A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA"— Transcrição da apresentação:

1

2 Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA

3 DNA/Cromatina/Cromossomos/Genes

4 Células “Adultas” Diferenciadas (216 tipos de tecidos diferentes) DNA igual: 44+XY ou 44+XX

5 Qual o possível benefício das células-tronco para a Saúde?
Testar novos medicamentos Ex: célula-tronco linha de câncer para investigar uma nova droga antitumor Reparar células ou tecidos danificados por doença ou ferimento. Desenvolvimento de substitutos inovadores ou terapias de transplante para pacientes com desordens como rompimento da medula espinhal, diabetes, doenças do coração e mal de Parkinson; Oferecer uma compreensão mais profunda sobre como os organismos, incluindo os seres humanos, se desenvolvem, possibilitando aos cientistas elucidar melhores formas de o corpo se auto-reparar;

6 Onde encontramos as “células tronco”?
Em vários tecidos humanos (sangue, medula óssea e outros) só que em quantidades muito pequenas. No cordão umbilical e na placenta, aí já em quantidades bem maiores. Em embriões, nas fases iniciais da divisão celular, na fase de blastócito.

7 Classificação das “Células-Tronco”
Totipotentes embrionárias: são as que conseguem se diferenciar em qualquer um dos 216 tipos de tecidos que formam o corpo humano (incluindo a placenta e os anexos embrionários). b) Pluripotentes embrionárias: são as que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, menos placenta e anexos embrionários. c) Multipotentes “adultas”: são as que conseguem se diferenciar nas células que compõe um determinado tecido ou orgão, como as células tronco hematopoiéticas da medula óssea. PS:Alguns pesquisadores classificam essas junto com as “Totipotentes”. d) Oligopotentes “adultas”: são as que conseguem se diferenciar em poucos tecidos. e) Unipotentes “adultas”: são as que conseguem se diferenciar em um único tecido.

8 Células tronco “adultas” multipotentes hematopoiéticas

9 Células tronco Embrionárias “Pluripotentes”

10 Ovulação->Fecundação->Nidação

11 Ovócito imaturo no interior do ovário

12 Liberação do Ovócito 22+X

13 Espermatozóide (22+X ou 22+Y) penetrando o Ovócito(22+X)

14 Ovo fertilizado 44XY ou 44XX

15 Divisão celular (células tronco embrionárias totipotentes”)

16 Mórula :Células tronco embrionárias “Totipotentes” até 32 células (3-4 dia)

17 Balstocisto Um embrião que se desenvolveu por três a cinco dias é chamado blastocisto. Um blastocisto é uma massa de aproximadamente 100 células.

18 Células tronco Embrionárias “Pluripotentes”

19 Nidação do Blastocisto Células-tronco embrionárias “Pluripotentes” mais de 32/64 (4-5 dia)

20 Embrião Na 5ª SEMANA de gestação, contada a partir do primeiro dia da última menstruação, ou seja, 3ª SEMANA após a fecundação, seu sistema nervoso começa a se formar e começam a despontar pernas e braços. Surgem, pela primeira vez, movimentos bruscos.

21 Entre a 5ª e 10ª SEMANAS de gestação, os principais órgãos e sistemas do embrião se formam, Na 6ª SEMANA, sua boca começa a se formar e seu coraçãozinho rudimentar pode visto batendo. O embrião mede de 4 a 9 mm. O seu coração e coluna são visíveis, assim como os brotos que formarão os braços e as pernas.  Com 8 a 9 SEMANAS de gestação, o embrião mede aproximadamente 3 cm e pesa cerca de 10g. Ao final da 8ª SEMANA de gestação, os dedos já estão formados e separados, podendo ser reconhecido o punho e o cotovelo do braçinho do bebê.

22 Embrião  Com 8 a 9 SEMANAS de gestação, o embrião mede aproximadamente 3 cm e pesa cerca de 10g. Ao final da 8ª SEMANA de gestação, os dedos já estão formados e separados, podendo ser reconhecido o punho e o cotovelo do braçinho do bebê.

23 O FETO Ao final da 10ª SEMANA de gestação, o embrião já se encontra praticamente todo formado (coração, pulmões, rins, fígado e intestinos) e tem-se início, a partir daí, do período fetal. A partir de 10 SEMANAS de gestação, durante o período fetal, haverá basicamente a maturação e crescimento dos órgãos e sistemas do bebê.  O feto vive dentro de um saco amniótico contendo líquido que o envolve e o protege. Nesse ambiente flutuante e sem peso, ele se move ativamente. Com 11 SEMANAS, dentro de seu corpinho, todos os órgãos já estão no devido lugar. Tudo o que se encontra em um ser humano já está formado. No final da 11ª SEMANA, o bebê mede cerca de 5 cm

