A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A VERDADEIRA ADORAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A VERDADEIRA ADORAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 A VERDADEIRA ADORAÇÃO

2 Salmo 96:9 “Adorai ao Senhor Na beleza da sua Santidade;
Tremei diante dele Todas as terras.”

3 “Mas vem a hora, e já chegou,
João 4:23-24 “Mas vem a hora, e já chegou, Quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”

4 Introdução: Graças a Deus, nestes dias tem havido uma ênfase muito grande para a adoração. Um dos textos mais repetidos nos cultos contemporâneos é este de João 4:23-24. Enfatizamos sempre que os verdadeiros adoradores devem adorar ao Pai em espírito e em verdade... Mas...

5 Será que temos entendido corretamente o que significa adorar ao Senhor em espírito e em verdade?

6 O tipo de adoração que temos prestado hoje, tem sido agradável ao Pai?

7 O que estaria faltando para elevarmos o nível da nossa adoração ao Senhor?

8 Adoração no espírito deve ser a principal preocupação do crente cheio do Espírito, Que deseja andar com Deus, Fazendo a vontade d´Êle em sua vida.

9 ADORAÇÃO A DEUS, NO VELHO TESTAMENTO
A adoração a Deus deveria ser acompanhada de uma “OFERTA de sacrifício” No Lívro de Levítico encontramos as “leis das ofertas”, que se constituiam no sacrifício de animais. A raiz hebraica da palavra “oferta” significa “aproximar-se”. Era por meio da “oferta” que a pessoa se aproximava de Deus. Toda “oferta”, exceto o sangue, era queimada e subia ao céu em forma de fumaça, e simbolizava a apresentação voluntária do próprio ofertante a Deus. Tipificava a oferta voluntária do Senhor Jesus Cristo para morrer em nosso lugar (Hb 10:5-7). O gesto do ofertante de colocar ou pressionar suas mãos sobre a cabeça do sacrifício simbolizava suas completa identificação com o animal como seu substituto. O sacrifício do VT era um ato de adoração. A adoração com o altar de sacrifício já fora solicitada por Deus ao patriarca Abraão, antes mesmo da lei ( Gn 15:9-11 ).

10 SIGNIFICADOS DE “ADORAR”
Um dos significados de “Adorar” é “obedecer” Há muitas palavras no VT (hebraico) e no NT (grego), que são usadas para descrever “adoração”. Muitas não se referem a verdadeira adoração ao Senhor. Vejamos alguns exemplos:- No VT ( hebraico ): “SEGAD” = “curvar, obedecer” – Ex.: Dn 2:46 – 3:5-7, 10, 12, 14, 15, 18, 28 – mas nem sempre se refere somente à verdadeira adoração ao Senhor; “ABAD” = “fazer, servir” – Ex.: II Rs 10:19,21,22,23, e se refere a adoração de Baal, não à verdadeira adoração ao Senhor; “SCHACHAH” = “curvar-se” – esta é uma palavra muito comum, e significa a verdadeira adoração ao Senhor.

11 b) No NT ( grego ): “PRESKUN” = “beijar (a mão) de joelhos” – Esta palavra é mais comum para adoração. Estabelece uma submissão e honra a Deus como soberano Senhor. É encontrada mais frequentemente em Mateus e em Apocalipse, e dez vezes, em suas várias formas, em João 4. “PROSKINTAS (adorador) e PROSKUNEO (verbo)” – são usadas para designar o costume de alguém prostrar-se diante de uma pessoa e beijar seus pés ou a bainha de suas vestes, ou o chão em frente à ela. VEMOS ASSIM QUE, O SIGNIFICADO LITERAL DE ADORAÇÃO É “PROSTRAR-SE E ADORAR, PRESTAR OBEDIÊNCIA, PROSTRAR-SE DIANTE, REVERENCIAR...”

12 Se o texto diz que o Pai procura “verdadeiros” adoradores, é porque existem os “falsos adoradores”... Buscando compreender melhor o que é a verdadeira adoração, vejamos primeiro o que é a falsa adoração, a qual Deus não aceita!

