A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIMPÓSIO DISTRITAL DE EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIMPÓSIO DISTRITAL DE EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SIMPÓSIO DISTRITAL DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO SIMPÓSIO DISTRITAL DE EDUCAÇÃO

2 Pra. KATIA FONTANIN Diretora Estadual
DIRETORIA ESTADUAL MISSÃO QUADRANGULAR “CRISTO PARA AS CRIANÇAS” Pra. KATIA FONTANIN Diretora Estadual Contatos: ORKUT: KATIA FONTANIN Fone: (11) / Fax: 19 – ATENDIMENTO: TODAS AS 3a. FEIRAS NO CED

3 1. IMPORTÂNCIA DA CRIANÇA
A criança é TOTALMENTE dependente de orientação Exemplo bíblico da influência dos pais nos filhos: Davi e o filho que teve com Bate- Seba (II Sm. 12:18)

4

5 O alimento espiritual oferecido à criança deve ser de qualidade excelente!!
Alimento estragado: provoca doenças Falta de alimento: morte e desnutrição

6 Deus se preocupa com as crianças!!!
Abraão é abençoado porque ensina a seus filhos o caminho de Deus (Gn. 18:18,19); Quando Deus mandou celebrar a Páscoa, enfatizou que era para “toda a família”, e certamente, isto incluía as crianças (Êx. 12:1-28) ; O Senhor abominava os povos que davam suas crianças (filhos) em sacrifício ao deus Moloque (Lv. 20:1-5);

7 Uma pausa… quem é Moloque??
Segundo as escrituras os povos amorreus por volta de 1900 a.C. adoravam a Moloque. Há quem diga que nos rituais de adoração havia atos sexuais e sacrifícios de crianças. Estas eram jogadas em uma cavidade da estátua de Moloque, onde havia fogo consumindo assim a criança viva. Ele era, ao mesmo tempo, um fogo purificador, destruidor e consumidor. A aparência de Moloque era de corpo humano com a cabeça de boi ou leão, no seu ventre havia uma cavidade em que o fogo era aceso para consumir sacrifícios. Muitos povos adoravam a Moloque porém com o fortalecimento do povo hebreu e de outros reinos, estes povos foram desaparecendo, deixando o costume de adoração a Moloque.

8

9 As crianças (bebês) eram contados nominalmente, segundo ordenança do Senhor a Moisés, demonstrando aí sua importância para Deus (Nm. 3:40); Deus promete a terra às crianças. Elas podem ganhar a batalha que os adultos perderam por causa da incredulidade (Nm. 14:30-32) Deus manda falar aos filhos, e aos filhos dos filhos, acerca do livramento do Senhor na terra do Egito, para que nunca se esqueçam dos feitos do Senhor (Dt. 6:1,2 / Dt. 6:20);

10 Todo o povo foi conclamado a ouvir o que dizia a Lei: homens, mulheres, e todos os que podiam entender o que ouviam (Ne. 8:2). Jesus se identifica com as crianças (Mt. 18:5,6); As crianças são capazes de compreender e aceitar o evangelho (Mt. 11:25,26); A criança é o exemplo de como temos que receber o Reino de Deus (Mc. 10:15); Deus escolheu as crianças (I Co. 1:26-29)

11 VAMOS TRABALHAR!!!!!!! Como posso contribuir para haver um alimento espiritual saudável para as crianças??

12 2. SITUAÇÃO DA CRIANÇA Contradição de situações entre Lv. 20:1-5 e Mt. 18:4 Situação de calamidade, segundo o site

13 VAMOS TRABALHAR!!!!!!! Atividade de fixação: Monte um painel (com recorte e colagem ou desenho), descrevendo a situação da criança no mundo atualmente, escrevendo coisas/atitudes que podem ser realizadas para mudar essa realidade.

14 3. RESGATE DA INFÂNCIA Como já vimos, as crianças estão em situações de: tráfico, vícios, violência, aborto, doenças (AIDS inclusive), etc… Duas gerações que Satanás quiz destruir: Êx. 1:1-22 e Mt. 2:16 ARTILHARIA PESADA!!!

