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26º SIMPÓSIO “A L u z D i v i n a” Abril 2012 1.

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1 26º SIMPÓSIO “A L u z D i v i n a” Abril 2012 1

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3 E D U C A Ç Ã O E E Q U I L Í B R I O

4 Bibliografia O Evangelho Segundo o Espiritismo – OESE – Allan Kardec
O Livro dos Espíritos – OLE – Allan Kardec A Gênese – G – Allan Kardec Mediuns e Mediunidade – Vianna de Carvalho – Divaldo Franco Pedagogia Espírita – Dora Incontri – tese de doutorado - Educação e Espiritismo – Raul Teixeira – 3º Congresso Espírita - Mato Grosso – abril 2005 – Consciência é a Resposta – CeaR – Robert Happé Consciência e Mediunidade – CeM. – Projeto M. Philomeno de Miranda Vinha de Luz – Chico Xavier - Emmanuel A Bíblia Sagrada – BS

5 "Que presente melhor poderíamos oferecer à República além de educar nossos jovens?"
Marco Tulio CÍCERO 106 – 43 a. C. 5

6 “A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação. É atividade.” Pestalozzi “o melhor momento para remediar excessos e deficiências acontece quando as inteligências são novas. .” Comenius Comenius Pestalozzi – órfãos em Stans 6

7 Comenius Pestalozzi – órfãos em Stans 7

8 "... é rebuscando a causa primeira dos instintos e das inclinações inatas que se descobrirão os meios mais eficazes de combater os maus e desenvolver os bons. Quando esta causa for conhecida, a educação possuirá a mais poderosa alavanca moralizadora que jamais teve." (Revista Espírita - Junho de 1866

9 “Como podemos lembrar de nossa ignorância,
uma exigência para o amadurecimento, se estamos usando nossos conhecimentos durante todo o tempo.” (Thoreau )

10 “Não é preciso estar na escola para praticar a Educação.”
"A Educação sem a cultura é um esqueleto sem músculos". Fernanda Montenegro "Educação não é só ensinar a ler e escrever. É ensinar a pensar", enfatiza a atriz, que ressente a falta de consciência dos governantes e de vigilância por parte da sociedade.” "Como eu luto pela qualidade da Educação? Fazendo o meu ofício: no palco, no cinema, na televisão, nas palestras, nas oficinas de dramaturgia pelo Brasil, em campanhas...” 10

11 O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas “Pela obra se conhece o autor.” OLE - Capítulo I pg. 55 11

12 Deus Não sabemos! Mas Êle não pode deixar de Ser
Quais os Seus atributos? Não sabemos! Mas Êle não pode deixar de Ser Eterno Imutável Imaterial Único Todo Poderoso Soberamente justo e bom Soberamente justo e bom OLE - Capítulo I pg. 55 12

13 Os Espíritos são os seres inteligentes da criação.
Povoam o Universo, além do mundo material A incompreensão de algo, pela limitação da inteligência, não nos dá razão para o repelirmos. OLE – 76 / 83 13

14 O que é Matéria? Segundo a ciência: (R) - OLE 22 - aquilo que tem extensão, pode impressionar os sentidos e é impenetrável. Essa definição é exata? ® 22 a - É’ o liame que escraviza o espírito, é o instrumento que ele usa, e sobre ele exerce a sua ação. OLE - Capítulo I pg. 61 14

15 Os Espíritos foram criados por Deus,
Simples e Ignorantes – único, indivíduo – sem conhecimento Deu a cada um uma missão, com a finalidade de os esclarecer e progressivamente conduzí-los à perfeição 15

16 O que somos? Um Espírito, transitoriamente, ocupando um corpo de matéria densa. Um Espírito que comete erros. Um Espírito que necessita aprender a viver com sabedoria. Um Espírito resgatando, em parcelas, dividas acumuladas. Um Espírito que prestará contas de si mesmo CeaR – Robert Happé pag. 141 16

17 O Mundo vem se revelando aos homens lentamente, através dos milênios.
Revelação O Mundo vem se revelando aos homens lentamente, através dos milênios. A realidade começa a desvendar-se aos nossos olhos, desde o século passado, graças à extraordinária aceleração das Ciências. As ideias conflitivas reduziram-se, com o avanço cultural. As duas concepções opostas: a religiosa, considerada definitiva e a única verdadeira, e a científica, baseada em hipóteses que exigiam longas pesquisas para a sua comprovação. G – pg. V – Herculano Pires 17 17

