A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema: NÃO VIM DESTRUIR A LEI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema: NÃO VIM DESTRUIR A LEI"— Transcrição da apresentação:

1 Tema: NÃO VIM DESTRUIR A LEI
Evangelho O Espiritismo SEGUNDO O Tema: NÃO VIM DESTRUIR A LEI PALESTRA 10/02/2009

2 Não vim destruir a lei Bíblia As três revelações
Moisés Cristo Espiritismo Aliança da ciência e da religião

3 Bíblia

4 1 Bíblia Significado A palavra Bíblia vem do grego, que significa "coleção de livros". Quando começou a ser escrita? A Bíblia teve inicio em escrita aproximadamente anos antes de Cristo. Quando terminou de ser escrita a Bíblia? A Bíblia terminou de ser escrita por volta do ano 100 a 110 d.C., com o Apóstolo João Evangelista (que escreveu o Apocalipse).

5 Bíblia Podemos encontrar na traduções católica 73 livros. A saber:
2 Bíblia Como ela é formada? Podemos encontrar na traduções católica 73 livros. A saber: Antigo Testamento com 46 Livros Novo Testamento com 27 Livros Na tradução protestante (João Ferreira de Almeida) 66 livros: Antigo Testamento com 39 Livros Novo Testamento com 27 Livros Testamento significa aliança

6 3 Bíblia O que contem o Antigo Testamento? O Antigo Testamento nos revela desde a suposta Criação do mundo, profecias que anunciavam a vinda do Messias, a fidelidade e infidelidade do povo com Deus, e principalmente, a preparação do povo escolhido de onde viria o Verbo Encarnado.

7 4 Bíblia O que contem o Novo Testamento? O Novo Testamento possui quatro livros (Mateus, Marcos, Lucas e João) que contam toda a vida de Jesus O Cristo de Deus, desde o seu nascimento até o seu desencarne. Esses quatro livros formam um conjunto denominados evangelho. O Novo Testamento é também constituído por várias cartas (também chamadas epístolas), que foram escritas pelos apóstolos com o objetivo de direcionar a Igreja fundada por Cristo. Além do evangelho e das cartas, o Novo Testamento possui um livro que conta os primórdios da Igreja de Cristo e outro livro profético que revela a Segunda vinda gloriosa de Jesus, respectivamente, são eles: os Atos dos Apóstolos e o Apocalipse.

8 Bíblia Evangelho Cartas (também chamadas epístolas) Atos dos Apóstolos
4 Bíblia O que contem o Novo Testamento? Evangelho Mateus, Marcos, Lucas e João, contam toda a vida de Jesus O Cristo de Deus, desde o seu nascimento até o seu desencarne. Cartas (também chamadas epístolas) Escritas pelos apóstolos com o objetivo de direcionar a Igreja “fundada”por Cristo. Atos dos Apóstolos Livro que conta os primórdios da Igreja dos cristãos do primeiro século; Apocalipse Livro profético que revela a Segunda vinda gloriosa de Jesus.

9 Bíblia 5 Quais foram os idiomas da bíblia?
Os idiomas bíblicos são três: o hebraico, o aramaico e o grego. O Antigo Testamento foi totalmente escrito em hebraico. Já, o Novo Testamento, foi escrito a maior parte em grego e uma pequena parte em aramaico (que vem a ser um dialeto do hebraico). Curiosidade: o idioma que Cristo falava era o aramaico.

10 Bíblia 7 Quem traduziu a Bíblia?
O papa Damaso confia a São Jerônimo, em 384, a missão de redigir uma tradução latina (grego) da Bíblia, escrita originalmente em hebraico e aramaico e grego. O papa Damaso São Jerônimo

11 Primeira Revelação Moisés

12 Primeira Revelação - Moisés
1 Primeira Revelação - Moisés Pentateuco Do grego, "os cinco rolos", o Pentateuco é composto pelos cinco primeiros livros da bíblia.  Entre os judeus é chamado de Torá.