15 Um pouco de história… Idade Média x sentimento de infância;
Século XIX no Brasil: escravidão sexual e no trabalho, dos adolescentes e crianças; 1922: Surge no RJ o primeiro estabelecimento público para menores; 1990: criação do ECA (Lei 8.069), com 267 artigos para proteger a criança

16 “. nos dias atuais as crianças continuam sofrendo ataques
“...nos dias atuais as crianças continuam sofrendo ataques. Às vezes de maneira explícita, às vezes de maneira sutil, mas não menos desastrosa” Cláudia Guimarães

17 As crianças têm necessidades (físicas, emocionais e espirituais)
O problema da “babá eletrônica”

18

19 VAMOS TRABALHAR!!!!!!! Da criança é o reino dos céus, mas não a prioridade na igreja. Da criança é o reino dos céus, mas não o melhor local. Da criança é o reino dos céus, mas não o melhor professor. Da criança é o reino dos céus, mas não o melhor investimento. Da criança é o reino dos céus, mas não o melhor material. Da criança é o reino dos céus, mas não a melhor estrutura. Da criança é o reino dos céus, mas não o melhor tempo. Da criança é o reino dos céus, mas não a equipe preparada. Da criança é o reino dos céus, mas não as finanças da igreja. Da criança é o reino dos céus, mas não o obreiro treinado. (GUIMARÃES, 2005, p.37)

20 Atividade de fixação: Reunam-se em grupos de até 5 integrantes e leiam o texto abaixo, da escritora Cláudia Guimarães, fazendo uma reflexão sobre o mesmo, e em seguida, respondam a pergunta “Na verdade, a criança tem seus direitos garantidos nos dias atuais?”

21 4. CRIANÇAS COM FOME ESPIRITUAL E AS NECESSIDADES BÁSICAS DA CRIANÇA
REFLEXÕES DE LM. 2:19 a. Levanta-te! – ordem, verbo no imperativo, Deus mandando o povo tomar uma atitude; b. Clama – outra ordem, não podemos deixar de clamar... mas por quem? c. No princípio das vigílias – no começo, no início das horas, não esperar acontecer para clamar, mas clamar a Deus antes do acontecido, ou seja, clamar pela infância ainda na infância;

22 d. Pela vida dos teus filhinhos – Clamar, buscar a Deus, interceder por nossas crianças (filhinhos);
e. Desfalecem de fome – nossos filhinhos morrem (desfalecem) de fome, há uma situação crítica; f. À entrada de todas as tuas ruas – dentro de nossos muros; o versículo se refere à fome que acontecia dentro dos muros de Jerusalém! Era dentro da cidade, e não fora!

23

24 Análise da figura Pontos de destaque: Barriga da criança
Criança x prato de comida Abutre espreitando Profissional que fez essa foto “artística”

25 Nessecidades básicas das crianças e juniores
A criança está em contínua evolução Desenvolvimento da criança: - Idade Cronológico (idade civil) - Idade Fisiológica (estatura física, tamanho do esqueleto, dentição, peso, força muscular, etc…) - Idade Mental (maturidade / amadurecimento, cognição, equilíbrio, socialização)

26 Organograma do desenvolvimento da criança
Mental Crescimento Orgânico Desenvolvimento Humano Estruturas Mentais

27 NESSIDADES DOS PEQUENINOS…
A necessidade de sentido/significado  A necessidade de segurança A necessidade de aceitação A necessidade de ser amadas e de amar A necessidade de elogios A necessidade de disciplina A necessidade de Deus

28 VAMOS TRABALHAR!!!!!!! Vamos meditar sobre o exemplo de Jesus Cristo Lucas 2:41-52. Segundo esse texto você acha que Jesus tinha a mesma idade cronológica e mental? Como você percebe a diferença nesse exemplo entre as idades? A palavra nos diz que Jesus crescia. Vamos procurar entender o que é crescer e desenvolver, observando as necessidades básicas das crianças.

29 5. CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO LÍDER INFANTIL
Chamado Visão Preparo Comprometimento

30 O líder e o Salmo 23 Analisando o trabalho do pastor...
Faz a ovelha repousar em pastos verdejantes; Leva a ovelha junto às águas de descanso; Refrigera a alma da ovelha; Guia a ovelha pelas veredas da justiça; A ovelha não teme mal algum porque o pastor está com ela; O pastor, além de cuidar, corrige e consola a ovelha com sua vara e seu cajado;

31 g. Protege e honra a ovelha na presença dos adversários;
h. Unge a cabeça da ovelha (a unção, além de curar, significa cuidado, zelo, separar para uma obra) i. O cuidado do pastor em zelar pela sua ovelha faz com que ela esteja sempre cercada de bondade e misericórdia, fazendo com que habite na casa do Senhor para sempre (não se desviará do caminho de Deus).

32 Diferença entre: Pastor x Mercenário
João 10:12,13 João 10:14 / João 21:17

33 VAMOS TRABALHAR!!!!!!! A Classe deve se dividir em 2 grupos grandes e encenar uma pequena dramatização (máximo de 5 minutos cada uma), tendo como base o texto de João 10:14, e observando o desenho ao lado. O tempo para o preparo da dramatização será de 10 minutos. Os grupos se apresentarão um de cada vez, e os outros apreciarão.


Carregar ppt "SIMPÓSIO DISTRITAL DE EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google