18 Moisés revelou aos homens o conhecimento de um Deus único.
Revelação Moisés revelou aos homens o conhecimento de um Deus único. Jesus ajuntou a revelação da vida futura “Enviar-vos-ei o Consolador, o Espírito da Verdade, que restabelecerá todas as coisas e vo-las explicará.” Jesus (João 14:16. Mt 17) G – pg. 19 18 18

19 Revelação Kardec, no final do século XIX, revela a existência de um outro mundo, na Terra. Um mundo que interprenetra o nosso. Constituido por matéria em outra dimensão e abriga a população dos que chamamos “mortos”. PJ Esses mortos se comunicam conosco e fornecem informações sobre o seu novo habitat. M E A Ciência rejeitou por mais de um século. De para cá a Física e a Biofísica descobrem a antimáteria. Os soviéticos descobrem o chamado corpo bioplasmático que sobrevive ao corpo físico. G – pg. VII – Herculano Pires 19 19

20 G – pg. VII – Herculano Pires
20 20

21 Há um fato muito singular, manifestado por alguns Espíritos,
Revelação Há um fato muito singular, manifestado por alguns Espíritos, de que “não crêem que estão mortos” G Não demonstram perplexidade, surpresa, ao se perceberem no “corpo” fora do corpo material. G – pg. 16 21 21

22 Seria se não fosse falseada pela
A razão é um guia infalível ? Seria se não fosse falseada pela Má educação Pelo orgulho Pelo egoísmo OLE – 75-a 22 22

23 Trata-se de uma tomada de conhecimento lógico.
Consciência Jung: É a relação dos conteúdos psíquicos com o ego, na medida em que essa relação é percebida como tal pelo ego. Expressa-se em uma atitude perante a vida, um desvendar de si mesmo, de quem se é, de onde se encontra, analisando, depois, o que se sabe e quanto se ignora, equipando-se de lucidez que não permite mecanismos de evasão da realidade. Trata-se de uma tomada de conhecimento lógico. Não basta conhecer, mas também viver a experiência de ser o objeto conhecido. GJ CeM - pg 23

24 Consciência Objetiva – o espírito encarnado e lúcido emancipa-se das amarras físicas. Exige sacrifício pessoal, abnegação, crítério de objetivo – Cósmica De si mesmo – as funções automáticas, instintivas, motoras, sexuais, do intelecto e da emoção devem ser canalisadas – Transcendência do eu Desperta – começa a observar-se a si mesmo e ao próximo. Amplia o grau de relacionamento social e emocional. Valores éticos. Descobre metas – Identificação Despertamento – primeiras expressões de idealismo, de interesse, luta pela aquisição de valores, vislumbra prazer além da sensação – Sono com sonhos. 2 De sono – ausência de idealismo, atividades reduzidas aos automatismos de natureza fisiológica – Sono sem sonhos MM – pag 31 24 24

25 Gurdjieff (1872 – 1949) MM - pg. 7 25

26 Os fenômenos mediúnicos podem ocorrer em qualquer nível de consciência
A conquista dos vários níveis de consciência é feita passo a passo, com esforço e dedicação reunidos. Os fenômenos mediúnicos podem ocorrer em qualquer nível de consciência MM – pag 33 / 31 26 26

27 Fenômenos Mediúnicos A mediunidade é conquista espiritual do homem, no seu processo evolutivo. Manifesta-se através da organização física O pensamento do comunicante é captado pelo médium através da lei de afinidade fluídica e passa por estágios diferentes. A harmonia de pensamento e vibrações faz-se indispensável para a fidelidade nas comunicações espirituais. A glândula pineal, responde pelos mecanismos da meditação e da reflexão, do pensamento e do discernimento. Responsável pelas comunicações mediúnicas MM - pg. 7 27

28 Pineal MM - pg. 7 28

29 Quando não conseguimos reconhecer que somos capazes de superar os padrões de hábitos negativos.
Karma As leis de causa e efeito vem nos assistir, ajudando-nos a atrair para nós o que precisamos para aprender CeaR – 72 29

