A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes."— Transcrição da apresentação:

1 A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes

2 Atitude é: Uma organização duradoura de processos motivacionais,
emocionais,perceptivos e cognitivos em relação a algum aspecto do mundo do individuo.”(Krech e Crutchfield) Uma tendência ou predisposição do individuo para avaliar um objeto ou o símbolo desse objeto.”(Katz e Stotland) Uma predisposição relativamente estável da conduta em relação a um objeto ou setor da realidade.”(Castillejo)

3 Atitude independente da habilidade,capacidade
ou inteligência,mas de uma força de vontade que torna o individuo capaz de tomá-la. As atitudes se expressam através da linguagem verbal,não verbal e corporal. A atitude serve para desenvolver a autonomia, a empatia,a aceitação,o respeito,a moral e a ética.

4 O que não são Atitudes? Temperamento Estado de ânimo ou humor Valores Opiniões Cognições e crenças Hábitos Habilidades ou inteligência

5 Atitudes como conteúdos de ensino
Os procedimentos, não constituem uma disciplina separada, em cada disciplina exige-se a aprendizagem de uma serie de atitudes. Ex:Participação em aula,o respeito pelo material e com os amigos,etc...

6 Tipos(Valores,Normas,atitudes Intuitivas)
Valores:princípios éticos com respeito aos quais as pessoas sentem um forte compromisso emocional e que empregam para julgar as condutas.(Vander Zanden,1990). Normas escolares: As normas sociais são definidas como padrões de conduta compartilhados pelos membros do grupo que especificam o comportamento que se considera adequado ou inadequado em diferentes situações. Atitudes Intuitivas: As atitudes podem ser desde disposições intuitivas que possuem um certo grau de automatização(sem serem por isso hábitos puramente automáticos).

7 Avaliação O papel do aluno ,em princípio, será avaliado:
Sucesso pessoal A independência Trabalho em equipe

8 Avaliação do Professor
Um traço característico do papel do Professor diante dos alunos é a mutabilidade. Um professor representa autoridade. Ao longo da vida escolar ocorrem redefinições do papel do professor em função dos diversos Comportamentos e das atitudes que os alunos formam sobre eles.

9


Carregar ppt "A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google