A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo II A Codificação Espírita. Objetivo Geral

Cópias: 1
Módulo II A Codificação Espírita. Objetivo Geral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo II A Codificação Espírita. Objetivo Geral"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo II A Codificação Espírita. Objetivo Geral
Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Módulo II A Codificação Espírita. Objetivo Geral Favorecer a compreensão do surgimento da Doutrina Espírita e da missão de Allan Kardec.

2 Roteiro 4 – Obras básicas.
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – Quatro Roteiros Roteiro 1 – Fenômenos mediúnicos que antecederam a Codificação: Hydesville e mesas girantes. Roteiro 2 – Allan Kardec: o professor e o codificador. Roteiro 3 – Metodologia e critérios utilizados na Codificação Espírita. Roteiro 4 – Obras básicas.

3 Programa Fundamental – Tomo I Módulo II - Roteiro 4 – Obras Básicas
Objetivos Específicos: Elaborar o resumo de cada obra básica, a partir dos conteúdos apresentados nos subsídios. Correlacionar cada parte de O Livro dos Espíritos com a correspondente obra da Codificação. Reconhecer a importância das obras básicas do Espiritismo na formação moral-intelectual do ser humano.

4 Que livro é esse? O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

5 O Pentateuco Kardequiano
AS OBRAS BÁSICAS O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. O Pentateuco Kardequiano

6 LANÇAMENTO DAS OBRAS BÁSICAS
O Livro dos Espíritos (18 de abril de 1857) O Livro dos Médiuns (janeiro de 1861) O Evangelho segundo o Espiritismo (abril de 1864) O Céu e o Inferno (agosto de 1865) A Gênese (janeiro de 1868)

7 O Livro dos Espíritos Capa da 1ª Edição A primeira edição de 18 de abril de 1857 foi publicada com 501 perguntas.

8 Palais Royal, Livraria Dentu, na Galeria Orléans.
Local de Lançamento Palais Royal, Livraria Dentu, na Galeria Orléans. Reformador – Abril/2004

9 Com 1019 questões a partir da Segunda Edição
O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Com 1019 questões a partir da Segunda Edição

10 O Livro dos Espíritos Introdução Prolegômenos
(2 ª edição: março de 1860) Introdução Prolegômenos 1ª parte: Das causas primeiras 2ª parte: Do mundo espírita ou mundo dos espíritos 3ª parte: Das leis morais (Prolegômenos - exposição preliminar dos princípios gerais de uma ciência ou arte – Aurélio 2000) 4ª parte: Das esperanças e consolações Conclusões

11 (Janeiro 1861) O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos. FEB – 71ª.ed.

12 - Princípios básicos de sua construção -
O Livro dos Médiuns - Princípios básicos de sua construção - Da vida espírita; Da volta do Espírito à vida corporal; Da emancipação da alma; Da intervenção dos Espíritos no mundo corporal; Das ocupações e missões dos Espíritos; Dos três reinos. 2ª parte: Mundo dos espíritos (6-11) O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

13 (abril de 1864) Trata-se da formulação das leis que regulam a vida do Espírito, indicam como o Homem ou o Espírito deve ou não proceder; dizem respeito à conduta, ao comportamento dos Espíritos – é a condição única e verdadeira para a felicidade dos Espíritos. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

14 O Evangelho Segundo o Espiritismo
- Princípios básicos para sua construção - Lei Divina ou lei natural; Lei de Adoração; Lei do Trabalho; Lei de Reprodução; Lei de Conservação; Lei de Destruição; Lei de Sociedade; Lei do Progresso; Lei de Igualdade; Lei de Liberdade; Lei de Justiça, Amor e Caridade 3ª parte: Leis Morais (1-12) O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

15 A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos:
a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos. (1/8/1865)

16 - Princípios básicos para sua construção -
O Céu e o Inferno - Princípios básicos para sua construção - Penas e Gozos Terrenos; Penas e Gozos Futuros. Decorre da quarta parte (cap. 1-2) de O Livro dos Espíritos, e coloca ao nosso alcance o mecanismo da Justiça Divina, em consonância com o princípio evangélico:. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos. "A cada um segundo as suas obras”

