A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁSIA CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁSIA CARACTERÍSTICAS FÍSICAS"— Transcrição da apresentação:

1 ÁSIA CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Geografia Professor Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo

2 Relevo dos Continentes
ÁSIA Himalaias - Monte Evereste: pico mais alto dos Himalaias e o mais elevado do mundo, com 8848 metros de altitude. Planícies do Ganges, do Huang-Ho e Iansequião (6380 km de extensão) Planície do Ganges – suas margens

3 A Ásia apresenta várias formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
A cordilheira do Himalaia estende-se por 2400 km de comprimento e por 400 km de largura; Separa o norte e o sul da Ásia.

4 Relevo da Ásia Montes Urais – separam a Ásia da Europa;
Montes Zagros – Irã; Cordilheira de Tian-Shan – China.

5 Planaltos da Ásia Planalto da Anatólia – Turquia;
Planalto da Arábia – Arábia Saudita; Planalto do Irã – Irã; Planaltos do Decã e do Ganges – Índia e Blangadesh; Planalto da Mongólia – Mongólia; Planalto do Tibete – China; Planalto do Laos – Laos, Camboja e Tailândia

6 São cinco as grandes planícies asiáticas:
Planícies da Ásia As planícies surgem entre os planaltos e as montanhas, estendendo-se por grandes porções do continente asiático. São cinco as grandes planícies asiáticas: Planície Siberiana; Planície da Mesopotâmia; Planície Indo-Gangética; Planície Chinesa; Planície do Mekong ou da Indochina.

7 Ásia Setentrional - Planície Siberiana
Situada na Rússia; Domínio de planícies e baixos planaltos; É cortada por vários rios, como: Angara, Lenissei, Don, Lena, o Ob, o Dniepre e o Neva; Região pouco povoada devido as baixas temperaturas; Fonte de grandes recursos minerais: petróleo, carvão mineral, gás natural e metais diversos.

8 Ásia Setentrional - Planície Siberiana
Devido ao nivelamento geral, os rios apresentam uma fraca inclinação. Todos são tomados pelo gelo no inverno. Após longo inverno na Sibéria (de 180 à 240 dias), os rios conhecem à primavera. O descongelamento resulta em grandes inundações. A Rússia possui numerosos lagos naturais de origens diversas (glaciais e tectônicos). O maior lago é o Baikal ( km²), situado na Sibéria Oriental. É também o lago mais profundo do mundo (1.637 m). O rio Angara nasce no lago Baikal e tem sua foz no rio Lenissei. Ásia Setentrional - Planície Siberiana

9 Oriente Médio - Planície da Mesopotâmia
A palavra mesopotâmia significa “entre rios”; Cortada pelos rios Tigre e Eufrates (Iraque); Berço de grandes civilizações, como a assíria e babilônica; Planaltos circundados por montanhas; Mar Morto maior depressão -404 metros, entre Israel e Jordânia.

10 Planície Indo-Gangética
Localiza-se ao sul do Himalaia, na Índia, entre os rios Indo e Ganges; É formada por sedimentos trazidos das montanhas pelos rios; No vale do rio Indo, há mais de três mil anos antes de Cristo, desenvolveu-se a civilização hindu.

11 Planície da China Abriga dois importantes rios: o Yang-Tse (rio Azul) e o Hoang- Ho (rio Amarelo); É formada pelo acúmulo de argila e calcário (trazidos pelo vento), boa fertilidade para a agricultura;

12 Hidrelétrica de Três Gargantas

13 Planície do Mekong ou da Indochina
É atravessada pelo rio Mekong, em terras do Vietnã, Camboja e Tailândia; Grande concentração populacional; Solo fértil para agricultura – grande cultivo de arroz.

14 Rio Mekong O Mekong é um dos maiores rios do mundo e está localizado no sudeste asiático. Com um comprimento de cerca de km, é o 13.° mais longo e 10° mais volumoso (descarrega 475 km³ de água anualmente) rio do mundo, drenando uma área de km². Nasce no Planalto do Tibete e depois percorre a província chinesa de Yunnan, Mianmar, a Tailândia, o Laos, o Camboja e o Vietnã.

