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Promoção -Comunicação

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Apresentação em tema: "Promoção -Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Promoção -Comunicação
Preço Praça - Distribuição Produto

2 P’s: Visão de dentro para fora da empresa.
Marketing Mix Quatro P’s: Quatro C’s: Produto Preço Promoção Praça Mais valor para o cliente Menor custo Maior conveniência Melhor comunicação P’s: Visão de dentro para fora da empresa. C’s: Visão de fora para dentro da empresa. Distribuição Comunicação Mix de Comunicação

3 Os produtos vão além de bens tangíveis.
Produto (product) Conjunto de benefícios que satisfaz a um desejo ou a uma necessidade do consumidor e pelo qual ele está disposto a pagar em função de sua disponibilidade de recursos. Os produtos vão além de bens tangíveis.

4 Produtos  Tangibilidade
Tangíveis Intangíveis Serviços: Cabeleireiro Pet shop Duráveis: Carros Roupas Máquinas Pessoas: Políticos Atletas Não Duráveis: Bebida Produtos de beleza Lugares: Cancun Bahia

5 Produtos  Grau de Diferenciação
Altamente diferenciáveis Commodities Ex. Frango Ex. Mercedes

6 Produto  Marcas A marca é um nome, signo ou símbolo, ou uma combinação desses elementos para identificar produtos ou serviços de um vendedor e diferenciá-lo de seus concorrentes. Brastemp

7 Produto  Marcas  Estratégias  Marcas do Fabricante

8 Produto  Marcas  Estratégias  Marcas Próprias

9 Produto  Marcas  Estratégias  Marca Genérica

10 ATRIBUTOS (durabilidade, velocidade, etc..)
Produto  Marcas  Características ATRIBUTOS (durabilidade, velocidade, etc..) BENEFÍCIOS (funcionais e emocionais) VALORES PERSONALIDADE Flamengo S/A

11 Produto  Marcas  As 10 Maiores do Mundo
2007 2006 Name Country Change in Rank Value ($Mil) Value (%) 1 Coca-Cola U.S. 67,000 -1% 2 Microsoft 56,926 -5% 3 IBM 56,201 5% 4 GE 48,907 4% 5 Intel 32,319 -9% 6 Nokia Finland 30,131 14% 7 9 Toyota Japan 27,941 12% 8 Disney 27,848 McDonald’s 27,501 6% 10 11 Mercedes Benz Germany 21,795 9% Source: Business Week August 7th 2007

12 Produto  Marcas  As 10 Maiores do Brasil
2007 Nome Variação % Rank Valor ($Mil) 1 Itaú 1,204 10% 2 Bradesco 828 2% 3 Natura 536 Estréia 4 BB 520 22% 5 Skol 512 6 Petrobras 485 70% 7 Brahma 352 20% 8 Unibanco 223 7% 9 Antarctica 192 4% 10 ABN Real 171 29% Fonte INTERBRAND: Isto é Dinheiro, 02 de junho/2007

13 Produto  Marcas  Design

14 Como o consumidor julga a qualidade? (%)
Produto  Marcas  Design  Embalagens e Rótulos Como o consumidor julga a qualidade? (%) Classes A/B Classe C Classes D/E RÓTULO RÓTULO RÓTULO DURABILIDADE 69 DURABILIDADE 62 PREÇO DESEMPENHO 62 PREÇO DURABILIDADE 50 GARANTIA GARANTIA 57 GARANTIA 16 PREÇO DESEMPENHO 53 MARCA 44 Fonte: Procon/SP

15 Como Funciona? 53% das compras são feitas por impulso
Produto  Marcas  Design  Influência na Compra Como Funciona? 53% das compras são feitas por impulso 85% das decisões de compra são no ponto de venda 3 segundos é o tempo para atrair atenção 85% de chances de venda se o produto for pego 12% a 18% mais do que havia planejado Fonte: Ipsos-Novaction

16 Para que servem? Chamar a atenção
Produto  Design/Embalagens Para que servem? Chamar a atenção Transmitir o que está sendo oferecido Ressaltar os atributos do produto Agregar valor ao produto Características de cada canal utilizado

