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PublicouDiogo Almeida Alterado mais de 10 anos atrás
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Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
Marcelo Caio
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AGENDA Tipos de barreiras Barreiras para IDE Barreiras para outras modalidades Como reduzir os riscos
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Barreiras à internacionalização – tipos
Barreiras para IDE Barreiras internas Barreiras mercadológicas Barreiras para parcerias Barreiras em função do risco
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Barreiras de Entrada - IDE
Formalização de empresas Igualdade de direitos entre investidores nacionais e estrangeiros Qualquer proporção de capital estrangeiro Designação de administrador
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Barreiras de Entrada - IDE
Formalização de contratos de trabalho Distinção entre investidor e administrador Contrato de trabalho sem termo Encargos sociais e benefícios comuns
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Barreiras de Entrada - IDE
Fórum privilegiado dos contratos Regras de capital mínimo Regras de formalização (autorizações de funcionamento)
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Barreiras de Entrada - IDE
Formalização da entrada de capital e posterior repatriação (IRC e IRS) Custos de funcionamento empresarial (notarial, operacional e tributário)
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Barreiras de Entrada - mercado
Alto grau de maturidade do mercado Necessidade de uma oferta diferenciada Baixo preço nem sempre é a abordagem correta
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Barreiras de Entrada - mercado
Falta de referências locais (clientes) Falta de base instalada Falta de infra-estrutura local Barreiras culturais
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Barreiras de Entrada - mercado
Diferenças entre formas de negociação Necessidade de adaptações de produtos e materiais de apoio (custos) Barreiras psicológicas / percepções
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Barreiras de Entrada - mercado
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Barreiras de Entrada - mercado
Gastos de TI por tipo de empresa em 2003 (UE): Laggards (retardatários) 36% Wait and See (maioria tardia) 29% Fast Followers (maioria inicial) 17% Early Adopters + innovators 18%
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Barreiras de Entrada – internas
Falta de investimentos Falta de continuidade / consistência Falta de estrutura Falta de competitividade
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Barreiras de Entrada – internas
Ausência de “mind-set” internacional Orientação à tecnologia (Tech-centric) Ausência de estratégia corporativa e competitiva definida, incluindo a estratégia de internacionalização
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Barreiras de Entrada – internas
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Barreiras de Entrada – parceiros
Dificuldade para se encontrar parceiros Dificuldade de incorporar novos produtos ao portfolio Tempo do parceiro Necessidade de formação
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Barreiras de Entrada – parceiros
Dificuldade para se encontrar parceiros Falta de estrutura comercial Custos de prospecção Custo empresarial Parceiro arca com todo o ciclo comercial
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Barreiras de Entrada – parceiros
Dificuldade para se encontrar parceiros Falta de material de marketing Marcas desconhecidas Remuneração pode não ser atrativa vs. riscos e custos comerciais
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Barreiras à internacionalização
Riscos Legais Desconhecimento do framework legal Contratos: parceiros, clientes, fornecedores, prestadores de serviços Índice elevado de ações por descumprimento de contratos
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Barreiras à internacionalização
Riscos Legais Hardware: necessidade de certificação (marca CE) Software: cumprimento à legislações específicas (Portugal Lei 34/2002 – Serviços da Sociedade da informação e comércio eletrônico)
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Barreiras à internacionalização
Riscos Legais Código Civil e Comercial Normas para comércio a distância Normas de defesa do consumidor Fatura eletrônica
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Barreiras à internacionalização
Riscos Legais Assinatura eletrônica Proteção de dados de caráter pessoal Propriedade intelectual, industrial e nomes de domínio
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Barreiras à internacionalização
Outros Riscos Risco de imagem Risco operacional Risco de crédito Risco cambial
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Apesar de todas as barreiras, a internacionalização é um caminho sustentável para o crescimento e para a competitividade!
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Como minimizar as barreiras?
Mind-set internacional Auto-conhecimento Auto-crítica Estratégia de penetração, envolvendo programas inovadores de angariação de clientes
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Como minimizar as barreiras?
Eficiência Operacional Modelos de maturidade e capacidade Modelos de qualidade Modelos de gestão Processos adequados
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Como minimizar as barreiras?
Plano Estratégico Plano Estratégico ou BP Internacional Plano de Marketing Internacional Estudo de mercado Modelo Operacional
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Como minimizar as barreiras?
Marketing Adaptação de materiais / conteúdos comerciais e de apoio, inclusive contratos Inteligência de marketing Treinamento de parceiros Acompanhamento de parceiros
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Como minimizar as barreiras?
Inovação nos programas de parceria Capacidade financeira Orçamentação vs. Execução Possibilidade de utilização de programas de investimento e apoio na UE
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Como minimizar as barreiras?
O diferencial competitivo deve estar preferencialmente no conjunto da estratégia, e não necessariamente em custos ou diferenciação!
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Espaço para discussões
Q&A Espaço para discussões
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Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
OBRIGADO ! Marcelo Caio
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