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Docência: que ofício é esse? Docentes e discentes: NÓS?

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Apresentação em tema: "Docência: que ofício é esse? Docentes e discentes: NÓS?"— Transcrição da apresentação:

1 Docência: que ofício é esse? Docentes e discentes: NÓS?
Aparecida Neri de Souza Departamento de Ciências Sociais na Educação Faculdade de Educação UNICAMP

2 Objetivos Mudanças em curso no mercado e nas condições de trabalho?
Mudanças nos contornos do ofício? Quais representações sobre o ofício?

3 Mercado de trabalho Condições de trabalho
Tempo de ensino e tempo de trabalho Estatuto profissional e estabilidade Acesso à profissão Salários Tarefas e atividades Formação profissional

4 PROFESSORES - Participação no total de Ocupados segundo sexo Brasil, 2004
Ocupados no Brasil % Professores % professores/ Ocupados Brasil Mulheres 42,0 78,1 3,7 homens 58,0 21,9 0,7 Total 100,0 2,0 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

5 PROFESSORES - Ocupados no ensino público e privado: Brasil - 2004
% Ensino Privado Educação Infantil 20.661 1,7 16.138 3,7 1a/4a. Séries ensino fundamental 19,2 42.418 9,9 5a./8a. Séries ensino fundamental 40,2 89.767 20,9 Ensino Médio 17,5 86.006 20,0 Ensino Profissional 15.862 1,3 13.059 3,0 Ensino Superior 96.091 8,1 25,9 Educação Física 26.034 2,2 24.226 5,6 Educação Especial 7.148 0,6 6.669 1,5 Coordenadores, supervisores e orientadores 9,2 40.679 9,4 Total 100 100,0 Fonte: IBGE – PNAD Elaboração própria

6 PROFESSORES: participação por nível e modalidade de ensino - Brasil, 2004

7 PROFESSORES - posição na ocupação - Brasil, 2004
% Professores CLT ou Estatutário 37,5 83,8 Sem carteira 18,3 14,6 Conta própria 21,8 19.827 1,2 Empregador 4,1 2.757 0,2 Não remunerado 6,5 3.440 Trabalhador doméstico 7,8 Auto consumo 4,0 Total 100 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

8 Estatuto profissional e estabilidade na carreira
Contratos: hora-aula jornada de trabalho posto de trabalho Estáveis Temporários ou provisórios Legislação trabalho (direito privado) CLT Funcionário Público: Estatuto

9 % dos ocupados no Brasil
PROFESSORES: Participação dos Ocupados segundo faixa etária Brasil Ocupados no Brasil % dos ocupados no Brasil Professores % professores/ ocupados 18 a 24 anos 18,5 7,5 25 a 39 anos 39,8 48,0 40 a 49 anos 21,8 27,9 50 a 59 anos 12,4 14,0 + de 60 anos 6,5 43.512 2,7 total 100,0 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

10 PROFESSORES - Participação dos Ocupados segundo renda, em Reais, por sexo - 2004
Renda Média Brasil Mediana Renda Média Professores* Mediana professores* homem 803,40 450,00 1.805,98 1.200,00 mulher 557,46 328,00 1.067,68 840,00 total 705,08 400,00 1.227,66 900,00 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria Obs. Deflacionado pelo INPC/CESIT (de outubro de 2004). Ocupados com rendimento positivo Renda mensal do trabalho principal *Rendimento Positivo

11 PROFESSORES – Renda mensal (mediana) do trabalho, distribuição dos Ocupados por nível ou modalidade de ensino Brasil Público Privado Educação Infantil 750,00 500,00 1a./4a. Séries ensino fundamental 700,00 600,00 5a./8a. Séries ensino fundamental 800,00 900,00 Ensino Médio 1.000,00 Ensino Profissional 890,00 Ensino Superior 2.700,00 2.000,00 Educação Física Educação Especial 568,00 Coordenadores, Supervisores e orientadores 1.200,00 Total Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

12 PROFESSORES - Participação dos Ocupados por rendimento em salários mínimos – Brasil - 2004
Público % Privado Até 1 Salário Mínimo 36.826 3,2 27.046 6,5 De 1,01 a 3 SM 39,2 28,8 De 3,01 a 5 SM 34,8 25,8 5,01 e + 22,8 38,9 Total 1.160,757 100,0

13 Tempo de ensino Tempo de ensino: face à classe
Tempo de trabalho: na escola e no domicílio Uma profissão de tempo integral que não pode ser capturada pela quantificação Tensão entre o ofício e atribuições e imposições domésticas Uma ocupação que forma um modo de vida: ocupa a maior parte do tempo, inclusive o ócio

