tem mais influência que os pais. Por isso não é recomendável que os pais permitam que seus filhos andem com usuários de drogas, mesmo que os filhos jurem e garantam que eles estão fora disto. O ser humano se agrupa por afinidade.Portanto...

31 Sinais e sintomas relacionados ao uso de drogas:
Mudança brusca ou gradual do comportamento . Falta de motivação para as atividades do dia-a-dia que antes eram executadas sem dificuldades. Queda do rendimento escolar. Alteração do humor com períodos de intensa irritabilidade. Falta de apetite ou muita fome dependendo da droga.

32 Atitudes furtivas, evitação do relacionamento familiar.
Mudança de “amigos”. Relacionamento e comportamento inaceitáveis socialmente tais como: agrupamento em “gangs”, delitos, roubos, uso e tráfico de drogas. Tentativa de passar uma imagem de muito “bonzinho ou certinho”; tendo como objetivo que os pais não percebam o uso de drogas.

33 Meu filho está usando drogas.
O que devo fazer?

34 Importante: Não se desespere , não grite, não bata, não chore, não dramatize, não faça escândalo, nem diga que “preferia vê-lo morto a estar passando por isso”. Seu filho não está usando drogas para atingir você ou para “trair a sua confiança”- embora seja este seu sentimento. Também não adianta nada “entrar numa” de pais incompetentes, perguntando “onde foi que eu errei?” Não faça de conta que não viu nada, dizendo ou pensando que isto é só uma fase da adolescência que vai passar.Sem a ajuda , será muito mais difícil.

35 Acalme-se, tenha uma atitude segura, firme e objetiva
Acalme-se, tenha uma atitude segura, firme e objetiva. Não perca tempo perguntando ao seu filho se ele está usando drogas - a grande maioria nega e você ficará sem argumentos. Colecione fatos e evidências sobre o uso e adote a postura chamada confronto afetivo. Em outras palavras, diga, com todas as LETRAS DE FORMA CLARA,SERENA, FIRME E OBJETIVA, que você sabe que ele está com problemas, que está usando drogas e que você vai ajudá-lo, queira ele ou não. É fundamental dizer também com todas as letras que você está fazendo isso porque está preocupado com ele e porque o AMA.

36 Quando conversar com os filhos sobre drogas?
Nós os pais, devemos aguardar o questionamento dos filhos sobre drogas, ou devemos conversar sobre o assunto quando consideramos oportuno? Quando conversar com os filhos sobre drogas?

37 O diálogo entre pais e filhos e a efetiva comunicação familiar não acontecem de uma hora para a outra. Este é um processo que se desenvolve ao longo da vida familiar e que tem como base o respeito à individualidade de cada um, bem como o direito de todos. Pais que não têm o hábito de dialogar com seus filhos dificilmente serão bem sucedidos quando precisarem abordar qualquer assunto com eles.De uma maneira geral, pode-se dizer que todos os nossos filhos serão, de uma forma ou outra, expostos às drogas. Isso significa que, independente da nossa vontade, eles terão oportunidade de usá-las, se assim o decidirem. Cabe a nós prepará-los de forma adequada, para que tenham condições e instrumentos internos e decidir “não quero”, quando isto lhes acontecer.Como fazer isto?

38 Ninguém conhece melhor o seu filho do que seus pais - SE ESTIVEREM ATENTOS, é lógico. Isto lhes permitirá avaliar o grau de necessidade de informações do seu filho. Não se deve falar demais, nem menos. Mas ainda: não se pode passar uma informação que não seja verdadeira ou que seja errada. Não existe tarefa educativa onde não existe credibilidade.

39 Devemos lembrar que a comunicação efetiva e adequada da família é, antes de tudo, uma decisão que envolve respeito, afeto, paciência, tolerância, determinação, firmeza e tempo. Exige disponibilidade e amor para aprender sempre mais uma coisa a respeito do outro.

40 Importante!!!

41 O que as crianças e adolescentes necessitam dos adultos:
Estabelecimento de limites. Disciplina justa e consistente. Modelos positivos. Amor. Um poder superior. Você.

42 Vencemos um desafio, meu filho já não usa mais drogas. O que fazer?
Os pais cujos filhos já estão sóbrios, alertamos: abster-se de drogas por seis, oito meses, não é tão difícil... O maior desafio é não usar mais e ser feliz longe das drogas. No momento de recuperação, o jovem precisa da ajuda, da força, do apoio do grupo familiar. E o pais agora têm uma grande missão.

43 Recaídas podem fazer parte de mais ou menos 6 anos, o recuperando continua a ter momentos terríveis de compulsão para usar produtos que alertam sua consciência e percepção.Temos de ajudá-lo a evitar o 1ºgole ou a 1ª dose, levando-o a substituir o vazio da droga por algo que lhe traga a gratificação e bem- estar. É preciso saber esperar a hora certa para o jovem assumir compromissos. Ele deverá estar preparado. Também nem sempre funcionam as mudanças geográficas: sair de um lugar para outro não o torna livre ou capaz. Ele não pode fugir de si mesmo.

44 Conclusão: Concluímos que a adolescência é uma fase difícil, mas que todos precisam passar e a família tem um papel muito importante junto com o adolescente, entretanto não devem sentir-se culpados quando seu filho procura o caminho das drogas.Devem sim mostrar-lhe a verdade... A importância de verdadeiros valores.... A importância da VIDA.

45 Se o jovem foi longe demais
Se o jovem foi longe demais... Mesmo que pare com tudo, não voltará a ser como antes... Será melhor ou pior, ou nem melhor nem pior, mas diferente. Muitas coisas são irreversíveis... E um jovem que se drogou nunca mais será livre ou inocente como antes. Mas ele está vivo! E vale a pena lutar. Lutar com ele e por ele... Ele vai precisar de...

46 VOCÊ

47 Bibliografia: MENEZES, Mara Silvia - Amor Exigente. Edições Loyola.
COTRIM, Beatriz- Drogas, mitos e verdades. De olho na ciência. Editora Ática. REVISTA VEJA, edição 1659, ano 33, nº30 , 26 de julho de 2000. Algumas informações obtidas em sites brasileiros.

48 Fim!!! “Se não houver frutos, Valeu a beleza das flores...
Se não houver flores, Valeu a sombra das folhas... Se não houver folhas, Valeu a intenção da semente.”(Heinfil)


Carregar ppt "Um Sinal de Alerta para Pais e Filhos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google