Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEduarda Formoso Alterado mais de 10 anos atrás
1
Compreensão e Produção de Texto… Professora Leila Pryjma
MANIHAR
2
REDAÇÃO É A PALAVRA TRABALHADA Escrever é próprio do ser humano
Lutar com palavras. Ler, reler, não gostar, melhorar, admirar. REDIGIR É ARGUMENTAR A produção de um texto é o espelho do conteúdo da alma. Ninguém escreve sobre o que não sabe. Escrever é próprio do ser humano Você é um sujeito pensante e criador. Você possui algo a dizer a alguém. É o produto do pensar humano que se materializa na folha de papel. MANIHAR
3
Não se impressione com os “diz que
Não se impressione com os “diz que...” da redação Na verdade, ela é bem mais simples do que parece. Só se aprende a escrever escrevendo Erramos, acertamos, aprendemos... Mudamos de idéia, amadurecemos... Crio o meu próprio conceito de mundo. MANIHAR
4
TEMA ASSUNTO Sobre o que o texto trata?
Qual a idéia central deste texto? Qual o posicionamento apresentado neste texto? Múltiplo. Rico. Vasto. Pertence ao âmbito do conhecimento. MANIHAR
5
1998- VIVER E APRENDER MANIHAR
6
1999- CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
MANIHAR
7
2000- DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO NACIONAL?
MANIHAR
8
2001- DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: COMO CONCILIAR OS INTERESSES EM CONFLITO?
MANIHAR
9
2002- O DIREITO DE VOTAR – COMO FAZER DESSA CONQUISTA UM MEIO PARA PROMOVER AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS DE QUE O BRASIL NECESSITA? MANIHAR
10
2003- A VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA: COMO MUDAR AS REGRAS DESSE JOGO?
MANIHAR
11
2004- COMO GARANTIR A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO E EVITAR ABUSOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO?
MANIHAR
12
2005- O TRABALHO INFANTIL NA REALIDADE BRASILEIRA
MANIHAR
13
2006- O PODER DA TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA
MANIHAR
14
2007- O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA
MANIHAR
15
O que é título? Nome do texto. Pessoal. Último item a ser feito.
Possui relação direta com o conteúdo e com o posicionamento assumido pelo produtor do texto. MANIHAR
16
Como devemos escrever o título?
Com verbo : Assume a função de oração. Inicia-se com letra maiúscula e termina com pontuação. O que devemos saber sobre a clonagem. Sem verbo: Palavras soltas exercendo a função de substantivo próprio. A Clonagem Humana MANIHAR
17
Pequenas dicas antes de começar...
O parágrafo mede aproximadamente 2,5 cm. Isso mesmo, +- 2 dedos. Não pule linha entre os parágrafos. Comece da linha número 01. Gírias não pertencem ao texto. Letra legível é diferente de letra bonita. Não é necessário avisar que terminou. Não avise que vai concluir ( Concluindo então...) Não deixe recado no final da redação nem para a professora e muito menos para o corretor do seu vestibular. Use o padrão culto da Língua Portuguesa. MANIHAR
18
Pequenas dicas antes de começar...
Numerais devem estar por extenso. Evite dados exatos lidos em determinadas reportagens. Não use frases prontas, provérbios e ditos populares. Não se esqueça que a letra maiúscula continua existindo. Não use chavão( ...nos dias de hoje, o homem de hoje em dia...). Evite absurdos do tipo: No mundo em que vivemos , há anos atrás, encarar de frente, leitura digital do dedo, ciclo vital de vida. MANIHAR
19
Pequenas dicas antes de começar...
Pense antes de escrever, o texto depõe a seu favor ou contra você. Seja firme em seu posicionamento (Seja frio ou quente, os mornos eu vomitarei). A redação é conseqüência de um ser humano que pensa.. Ela se tornou obrigatória para que as novas gerações se habituem a pensar. “A redação do vestibular serve para mostrar tudo que o aluno não fez durante a sua vida escolar.” MANIHAR
20
Agora, vamos começar... Pense em tópicos que podem se relacionar ao tema. Escreva-os. Coloque no papel assim que o pensar. Leia-os Escolha os três melhores. Pense no motivo pelo qual o seu tópico foi escolhido MANIHAR
21
Assim a introdução estará pronta sem erros. Não iniciou com chavão.