13 FALSA ADORAÇÃO é aquela que é ...
“Da boca prá fora” – Honra a Deus apenas com os lábios, mas não com o coração - Isaías 1:2-17 – Mateus 15:8 diz: “Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.” “Apenas “Máscara” – Tem a aparência daquilo que não é... Tem aparência de “piedade”, mas não é fruto de uma fé genuína em Deus. II Timóteo 3:1-8 – “...tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder.” – II Tm 3:5 “Legalista” – Segue rigorosamente os princípios da “lei”, mas não vive o espírito da lei... Exemplo: Fariseus. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei, a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas cousas, sem omitir aquelas.” – Mateus 23:23 “em Ignorância” – completamente falsa, sem nenhuma base bíblica, totalmente inaceitável... De alguém que verdadeiramente não conhece a Deus! Jesus disse à mulher samaritana: “Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos...” João 4:22.

14 e) Em “Obediência Parcial” – I Samuel 15 - Em razão de Amaleque ter se levantado contra Israel, o Senhor mandou Saul ferí-lo, e destruir totalmente a tudo o que tivesse, incluindo todos os animais... ( v. 1-3 )Mas, o que fez Saul? Poupou a Agague, e o melhor do gado de Agague... ( v.8-9 ). Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo o Senhor que havia de ter constituído a Saul rei, porque deixou de seguir as suas palavras...(v. 11). Samuel chorou a noite toda e clamou ao Senhor (v.11). Dia seguinte ao encontrar Saul perguntou sobre aquelas ovelhas e bois, e Saul disse que tinha poupado aqueles animais para sacrificar ao Senhor (v.15). Samuel então fez lembrar a ele que o Senhor havia mandado destruir totalmente a tudo o que era de Amaleque (v.17-19). Saul continuou insistindo, tentando justificar que “era para sacrificar ao Senhor” (v.20-21). Porém Samuel lhe disse: “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros.” (v.22)

15 O homem natural não pode adorar a Deus em espírito e em verdade, porque ele está morto em delitos e pecados... o seu coração é enganoso ( Jeremias 17:9 ) não habita nele bem nenhum, porque está na carne ( Romanos 7:18 ) ele não faz a vontade de Deus ( Mt 7:21-23; Lc 6:46; 11:39-44; Jo 4:22 ).

16 Então... Será que a adoração verdadeira em espírito e em verdade é simplesmente o oposto a tudo isso? Com certeza é o oposto a tudo isso, porém excede, vai muito além do simples contraste a esses pontos negativos... Vamos ver isto mais de perto...

17 QUEM É QUE ESTÁ EM CONDIÇÕES DE ADORAR A DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE ?

18 SOMENTE O HOMEM ESPIRITUAL PODE ADORAR A DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE, porque...
Ele está salvo do pecado Está separado do mundo para Deus Esta espiritualmente vivo ( João 3:6; 10:28; Efésios 2:1 Não vive pecando (I João 5:18) Ele tem o O Espírito de Deus ( I Coríntios 6:19; II Coríntios 6:17 ) O Espírito do Senhor o auxilia a orar e adorar ao Senhor – ( Romanos 8:26 ).

19 O QUE É A ADORAÇÃO VERDADEIRA ?

20 É A ADORAÇÃO EM ESPÍRITO E EM VERDADE

21 E O QUE É A ADORAÇÃO EM ESPÍRITO?

22 É a adoração espiritual, e não apenas mental!
A adoração que agrada a Deus não é produto dos esforços do homem natural mas fruto do Espírito Santo que está no novo homem. Isso é o que significa "adorar em espírito". A adoração movida pelas emoções da carne e por fórmulas ou de cultos inventados pelo homem, mesmo que seja bem intencionada e dirigida a Deus, é vã e não é aceita por Deus, pois não é dEle. O que Deus aceita é feito por Ele e se evidencia no viver em santidade, santo temor, e por uma crescente obediência ( SL 97:10; Mt 7:21; Rm 8:27; Fp 1:6; 2:13 ). Só o que é produzido por Deus é aceito por Ele... Tudo o que o homem natural toca, se torna imundo, impuro. Para podermos adorar a Deus verdadeiramente temos que estar "em espírito“; isto é, na unção e na direção do Espírito Santo! Sem o Espírito Santo não há revelação ou contemplação de Deus. Sem o Espírito Santo não há manifestação espiritual de adoração em nós. Devemos procurar adorar em espírito e em verdade.

