A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:"— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Significa algo que qualifica uma pessoa para resolver problemas corretamente, para se adaptar a novas situações e para aprender.

2 1921 É realizado um simpósio para definir o que é inteligência. Diferentes abordagens de vários teóricos foram descritas tais como: Capacidade de pensamento abstrato. Capacidade de adaptar-se ao ambiente. Capacidade de adquirir novos conhecimentos. Inteligência geral. Inteligência fatorial.

3 PIAGET Piaget afirma que a criança desenvolve suas capacidades cognitivas de acordo com seu estágio de desenvolvimento.

4 Q.I. O Q.I. pode ser medido por testes de inteligência, contudo os mesmos não podem rotular a capacidade de um indivíduo. Devemos analisar todas as influências familiares e sociais no desenvolvimento, visto que o indivíduo que recebe mais estímulos externos terá um melhor desenvolvimento que outros.

5 INTELIGÊNCIA COGNITIVA
COGNIÇÃO: condições que que propiciam a aquisição de conhecimento. A capacidade cognitiva consiste na capacidade do indivíduo interpretar estímulos do meio-ambiente e a si mesmo e de regular seu próprio comportamento.

6 CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS
ORGANIZAÇÃO: depende de estrutura intelectual. ADAPTAÇÃO: ao meio-ambiente e vice-versa. ASSIMILAÇÃO. Complementares e imutáveis.

7 COMO OCORRE A COGNIÇÃO ? PRÉ-REQUISITOS: Estímulo discriminável.
Foco da atenção do indivíduo. PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES: Atenção. Coleta de dados. Resolução de problemas.

8 APRESENTAÇÃO DO ESTÍMULO
É importante verificar de que forma as alterações nas condições dos estímulos alteram o comportamento das pessoas. O estímulo é uma questão de significado, quanto maior o IMPACTO mais fácil a cognição.

9 AVALIAÇÃO COGNITIVA Definição:
Interpretação ou significado que cada pessoa atribui aos estímulos. Pode ser mudada pela presença de informações ou instruções, que podem alterar radicalmente a aquisição e o desempenho das pessoas.


Carregar ppt "INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google