A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AEBP - Associação Escoteira Baden-Powell,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AEBP - Associação Escoteira Baden-Powell,"— Transcrição da apresentação:

1 AEBP - Associação Escoteira Baden-Powell,
ENTENDA NOSSA PROPOSTA Áudio : Em meus sonhos volto sempre a Gilwell ENTER

2 Quem somos? A AEBP é uma Associação Independente de Escoteiros.
Somos Escoteiros como você. A maioria de nós está no Movimento há mais de uma década.

3 O que significa a palavra INDEPENDENTE ?
A palavra INDEPENDENTE significa que somos uma nova forma de organização do Movimento Escoteiro no mundo todo. Estamos presentes em dezenas de países nos cinco continentes. Os Escoteiros Independentes filiam-se internacionalmente à WFIS ( Word Federation of Independent Scouts) com sede na Alemanha.

4 Qual nosso objetivo? Pretendemos colocar em prática o Método Escoteiro da forma como foi proposto pelo Fundador devolvendo, desta maneira, a atratividade que o Escotismo perdeu frente à comunidade. Praticar um Escotismo que apresente resultados visíveis e úteis para a Sociedade. “Escotismo é simples” disse B-P

5 Propomos algo novo em matéria de Escotismo ?
Não estamos propondo nada de novo, em matéria de Escotismo, nem apoiamos experiências irresponsáveis que façam os jovens de cobaias. Propomos a volta ao Escotismo Tradicional conforme a literatura original. O Método é muito bem conhecido por todos e temos certeza de sua eficácia. No que diz respeito ao Método Escoteiro somos representantes do Escotismo Tradicional.

6 Onde está a novidade? A AEBP trás também inovações quanto à sua organização institucional: Somente são filiadas pessoas jurídicas - Os Grupos e Associações Locais devem ter personalidade jurídica. Os Grupos e Associações Locais gozam de liberdade organizacional.Seu organograma é horizontal. A AEBP não cobra anuidades.A única taxa é a de inscrição, cobrada uma única vez. Não nos conferimos caráter exclusivo, reconhecemos outras associações de escoteiros.

7 Mas por quê uma nova Associação de Escoteiros ?
Para possibilitar a oferta de um Programa Educativo alternativo ao Programa da União dos Escoteiros do Brasil. Para acolher todos os Escotistas e Escoteiros que acreditam no Método original de B-P. Para exercer a pluralidade de opiniões e o direito a livre associação garantidos pela Constituição Federal. Para ocupar o espaço que se encontra vazio no setor Educacional brasileiro.

8 Onde está a diferença em relação ao Programa da UEB?
A diferença fundamental entre a AEBP e a UEB encontra-se no PROGRAMA que retoma a orientação original do Sistema Educacional Escoteiro criado por B-P. Outras diferenças de ordem organizacional e democrática não estão no escopo desta apresentação. Entenda a seguir, passo a passo, a diferença de nosso PROGRAMA ESCOTEIRO:

9 A proposta de Baden-Powell
Baden-Powell propôs o seguinte arranjo do seu Sistema Educacional: Uma Técnica mateira dos escoteiros - os instrumentos para as Atividades Escoteiras. Um Método Escoteiro – que orienta as Atividades atrativas e continuadas, fundamentando-as nos Princípios morais da Lei e da Promessa e em Desafios físicos, intelectuais, afetivos, sociais e religiosos. Um Propósito Educativo– As condutas desejáveis a serem adquiridas.(Formação do caráter)

10 Qual o Propósito de tudo isto?
O SISTEMA EDUCACIONAL proposto por Baden-Powell, está baseado nestes itens: A Técnica O Método O Propósito Estes três itens funcionam em conjunto.São um SISTEMA. O Propósito, ou seja o objetivo, deste SISTEMA está nas condutas que se esperam de um cidadão que passou pelo Escotismo. Um Escoteiro não é uma pessoa comum. Suas condutas o diferenciam positivamente e o elevam a um patamar moral acima da média da sociedade.

11 A Avaliação da Progressão dos Jovens
Nos primeiros tempos do Escotismo os jovens tinham suas PROGRESSÕES avaliadas, dentro SISTEMA, no item TÉCNICA. A Técnica O Método O Propósito Ou seja, eram avaliados quanto ao domínio das ferramentas (os meios). a avaliação era aqui

12 Que ferramentas são estas?
Conhecer e aplicar nós e amarras Armar barracas e fazer abrigos naturais Cozinhar Fazer pioneirias Orientar-se por bússola e pelos astros Saber ler mapas...etc... Ou seja, todos os meios que fazem com que um jovem seja reconhecido como Escoteiro e viabilizam a aplicação eficaz do Método de B-P, tendo como finalidade a aquisição de condutas que se esperam de um cidadão.

13 O começo dos problemas... Com o passar dos anos, surgiu o entendimento que a avaliação da Progressão deveria passar para o item Propósito, ou objetivo. A Técnica O Método O Propósito avaliação aqui

14 O que deveria ser avaliado?
Nesta nova visão os membros juvenis devem ser avaliados quanto às suas condutas adquiridas dentro de cada faixa etária e durante a aplicação do Programa. Não interessa mais avaliar a aquisição de conhecimentos técnicos escoteiros. Esta Avaliação Interna reduziu-se unicamente a critérios de avaliação de competências gerais que não tornam ninguém um Escoteiro.

15 As dificuldades... A avaliação das condutas e determinação de perfis de entrada e saída são assuntos da psicologia e da pedagogia fora do alcance e do interesse da maioria dos escotistas. A sofisticação afastou a simplicidade original necessária do dia-a-dia do Movimento– “O Escotismo é Simples” disse o fundador.

16 As conseqüências As Técnicas e as Tradições Escoteiras perderam a prioridade necessária. A Prioridade migrou para as atividades não exclusivas de escoteiros sem nexo com o Método e a Técnica Escoteira. Antigos escotistas afastaram-se causando a perda de massa crítica de conhecimento. O Movimento perdeu a atratividade. Intensificou-se a crise de efetivo de jovens. Surgiu a crise financeira. O Método Escoteiro foi descaracterizado.

17 O que estamos propondo? Resgatar o Método Escoteiro Original de B-P. As atualizações do Programa jamais deverão deturpar o Método. Reconduzir a avaliação da Progressão ao item Técnica pela restauração das Provas de Classes e conquista de distintivos por mérito. A Técnica O Método O Propósito Submeter a avaliação dos resultados – das condutas dos escoteiros – à Comunidade. Entendemos que cabe à Comunidade(pais, professores...) avaliar se atingimos nosso Propósito. Desta forma, devolvemos o Escotismo à Sociedade. avaliação novamente aqui

18 Palavras Finais Por esta razão somos Independentes.
Por esta razão somos Tradicionais. Somos Escoteiros e desejamos o sucesso do Escotismo no Brasil.

19 Convite Convidamos você para conhecer melhor nossa proposta de Escotismo. Nada substitui o contato pessoal.

20 Associação Escoteira Baden-Powell CNPJ 08.742.872/0001-37
Filiada à WFIS- Word Federation of Independent Scouts Contato: Luiz Augusto K. Postal* Correspondente no RS *Chefe Guto


Carregar ppt "AEBP - Associação Escoteira Baden-Powell,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google