23 O QUE É A ADORAÇÃO EM VERDADE?

24 O texto bíblico diz que devemos adorar a Deus em ESPÍRITO e em VERDADE
O texto bíblico diz que devemos adorar a Deus em ESPÍRITO e em VERDADE. São dois pilares, dois sustentáculos da adoração que agrada a Deus. Um não existe sem o outro! Para entendermos o significado de “Verdade” dentro da adoração, lembremos que o homem tem duas naturezas:- a natural (carnal) e a nova natureza em Cristo ( espiritual ). A nossa natureza humana natural, carnal, não foi extinta com a nossa conversão a Cristo. Se isso tivesse acontecido, já teríamos atingido a perfeição, aqui mesmo na terra! A Bíblia ensina que, a cada dia, devemos crucificar a nossa velha natureza carnal, para que floresça e prevaleça em nós a nossa natureza espiritual. “Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome [cada dia] a sua cruz, e siga-me.” – Lucas 9:23 Há, portanto, o risco de a nossa velha natureza carnal exercer algum tipo de influência em nós, e prejudicar a nossa adoração a Deus.

25 Por isso há tantos versículos na Bíblia sobre a necessidade do Cristão ser vigilante e sóbrio (I Tessalonicenses 5:6; I Pedro 5:8) despertado do sono (Romanos 13:11-14) e ser espiritual (Mateus 26:41; Gálatas 5:16,17,24-26; Efésios 5:14-21). Devemos vigiar também porque temos um inimigo astuto, cheio de ardis (Gênesis 3:1; II Coríntios 2:10,11; Apocalipse 12:9) incansável ( I Pedro 5:8) que arma lutas espirituais contra nós (Efésios 6:11). A nossa adoração precisa então ter um alicerce forte, um fundamento no qual ela possa se estabelecer. A Palavra de Deus é esse alicerce, Ela é a verdade (João 17:17), é firme (II Pedro 1:19) é viva e eficaz (Hebreus 4:12). Ela nos ilumina, para que não caiamos nos enganos do nosso próprio coração (Salmos 119:130; II Timóteo 3:16,17). Guiados pela VERDADE da Palavra, adoramos em Espírito! Na Palavra aprendemos sobre o perfil do verdadeiro adorador, e aprendemos sobre o vocabulário e expressões adequadas para os nossos atos de adoração.

26 A verdadeira adoração é a curvatura em reverente contemplação do Senhor.
A adoração verdadeira, em espírito e em verdade, não depende de elementos materiais ( candelabros, velas, incensos ou incensários, sacrifícios de animais, imagens ( desenhos, fotos, esculturas ) ou qualquer outra coisa semelhante...), visto que ela parte de um coração sincero, cheio do Espírito Santo. A adoração verdadeira pode ser expressada de múltiplas formas, tais como:- cânticos, expressões faciais, sorrisos, lágrimas, danças, som de instrumentos, palmas, brados de júbilo, saltos, e até mesmo gritos de exaltação ao Senhor. Há contudo que haver equilíbrio e sabedoria, e essas manifestações extraordinárias só serão válidas quando expressadas na unção e na direção do Espírito Santo.

27 A ADORAÇÃO UNIVERSAL NOS TEMPOS VINDOUROS
Há muitos textos na Bíblia que apontam uma universal adoração em tempos futuros. Acreditamos que a atual ênfase que tem havido para a adoração já seja um prenúncio da chegada desse maravilhoso tempo... Alguns textos que falam da adoração universal em tempos vindouros:- Salmos: 22:27-28; 67; 66:4; 86:9; 113:2-4; 138:4-5 Isaías: 2:2-4 ( Miq. 4:2-7); 25:8-9; 30:26-29; 42:5-13,23; 45:22,23,25 ( Fil. 2:9-11 – Rom 14:11 ); 56:5-8; 66:23. Zacarias 2:14 Apocalipse 15:3-4 Leiamos alguns desses textos:

