A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema NOSA Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema NOSA Saúde, Segurança e Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema NOSA Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Sistema de Saúde, Segurança e Meio Ambiente Sistema NOSA Saúde, Segurança e Meio Ambiente

2 MEIO AMBIENTE Conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos.

3 Vamos ver a seguir, como o processo de Fabricação de Cimentos e Agregados pode impactar ao Meio Ambiente, e como tentamos reduzir ou eliminar esses impactos em nossa unidade.

4 DESENVOLVIMENTO DO PROBLEMA AMBIENTAL.

5 CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
ANO BILHÕES AUMENTO DE NECESSIDADES PRIMÁRIAS. CONSUMO POTENCIAL DE ENERGIA/MATÉRIA-PRIMA.

6 INDUSTRIALIZAÇÃO ANTES Pequenas comunidades Hábitos simples Poucos resíduos Características orgânicas Compatíveis com o meio Ambiente. DEPOIS Características quantitativas e qualitativas diferentes Difícil assimilação dos resíduos pelo meio Ambiente. “O lixo então passa a ser uma das primeiras causas da poluição Ambiental”

7 POLUIÇÃO DO AR EFEITO ESTUFA:
1 - Fábricas lançam gases (CO2) na atmosfera. 2 - A radiação atravessa as nuvens, aquecendo a superfície. 3 - O calor irradiado é interceptado pela barreira de principalmente CO2. 4 - A elevação da temperatura acarreta : Derretimento das calotas polares , aumentando o nível dos oceanos.

8 POLUIÇÃO DO AR REDUÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
Compostos a base de flúor carbono (CFC-CLOROFLUORCARBONO), que deterioram a camada de Ozônio, que funciona como filtro de raios ultravioleta, necessário ao equilíbrio ambiental. (Câncer, destruição da vegetação etc...)

9 ÁGUA 97 % ÁGUA DO MAR 2 % GELEIRAS 1 % ÁGUA DOCE

10 NO BRASIL DESPERDÍCIO DE 50 %
SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO ( ESCASSEZ NO ANO 2000 ) 80 % - REGIÃO AMAZÔNICA 20 % - DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL PARA 95 % DA POPULAÇÃO

11 FLORESTAS EXPLORAÇÃO DESCONTROLADA VITAIS PARA O ECOSSISTEMA
DESERTO INFÉRTIL E IRREVERSÍVEL

12 RESÍDUOS LIXÕES RESPONSABILIDADE MUNICIPAL RESPONSABILIDA
DAS INDÚSTRIAS (SGA)

13 O que é lixo ? É todo resíduo sólido resultante da atividade humana ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas ou rurais. ?

14 LIXO DAS CIDADES Origem do lixo : Domiciliar, Público e especial (matadouros, hospitais, unidades de saúde , cemitérios) Quantidade de lixo gerada por pessoa : ,3 a 1,0 kg/habitante/dia Composição básica : Restos de alimentos, ciscos, panos, metais, vidros , madeiras, folhas, plásticos, papeis, entulhos, pequenos animais, excrementos.

15 Olhando para o universo, vemos que o nosso planeta é uma pequena bola flutuante, cuja superfície tem apenas 1/3 de terra firme. As águas predominam. A terra já existe a cerca de 5 bilhões de anos, mas o homem moderno só apareceu por aqui a 25 mil anos.

16 Apesar de muito novo no planeta, o homem sempre acreditou que pudesse utilizar todos os recursos disponíveis da maneira que bem entendesse, pensando apenas na sua segurança e conforto. Com esse pensamento, foi devastando florestas, destruindo espécies, removendo os minerais, desperdiçando e poluindo o ar, o solo e as águas.

17 Hoje, no entanto o homem está percebendo que todos os bens materiais que recebeu de graça têm um fim, e que sua “casa” no universo está num estado tão lastimável que se continuar agredida assim, não terá jeito nem para reforma.

18 AMEAÇA DO LIXO Uma das maiores ameaças à vida na Terra é o lixo.
O Brasil produz hoje a média de 1 Kg de lixo diário por habitante. Nos Estados Unidos a quantidade é quase 3 vezes maior.

19 AMEAÇA DO LIXO São montanhas de plásticos, pneus, metais, papéis, produtos orgânicos. Onde colocar tudo isso? Alguns países não sabem mais o que fazer. Os Estados Unidos terão de fechar 5 mil dos seus aterros sanitários nos próximos 10 anos e a Inglaterra não mais terá áreas para tal finalidade.

20 AMEAÇA DO LIXO A incineração pode resolver alguns casos, mas apresenta restrições, pelos riscos e gases que gera. Além da quantidade, o problema mais grave está no lixo tóxico, que contamina o solo e as águas do subsolo, para onde se infiltra. Existem hoje no mundo 35 mil substâncias químicas consideradas danosas à saúde do homem. Grande parte dessa produção vai para o lixo.