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31 O que estamos fazendo aqui?
O foco da vida é o de recordar quem somos e expressar o que sabemos. O fio condutor de nossa história é o processo de evolução da consciência. Raios de luz cósmica se derramam sobre nós todos os dias, incentivando-nos a fazer as coisas de modo diferente. CeaR – Robert Happé pag. 81 31

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33 O que estamos fazendo aqui?
Podemos continuar vivendo no caos de nossos dramas e conflitos cotidianos. 33

34 O que estamos fazendo aqui?
Ou criar um estilo de vida diferente, enxergando beleza em tudo. Começar a olhar à nossa volta com um novo olhar. 34

35 De que maneiras posso me tornar útil?
O que estamos fazendo aqui? De que maneiras posso me tornar útil? CeaR – Robert Happé pag. 81 35

36 O que estamos fazendo aqui?
Todos desejam a paz. Podemos nos expressar de modo amoroso e como seres livres. Buscar o significado da vida. Estudar a nossa personalidade. Sondar o nosso interior à procura de novos recursos. CeaR – Robert Happé pag. 82 36

37 O que estamos fazendo aqui?
O desafio a todos que estão encarnados é o de lembrar do livre arbítrio. – Energia – Essa energia nos liberta dos ciclos repetitivos das experiências. Quanto mais nos expressamos a partir do nosso livre arbítrio, mais nos lembramos de quem somos e o que somos capazes de fazer. Isso é despertar ! CeaR – Robert Happé pag. 82 37

38 O que estamos fazendo aqui?
Despertar é readquirir a capacidade de fazer escolhas, a partir do uso de nossa atenção. Significa a capacidade de observar as polaridades das experiências. Enxergar nossas possibilidades de fazer o que é mais apropriado para nós, sem ferir ninguém. Quando esquecemos do nosso livre arbítrio, entramos no mundo da ilusão e da separação. CeaR – Robert Happé pag. 82 38

39 O que estamos fazendo aqui?
O jogo neste planeta é o de acordar da amnésia. Aprendermos a acessar nosso livre arbítrio. Perceber o jogo através de nossas experiências. Perceber que o positivo e o negativo são duas faces da mesma moeda. M Quando perdemos a visão de que as polaridades se pertencem intrinsecamente, uma a outra, nossa vida se torna uma sucessão de mal entendidos. CeaR – Robert Happé pag. 82 / 83 39

40 Liberdade Livre Arbítrio Acordar da Amnésia
Acessar Tornar-se Consciente Conhecimento Experiência Consciência das energias Realidade Polarizada Eventos Ensinamentos Traduzir “Conhecereis a Verdade e ela vos Libertará” Jesus Processo Transformador CeaR – Robert Happé pag. 82 / 83 40

41 CeaR – Robert Happé pag. 139 41

42 O que estamos fazendo aqui?
O convite não é para que desenvolvamos nossas habilidades. É para adquirir a percepção consciente. A seguir procuremos equilibrar a energia que circula dentro de nós. Equilibrando os opostos. Criamos aquilo que pensamos. Qualquer coisa que temermos, irá nos seguir, até que aprendamos a encará-la de frente, abraçando-a e integrando-a com amor. Ideologias têm efeito venenoso sobre nossa percepção. São anteparos entre nós e nosso saber. CeaR – Robert Happé pag. 86 / 87 42

43 "Se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas". Jesus
Mateus, 5:41 43

44 Desenvolvimento Espiritual Caminhos 2. Servir
1. Sofrimento Desenvolvimento Espiritual Caminhos 2. Servir 3. Transformação da consciência. CeaR – 74 44

45 Desenvolvimento Espiritual Caminhos
1. Sofrimento Causa: educação deficiente e falsos ensinamentos. É um sinalizador daquilo que precisa ser mudado. Sm Desenvolvimento Espiritual Caminhos 2. Servir A nós e aos outros. Contribuição. Colaboração CeaR – 74 45

46 3. Transformação da consciência.
Desafios: enxergar nossas atitudes e decidir por mudanças. Examinar as próprias crenças e opiniões com desprendimento aos apegos e decidir abrir mão do que não se harmonize com as leis do amor e do perdão. Desenvolvimento Espiritual Caminhos CeaR – 74 46

47 Ações motivadas por sentimentos de superioridade ou inferioridade
MEDO Geram demonstrações de vaidade ou ignorância “Separação” Desenvolvemos vibrações negativas: CeaR – 136 47