14 PROFESSORES - distribuição dos ocupados, por jornada de trabalho semanal – Brasil - 2004
Total % até 44 horas-aula 92,4 45 ou mais horas-aula 7,6 100,0 Média (em horas-aula) 31,5 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

15 PROFESSORES -distribuição dos Ocupados por nível ou modalidade de ensino e sexo - Brasil - 2004
Total Masculino Feminino Educação Infantil 2,6 97,4 100,0 1a./4a. Séries Ensino Fundamental 7,3 92,7 5a./8a. Séries Ensino Fundamental 13,2 86,8 Ensino Médio 30,3 69,7 Ensino Profissional 46,3 53,7 Ensino Superior 48,3 51,7 Educação Física 60,2 39,8 Educação Especial 19,0 81,0 Coordenadores, supervisores e orientadores 13,0 87,0 21,8 78,2 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

16 PROFESSORES -distribuição dos Ocupados, por associação sindical e contribuição previdenciária - Brasil Associado a sindicato? Total % Sim 42,6 Não 57,4 100,0 Contribuinte da previdência 91,9 132,664 8,1 Fonte: PNAD, IBGE Elaboração própria

17 Acesso à profissão Atração para a profissão:
Construção de carreiras no magistério Desemprego: reconversão de trajetórias Mobilidade social Acesso: Concursos públicos Após a formação inicial No decorrer da formação inicial (estágios)

18 Atividades e tarefas Políticas liberais: repercussões na composição e na gestão do trabalho Voluntariado Alargamento e flexibilização Atividades suplementares não remuneradas Participação maior das mulheres

19 Ofício e precarização Perda de prestígio
Remuneração abaixo da qualificação Condições de vida Perda de direitos Desmoronamento na maneira de praticar a profissão, de definir e estruturar a vida a partir da profissão, dos valores e das maneiras de ser e fazer a docência Repercussão na construção das representações sobre ser e estar no ofício

20 Representações sobre o ofício
Representações: noções de pertencimento, identidades Como se constroem as representações: O mundo vivido no trabalho (trajetória profissional) Formas como se aprende o trabalho de educar Referências culturais: pertencimento e referência a grupos Construções sociais: trajetórias pessoais, profissionais e de formação

21 Representações Trabalho complementar e transitório: combinação de vários empregos Trabalho de tempo integral (dedicação exclusiva): este é meu ofício Professores prestadores de serviços: oferecem seu serviço no mercado (escola pública ou privada) Professores funcionários públicos: agentes do Estado na educação (como direito) Cidadania: respeito e tolerância para com o outro (vínculo social) Escola: lugar de amor às crianças e adolescentes Cidadania: integração comum nacional (vinculo político) Escola: instituição pública, direito à educação escolar (e não presente). Alunos (e não criança ou adolescente)

22 Escola, professores, alunos: os nós?
O professor como símbolo de igualdade (a escola é para todos) e de desigualdade (que se manifesta no trabalho): os NÒS? Comunidade? Contato entre a escola e o bairro? Relações professores e “fracasso” escolar: contradições entre ideais e condutas, práticas discriminatórias. Interdependência entre configurações familiares e escola. Relação alunos e escola: consumidores dos serviços escolares? Agentes desorientados? Sujeitos da experiência/socialização? Biografias individuais e sucesso escolar?

23 Professor: um trabalhador intelectual
Localização na estrutura social: trabalhadores intelectuais no marco das relações sociais Ensino: trabalho intelectual, lugar privilegiado nas relações entre o trabalho e a dominação (participam ainda que involuntariamente da exclusão ao saber) Divisão do trabalho: nem sempre desqualificação, autonomia relativa Formação e alto grau de decisão: situados nas tentativas de manter, consolidar, desenvolver ou subverter as diferentes hegemonias históricas No centro dos conflitos entre pais, empresários, Estado Possibilidade de compreender a sociedade no seu conjunto, a escola e atuar criticamente (resistência)

24 Professor: profissão Obtém satisfação no exercício do trabalho: reconhecimento que se faz um trabalho de qualidade Resultados de trabalho, atitudes de alunos: valorização social, valorização subjetiva no exercício do ofício Uma ideologia desmobilizadora? Contra o movimento social de professores como trabalhadores?

25 Desafios Superação: Responsabilização do indivíduo
Noção de adaptabilidade às situações diferenciadas Noção de polivalência Desconfiança dos grupos sociais em relação ao saber que se transmite na/pela escola Retomada da qualificação como relação social que se constrói na dupla dimensão da experiência e da escolarização Professor como trabalhador intelectual: Herdeiro de uma história e de uma cultura (mediador, critico e interprete) Elos entre os diferentes conhecimentos sobre o mundo e compreensão como foram criadas as interpretações sobre esse mundo A escola é um local de trabalho privilegiado para a criação e perpetuação da cultura.


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