A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Sociologia do Esporte Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte

2 Teorias Sociológicas Clássicas
Quando falamos em TEORIAS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS nos referimos, na grande maioria das vezes, aos escritos dos PAIS FUNDADORES da sociologia: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber; Suas teorizações sobre a sociedade são suficientemente abrangentes para incluir a maior parte dos fenômenos sociais, inclusive o esporte.

3 AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS
Teorias de “GRANDE PORTE” “Refutação?” e “Comprovação”? TEORIAS SOCIOLÓGICAS Funcionalista Conflito Interacionistas Utilitaristas HOLISMO METODOLÓGICO X INDIVIDUALISMO METODOLÓGICO

4 TEORIAS FUNCIONALISTAS
Herbert Spencer e Émile Durkheim Sociedade como um “sistema” Sistema formado por “partes” Funções “específicas” de cada parte “Educação”, “Família”, “Esporte” são vistos como subsistemas com funções específicas Comparação com “sistemas vivos”

5 ANALOGIA ORGANISMO/SOCIEDADE
HARMONIA/HOMEOSTASE

6 TEORIAS DO CONFLITO Karl Marx e Max Weber
A “desigualdade”, a “assimetria”, as “tensões” entre indivíduos e grupos como “motores centrais” da sociedade A “condição heterotrófica” do homem O “fato básico” da existência humana A “luta” frente à natureza e “associação” com outros homens

7

8

9 TEORIAS INTERACIONISTAS
Interações entre indivíduos “Microssociologia” Interpretação de sinais, gestos, símbolos na “interação” entre os indivíduos Vida social feita de “redes de status e papéis” que moldam experiências e comportamentos

10

11 TEORIAS UTILITARISTAS
Os homens são racionais até o ponto em que eles buscam objetivos e finalidades individuais Auto-interesse individual Pensamento racional e individual como base para as tomadas de decisão Relação entre custos e benefícios “Teoria da Troca”

12

13

14 HOLISMO OU INDIVIDUALISMO?
Sistemas sociais não podem existir sem indivíduos, porém, temos que considerar também que os indivíduos existem apenas em relação a um ou outro sistema social. RECENTES PROPOSTAS TEÓRICAS George Simmel, Pierre Bourdieu, Norbert Elias, Antony Giddens etc

15 Sociologia Marxiana Karl Marx (1818 – 1883)
Estado, Esporte, Cultura como expressão da classe hegemônica Idolatria esportiva Tese da Alienação Como o esporte responde a esses parâmetros teóricos?

16 Sociologia Funcionalista Émile Durkheim (1858 – 1917)
A noção de organismo social Homeostase, equilíbrio Funções biológicas, sociais A função da Educação Como o esporte responde a esses parâmetros teóricos?

17 Tese da alienação Faz com que os homens se submetam a forças DIVINAS, as quais, embora CRIADAS POR ELES PRÓPRIOS, são percebidas como autônomas e superiores. O termo ALIENAÇÃO é a tradução mais divulgada das expressões em alemão empregadas por Marx para expressar a idéia de tornar-se estranho a si mesmo, não reconhecer-se em suas obras, desprender-se, distanciar-se, perder o controle.

18 Sociologia Weberiana Max Weber (1864 – 1918)
Racionalização Desencantamento Desmagificação O predomínio de lógicas materiais que se descolam das necessidades reais dos homens na organização da vida coletiva. Como o Esporte responde a esses parâmetros teóricos?

19 Porque Marx, Durkheim e Weber?
Na análise sociológica da Cultura, da Educação, da Educação Física e do Esporte, as obras desses autores são fundamentais em termos do pensamento social. A amplitude do fenômeno esportivo necessita também de explicações do seu caráter sociológico mais geral e não apenas específico.

20 EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE
Área de conhecimento e intervenção que lida, sobretudo, com o movimento humano consciente, mediante análises e referenciais científicos, filosóficos e político-pedagógicos.

21 EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE
Considerando então, a Educação Física e o Esporte como componentes sócio-histórico e cultural, ela pode e deve ser pensada sociologicamente, pois também se relaciona com aspectos da vida social humana.

22 EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE
A partir de tal reflexão, não é possível desvincular a Educação Física e o Esporte de uma visão sociológica, pois eles também fazem parte da vida social e, como tal, são carregados de significados que precisamos compreender.


Carregar ppt "Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google