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Alfabetização Na Perspectiva do Letramento

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Apresentação em tema: "Alfabetização Na Perspectiva do Letramento"— Transcrição da apresentação:

1 Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
Caren Cristina Brichi Formadora PNAIC 2013/2014

2 AS ações do PNAIC apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1.Formação Continuada de Professores Alfabetizadores; 2. Materiais Didáticos e Pedagógicos; 3. Avaliações; 4. Gestão, Controle Social e Mobilização; 1. Curso presencial de 2 anos para os Professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano. 2. livros didáticos, obras pedagógicas, acervos de dicionários de Língua, jogos pedagógicos de apoio à alfabetização; obras de referência, de literatura e de pesquisa, obras de apoio pedagógico aos professores; jogos e softwares de apoio à alfabetização. 3. Avaliações processuais, debatidas durante o curso de formação, Provinha Brasil, ANA. 4. Comitê Gestor Nacional; Coordenações estaduais; Coordenação Municipal; SIMEC/SISPACTO.

3 Formar professores alfabetizadores, para que possam:
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO Formar professores alfabetizadores, para que possam: Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, Aprofundar a compreensão sobre o currículo e direitos de aprendizagem ; Compreender a importância da avaliação , analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem;

4 Compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual, bem como crianças com distúrbios de aprendizagem no cotidiano da sala de aula; Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação (livros didáticos e obras complementares aprovados no PNLD; livros do PNBE e PNBE Especial; jogos pedagógicos) e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados; construir, coletivamente, o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização;

5 planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento; Compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos; criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem das crianças;

6 Entender as relações entre consciência fonológica e alfabetização, analisando e planejando atividades de reflexão fonológica e gráfica de palavras, utilizando materiais distribuídos pelo MEC; Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aula; Conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do sistema alfabético de escrita, analisando jogos e planejando aulas em que os jogos sejam incluídos como recursos didáticos; analisar e planejar projetos didáticos e sequências didáticas para turmas de alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares, sobretudo a matemática, e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.

7 Direito à Educação Básica
Formação cidadã Dominar: Leitura, Escrita e Cálculo Solidariedade Humana Fortalecer: Compreender: Ambiente Natural e Social Atitudes e Valores Aprender: LDB 9394/96 – Artigo 32: incisos I ao IV

8 Direitos de Aprendizagem :Ciências Naturais
Compreensão conceitual e procedimental da ciência Compreensão sóciocultural, política e econômica dos processos e produtos da ciência Compreensão das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente Habilidades e competências que as crianças que estão no processo de alfabetização devem ter. O trabalho com a língua materna está apoiado em 3 eixos

9 Direitos de Aprendizagem : Geografia
Mundo físico Mundo Natural Realidade social Realidade política Habilidades e competências que as crianças que estão no processo de alfabetização devem ter. O trabalho com a língua materna está apoiado em 4 eixos

10 Direitos de Aprendizagem : História
Sujeitos históricos Tempo histórico Fatos históricos Habilidades e competências que as crianças que estão no processo de alfabetização devem ter. O trabalho com a língua materna está apoiado em 3 eixos

11 Direitos de Aprendizagem :Língua Portuguesa
Leitura Produção de textos escritos Oralidade Análise Linguística Habilidades e competências que as crianças que estão no processo de alfabetização devem ter. O trabalho com a língua materna está apoiado em 4 eixos

12 Direitos de Aprendizagem : Matemática
Números e operações Geometria Grandezas e Medidas Tratamento da informação Habilidades e competências que as crianças que estão no processo de alfabetização devem ter. O trabalho com a língua materna está apoiado em 4 eixos

13 ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos, dominando e compreendendo o sistema alfabético de escrita. Unidade 1, ano 1, 2012 “Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado” (SOARES, 1998, p. 47). 2. Explicitar a concepção de alfabetização com a qual se vem trabalhando na formação.

14 O ciclo de alfabetização deve garantir a inserção da criança na cultura escolar, bem como a aprendizagem da leitura e da escrita e a ampliação de seu universo de referências culturais, nas diferentes áreas do conhecimento. A aprendizagem da leitura e da escrita deve ocorrer em situações em que as crianças se apropriem de conhecimentos que compõem a base nacional comum para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso). Projetos pedagógicos

15 É fundamental que o trabalho desenvolvido em sala de aula acerca da aprendizagem do sistema de escrita alfabética parta da realidade da criança, daquilo que ela conhece, da escrita que a rodeia, e a partir desse conhecimento prévio promover situações de aprendizagens desafiadoras, que despertem o interesse desta em aprender a ler e escrever.

