A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues"— Transcrição da apresentação:

1 - NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
CIDADANIA - NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues

2 Grécia ANTIGA

3 QUEM ERAM AQUELES QUE TINHAM DIREITO A CIDADANIA?
Cidadania GREGA QUEM ERAM AQUELES QUE TINHAM DIREITO A CIDADANIA? Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. O grupo que não tinham cidadania era formando por artesãos, mulheres e escravos e estrangeiros. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade.

4 COMO ERA EXERCIDA A CIDADANIA?
CIDADANIA GREGA COMO ERA EXERCIDA A CIDADANIA? Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade.

5 A VIDA DAQUELES QUE NÃO TINHAM O DIREITO DE CIDADANIA
CIDADANIA GREGA A VIDA DAQUELES QUE NÃO TINHAM O DIREITO DE CIDADANIA A vida era péssima seriam os escravos que não teriam nada e eram feito de propriedades de seus donos.

6 CIDADANIA GREGA DIREITOS
As classes da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. Não tinham direitos políticos e estavam proibidos de adquirir terras, mas podiam dedicar-se ao comércio e ao artesanato. Em geral , pagavam impostos para viver em Atenas e estavam obrigados à prestação do serviço militar; Cidadãos: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos;  Escravos; Formavam a grande maioria da população ateniense,não tinha o direito de nada e eram considerados como propriedades.

7

8 ROMA ANTIGA

9 CIDADANIA ROMANA Quem eram aqueles que tinham direito a cidadania ? Todos os homens que viviam em Roma e eram livres ( nem todos eles eram). Aqueles que viviam ao arredores de Roma também possuíam cidadania, porém, sua cidadania era mais restrita, como não ter o direito de votar.

10 A vida daqueles que não tinham direito à cidadania
CIDADANIA ROMANA A vida daqueles que não tinham direito à cidadania Quem não tinha o direito de cidadania, apenas não podia ter os privilégios dela. Que era contribuir com a política indo em assembléias e votando, direito de ter seus três nomes e o uso da toga. Quem não era romano, não tinha cidadania.

11 CIDADANIA ROMANA DIREITOS
Os cidadãos tinham direitos como participar nos cultos públicos, oferecer sacrifícios, colocar ações judiciais, apelar ao julgamento do povo, contrair uniões legais, serem eleitos magistrados e votarem nos comícios ou assembléias das centúrias e das tribos. O uso da toga era igualmente um direito exclusivo, tal como o uso dos três nomes (o nome próprio, dado nove dias após o nascimento, o nome da gens a que pertencia e o apelido).

12

13 Brasil Contemporâneo

14 CIDADANIA BRASILEIRA QUEM são aqueles quem tem DIREITO A CIDADANIA?
Todos os brasileiros, independente da condição social, cor, etnia ou religião, possuem direitos e deveres. Portanto, os cidadãos, para exercer sua cidadania plena, precisam conhecer, ter consciência da importância e colocar em prática seus direitos (exigindo-os e usufruindo-os) e deveres (exercendo-os). Em resumo, o cidadão exerce a cidadania quando cumpre seus deveres com o Estado e a sociedade ,e usufrui de seus direitos.

15 CIDADANIA BRASILEIRA Aqueles que não tem direito a cidadania
Hoje em dia no Brasil todos tem o direito a cidadania, mas infelizmente não conseguimos usufruir de alguns direitos devido a corrupção e desvio do dinheiro público. Exemplos: Saúde e educação pública

16 CIDADANIA BRASILEIRA COMO É EXERCIDA A CIDADANIA?
A medida que cumpro com meus deveres e usufruo dos meus direitos.

17 CIDADANIA BRASILEIRA Direitos
Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; Direito à educação, saúde, moradia, trabalho e lazer; Proteção à maternidade e à infância; Liberdade de manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato; Seguir a crença religiosa que desejar; Exercer a profissão que quiser, respeitando as exigências relacionadas às qualificações profissionais; Não ser tratado de forma desumana ou degradante. Não ser submetido a atos de tortura física, psicológica ou de qualquer outra natureza.

18 CIDADANIA BRASILEIRA DEVERES
Respeitar e cumprir a legislação (leis) do país; Escolher, através do voto, os governantes do país (presidente da República, deputados federais e estaduais; senadores, prefeitos, governadores de estados e vereadores); Respeitar os direitos dos outros cidadãos, sejam eles brasileiros ou estrangeiros; Tratar com respeito e solidariedade todos os cidadãos, principalmente os idosos, as crianças e as pessoas com deficiências físicas; Proteger e educar, da melhor forma possível, os filhos e outras pessoas que dependem de nós; Colaborar para a preservação do patrimônio histórico-cultural do Brasil; Ter atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

19

20 CONCLUSÃO Há muito tempo atrás, várias civilizações antigas tinham suas próprias características da cidadania da cidade e com o tempo as coisas foram mudando e hoje em dia, a cidadania ,tal como conhecemos hoje, não surgiu na Antiguidade, mas é fruto da reflexão de muitos pensadores acerca daquele contexto histórico, das possibilidades e limites da ação humana no campo de relações entre os indivíduos . FIM


Carregar ppt "- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google