Não iniciou com o tema. Não desenvolveu nenhum argumento ou idéia. Foi claro. Apresentou os tópicos frasais. Está posicionado. MANIHAR
22
ESTRUTURA BÁSICA... 1º PARÁGRAFO: (__________),(__________)e(___________) + reafirmação do tema e do seu posicionamento. 2º PARÁGRAFO: EXPLICAÇÃO DO PRIMEIRO TÓPICO FRASAL. 3º PARÁGRAFO: EXPLICAÇÃO DO SEGUNDO TÓPICO FRASAL. 4º PARÁGRAFO: EXPLICAÇÃO DO TERCEIRO TÓPICO FRASAL. 5º PARÁGRAFO: CONCLUSÃO DO TEXTO MANIHAR
23
TESTES DO CÉREBRO MANIHAR
24
Foi descoberto que o nosso cérebro tem um “bug”.
1º TESTE: Foi descoberto que o nosso cérebro tem um “bug”. Aqui vai um pequeno exercício de cálculo mental!!! Este cálculo deve ser feito mentalmente (e rapidamente), sem utilizar calculadora, nem papel e caneta!!! MANIHAR
25
Faça apenas cálculos mentais...
Seja honesto. Faça apenas cálculos mentais... MANIHAR
26
Pegue 1000, acrescente 40. Acrescente mais 1000.
MANIHAR
27
novamente mais 1000. Acrescente 20. Acrescente 1000 e ainda 10.
Acrescente mais 30 novamente mais Acrescente 20. Acrescente 1000 e ainda 10. MANIHAR
28
Responda rápido em voz alta.
Qual é o total? Responda rápido em voz alta. MANIHAR
29
O teu resultado é: 5000? Errado!!! MANIHAR
30
A resposta certa é: 4100! O que acontece é que a seqüência decimal confunde o nosso cérebro, que salta naturalmente para a mais alta decimal (centenas em vez de dezenas). MANIHAR
31
novamente mais 1000. Acrescente 20. Acrescente 1000 e ainda 10.
Pegue 1000, acrescente 40. Acrescente mais 1000. Acrescente mais 30 novamente mais Acrescente 20. Acrescente 1000 e ainda 10. MANIHAR
32
2º TESTE: Teste rápido e impressionante:
Conte quantas letras "F" tem no texto escrito no próximo slide. MANIHAR
33
FINISHED FILES ARE THE RE- SULT OF YEARS OF SCIENTIF-
IC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS. MANIHAR
34
Contou? OK? MANIHAR
35
Quantos??? 3??? Talvez 4??? Ou 5??? Danuza Leão. MANIHAR
36
Errado, são 6 (seis) - não é piada!
MANIHAR
37
O cérebro não consegue processar a palavra "OF".
Loucura, não? MANIHAR
38
FINISHED FILES ARE THE RE- SULT OF YEARS OF SCIENTIF-
IC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS. MANIHAR
39
Quem conta todos os 6 "F" na primeira vez é um "gênio",
3 é normal, 4 é mais raro, 5 mais ainda, e 6 quase ninguém. MANIHAR
40
Leiam o que está escrito no próximo slide...
3º TESTE: Leiam o que está escrito no próximo slide... MANIHAR
41
texto de gato, um distraído gato,
este gato, é gato, o gato, melhor gato, meio gato, de gato, esconder gato, um gato, texto de gato, um distraído gato, gato leitor, sem gato, ele gato, ver gato. MANIHAR
42
texto de gato, um distraído gato,
este gato, é gato, o gato, melhor gato, meio gato, de gato, esconder gato, um gato, texto de gato, um distraído gato, gato leitor, sem gato, ele gato, ver gato. MANIHAR
43
Diga sinceramente: você percebeu que existia um texto oculto na mensagem?
Esta é uma técnica utilizada para divulgar as chamadas mensagens ocultas e poucos conseguem perceber... MANIHAR
44
4º Teste: Será que sou diferente? Confira fazendo o próximo teste.
Alguma vez já se perguntaram se somos mesmo diferentes ou se pensamos a mesma coisa? Façam este exercício de reflexão e encontrem a resposta!!! MANIHAR
45
Siga as instruções e responda as perguntas uma de cada vez e tão rápido quanto possível.
MANIHAR
46
Agora, responda uma de cada vez:
Quanto é: MANIHAR
47
15+6 3+56 89+2 12+53 MANIHAR
48
75+26 25+52 63+32 MANIHAR
49
Seja persistente e siga adiante...
Sim, os cálculos mentais são difíceis mas, agora vem o verdadeiro teste. Seja persistente e siga adiante... 123+5 MANIHAR
50
RÁPIDO! PENSE EM UMA FERRAMENTA E UMA COR!
MANIHAR
51
Pensou em um martelo vermelho, não é verdade???
Se não, você é parte de 2 % da população que é suficientemente diferente para pensar em outra coisa. 98% da população responde martelo vermelho quando resolve este exercício. MANIHAR
52
Gostou da experiência? MANIHAR
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.