A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de estrutura Leonardo Lacerda -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de estrutura Leonardo Lacerda -"— Transcrição da apresentação:

1

2 Tipos de estrutura Leonardo Lacerda -

3 Centro de distribuição próximo da fábrica ou do cliente?
Centros de Distribuição Avançados Transit-Point Cross-Docking Merge-in-Transit Estrutura Direta Entrega Direta Instalações Intermediárias Escalonada Leonardo Lacerda -

4 Cargas consolidadas e fracionadas
Fornecedor ou Armazém Central Centro de Distribuição Avançado Cliente 2 Cliente 1 Cliente 3 Carga Fracionada Pequenas Distâncias Veículos Pequenos Carga Consolidada Grandes Distâncias Veículos Grandes Leonardo Lacerda -

5 Quantas ligações são necessárias?
= Fábricas x Lojas = 2 x 8 = 16 2 Fábricas 8 Clientes Canais de distribuição Lavratti

6 Quantas ligações são necessárias?
= Fábricas x Lojas = = 10 2 Fábricas 8 Clientes Canais de distribuição Centro de distribuição Lavratti

7 EADI – Estação Aduaneira Interior
Estação Aduaneira Interior - EADI, comumente denominada porto seco (dry port), é um terminal alfandegado de uso público, situado em zona secundária, destinado à prestação, por terceiros, dos serviços públicos de movimentação e armazenagem de mercadorias sob controle aduaneiro. Os serviços desenvolvidos em EADI podem ser delegados a pessoas jurídicas de direito privado que tenham como principal objeto social, cumulativamente ou não, a armazenagem, a guarda ou o transporte de mercadorias. A delegação é efetivada mediante permissão de serviço público, após a realização de concorrência. A EADI é instalada, preferencialmente, adjacente às regiões produtoras ou consumidoras. Na EADI são também executados todos os serviços aduaneiros, a cargo da Secretaria da Receita Federal, inclusive os de processamento de despacho aduaneiro de importação e exportação (conferência e desembaraço aduaneiros), permitindo, assim, a sua interiorização. As EADI poderão, ainda, prestar serviços de acondicionamento, reacondicionamento e montagem de mercadorias importadas, submetidas ao regime especial de entreposto aduaneiro. A prestação dos serviços aduaneiros em EADI próxima ao domicílio dos agentes econômicos envolvidos proporciona uma grande simplificação de procedimentos para o contribuinte.

8 EADI – Estação Aduaneira Interior
Logística Afretamento; Agenciamento Marítimo; Brokeragem; Operação Portuária; Aluguel de Equipamentos; Assessoria Comercial e Aduaneira; Armazenagem em Área Alfandegada; Gerenciamento de Estoques; Transporte ; Distribuição. Principais Serviços Unitização de Cargas para Exportação; Desunitização de Carga Importada; Depósito Aduaneiro Público na Importação e na Exportação; Entreposto Aduaneiro de Uso Público na Importação e Exportação; Exportação no Regime de Depósito Alfandegado Certificado - DAC/DUB; Trânsito Aduaneiro; Transferência Eletrônica de Carga Porto / EADI / Porto; Importação e Exportação Rodoviária no Sistema MIC/DTA (Manifesto ;Internacional de Carga - Declaração de Transito Aduaneiro); Segurança da Carga.

9 EADI – Estação Aduaneira Interior
Benefícios Fiscais Importação: Suspensão temporária dos tributos devidos até o momento de nacionalização dos produtos importados que, assim, podem ser retirados em lotes parcelados. Exportação: Enquadramento no regime de Deposito Alfandegado Certificado - DAC, que permite a comprovação legal da exportação no momento do ingresso da mercadoria no armazém alfandegado. Vantagens É possível a redução de algumas tarifas portuárias como também a isenção da armazenagem no porto para os clientes que utilizarem a Estação Aduaneira; Contratos firmados com diversos Armadores para administração de terminais de contêineres junto a EADI, buscando desta forma a redução de custos junto aos nossos clientes; Eliminação da Demurrage; Ganho financeiro na postergação dos impostos; Estrutura da EADI; Significativa redução dos custos de Importação e Exportação.