17 A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos:
a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos. (Jan.1868)

18 A Gênese Primeira Parte – Causas Primeiras
Bases para a construção deste Livro Primeira Parte – Causas Primeiras 2. Elementos Gerais do Universo 3. Criação 4. Princípio Vital Segunda Parte – Mundo Espírita 9. Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal. 10. Ocupações e missões dos Espíritos 11. Os Três Reinos Terceira Parte – Leis Morais 4. Lei de Conservação 5. Lei de destruição

19 Atividades dos participantes
O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

20 Conclusões O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

21 150 anos de O Livro dos Espíritos em nossa vida
O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

22 Que livro é esse? O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

23 Fonte: Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.
1ª parte 2ª parte 4ª parte 3ª parte O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Fonte: Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.

24 Livro dos Espíritos Introdução e Prolegômenos Parte Primeira
Núcleo Central: Parte Primeira - Causas Primárias – cap.1-4. Parte Segunda - Mundo espírita – cap.1-6. Parte Segunda (Mundo espírita) Cap.6-11 Parte Quarta (Esperanças e Consolações) Cap.1-2 Introdução e Prolegômenos Parte Terceira (Leis Morais) Cap.1-12 Parte Primeira (Causas primárias- Cap.2-4) Parte Segunda (Mundo espírita- Cap.9-11) Parte Terceira (Leis Morais- Cap.4-5) O Livro dos Médiuns O Céu e o Inferno O que é o Espiritismo O Evangelho Segundo o Espiritismo A Gênese

25 O Livro dos Médiuns Destaques
Estuda e expõe aos homens os aspectos experimentais implícitos na Doutrina Espírita; Ensina a teoria sobre todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo; Disponibiliza ensinamentos aos que se dedicam à tarefa e comunicação com os Espíritos, sem os perigos da improvisação, das crendices e do empirismo rotineiro, fruto do comodismo e da fuga ao estudo;

26 O Evangelho Segundo o Espiritismo
Destaques O ensino moral que dele decorre é terreno onde todos os cultos podem reunir-se; As relações sociais que nele se funda obedecem a mais rigorosa justiça; O roteiro que dele se depreende conduz à felicidade vindoura, esclarecendo e consolando; Faculta a compreensão do verdadeiro sentido dos pontos ininteligíveis dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros; As instruções dos Espíritos são verdadeiramente as vozes dos céus que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho;

27 O Céu e o Inferno Destaques
Esclarece o ser humano sobre o seu destino; Examina as diversas crenças sobre o céu e o inferno, os anjos e os demônios, as penas e as recompensas futuras; Refuta o dogma das penas eternas; Desmistifica, com estudo de casos, a vida de além-túmulo, para firmar a fé no futuro e na justiça de Deus.

28 A Gênese Trata dos problemas genésicos e da evolução física da Terra;
Destaques Trata dos problemas genésicos e da evolução física da Terra; Abrange as questões da formação e desenvolvimento do globo terreno e as referentes a passagens evangélicas e bíblicas. Explica, à luz da razão, os milagres do Evangelho.

29 Que livro é esse? O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

30 Este livro salvou a minha vida e eu espero que salve a sua também.
O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Fonte: Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.

31 Mensagem Final... O Espírito Hilário Silva no livro "O Espírito de
Verdade" (FEB), nos conta uma história acontecida na França do tempo de Kardec de um livreiro que manda para Kardec um livro ricamente encadernado e narra na dedicatória que estava quase para se suicidar pulando da ponte no rio Sena, quando tocou em algo que caiu no chão, era "O Livro dos Espíritos" e estava escrito na folha de rosto: este livro salvou minha vida. Curioso, ele leu o livro e quando o remete a Kardec acrescenta: Salvou a minha também.

32 Fim


Carregar ppt "Módulo II A Codificação Espírita. Objetivo Geral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google