21 Lixo urbano e Meio Ambiente
Agentes causadores de danos á saúde pública e ao meio ambiente. Biológicos : Micro e macro vetores/ transmissão de doenças Físicos : Lançamento de detritos em rios e valas assoreamento e problemas de drenagem Químicos : Produção de chorume pela decomposição do lixo, contaminando os lençóis d'água.

22 CONSCIÊNCIA O que fazer com o lixo produzido no planeta, é um dos desafios dos dias de hoje. Este desafio fica ainda maior diante do volume (só no Brasil, cada pessoa produz cerca de um quilo de lixo por dia), das dificuldades de uma deposição adequada e dos problemas que ele pode causar ao meio ambiente (poluição do solo, da água e do ar, além de favorecer a propagação de doenças).

23 COLETA SELETIVA É RECOLHER O LIXO SEPARADAMENTE, CONFORME A NATUREZA DO MATERIAL, PARA POSTERIOR RECICLAGEM. LIXO

24 UMA ROTINA A SER HABITUADA.
COLETA SELETIVA MAIS QUE UM PROGRAMA, UMA ROTINA A SER HABITUADA.

25 ASPECTOS & BENEFÍCIOS ECONOMIA ROTINA DICIPLINA HIGIENE EDUCAÇÃO
ORGANIZAÇÃO ASPECTOS & BENEFÍCIOS ECONOMIA ROTINA DICIPLINA HIGIENE EDUCAÇÃO

26 ORGANIZAÇÃO Identificar tipo de material;
Depositá-los em seus respectivos coletores.

27 HIGIENE Tratar o material como se você mesmo fosse reutilizá-lo.

28 EDUCAÇÃO Saiba educar sua mente, lugar de lixo é na lixeira, ou melhor no coletor de lixo.

29 DISCIPLINA Tenha um padrão de vida nota 10.
Não só no trabalho, mas também em sua casa, ou em qualquer lugar.

30 ROTINA A Coleta Seletiva deve ser tratada como uma rotina, relacionada a vida, pois não é um programa que tem começo, meio e fim, e sim uma relação “homem x trabalho”.

31 ECONOMIA A intenção da Coleta Seletiva não é somente manter o ambiente limpo e organizado, mas também concientizar o funcionário a “ELIMINAR OS DESPERDÍCIOS”.

32 SEPARAÇÃO DOS MATERIAIS,
FLUXOGRAMA COLETORES DE LIXO TRANSPORTE PARA CENTRAL DE RECICLAGEM PRENSAGEM DE PLÁSTICOS E PAPÉIS SEPARAÇÃO DOS MATERIAIS, FORMAÇÃO DE LOTES VENDA DOS MATERIAIS RECICLADOS LUCRO

33 3 R DA RECICLAGEM REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR

34 ECONOMIZAR, PRESERVAR, RECICLAR
Essas três regras básicas são consideradas como a melhor saída para a conservação do nosso Planeta. E o mais importante é que podem ser adotado por qualquer pessoa no seu dia-a-dia. Trata-se de uma ação espontânea de cidadania, que vem ganhando muita força em todo o mundo.

35 ECONOMIZAR, PRESERVAR, RECICLAR
A reciclagem é o reaproveitamento de materiais descartados para fazer novos produtos. A lição vem da própria natureza. Os animais mortos e as folhas que caem das árvores se incorporam à terra, em forma de nutrientes que vão alimentar outras vidas; a água que evapora das florestas para a atmosfera retorna pelas chuvas.

36 ECONOMIZAR, PRESERVAR, RECICLAR
Com esta lição o homem compreendeu que quase tudo que joga no lixo pode ser reaproveitado. Além de reduzir a quantidade de lixo, a reciclagem economiza matéria-prima e energia que seriam utilizadas na fabricação de novos produtos. A Europa recicla mais de 30% de seu lixo e o Japão alcança o índice de 50%.

37 Você sabia que... Um quilo de vidro usado transforma-se em um quilo de vidro novo? Cada 50 quilos de papel reciclado poupa o corte de uma árvore adulta? Uma tonelada de alumínio reciclado se transforma em uma tonelada de alumínio novo, e economiza a extração de cinco toneladas de minério bauxita? Plásticos reciclados servem para fazer brinquedos, mangueiras, sacos plásticos e sacolas.

38 SAIBA QUANTO TEMPO CADA MATERIAL LEVA PARA SE DECOMPOR NO MEIO AMBIENTE
MATERIAL TEMPO VIDRO 04 MIL ANOS PLÁSTICO ANOS PAPEL 06 MESES LATAS 10 ANOS CHICLETES 5 ANOS CIGARROS 01 a 02 ANOS.