16 O aprendizado da leitura e da escrita não ocorre de forma espontânea, é preciso um trabalho de reflexão sobre as características do sistema de escrita alfabética. As crianças precisam entender como esse sistema funciona. A escrita é um sistema notacional. A escrita nota (grafa) ou representa algo e como a escrita faz essas notações é o que as crianças precisam entender. Compreender que o que a escrita alfabética nota são os sons das partes das palavras(fonemas) e que estes são representados por letras (grafemas), para então poder dominar suas convenções letra-som.

17 O trabalhar com gêneros textuais
O trabalhar com gêneros textuais. O modo como as crianças se apropriam da linguagem escrita depende da intervenção do professor. Luria (1988) e Vygotsky (1989a) acreditam que a criança, por nascer imersa num meio em que a linguagem escrita é parte integrante do contexto social, elabora certos conhecimentos acerca dos seus usos e das suas funções, antes de ingressar na escola. Assim, o professor poderá ampliar as possibilidades de a criança vir a utilizar a escrita como instrumento que lhe permite alargar determinadas potencialidades humanas, como as de registro, de transmissão e de recuperação de idéias, informações, conceitos etc. Nesse sentido, a produção e a leitura de textos se tornam atividades que precisam ser privilegiadas durante a alfabetização. É por meio das relações interlocutivas que os sentidos são construídos e reconstruídos e que os sujeitos se constituem.

18 O diálogo é essencial para que ocorra a aprendizagem
O diálogo é essencial para que ocorra a aprendizagem. O diálogo que a criança estabelece com os colegas, com o professor, considerado um interlocutor privilegiado, pois possui informações e conhecimentos que ajudarão a criança a aprender, e, também, o diálogo que a criança desenvolve com ela mesma, na tentativa de elaborar individualmente as relações que se desenvolveram no plano interindividual. Como mostramos, as relações entre sons e letras são elaboradas no plano verbal, ou seja, as crianças falam ao escrever ou pensam por meio das palavras. Por isso, é um equívoco considerar que o silêncio ajudará no processo de apropriação. A criança elabora o seu conhecimento a partir das "inter-ações" que estabelece com as outras pessoas, e esse é um mecanismo básico para qualquer aprendizagem.

19 Em relação a criança que inicia seu processo de alfabetização escolar o professor precisa pensar e conhecer: Quem é a criança que está com ele? O que ela sabe sobre a linguagem escrita? Como ele vai planejar, organizar suas aulas e suas mediações? Como saber se a criança aprendeu (avaliação)? (ZDP)

20 Quem está comigo? qual a história dessas criança? (singularidade, heterogeneidade) são crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade social? são crianças que convivem em grupos sociais de maior ou menor letramento? o que elas sabem sobre a linguagem oral? o que elas sabem sobre a linguagem escrita? Falam dialetos diferentes?

21 Como planejar, organizar as aulas e as mediações?
Direitos de Aprendizagem ou currículo: o que a criança precisa aprender Objetivo: o que eu quero que ela aprenda com a atividade proposta Diagnóstico: Partir daquilo que a criança sabe – Zona de desenvolvimento real - Vigotsky Imersão na cultura escrita: vivenciar experiências com a leitura e a escrita (Zona de desenvolvimento proximal) Alfabetizar: Sistema de escrita Alfabético – Sistema notacional, consciência Fonológica, relações entre fonemas e grafemas

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26 Escolher as práticas que serão usadas
Estabelecer relações entre a escrita que está na sociedade e a escrita da escola. Gêneros textuais, objeto central de estudo. ( forma natural pela qual usamos a língua para nos comunicar) Propor atividades com os eixos da língua: oralidade, leitura, escrita (produção textual) e análise linguística metodologia de projetos ou sequências didáticas, propondo um trabalho interdisciplinar com as demais áreas do saber. organização do tempo, do espaço e dos materiais, rotina escolar

27 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Observação e registro; Auto-avaliação; Avaliação em grupo; Portifólio; Reflexão sobre erros e acertos do aluno e do professor; Dever de casa; Provas operatórias.

28 Trecho de livro "O aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer." Lev Vygotsky no livro A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores


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