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Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização

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Apresentação em tema: "Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização"— Transcrição da apresentação:

1 Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
Marcelo Caio

2 AGENDA Tipos de barreiras Barreiras para IDE Barreiras para outras modalidades Como reduzir os riscos

3 Barreiras à internacionalização – tipos
Barreiras para IDE Barreiras internas Barreiras mercadológicas Barreiras para parcerias Barreiras em função do risco

4 Barreiras de Entrada - IDE
Formalização de empresas Igualdade de direitos entre investidores nacionais e estrangeiros Qualquer proporção de capital estrangeiro Designação de administrador

5 Barreiras de Entrada - IDE
Formalização de contratos de trabalho Distinção entre investidor e administrador Contrato de trabalho sem termo Encargos sociais e benefícios comuns

6 Barreiras de Entrada - IDE
Fórum privilegiado dos contratos Regras de capital mínimo Regras de formalização (autorizações de funcionamento)

7 Barreiras de Entrada - IDE
Formalização da entrada de capital e posterior repatriação (IRC e IRS) Custos de funcionamento empresarial (notarial, operacional e tributário)

8 Barreiras de Entrada - mercado
Alto grau de maturidade do mercado Necessidade de uma oferta diferenciada Baixo preço nem sempre é a abordagem correta

9 Barreiras de Entrada - mercado
Falta de referências locais (clientes) Falta de base instalada Falta de infra-estrutura local Barreiras culturais

10 Barreiras de Entrada - mercado
Diferenças entre formas de negociação Necessidade de adaptações de produtos e materiais de apoio (custos) Barreiras psicológicas / percepções

11 Barreiras de Entrada - mercado

12 Barreiras de Entrada - mercado
Gastos de TI por tipo de empresa em 2003 (UE): Laggards (retardatários) 36% Wait and See (maioria tardia) 29% Fast Followers (maioria inicial) 17% Early Adopters + innovators 18%

13 Barreiras de Entrada – internas
Falta de investimentos Falta de continuidade / consistência Falta de estrutura Falta de competitividade

14 Barreiras de Entrada – internas
Ausência de “mind-set” internacional Orientação à tecnologia (Tech-centric) Ausência de estratégia corporativa e competitiva definida, incluindo a estratégia de internacionalização

15 Barreiras de Entrada – internas

16 Barreiras de Entrada – parceiros
Dificuldade para se encontrar parceiros Dificuldade de incorporar novos produtos ao portfolio Tempo do parceiro Necessidade de formação

17 Barreiras de Entrada – parceiros
Dificuldade para se encontrar parceiros Falta de estrutura comercial Custos de prospecção Custo empresarial Parceiro arca com todo o ciclo comercial

18 Barreiras de Entrada – parceiros
Dificuldade para se encontrar parceiros Falta de material de marketing Marcas desconhecidas Remuneração pode não ser atrativa vs. riscos e custos comerciais

19 Barreiras à internacionalização
Riscos Legais Desconhecimento do framework legal Contratos: parceiros, clientes, fornecedores, prestadores de serviços Índice elevado de ações por descumprimento de contratos

20 Barreiras à internacionalização
Riscos Legais Hardware: necessidade de certificação (marca CE) Software: cumprimento à legislações específicas (Portugal Lei 34/2002 – Serviços da Sociedade da informação e comércio eletrônico)

21 Barreiras à internacionalização
Riscos Legais Código Civil e Comercial Normas para comércio a distância Normas de defesa do consumidor Fatura eletrônica

22 Barreiras à internacionalização
Riscos Legais Assinatura eletrônica Proteção de dados de caráter pessoal Propriedade intelectual, industrial e nomes de domínio

23 Barreiras à internacionalização
Outros Riscos Risco de imagem Risco operacional Risco de crédito Risco cambial

24

25

26 Apesar de todas as barreiras, a internacionalização é um caminho sustentável para o crescimento e para a competitividade!

27 Como minimizar as barreiras?
Mind-set internacional Auto-conhecimento Auto-crítica Estratégia de penetração, envolvendo programas inovadores de angariação de clientes

28 Como minimizar as barreiras?
Eficiência Operacional Modelos de maturidade e capacidade Modelos de qualidade Modelos de gestão Processos adequados

29 Como minimizar as barreiras?
Plano Estratégico Plano Estratégico ou BP Internacional Plano de Marketing Internacional Estudo de mercado Modelo Operacional

30 Como minimizar as barreiras?
Marketing Adaptação de materiais / conteúdos comerciais e de apoio, inclusive contratos Inteligência de marketing Treinamento de parceiros Acompanhamento de parceiros

31 Como minimizar as barreiras?
Inovação nos programas de parceria Capacidade financeira Orçamentação vs. Execução Possibilidade de utilização de programas de investimento e apoio na UE

32 Como minimizar as barreiras?
O diferencial competitivo deve estar preferencialmente no conjunto da estratégia, e não necessariamente em custos ou diferenciação!

33 Espaço para discussões
Q&A Espaço para discussões

34 Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
OBRIGADO ! Marcelo Caio


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