39 NOSSA CONTRIBUIÇÃO O Brasil, é o Pais que mais recicla Latas de Alumínio no mundo. Cerca de 99,9% de todas as latinhas de alumínio utilizadas no Brasil são recicladas.

40 LIMPO JOGUE O R G Â N I C P A E L V I D R O P L Á S T I C O M E T A L
Não Recicláveis

41 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
“ ENVOLVE O ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES ATUAIS, SEM COMPROMETER A HABILIDADE DAS GERAÇÕES FUTURAS EM ATENDER ÀS SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES. “

42 CONTRIBUIÇÃO DA SOCIEDADE
PREVENIR E DIMINUIR POLUIÇÃO CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL MELHORIA CONTÍNUA

43 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL 1934 - Código Florestal e das Águas
Código da Pesca Código de Caça Lei de Proteção à Fauna Lei da Política Nacional do Meio Ambiente Constituição ( 17 referências) Lei de crimes Ambientais - Lei de fevereiro 98 Resolução CONAMA /04/2001 (coleta seletiva de resíduos)

44 Poluição do Ar-Solo e Água
1. Poluição é qualquer substância que emitida no meio ambiente cause odor, sujeiras, contaminações ou destruição dos recursos naturais.

45 O que causa a poluição ambiental?
São as emissões geradas pôr processos industriais, além dos limites de uma empresa.

46 Responsabilidades das empresas.
MORAL = ou seja tratar os produtos de tal forma que não cause poluição ou danos para a natureza. LEGAL = respeitar as leis estabelecidas pelos órgãos governamentais.

47 Quais são as fontes mais comuns de poluição?
AR = Fumaças e Poeiras Fumaças = veículos e das chaminés Poeiras = cimento. ÁGUAS = Contaminação de efluentes pôr esgotos urbanos. SOLO = Lixos urbanos e industrias.

48 Quais são os problemas da poluição no Brasil?
VOLUME = Grande quantidade de material desperdiçado. TRATAMENTO MÍNIMO = Pouco se tem feito para equacionar este tipo de problema.

49 Como pode a industria ter um impacto positivo ?
Adotando medidas de controle a partir da identificação das substâncias poluentes e a partir daí elaborar um plano de ação envolvendo não só os serviços de engenharias mas todos os funcionários e colaboradores. EX: Filtros de mangas nas chaminés coleta seletiva de lixo e etc...

50 Quais são as questões que devem ser abrangidas pela política ambiental?
Desenvolver produtos de efeito mínimos no meio ambiente. Conservar o recursos naturais redesenhando os desvios identificados. Cumprir a legislação local e internacional.

51 Compartilhar conhecimentos e consorciar recursos
Compartilhar conhecimentos e consorciar recursos. Ex: bacia de tratamento de efluentes comuns pôr empresa que produzam um mesmo produto e se situem próximas umas das outras. Educar os colaboradores parceiros e pessoas da comunidade num esforço comum para o benefício de toda a sociedade.

52 Programas de redução do desperdício
Desperdícios são substâncias liquidas ou sólidas que não serão utilizadas como produto final,mas que serão jogadas fora pôr serem de má qualidade ou um sub-produto do processo final. Ex:serragens.

53 Como devemos manusear desperdícios industrias para conservar o ambiente?
Reduzir o volume de material desperdiçado por intermédio de programas de melhoria de qualidade.(inovação) Reusar e conservar os recursos sempre que possível . Reciclar sempre que for prático.

54 Como devemos manusear desperdícios industriais para conservar o ambiente?
Remover para locais mapeados e devidamente autorizados com sistemas de controle para manusear os vários tipos de desperdícios .

55 Como sabemos se os nossos desperdícios são perigosos?
As Fichas de Dados sobre a Segurança de Materiais (FDSM) , provem as informações necessárias .

56 Como podemos estar seguros que os nossos resíduos são removidos da forma correta?
Certas empresas têm licenças para os seus locais de remoção.Estas licenças indicam o tipo de desperdícios que elas podem manusear sem afetar negativamente o lençol freático ou o meio ambiente como um todo.

57 Como podemos estar seguros que as pretensões da empresa respeitando a remoção segura e saudável de resíduos são verdadeiras? Todas as empresas com licenças têm também certificados expondo os desperdícios que elas recolhem ou removem ou reprocessam.

58 Aceite a responsabilidade Goze de um ambiente saudável
Faça uma diferença Goze de um ambiente saudável

59 Fim...


Carregar ppt "Sistema NOSA Saúde, Segurança e Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google