28 Salmo 22:27-28 “Lembrar-se-ão do Senhor e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações. Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações.” Salmo 66:4 “Prostra-se toda a terra perante ti, canta salmos a ti; salmodia o teu nome.” Salmo 86:9 “Todas as nações que fizeste virão, prostrar-se-ão diante de ti, SENHOR, e glorificarão o teu nome.” Salmo 138:4-5 “Render-te-ão graças, ó Senhor, todos os reis da terra, quando ouvirem as palavras da tua boca, e cantarão os caminhos do Senhor, pois grande é a glória do Senhor”.

29 Habacuque 2:14 “Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.” Apocalipse 15:3-4 “...e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.”

30 NOSSA ATITUDE PESSOAL QUANDO ADORAMOS:
Mãos limpas e coração puro – Salmo 24:3-6 – Hb 10:22 Os sacrifícios do adorador são: um espírito quebrantado e um coração contrito: “...diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.” – Is 66:2b “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os de espírito oprimido.” – SL 34:18 Devemos nos apresentar diante dele com júbilo, alegria, cânticos, louvores e ações de graças... “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez e dele somos; somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio. Entrai por suas portas com ações de graça, e nos seus átrios com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.” – Salmo 100:1-4

31 Devemos entrar em cada culto de adoração na igreja com reverência, e santo temor...
“Deus é sobremodo tremendo na assembléia dos santos, e temível sobre todos os que o rodeiam.” – Salmo 89:7; “Vinde, adoremos e prostremo-nos, ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.” – Salmo 95:6

32 Conclusão: Em todos os avivamentos da história da igreja, houve reavivamento na adoração. No dias de hoje, há indícios de avivamento, e já se percebe também um reavivamento na adoração. Este reavivamento na adoração vem em muito boa hora, porque, até bem pouco tempo, percebia-se na igreja uma grande influência do mundo, e a tendência a uma prática cristã liberal, descompromissada com os valores genuínos da Palavra de Deus. Vem em boa hora também porque percebe-se hoje na igreja a prática de uma teologia humanista, preocupada apenas em ministrar ao indivíduo suprimento para as suas necessidades pessoais ( físicas, materiais e psicológicas ); e completamente esquecida quanto ao que devemos dar a Deus, e o que Deus espera de nós... Quando o Senhor tem a primazia no coração do cristão, e na Igreja, a adoração no espírito passa a ser a prioridade, e o suprimento das necessidades humanas volta para o seu devido lugar, como coisa secundária!

33 A adoração nos torna mais próximos de Deus, e, pelo seu Espírito, os nossos corações recebem uma nova revelação de Deus! As religiões nos ensinam sobre Deus, mas a adoração nos faz prostrar aos seus pés, que é onde podemos conhecê-Lo melhor, e ter novas revelações... O adorador em espírito, não usa imagens materiais, mas quando se põe a adorar no espírito, pela fé, ele contempla a beleza, a formosura, e glória do Senhor, e assim a imagem de Cristo vai sendo gerada dentro dele! “E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” – II Coríntios 3:18 “...seremos semelhante a ele, porque havemos de vê-Lo como ele é.” – I João 3:2.

34 Distingue-se um Adorador verdadeiro, em espírito e em verdade,
pela constatação de que a adoração está tão entranhada em seu ser, que ele não realiza “atos” de adoração; ele simplesmente adora o tempo todo... O seu viver é um contínuo adorar... O “ato” de adoração dele se estende por toda a sua vida...

35 O Adorador verdadeiro não precisa de estímulos externos para adorar, porque a sua adoração é fruto da unção que inunda a sua alma... Adorar é o seu estilo de vida, é o jeito dele de ser... Ele é feliz adorando... Ele gosta de ficar ali, diante do Senhor, em uma reverente contemplação, amando o Senhor.

36 João 4:23-24 “Mas vem a hora, e já chegou, Quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”

37 Sejamos esses adoradores verdadeiros que o Pai procura... Que Deus nos Abençoe, Amém!


Carregar ppt "A VERDADEIRA ADORAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google