24 Bebê

25 Quando começa a vida para um Materialista?
­Pela atual lei de biossegurança, apenas os embriões congelados há mais de três anos e os inviáveis para implantação podem ser utilizados em pesquisas. Por embrião inviável entenda-se aqueles que, na fertilização in vitro, não são introduzidos no útero da mulher por não terem qualidade ou por conterem mutações responsáveis por doenças genéticas. Um dos argumentos usados pelos pesquisadores é que se os embriões são inviáveis eles serão descartados, e a igreja e os grupos anti-aborto não se manifestam contrariamente a isso. Assim como não se manifestam contra o desligamento de aparelhos quando a morte cerebral de um paciente é constatada e seus órgãos são doados para salvar outras vidas. Se não há sistema nervoso funcionando, então não há mais vida. O princípio para o uso das células-tronco embrionárias humanas é o mesmo. Os embriões usados têm apenas 14 dias. O Sistema Nervoso Central tem início por volta do 21 dia.

26 Embrião Na 5ª SEMANA de gestação, contada a partir do primeiro dia da última menstruação, ou seja, 3ª SEMANA após a fecundação, seu sistema nervoso começa a se formar

27 Que é vida para nós Espíritas?

28 Quando começa a vida Humana/Espírito?
Perg: 344 Em que momento a alma se une ao corpo? “A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o espírito designado para habitar certo corpo a este se liga...” Perg:358 Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação? “Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.”

29 Espermatozóide (22+X ou 22+Y) penetrando o Ovócito(22+X)

30 É possível vida embrionária sem Espírito?
Perg 356 Entre os natimortos alguns haverá que não tenham sido destinados à encarnação de Espíritos? R: “Alguns há, efetivamente, a cujos corpos nunca nenhum Espírito esteve destinado. Nada tinha que se efetuar para eles. Tais crianças só vêm por seus pais.” A) Pode chegar a TERMO DE NASCIMENTO um ser dessa natureza? R: Algumas vezes; mas não vive.” “_Como compreendermos os casos de gestação frustrada quando não há Espírito reencarnante para arquitetar as formas do feto? R:”em todos os casos...;... o fenômeno obedece aos moldes mentais maternos. “ André Luiz (Ev em 2 mundos/segunda parte)

31 É possível vida embrionária sem Espírito?
Perg 136 Pode o corpo existir sem a alma? “Pode; ...;... A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo privado de vida orgânica.”

32 Que é vida orgânica p/Espírita ?
Perg 61 Há diferença entre a matéria dos corpos orgânicos e a dos inorgânicos? ( Matéria bruta inanimada e matéria dos corpos dos Seres vivos?) R: A matéria é sempre a mesma, porém nos corpos orgânicos está animalizada. Perg: 62 Qual a causa da animalização da matéria? R: ”Sua união ao principio vital.” Perg 65: O princípio vital reside em algum dos corpos que conhecemos? R: Ele tem por fonte o fluido universal. É o que chamais fluido magnético, ou fluido elétrico animalizado...” Comentário Kardec Perg 67: “O conjunto dos órgãos constitui uma espécie de mecanismo que recebe impulsão da atividade íntima ou PRINCIPIO VITAL que entre eles existe. O Princípio Vital á a força motriz dos corpos orgânicos. Ao mesmo tempo que o agente vital dá impulsão aos órgãos, a ação destes entretém e desenvolve a atividade daquele agente, quase como sucede com o atrito, que desenvolve o calor.

33 Quando termina a VIDA orgânica?
Perg 68 Qual a causa da morte dos seres orgânicos? R: “esgotamento dos órgãos.” Perg 70 Que é feito da matéria e do princípio vital dos seres orgânicos, quando estes morrem? R: A matéria inerte se decompõe e vai formar novos organismos. O princípio vital volta à massa donde saiu.” Comentário Kardec: “... quando os elementos essenciais ao funcionamento dos órgãos estão destruídos, ou muito profundamente alterados, o FLUIDO VITAL se torna impotente para lhes transmitir o movimento da vida e o ser morre.”

34 Quando termina a VIDA Humana/Espírito?
Perg 156: A separação DEFINITIVA da ALMA e do CORPO pode ocorrer antes da cessação COMPLETA da vida orgânica? R: “ na agonia, a alma, algumas vezes, já tem deixado o corpo; nada mais há que a VIDA ORGÂNICA. O homem já não tem consciência de si mesmo; entretanto, ainda lhe resta um sopro de vida orgânica. O corpo é a máquina que o coração põe em movimento. Existe, enquanto o coração faz CIRCULAR nas veias o sangue, PARA O QUE NÃO NECESSITA DE ALMA. “