17 Praça (Distribuição) Conjunto de elementos (intermediários e canais de distribuição) que visa tornar o produto disponível para o consumidor onde e quando ele o desejar. Marketing Mix

18

19 Praça  Decisões Básicas
Papel da distribuição nos objetivos da empresa Papel da distribuição no marketing mix Desenho da estrutura dos canais de marketing Seleção dos canais de marketing Gerenciamento dos canais de marketing

20 Promoção (Comunicação)
Diversas formas de comunicação que visam promover os seus produtos, serviços, benefícios, valores e marcas, bem como fortalecer o relacionamento a longo prazo com os clientes. Marketing Mix Caso Irani Celulose

21 Promoção  Não basta ter um BOM produto ou serviço!
É preciso fazer com o que o cliente perceba. E para isso, você precisa se comunicar com ele. A comunicação influencia o cliente em todas as etapas do seu comportamento de compra. Reconhecimento da Necessidade Busca de Informação Avaliação de Alternativas Decisão de Compra Utilizando o Produto Comportamento Pós-Compra

22 Feedback Resposta Mix de Comunicação Promoção de Vendas Relações
Promoção  Processo de Comunicação Emissor Codificação Mensagem Decodificação Receptor Público Alvo Ruído Feedback Resposta Mix de Comunicação Promoção de Vendas Relações Públicas Vendas Pessoais Marketing Direto Propaganda Comunicação Hoje

23 Sexo Humor Surpreendente Humor Negro Instigante Emocional
Promoção  O que agrada em uma propaganda popular? Sexo Humor Surpreendente Humor Negro Instigante Emocional O apelo emocional representa um desafio bem mais difícil para o propagandista. Ele deve ser sutil, mas, causar o impacto e o entendimento necessários para o sucesso do comercial. Assim como ocorre com o humor surpreendente, também nas propagandas instigantes o expectador é forçado a prender-se ao comercial para entendê-lo. Nesta propaganda apenas a sugestão provocada por uma cena erótica foi o suficiente para torná-lo extensivamente divulgado pela Rede. O expectador em geral sabe que algo irá acontecer, mas, é forçado a se prender ao comercial e, adivinhem, o desfecho acontece apenas nos momentos finais. A maior característica desta abordagem comercial está no fato de gerar divertimento a partir de uma situação trágica. Vejamos como a goodyear fez isso...

24 Preço É o valor agregado que justifica a troca. A transferência de posse de um produto é planejada e adequada por esse elemento (valor percebido versus custos versus benefícios).

25 “O que é algo a não ser o valor que se dá a ele?” William Shakespeare
Preço  Valor “O que é algo a não ser o valor que se dá a ele?” William Shakespeare

26 É o Custo unitário de algo posto a venda;
Preço  Ainda é... É o Custo unitário de algo posto a venda; É o único elemento do marketing mix que produz receita; É um dos elementos mais flexíveis do composto; O preço impacta fortemente o resultado final da empresa.  Preço nos 4P’s Ciclo de Vida

27 Preço  Preço, Custo e Valor
O NÚMERO ESCRITO NA ETIQUETA NÃO DEVE REFLETIR O CUSTO DO PRODUTO, MAS O VALOR QUE O CLIENTE PERCEBE NELE.

28 Produto Característica: Sabor Marcante Benefício: Matar Sede / Prazer Design: Lata Ml Marca: Coca Cola

29 Distribuição ( Ponto ) Ponto de Venda: Supermercados, Bares, Restaurantes...... Canal de Distribuição: Distribuidores Regionais, Fábricas .... Logística: Estudo da Entrega do Produto nos Pontos de Venda.

30 Comunicação ( Promoção )
Propaganda: TV - Mídia de Massa Promoções de Venda: Sorteios / Merchandising: Publicidade no Ponto de Venda Relações Públicas: Eventos

31 Preço Formação Preço Venda: R$ 2,50 Políticas de Preço: Consumidor Direto e Ponto de Venda


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