A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMDS International Material Data System

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMDS International Material Data System"— Transcrição da apresentação:

1 IMDS International Material Data System
Evandro L. Francischetti (ArvinMeritor)

2 Objetivo: Por iniciativa do Grupo Qualidade e Produtividade do Sindipeças, é o de nivelar os conhecimentos a respeito deste requisito, principalmente para os fornecedores das Auto Peças (Tier 2 e 3), visto que uma palestra direcionada às Auto Peças foi realizada em Setembro de 2004.

3 IMPORTANTE: As observações e opiniões contidas nesta apresentação são pessoais e fruto da experiência na implantação da ferramenta nos últimos 3 anos.

4 Acesso: www.mdsystem.com É um Requisito Específico.
O que é o IMDS? É uma nova metodologia, baseada na Web, para submissão do conteúdo de substâncias presentes nos produtos fornecidos às empresas signatárias. Acesso: É um Requisito Específico.

5 Quem são os signatários? Hyundai, Isuzu, Mazda, Mitsubishi
BMW, DaimlerChrysler, Porsche, Fiat, Ford, GM, Hyundai, Isuzu, Mazda, Mitsubishi Nissan, Suzuki, Toyota, VW, Volvo Seus fornecedores, por sua vez devem requerer de seus sub-fornecedores o conhecimento e a submissão de IMDS.

6 Como e de onde surgiu o IMDS ?
A partir da aprovação da Diretiva Européia 2000/EC/53 sobre o Fim de Vida dos Veículos, proibindo o uso de Chumbo, Cádmio, Mercúrio e Cromo Hexavalente, montadoras com matrizes ou filiais européias, decidiram estender o requisito a nível mundial. Necessidade de um sistema no qual a comunicação entre fornecedores e clientes fosse rápida e confiável.

7 Os requisitos (conteúdo) são novos?

8 Onde estão os requisitos? CS-9003 (DaimlerChrysler)
Nas Normas ou Listas: CS-9003 (DaimlerChrysler) (Fiat) WSS-M99P9999-A1 (Ford Hex 9) GMW3059 (GM) VW 91101, (VW) TSZ0001G (Toyota) * GADSL, ILRS, VDA

9 Para maiores detalhes, acessar: www.gadsl.org
* GADSL (Global Automotive Declarable Substance List) – Default do Sistema Desde a criação do IMDS, várias listas foram criadas pelas signatárias, de acordo com suas normas de substâncias restritas/proibidas. O objetivo da GADSL é ser uma lista única. Para maiores detalhes, acessar:

10 Quando submeter? Alguns clientes estão condicionando a aprovação do PPAP somente com o IMDS submetido. A sugestão é submeter o IMDS na Fase de Qualificação do Processo, quando já está definido o processo, os pesos de materiais, componentes, etiquetas permanentes, acabamentos, etc.

11 De quem deve ser esta responsabilidade?
Em geral, Engª de Produto com suporte da Qualidade ou áreas correlatas.

12 O que as Autopeças esperam do IMDS ? Ter seus PPAP´s aprovados.
Atender a um requisito legal (Diretiva Européia 2000/EC/53 sobre o Fim de Vida dos Veículos). Ter seus PPAP´s aprovados. Contribuir desde o projeto na aplicação de substâncias não nocivas e que no descarte final do veículo / peças seja atingido o objetivo de reciclagem de 95% até o ano 2015.

13 Menu Principal

14 Hierarquia de símbolos
Componente (vermelho): O produto principal, que se pretende submeter. Exemplo: Roda, Etiqueta, Freio, Solda, Farol, Pneu, Tinta, Bucha, Mola, etc. Semicomponente (amarelo): As partes ou peças do componente. Exemplos: Conector, Tubo, Pinça, haste, borracha, etc. Material (verde): Os materiais de que são compostos os semi-componentes. Exemplo: Aço, poliéster, fosfato, etc. Substância Básica (azul): O elemento químico que forma o material. Exemplos: Carbono (C) , Manganês (Mn), Ferro (Fe), etc.

15 Estrutura de um produto no IMDS:

16

17

18 - Submissão Eletrônica;
Vantagens: - Submissão Eletrônica; - Arquivo Eletrônico; - Necessidade de maior aprofundamento nas normas dos clientes / listas; - Trabalho em conjunto (Engenharia e Qualidade); - A partir de uma estrutura montada, cria-se facilmente outras estruturas (Comando Copiar);

19 - Acesso através de senha, que deve ser alterada periodicamente;
Vantagens: - Acesso através de senha, que deve ser alterada periodicamente; - Antes da submissão, a estrutura pode ser salva tantas vezes quanto forem necessárias (rascunho) até que esteja pronta; - O sistema alerta para substâncias restritas ou proibidas (em vermelho), o que direciona o acesso à norma ou lista de substâncias restritas; - Visualização simples, de fácil entendimento;

20 - Manuseio/navegação fácil;
Vantagens: - Manuseio/navegação fácil; - Não há custo com licenças - Antes de cada submissão, possui um “Check” que identifica erros; - Após a submissão, caso alguma substância exceda os limites permitidos ou seja proibida pelas normas do cliente, o sistema envia um , informando o tipo de erro encontrado.

21 - Banco de dados para procura de materiais:
Vantagens: - Banco de dados para procura de materiais:

22 - Banco de dados para procura de substâncias:
Vantagens: - Banco de dados para procura de substâncias:

23 Como obter acesso?

24 Como obter acesso?

25 Últimas notícias

26 Sugestão para cascatear os requisitos aos fornecedores:
Realização de Workshops Manutenção das informações de peças já submetidas: Deve existir um sistema que, a partir de uma alteração de projeto, solicite a revisão do IMDS (Comando Copiar / Nova Versão).

27 Dúvidas ?

28 E-mail para contato: evandro.francischetti@arvinmeritor.com
Fone: (19) Celular: (19)


Carregar ppt "IMDS International Material Data System"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google