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Rede Social e Gestão do Conhecimento

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Apresentação em tema: "Rede Social e Gestão do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Rede Social e Gestão do Conhecimento
Edson Oliveira IBM Brasil Social Business and Collaboration

2 Introdução O que é conhecimento? Redes Sociais e Redes de Conhecimento
Redes Sociais como agente de Inovação Perguntas

3 O que é conhecimento? CONHECIMENTO INFORMAÇÃO DADO
Insights e contexto – o que o conhecedor sabe INFORMAÇÃO Mensagem semi-estruturada com um originador, um destinatário e um conteúdo a ser informado DADO Registro de uma transação

4 Diferentes formas de conhecimento
Explícito Documentos, s e outras formas “escritas” Exemplos: Documentação de Processos Páginas da intranet Documentos (compartilhados ou não) Conhecimento Tácito Experiências de indivíduos, redes e comunidades Exemplos: Melhores práticas Quem conhece quem sabe “o que está na nossa cabeça”

5 Exteriorização Combinação Socialização Interiorização
Ciclo do Conhecimento Explícito Exteriorização Combinação Tácito Explícito Socialização Interiorização Tácito Fonte: Nonake e Takeuchi (1995)

6 Redes de Conhecimento

7 O mundo em que vivemos “Did you know?”

8 Redes Sociais Redes Sociais versus Mídias Sociais

9 Redes Sociais A chave são os relacionamentos Eles nos ajudam a:
São redes de pessoas relacionadas entre si A chave são os relacionamentos Eles nos ajudam a: Estar informados; Desenvolver opiniões; Tomar decisões; Atingir objetivos A colaboração cria e fortalece os relacionamentos “Our heavy reliance on other people for information and learning is one of the most consistent and robust findings in the social sciences. It also matches our intuition and lived experience in organizations: other people are critical to our ability to find information, learn how to do our work, and develop professionally.” Cross, Abrams, Parker, Trusted Networks: Assessing How Whom You Know Can Bias What You Learn, IKO, February 2003

10 Como acontece a colaboração nas Redes
Pessoas colaboram para criar novos produtos, responder a requerimentos de clientes, tomar decisões, etc. A colaboração acontece a partir de vários lugares (dentro da empresa, dentro dos clientes, de nossas casas, da rua, etc.) A colaboração acontece com pessoas de dentre e de fora da organização Mario Andreia Empresa Maria A efetividade da colaboração depende da força das conexões entre as pessoas.

11 Como acontece a colaboração nas Redes
Organogramas não são boas representações sobre como acontece a colaboração no dia a dia das empresas É comum que os níveis mais altos das organizações não estejam no centro dos processos colaborativos do dia a dia. Em última análise, isso quer dizer que estas pessoas não estão no centro da execução do dia a dia do trabalho nas empreas. As pessoas centrais aos processos de colaboração são aquelas que possuem mais conhecimento e conexões. Fonte: Cross, R., Parker, A., Prusak, L. & Borgatti, S.P Knowing What We Know: Supporting Knowledge Creation and Sharing in Social Networks. Organizational Dynamics 30(2): [pdf]

12 Redes Sociais A Análise de Redes Sociais (Social Network Analysis – SNA) mapeia as conexões entre as pessoas ao redor de determinado assunto ou tema. Grupo 1 Lee Jill Jack Al Joe Indivíduo, grupo ou departamento com participação limitada ou sem participação na rede Isolado Indivído que serve de conexão de muitos para muitos Broker Indivíduo com múltiplas conexões entre diferentes fronteiras da organização Boundary spanner Grupo 2 Larry Neil Paul Chuck Mary Ponto único de contato em um departamento, grupo ou área de trabalho Gate-keeper

13 Chegando as Redes de Conhecimento
Conexões, relacionamentos e contexto compartilhado garantem o sucesso das iniciativas de colaboração e gestão de conhecimento Conexões As ligações entre as pessoas Contexto Compartilhado O entendimento comum da linguagem e dos eventos. Um interesse ou objetivo comum. Relacionamentos As dinâmicas interpessoais entre os indivíduos Fonte: Nahapiet, J. & Ghoshal, S. (1998) 13 13

14 Fatores chave de sucesso
Redes de Conhecimento Para serem efetivas, as redes de conhecimento requerem mais do que apenas um “meio para colaborar” Fatores chave de sucesso Buscadores Preciso de alguém Contribuidores Sou Alguém Disponibilidade Como sei quem está disponível? Como posso ser mais conhecido? Competência (confiança) Essa pessoa é competente? Como posso publicar meus conhecimentos e skills? Benevolência (confiança) Essa pessoa vai me ajudar? Como posso desenvolver minha reputação de parceiro confiável? Motivação Estou motivado para trabalhar com esta pessoa? Vou cooperar com esta pessoa? Acesso Como acesso esta pessoa? Quero ser abordado por outros? Skills O time tem o conhecimento necessário para colaborar de forma efetiva (técnico, comunicação, pessoas, negócio, etc.)? Ferramentas Existe um método e ferramentas para que possamos colaborar? Social Networking Cultura Ferramentas de Colaboração

15 Redes de Conhecimento Simplificando: Conectar e Coletar para ter o melhor conhecimento para a pessoa certa no momento certo... 3. Compartilhar, validar, aprimorar 2. Para quem posso pedir ajuda? ? 4. Enriquecer o conhecimento (compartilhar) 1. Já conhecemos isso?

16 Exemplo IBM Caminho Sugerido pela Rede Caminho Formal Organograma

17 Rede Social como agente mudança

18 O principal desafio do Trabalho Inteligente não é falta de visão
?

19 O principal desafio do Trabalho Inteligente não é falta de dinheiro

20 O principal desafio do Trabalho Inteligente é que mudar é difícil e assustador

21 Mas … Por que mudar é difícil e assustador?

22 Mudar é, fundamentalmente, algo que envolve pessoas.

23 As pessoas possuem bons motivos para resistir à mudança.
Estou muito ocupado! O jeito antigo está bom Ninguém mais está usando Não confio nessa coisa nova!

24 A maioria das pessoas está programada para resistir à mudanças (e isso é bom).

25 Num time de 10 pessoas, isso pode acontecer:
Não Não Não Não Não SIM! Não Não Não Não

26 Num time de 10 pessoas, isso pode acontecer:

27 E isso acontece em times por toda a organização...
Não SIM Não Não Não Não Não Não SIM! Não Não Não Não Não Não SIM Não Não SIM! Não Não Não Não Não Não SIM! Não Não

28 Os mais propensos à mudar ficam isolados
Não SIM Não Não Não Não Não Não SIM! Não Não Não Não Não Não SIM Não Não SIM! Não Não Não Não Não Não SIM! Não Não

29 As redes sociais podem ajuda-los a se conectar
SIM SIM! SIM SIM! SIM!

30 Uma vez conectados eles compartilham...
SIM SIM! SIM SIM! ? ? Isso os ajuda a aprender e a se manterem motivados SIM!

31 E isso os ajuda a convencer os outros
Não SIM Não Não Não Não Não Não SIM! ??? Não Não ??? Não ??? SIM Não Não SIM! ??? Não Não Não Não Não SIM! ??? Não

32 Redes Sociais ajudam a disseminar mudanças de forma mais eficiente e rápida
SIM! SIM! SIM! SIM! SIM! SIM! SIM! SIM! SIM! SIM!

33 Exemplo IBM

34 Será que sua organização poderia ser mais eficiente com pessoas mais bem conectadas?

35 Exemplos

36 Dúvidas & Perguntas

37 Obrigado Edson Oliveira F:


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