A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA: A POPULAÇÃO MUNDIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA: A POPULAÇÃO MUNDIAL"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA: A POPULAÇÃO MUNDIAL

2 O conceito de transição demográfica
Foi proposta pelo americano Warren Thompson em 1929 com o termo original “Demographic Transition Model”que pode ser traduzido livremente como a forma de estudar as modificações que acontecem nas populações humanas desde o período das “altas taxas de nascimento (natalidade) e altas taxas de mortalidade” para o período das “baixas taxas de nascimento (natalidade) e baixas taxas de mortalidade”. Thompson já parte do princípio de que as taxas de nascimento e de mortalidade nunca foram constantes no tempo e  que há leis ou regras gerais que se aplicam a todas as populações, que seriam as fases da transição demográfica.  O demógrafo americano estipulou quatro fases: a pré-moderna, a moderna, a industrial madura e a pós-industrial.

3 Transição demográfica: características
Diminuição de taxas de mortalidade e natalidade, sendo que a primeira diminui mais rápido que a segunda, causando um período de aumento do crescimento vegetativo e, portanto, de grande acréscimo populacional. Crescimento da população mundial disparou nos últimos 200 anos (passando de 1 bilhão de habitantes no ano 1800 aos 6,5 bilhões na atualidade). Período de transformação de uma sociedade pré-industrial (caracterizada por ter taxas de natalidade e de mortalidade altas) a uma moderna ou pós-industrial (caracterizada por ter ambas as taxas baixas).

4 FASES DA TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
TAXA (em %) Taxa de Nascimento Taxa de Mortalidade Crescimento Populacional /Transicion_demografica.png

5 Fase 1 - A natalidade se dava de forma descontrolada, porém, ao mesmo tempo, a taxa de mortalidade, por fatores ligados à época: conflitos bélicos, crises, epidemias, baixas condições sanitárias básicas, e pouca higiene, também tinha índices altíssimos, resultando num acréscimo populacional muito pequeno. Fase 2 - Os índices de mortalidade iniciam uma importante descida motivada por diferentes razões: a melhoria nas condições sanitárias, a evolução da medicina, e a urbanização, aumentando a expectativa de vida, mas os índices de natalidade não acompanham essa tendência, causando um rápido crescimento populacional. Em muitos países, essa fase teve início com a revolução industrial. Hoje em dia, muitos países subdesenvolvidos vivem essa fase Fase 3 - Ocorre uma queda na taxa de natalidade devido ao acesso à métodos anticoncepcionais, e à educação (fazendo com que o planejamento familiar fique mais difundido). O resultado é um crescimento vegetativo reduzido em relação à fase 2. Fase 4 - Os índices de natalidade e mortalidade voltam a se estabilizar criando um crescimento populacional novamente pequeno.

6 Para uma fase 5? Enquanto o modelo original de Transição Demográfica descrito por Warren Thompson apresenta só quatro fases, atualmente se aceita uma quinta fase, onde a mortalidade superará a natalidade, devido ao alto custo de se criar filhos (principalmente em países desenvolvidos), famílias optam por ter um número muito reduzido (entre 1 e nenhum) de filhos para manter o padrão de vida. Esse efeito é muito temido por analistas, e já iniciou-se em países como a Alemanha ou Itália, pois com o crescimento populacional negativo, a população terá num futuro próximo mais idosos do que jovens, o que pode acarretar num rombo para a previdência dos países na quinta fase.

7 FASE 1

8 FASE 2

9 FASE 3

10 FASE 4

11 FASE 5 CIA World Factbook 2005.

12 Tipos de Pirâmides Etárias ou Pirâmides de Idades
CRIANÇAS JOVENS VELHOS recursos.malha.net/component/option,com.../task.../Itemid,41/

13 Pirâmides Etárias Brasil
1990 1980

14 Está havendo alguma mudança de fase?
2000 2010

15 2050

16

17 Mapa mundial de natalidade em 2008

18 Mapa mundial de mortalidade em 2008

19 Transição Demográfica Brasileira
Primeira Fase: caracterizada por elevadas taxas de natalidade, mas com taxas mortalidade ainda mais altas, originando baixo crescimento populacional, Brasil saiu dessa fase no início do século 20; Segunda Fase: caracterizada por elevadas taxas de natalidade e declínio das taxas de mortalidade, gerando elevado crescimento populacional, seu auge foi na década de 50; Terceira Fase: caracterizada por baixas taxas de natalidade e de mortalidade, gerando baixíssimo crescimento populacional, estagnação e até mesmo taxas negativas de crescimento.

20

21

22

23 A IMPORTÂNCIA DOS DADOS MUNDIAIS
POR QUE MOTIVOS SÃO IMPORTANTES? QUAL A RELAÇÃO DOS DADOS COM O CONTEXTO HISTÓRICO? OS DADOS APRESENTAM UMA ANÁLISE DE MELHORA PARA A ECONOMIA E QUALIDADE DE VIDA NO BRASIL?

24 BIBLIOGRAFIA http://www.ibge.gov.br/paisesat/
(dados de população do mundo inteiro)


Carregar ppt "TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA: A POPULAÇÃO MUNDIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google