13 Primeira Revelação - Moisés
2 Primeira Revelação - Moisés Gênesis Primeiro livro da Bíblia. Narra acontecimentos, desde a criação do mundo, na perspectiva judaica, passando pelos Patriarcas hebreus, até à fixação deste povo no Egito, depois da história de José. Gênesis é o inicio, é o principio da criação dos céus, da terra, da humanidade e de tudo quando existe vida, todos os seres.

14 Primeira Revelação - Moisés
3 Primeira Revelação - Moisés Êxodo O livro conta a história da saída do povo de Israel do Egito, onde foram escravos durante 400 anos. Narra o nascimento, a vida e o ministério de Moisés diante do povo de Israel, bem como o estabelecimento da Lei e a construção do Tabernáculo. Mostra o início de um relacionamento entre o povo recém-saído do Egito e Deus através de uma aliança proposta pelo próprio Deus. É a organização do judaísmo.. Tabernáculo:  (do hebraico  local da [Divina] morada) designa o santuário portátil onde se guardavam e transportavam a arca da aliança e demais objetos sagrados.

15 Primeira Revelação - Moisés
4 Primeira Revelação - Moisés Levítico Basicamente é um livro teocrático, isto é, tem caráter legislativo; apresenta em seu texto o ritual dos sacrifícios, as normas que diferenciam o puro do impuro, a lei da santidade e o calendário religioso entre outras normas e legislações que regulariam a religião.

16 Primeira Revelação - Moisés
5 Primeira Revelação - Moisés Números Este livro é de interesse histórico, pois fornece detalhes acerca da rota dos israelitas no deserto e de seus principais acampamentos. Pode ser dividido em três partes: O recenseamento (censo) do povo no Sinai. A história da jornada do Sinai até Moabe. Os eventos na planície de Moabe, antes da travessia do Jordão.

17 Primeira Revelação - Moisés
6 Primeira Revelação - Moisés Deuteronômio Contém os discursos de Moisés ao povo, no deserto, durante seu êxodo do Egito à Terra Prometida. Os discursos contidos nesse livro, em geral, reforçam a idéia de que servir a Deus não é apenas seguir sua lei. O título provém do grego e quer dizer: Segunda Lei, ou melhor, Repetição da Lei. Em êxodo, Levítico e Números, as leis foram dadas, conforme a necessidade da ocasião, a um povo acampado no deserto. Em Deuteronômio, essas leis foram repetidas a uma geração que, dentro em breve, moraria nas casas vilas e cidades da terra prometida.

18 Os dez mandamentos Eu sou o senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás deuses estrangeiros diante de Mim; Não farás para ti imagens de escultura, nem figura alguma de tudo que há em cima no céu, e do que há embaixo na Terra, nem de coisas que haja nas águas debaixo da terra. Não adoraras nem lhes darás culto; Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; Lembra-te de santificar o dia do sábado; Honrarás o teu pai e a tua mãe, para ter uma vida dilatada sobre a terra, que o Senhor teu Deus te á de dar; Não matarás; Não cometerás adultério; Não furtarás; Não dirás falso testemunho contra o teu próximo; Não desejarás a mulher do próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem outra coisa alguma que lhe pertença.

19 Os dez mandamentos CURIOSIDADE: Como foram escritos os 10 mandamentos?
Pneumatofonia: comunicação oral dos Espíritos, sem o concurso da voz humana. Pneumatografia: Escrita direta dos Espíritos, sem o auxílio da mão .

20 Não vim destruir a lei Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim os destruir, mas cumpri- los: - Porquanto, em verdade vos digo que o céu e a terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um iota e um único ponto. IOTA: é a nona letra do alfabeto grego e tem valor numérico no sistema grego igual a dez Mateus, Capitulo V, versículo 17 e 18

21 Segunda Revelação – O Cristo
1 Segunda Revelação – O Cristo Kardec Jesus não veio destruir a lei, isto é, a lei de Deus; veio cumpri-la, isto é, desenvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro sentido e adaptá-la ao grau de adiantamento dos homens.

22 Segunda Revelação – O Cristo
2 Segunda Revelação – O Cristo Jesus Aí está toda a lei e os profetas Amar a Deus acima de todas as coisas; Amar o próximo como a si mesmo.