48 MEDO CeaR – 136 48

49 Desequilíbrio psicológico
Suspeita Hostilidade Raiva Vingança Ganância Inveja MEDO Vibrações Negativas “Separação” Desequilíbrio psicológico Esforço: manipular, coagir, controlar. CeaR – 136 49

50 Força-nos a vivenciar aquilo que queremos evitar.
A hostilidade em relação a outros. Vibrações negativas A autopiedade. Relacionadas com controlar ou ser controlado. CeaR – 72 50

51 Consequências do controle:
É um modo de vida. Padrão desenvolvido para sobreviver à sua realidade. Influencia negativamente o ambiente e os demais. Essa negatividade se traduz em comunicação deficiente. Relações fora de equilíbrio Não há abertura para a reconciliação CeaR – Robert Happé pag. 137 51

52 Consequências do controle:
A atuação deixa os demais sem defesas. Isolamento do convívio. Privação de relações de confiança e harmonia. Deixam de viver relações de intimidade e amor. Separação de relacionamentos colorosos e amizade. Medo da vulnerabilidade e ser machucada, caso de abertura. CeaR – Robert Happé pag. 137 52

53 Comunicação e Compartilhamento mútuo.
Todos temos certa cota de dominação e controle. Precisamos aprender como nos libertar. HARMONIA Remoção do controle Comunicação e Compartilhamento mútuo. CeaR – Robert Happé pag. 138 53

54 Devem ser reconciliados
Transpassar o modo de pensar em polaridades – parte racional da consciência – bem, mal – – certo, errado. Polaridade Para sintonizar com as frequências superiores da consciência: Devem ser reconciliados CeaR – 90 54

55 Devem ser equilibrados
2. Lembrar e anotar frases que emitimos: “gosto disso” / “não gosto daquilo” Polaridade Devem ser equilibrados Para sintonizar com as frequências superiores da consciência: CeaR – 90 55

56 Positivas Negativas Resultado Colheita
3. Um pensamento é como uma gravação - cria situações Positivas Negativas Polaridade É uma semente, plantada no jardim de nossa alma. Torna-se uma árvore, gerando frutos e sementes. Para sintonizar com as frequências superiores da consciência: Resultado Colheita CeaR – 90 56

57 Uma energia que leva as pessoas a atuar de maneiras não amorosas.
MEDO É como se nuvens encobrissem nossa visão, turvando nossas perspectivas e nosso senso de direção. CeaR – 135 57

58 CeaR – Robert Happé pag. 139 58

59 Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata! Fácil é ouvir a música que toca. Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas. Fácil é ditar regras. Difícil é seguí-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros. Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade. Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria. Fácil é dar um beijo.Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro. Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida. Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro. Fácil é ocupar um lugar na caderneta telefônica. Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado. Fácil é ver o que queremos enxergar. Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é difícil. Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.Difícil é mentir para o nosso coração. Fácil é dizer "oi" ou “como vai”? Difícil é dizer "adeus". Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas... Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados. Difícil é sentir a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa. Fácil é querer ser amado. Difícil é amar completamente só. Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar. E aprender a dar valor somente a quem te ama. Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz. Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação. Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Ou ter coragem pra fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado. Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais.

60 Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata! Fácil é ouvir a música que toca. Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas. Fácil é ditar regras. Difícil é segui-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros. Fácil é ver o que queremos enxergar. Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é difícil. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado. Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais.

61 Carlos Drumond de Andrade 1902 - 1987

62 Etimologia Educar Instruir ExDucare Ex – extrair / extravasar
Ducare – puxar Educar Retirar para observar a bagagem que o espírito trás ao nascer. InStruere In – dentro de Struere – amontoar, empilhar, informar. Instruir Educação – Raul Teixceira 62

63 EDUCAÇÃO 1. Observação das Atitudes e dos Comportamentos
Diagnose 2. Como aprimoro novos C + A ? Instruindo 3. Avaliação do aprendizado. Moldando o Caráter Medo de bicho / música / ave pousando / Educação – Raul Teixceira 63

64 Instruções dos Espíritos
Ingratidão dos filhos e laços de família A alma que encarna vem do espaço para progredir. Missão dos pais: com amor, aproximar essa alma de Deus. Desde o berço, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz... Aplicar-se a estudá-los. Todos os males tem uma origem: egoísmo e orgulho. OESE – Cap. XIV item 9 – Santo Agostinho - 64

