A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ser humano é um ser social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ser humano é um ser social"— Transcrição da apresentação:

1 O ser humano é um ser social
Em alguns momentos da vida, você já deve ter desejado viver sozinho, sem ninguém para fazer cobranças ou lhe dizer o que e como fazer. De acordo com vários estudiosos e até com sua experiência, sabe ser quase impossível isso se tornar realidade. O ser humano é um ser social. Por mais que viva em local distante dos outros, ele possui características humanas ou ferramentas herdadas de outros seres humanos. Por exemplo, um morador da zona rural que não faça questão de frequentar a cidade, visto dispor de alimentos e remédios retirados da natureza, de vestimentas produzidas manualmente, de sua necessidade de aprendizado saciada nas experiências diárias da vida no campo, mesmo assim ele é parte de um universo social que, em algum momento, lhe trouxe referenciais do que seja ser um homem. Por que ele usa calças e não saias? Por que ele utiliza fogão para fazer sua comida? Por que os animais são submissos a ele? nesse caso, ocorreu uma socialização desse indivíduo com os conhecimentos produzidos por seus antepassados ou sua própria geração. não é necessária a contínua convivência com outros seres humanos para que alguém se caracterize como ser social, mas simplesmente a reprodução de comportamentos daqueles que lhe são iguais. o processo de socialização é a aquisição de maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive.

2 forma que recebem informações, elas informam.
Analise sua forma de falar, vestir, o que costuma comer, os tipos de música que gosta de ouvir... tudo isso é reflexo do ambiente e da sociedade em que você vive. Certamente hoje as pessoas sofrem muito mais influências de diferentes culturas do que há 50 anos, porque se encontram numa época em que o avanço tecnológico lhes permite contato mais próximo com outros países e seus costumes. Entretanto sua personalidade se constitui conforme as interações sociais que estabelecem, ou seja, elas se formam por meio da troca de ideias, sentimentos e comportamentos com pessoas presentes no seu dia-a-dia. Da mesma forma que recebem informações, elas informam. Assim, a sociedade em que vivemos não é um ente sobrenatural que paira sobre nossas cabeças e nos submete a seus desejos. Integramos ativamente a sociedade em que somos objetos, mas também sujeitos. reuniões e festas com os amigos são ótimos exemplos da nossa necessidade de socialização, pela qual aprendemos e ensinamos. Autora: Regiane Ap. Atisano

3 Compare esses dois momentos
Observe as imagens Compare esses dois momentos da vida de um ser humano.

4 Atividades 1. Conforme o texto, mesmo vivendo sozinho, o ser humano é um ser social. como você explica isso? 2. O texto contém dois conceitos: de socialização e interação social. Apresente a definição de cada um. 3. Pesquise, em revistas e jornais impressos ou virtuais, as diferentes formas de socialização. Por exemplo: festas, reuniões, conversas, etc. Identifique-as e descreva os comportamentos que as pessoas demonstram em cada situação (vestimenta, modo de falar, regras, etc.).


Carregar ppt "O ser humano é um ser social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google