35 Quando termina a VIDA Humana/Espírito?
“protege-se, desde então, no repouso horizontal em decúbito, quase sempre no leito, preparando o trabalho liberatório. Chega, assim, o momento em que se imobiliza na cadaverização, mumificando-se à feição de crisálida, mas envolvendo-se no imo do ser com os fios dos próprios pensamentos...;durante período que pode variar entre minutos, horas, dias,meses ou decênios” André Luiz (EV em 2M ) Perg: 155: Como se opera a separação da alma e do corpo? R: “Rotos os laços que a retinham, ela se desprende.” a)A separação se dá instantaneamente por brusca transição? Haverá alguma linha de demarcação nitidamente traçada entre a vida e a morte? “Não; a alma se desprende gradualmente...; ... Estes laços se desatam, não se quebram.” Comentário de Kardec: “A morte é a destruição do corpo somente, não a desse outro invólucro (perispírito), que do corpo se separa quando cessa neste a vida orgânica. Comentário Kardec Resp 155: “no instante da morte, o desprendimento do perispírito não se completa subitamente; que, ao contrário, se opera gradualmente e com uma lentidão muito variável conforme os indivíduos. Em uns é bastante rápido...mais ou menos o mesmo da liberação. Em outros, naqueles sobretudo cuja vida foi toda material e sensual, o desprendimento é muito menos rápido, durando algumas vezes dias, semanas e até meses, o que não implica existir no corpo a menor vitalidade, nem a possibilidade de volver a vida...”

36 O que torna a célula-tronco capaz de formar um tecido ou outro?
Na natureza, células-tronco são diferenciadas por filas internas e externas. As filas internas são genes dentro de cada célula, que são como uma série de instruções que ditam como ela deve funcionar. As filas externas são liberadas quimicamente por outras células ou pelo contato com outras células - qualquer das duas pode mudar a maneira como a célula funciona. Os cientistas sabem que ativar e desativar genes é crucial ao processo de diferenciação, então eles têm experimentado inserir certos genes em placas de cultura e usar esses genes para tentar fundir células-tronco para diferenciar em tipos específicos de células. Mas algum sinal é necessário para despertar as células-tronco a se diferenciarem. Os cientistas ainda estão procurando por esse sinal.

37 O que torna a célula-tronco capaz de formar um tecido ou outro?
Acredita-se que uma complexa rede de sinalizadores físicos e químicos atuem a nível molecular induzindo à diferenciação e proliferação celular, de forma harmônica e ordenada, gerando os tecidos e orgãos para os quais elas foram geneticamente programadas. A ordem ou comando que determina o início da funcionalidade desta rede durante o desenvolvimento do embrião humano, ou seja, o momento em que uma célula-tronco pluripotente deve se diferenciar em um tecido específico como fígado, osso, sangue etc, é um mistério que ainda está sendo objeto de inúmeras pesquisas.

38 Posição da AME Brasil Em relação às células-tronco:
1.- considerando que as pesquisas com células-tronco embrionárias são incipientes, com alto risco de originarem tumores, eticamente discutíveis, passíveis de provocar rejeição e realizadas com esquecimento da possibilidade da existência de vida espiritual, somos contrários à sua utilização. 2.- considerando que as pesquisas mais recentes têm mostrado maior potencialidade das células-tronco adultas e com menor risco de rejeição ou de provocar tumores e já com bons resultados nas leucemias, cardiopatias, AVC, etc, somos favoráveis à sua utilização. Associação Médico-Espírita do Brasil. V Congresso Nacional Médico-Espírita. São Paulo, 28 de maio de 2005.

39 Melhor posição que encontrei
O Espiritismo seria contrário à utilização das células-tronco dos blastócitos? — No Espiritismo, obviamente, não há registro de células-tronco Não obstante, o mérito de qualquer ação terá sempre alguma conotação com os ensinos de Jesus, e aí sim, encontraremos no Espiritismo, alicerce seguro para opinar. Sabemos, pela questão n° 344 de "O Livro dos Espíritos" que na concepção inicia-se a ligação da alma ao corpo. Logo, tal procedimento constitui um aborto — crime, segundo leis da Vida e por conseguinte, diante de Deus. Alguém poderá argumentar que o Espiritismo esclarece que há corpos sem alma (questões n° 136.a e 136.b de "O Livro dos Espíritos") e assim sendo, o descarte de tais embriões, após deles serem extraídas as células-tronco, não constituiria aborto... Muito bem. Contra-argumentamos, com uma pergunta: quem, na face da Terra, pode afirmar em qual embrião inexiste a ligação de um Espírito?... Trcechos extraídos do livro "Genética... Além da Biologia", Eurípedes Kühl, Editora Fonte Viva – BH/MG.

40 Bibliografia http//ciencia.hsw.uol.com.br/celulas-tronco.htm
Sites: http//ciencia.hsw.uol.com.br/celulas-tronco.htm (texto recomendado) (texto parcial não recomendado) Livros Espíritas: O Livro dos Espíritos Evolução em 2 mundos "Genética... Além da Biologia", Eurípedes Kühl, Editora Fonte Viva – BH/MG, 2004) Congressos: Associação Médico-Espírita do Brasil. V Congresso Nacional Médico-Espírita. São Paulo, 28 de maio de 2005.

41


Carregar ppt "Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google