65 Instruções dos Espíritos
Espreitai. Os menores sinais revelam os germes desses vícios. Dedicai-vos a combate-los antes que lancem raizes. Não vos espanteis, mais tarde com a ingratidão. Haverá remédio? Reencarnação ! OESE – Cap. XIV item 9 – Santo Agostinho - 65

66 A minha cruz é muito pesada!
Deus não faz as provas superiores às forças daquele que as pede; só permite as que podem ser cumpridas. Se isto não se verifica, não é por falta de possibilidades, mas de VONTADE OESE – Cap. XIV item 9 – Santo Agostinho 66

67 De quem depende abreviar o sofrimento individual?
Do esforço do próprio indivíduo. As grandes provas são quase sempre o indício de um fim de sofrimento e de um aperfeiçoamento do Espírito, desde que sejam aceitas por amor a Deus. Resignação Importa não falir pela murmuração Para não perder o fruto da prova e ter de recomeçar. OESE – Cap. XIV item 9 – Santo Agostinho - 67

68 Pedagogia Espírita Ciência Filosofia Religião Propõe uma Cosmovisão
Existência dos Espíritos Sobrevivência e individualidade da alma Atuação dos Espíritos sobre o mundo físico. Ciência Propõe uma Cosmovisão Evolucionista e Reencarnacionista Filosofia Prega uma prática centrada na Moral e ligação com Deus. Faz uma releitura do cristianismo Sem dogmas, rituais e sacerdócio hierarquisado. Religião Espiritismo e Educação _ Dora Incontri 68

69 então deve haver uma pedagogia divina.
Se o espiritismo entende o percurso da alma humana através do tempo, como um processo educativo, deflagrado por Deus, compreendido como Pai, então deve haver uma pedagogia divina. Esta pedagogia tem três parâmetros: Espiritismo e Educação _ Dora Incontri 69

70 Pedagogia Divina Pedagogia Espírita Liberdade Ação Liberdade Ação AMOR
Temos o direito e o dever de construirmos a nós mesmos. Cultivarmos as sementes que trazemos. Liberdade Liberdade Agir no mundo para promovermos nosso aprendizado, experimentando e vivenciando, até adquirir sabedoria e virtude. Ação Ação Não estamos sós. Deus envia seus mensageiros para nos ensinar a verdade e o bem. AMOR Amor Espiritismo e Educação _ Dora Incontri 70

71 Que forças me motivarão para uma educação contínua ?
Pedagogia Divina Progresso (?) Que forças me motivarão para uma educação contínua ? As noções de imortalidade, de livre-arbítrio, de lei de causa e efeito e de vidas sucessivas, mediante  a reencarnação Espiritismo e Educação _ Dora Incontri 71

72 Progresso Quem instrui prepara para a vida, Quem educa dá a vida,
Pedagogia Divina Progresso Quem instrui prepara para a vida, Quem educa dá a vida, Quem evangeliza fomenta a vida. Espiritismo como Educação _ Cláudia Werdini 72

73 Qual a tarefa da Pedagogia Espírita ?
Com base no estudo da natureza moral do homem. “Combater as más tendências.” Com o conhecimento das leis que regem essa natureza moral Procurar modificá-la. Para modificar as condições físicas - HIGIENE. Como? Para modificar a inteligência - INSTRUÇÃO Espiritismo e Educação _ Dora Incontri 73

74 Qual a tarefa da Pedagogia Espírita ?
Compenetrar-se da sua imortalidade e responsabilidade enquanto ser vivente na Terra. “Educar homens para o bem.” Do desenvolvimento progressivo e natural do ser. Não a ética da salvação. E a ética? Agir em conformidade com a justiça, com o amor e com a caridade. Espiritismo e Educação _ Dora Incontri 74

75 Roteiro de saúde e equilíbrio para todos os que buscamos evoluir
1. Tolerância Fraternidade Equilíbrio 2. Solidariedade Perdão irrestrito Roteiro de saúde e equilíbrio para todos os que buscamos evoluir 3. Trabalho O homem identifica sua realidade quando age, tornando-se útil. Vida: Desafios e Soluções – Joanna de Ângelis 75

76 “O conhecimento sem a experiência vivida no cotidiano carece de valor para significar equilíbrio, por não haver passado pelo teste demonstrativo da sua resistência.” J.A. Equilíbrio Consciência e Mediunidade – Projeto Philomeno de Miranda – pg.138 76