23 Segunda Revelação – O Cristo
3 Segunda Revelação – O Cristo Psicologia A revolução de que Jesus nos traz não é apenas político-social, mas principalmente, psico-espiritual.

24 Segunda Revelação – O Cristo
4 Segunda Revelação – O Cristo Psicologia As leis sociais (ou externas) estabelecem equilíbrio e a harmonia na convivência cotidiana. Estabelecem também os limites e disciplinam a conduta humana.

25 Segunda Revelação – O Cristo
5 Segunda Revelação – O Cristo Psicologia As leis psicológicas (ou internas) estabelecem equilíbrio e harmonia na convivência consigo mesmo.

26 Segunda Revelação – O Cristo
6 Segunda Revelação – O Cristo Psicologia Comparações: Interna X Externa Interna é moralmente superior a externa Exigem processos árduos de educação Externa é moralmente inferior a Interna O ser humano vive em perfeita harmonia. Conseguindo até influenciar o meio externo.

27 Segunda Revelação – O Cristo
7 Segunda Revelação – O Cristo Psicologia Destruir o antigo pode ser uma forma de fugir a entrar em contato com as dificuldades que temos de enfrentar nossos próprios conflitos. Essa lei nos leva ao necessário encontro com o Si mesmo.

28 Segunda Revelação – O Cristo
8 Segunda Revelação – O Cristo Psicologia Não destruir a lei interna, mas conhecê-la e cumpri-la é o único caminho que o conduzirá a felicidade. Adenáuer Marcos Ferraz de Novaes

29 Terceira Revelação – Espiritismo
Emanuel Swedenborg Andrew Jackson Davis

30 Quem somos? De onde viemos? O que fazemos aqui? Para onde vamos?
Terceira Revelação – Espiritismo Kardec Quem somos? De onde viemos? O que fazemos aqui? Para onde vamos?

31 Terceira Revelação – Espiritismo
1 Terceira Revelação – Espiritismo Kardec O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as relações com o mundo corpóreo. O Espiritismo é a chave com o auxilio da qual tudo se explica de modo fácil (racional).

32 Terceira Revelação – Espiritismo
2 Terceira Revelação – Espiritismo Kardec O Espiritismo não veio destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução; É o evangelho materializado; Vem em conformidade ao que o Cristo no ensinou; O Espiritismo é obra do Cristo , que vem, conforme igualmente anunciado, regenerar e preparar o reino de Deus na Terra.

33 Terceira Revelação – Espiritismo
3 Terceira Revelação – Espiritismo Emmanuel A doutrina consoladora da sobrevivência e da comunicação entre os habitantes da Terra e do infinito, com bases profundas e amplas no Evangelho, floresce entre as criaturas com características de nova revelação , para que o homem seja, nas atividades vulgares, real afirmação do bem que nasce da fé viva.

34 Terceira Revelação – Espiritismo
4 Terceira Revelação – Espiritismo Irmão X O Espiritismo constitui a porta da esperança para um mundo melhor. Seus fenômenos representam chamamentos comuns para uma compreensão mais elevada dos valores da vida.

35 Terceira Revelação Ciência e Religião

36 Terceira Revelação-Ciência e Religião
1 Terceira Revelação-Ciência e Religião Kardec A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral.

37 Terceira Revelação-Ciência e Religião
2 Terceira Revelação-Ciência e Religião Kardec A Ciência e a Religião não puderam, até hoje, entender-se, porque, encarando cada uma as coisas do seu ponto de vista exclusivo, reciprocamente se repeliam.

38 Terceira Revelação-Ciência e Religião
3 Terceira Revelação-Ciência e Religião Kardec Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o Universo espiritual e suas relações com o mundo corpóreo, leis tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres.

39 Volte sempre e vá com Jesus de Nazaré!!!
Evangelho O Espiritismo SEGUNDO O Que bom que você veio! Volte sempre e vá com Jesus de Nazaré!!!


Carregar ppt "Tema: NÃO VIM DESTRUIR A LEI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google