15 Os maiores rios da Ásia Rio Yang-Tsé-Rio Azul (China) 6.300 km;
Rio Ienissei (Rússia) 5.550 km; Rio Huang Ho-Rio Amarelo (China) km; Rio Obi-Irtysh (Rússia) 5.410 km; Rio Amur (China) km; Rio Lena (Rússia) km; Rio Mekong (China) km; Rio Obi-Katun (Rússia) 3.650 km; Rio Indo (Planalto Tibetano/Caxemira) 3.200 km; Rio Brahmaputra (Tibete-China) 2.900 km; Rio Eufrates (Turquia Síria Iraque) 2.780 km; Rio Ganges (Índia) 2.510 km. Rio Sir Dária (Tadjiquistão) 2.212 km; Rio Tigre (Turquia Síria Iraque) 1.900 km;

16 Os maiores rios do mundo
Rio Amazonas (Peru-Brasil) km; Rio Nilo (Uganda) km; Rio Yang-Tsé-Rio Azul (China) km; Rio Mississipi-Missouri (EUA) km; Rio Ienissei (Rússia) 5.550 km; Rio Huang Ho-Rio Amarelo (China) km; Rio Obi-Irtysh (Rússia) 5.410 km; Rio Congo-Zaire (Angola) km; Rio Amur (China) km; Rio Lena (Rússia) km.

17

18 Os rios mais poluídos do mundo
Rio Citarum – Indonésia; Rio Yamuna – Índia; Rio Buganga – Bangladesh; Rio Huang Ho (Amarelo) – China; Rio Marilao – Filipinas; Rio Ganges – Índia; Rio Songhua – China.

19 Rio Citarum Encontra-se na Indonésia e é um reflexo deste país que não tem lei ambiental alguma. Em seu redor há mais de 500 fábricas que diariamente despejam seus resíduos nele.

20 Rio Yamuna É um dos principais da parte norte da Índia e também considerado de grande importância religiosa. Apenas uma pequena parte de seu trecho é considerada de qualidade razoável.

21 Rio Songhua É um dos mais longos da China
Rio Songhua É um dos mais longos da China. É altamente contaminado por benzeno e em decorrência disso há vários peixes mortos nele.

22 Huang Ho ou Rio Amarelo É o segundo mais longo da China
Huang Ho ou Rio Amarelo É o segundo mais longo da China. Mesmo sendo a principal fonte de água para milhões de pessoas, ele é altamente poluído.

23 Rio Ganges Visto pelos hindus como o mais sagrado da Índia, sua condição é lamentável. Além dos resíduos químicos, cadáveres são jogados nele por falta de condição financeira da família para cremá-los.

24 As depressões absolutas
Porções de relevo abaixo do nível do mar. Mar Morto – 404 metros abaixo do nível do mar; Nele desemboca o rio Jordão. Cujas águas são de grande importância para Israel e Jordânia; Mar Cáspio – 28 metros abaixo do nível do mar.

25 Mar Morto Com uma superfície de 1050 km², correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia e a Israel. O Mar Morto tem esse nome devido à grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demais oceanos, donde decorre a escassez de vida em suas águas

26 Grande número de ilhas e arquipélagos no sudeste asiático
Formação geológica recente; Sujeita a terremotos e vulcanismos; No arquipélago da Indonésia existem mais de setenta vulcões ativos; A intervenção humana na natureza tem provocado graves problemas ecológicos.

27 Circulo Polar Ártico (alta latitude) Linha equatorial (baixa latitude)
ÁSIA Grande diversidade de climas, devido: Disposição do relevo: oeste leste Extensão norte a sul Circulo Polar Ártico (alta latitude) Linha equatorial (baixa latitude)

28 INTERIOR DA ÁSIA Escassez de chuvas

29 clima polar e frio inverno rigoroso
NORTE DA ÁSIA clima polar e frio inverno rigoroso

30 Massas de ar quentes e secas
SUDOESTE DA ÁSIA Massas de ar quentes e secas

31 neves eternas impede o desenvolvimento da agricultura
Clima frio de montanha neves eternas impede o desenvolvimento da agricultura

32 Clima subtropical e temperado
China, Japão e Coreias estações bem definidas média anual inferior a 20°

33 Monções Continente oceano Monções de inverno: secas
Monções de verão: intensas chuvas

34 Atividades Quais são as principais formas de relevo do continente asiático? Cite três dos principais planaltos da Ásia, com seus respectivos países. Informe quais são as planícies asiáticas e escreva pelo menos uma característica de cada. O que são as depressões absolutas? Cite três dos principais rios da Ásia, informando as regiões que são cortadas pelos mesmos.


Carregar ppt "ÁSIA CARACTERÍSTICAS FÍSICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google