77 “A educação é a arte que permitirá ultrapassar a desordem e a imprevidência (...) ”
Kardec (OLE-685-a)

78 A que forma o caráter e cria os hábitos.
A educação moral complementando a intelectual. Não a moral pelos livros. A que forma o caráter e cria os hábitos. Kardec (OLE-685-a)

79 Um equivoco muito frequente entre os novos adeptos é o de se julgarem mestres após alguns meses de estudo. Essa pretensão de não mais necessitar de conselhos, e de se julgar acima de todos, é uma prova de insuficiência, pois foge a um dos primeiros preceitos da Doutrina: a modéstia e a humildade." (Revista Espírita – 1861)

80 “ A fibra mais dura derrete-se no fogo do amor.
Se não se derreter, quer dizer que o amor não é suficiente forte.” Ghandi (1869 – 1948)

81 O método natural é a educação do espírito (463 D.I)
É muito fácil encarcerar ou eletrocutar um criminoso. Educá-lo é mais difícil, mais trabalhoso, demanda esforço, tempo, saber e caridade. Para varrer-se o mal da Terra, é preciso que se apliquem métodos naturais, conducentes a esse objetivo. O método natural é a educação do espírito (463 D.I)

82 Jesus multiplicou os pães para saciar a fome da multidão.
“Deus não cria Espíritos como os escultores modelam estátuas. As Obras de Deus são vivas, trazem em si mesmas as possibilidade de um autodesenvolvimento.” Vinicius Jesus multiplicou os pães para saciar a fome da multidão. Multiplicou o bom vinho nas bodas de Caná para estimular a alegria.

83 O Livre Arbítrio é a liberdade de escolha que temos dentro das limitações que nos impomos por falta de responsabilidade ou amadurecimento. A Gênese

84 Reconciliação do Homem com Deus
O homem necessita viver com religiosidade. O fundamento é a crença em um Deus-Amor. O ensino na imortalidade da alma e na justiça. A falência não está na fé religiosa, mas no homem Ignorante, se fanatiza Astuto, se torna prepotente Malvado se compraz no crime Complexado utiliza todos os recursos para atingir os cumes da vida Esconde-se na impiedade e na perversão. MM - pg. 11 84

85 Reconciliação do Homem com Deus
A meta deve ser o homem. Trabalhando-lhe o caráter. Iluminando-lhe a consciência. Dulcificando-lhe os sentimentos. A finalidade é cientificar o homem a respeito da sua realidade imortal, dos fenômenos post- mortem e da conduta filosófica a viver enquanto no estágio carnal. A agressividade, a indiferença e medo tomaram conta do mundo, produzindo alarmantes índices de toxicômanos, loucos, pervertidos e insensíveis emocionais. O homem necessita de um clima de confiança e paz; uma filosofia existencial, dignificadora. Sem dogmatismo ou ritualística. Que o conduza a Deus. O homem necessita de um clima de confiança e paz; uma filosofia existencial, dignificadora. Sem dogmatismo ou ritualística. Que o conduza a Deus. Recon MM - pg. 14 85

86 “[...] porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; - estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver.” Jesus

87 87 Chico - Emmanuel

88

89 Resumo Revelação Consciência Educação Polaridade e Equilíbrio
“Enviarei o CONSOLADOR” Jesus Despertar, Transcender, Emancipar, Esforço Livre Arbítrio, Atenção, Sofrimento, Serviço, Transformação Revelação Consciência Desenvolvimento Espiritual Causa, Universo, Escravidão Educar demanda esforço, tempo, saber e caridade. Faces da moeda. Frequências superiores Educação e Equilíbrio Polaridade DEUS Espírito Matéria Tolerância Solidariedade Trabalho Clima de confiança e paz que conduza o homem a Deus Educar – Instruir Liberdade – Ação - Amor Pedagogia Religiosidade Equilíbrio 89 89

90 Amar a DEUS sobre todas as coisas Amar ao PRÓXIMO como a SI mesmo
E d u c a ç ã o Amar ao PRÓXIMO como a SI mesmo E q u i l í b r i o 90 90

91 P A Z E M V O S S O S C O R A Ç Õ E S ! P A Z E M V O S S O S
91 Exercício 91


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