10 EADI – Estação Aduaneira Interior
SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior, que integra várias instituições governamentais (SECEX - BACEN - SRF) naquilo que se refere ao acompanhamento e controles das etapas do processo de exportação e importação, incluindo câmbio. EADIF – As Estações Aduaneiras de Interior Frigorificadas são permissionárias do sistema concedido pela Receita Federal para que administre a sistemática operacional aduaneira. Trata-se de sistema de entrepostagem implantado pelo governo brasileiro por intermédio do Ministério da Fazenda, organizado em moldes internacionais, nas atividades envolvendo importações e exportações de congelados. A permissão para administrar a EADIF é uma conquista através de Licitação, inclusive propiciando a operacionalidade moderna aos usuários, pela suspensão dos tributos devidos até o momento da efetiva retirada física da área alfandegada da EADIF. As mercadorias podem ainda permanecer entrepostadas com cobertura cambial pelo prazo de 120 dias e, quando sem cobertura, de um a três anos.

11 Transit Point Leonardo Lacerda - http://www.ilos.com.br
Centros de Distribuição Avançados Transit-Point Cross-Docking Merge-in-Transit Estrutura Direta Entrega Direta Instalações Intermediárias Escalonada Leonardo Lacerda -

12 Cross Docking Leonardo Lacerda - http://www.ilos.com.br
Centros de Distribuição Avançados Transit-Point Cross-Docking Merge-in-Transit Estrutura Direta Entrega Direta Instalações Intermediárias Escalonada Leonardo Lacerda -

13 Cross Docking Poucos produtos, muita economia.
O que, quando e como fazer: Seleção de produtos e fornecedores; Planejar e desenhar as operações; Justificar e compartilhar custos; Implementação e manutenção.

14 Itens com grandes volumes
Cross Docking Seleção de produtos: Produtos com níveis de previsibilidade, popularidade e cubagem. Produtos perecíveis; Itens de alta qualidade, que dispensam inspeção; Produtos etiquetados e codificados, prontos para a venda; Itens em promoção ou vendas iniciais; Produtos com demanda contínua e consistente; Produtos passando de uma loja para outra; Pedidos retirados e empacotados em outra instalação; Itens para preencher pedidos em atraso. Itens com grandes volumes Itens mais populares Demanda altamente previsível Mais fáceis para aplicar o Cross Docking

15 Cross Docking Seleção de fornecedores:
Fabricantes com seus próprios centros de distribuição têm vantagens; Fornecedores que configuram os produtos para um manuseio eficiente; Respondem de forma eficiente às necessidades de etiquetamento, codificação, empacotamento e qualidade do produto; Compartilham informações com seus parceiros de negócios.

16 Benefícios do Cross Docking:
Aumenta velocidade do fluxo de produtos e circulação do estoque.; Reduz custo de manuseio Permite consolidação eficiente de produtos; Dá suporte às estratégias de Just-In-Time; Promove melhor utilização dos recursos; Reduz necessidade de espaço; Reduz danos aos produtos por causa do menor manuseio; Reduz furtos e compressão dos produtos; Reduz obsolescência (e problemas com prazo de validade) dos produtos; Acelera pagamento ao fornecedor, logo melhora parcerias; Diminui o uso de papéis associados ao processamento de estoque. Lavratti

17 Desvantagens do Cross Docking:
Dificuldade de determinação dos produtos candidatos; Requer sincronização dos fornecedores e demanda; Relações imperfeitas com fornecedores; pequena ou nenhuma credibilidade nos fornecedores; relutância dos fornecedores; Sindicatos temem perda de empregos; Dependências inadequadas ou retornos sobre investimentos insuficientes para justificar a compra, reforma ou construção de um CD apropriado; Sistemas de informação inadequados; Gerência nem sempre possui uma visão holística e orientada da cadeia de suprimentos; Medo de stock-out pela ausência de estoque de segurança. Lavratti

18 Estudo de caso - Arcor Multinacional de alimentos que exporta para mais de 80 países. Objetivo: reduzir a carga de trabalho de armazenagem de produtos. Descrição: havia um grupo de produtos que ficava muito poucas horas no armazém. Este grupo tinha o mesmo tratamento que os demais: Recepção Controle Armazenagem Retirada Expedição Análise: através da curva ABC, foi detectado que 1,5% dos artigos era responsável por 30% da movimentação dos paletes. Estes poucos itens tinham abastecimento diário a partir de diversas origens. Desenho: foram criadas ilhas de Cross Docking. As cargas dos caminhões passaram a ser planejadas. O mix dos produtos foi alterado. Se divide a entrega diária pelo número de viagens por dia. Benefícios: Para o mesmo nível de serviço, o fluxo de paletes pelo armazém foi reduzido em 15%.

19 Estudo de caso – Wal Mart
Maior rede varejista do mundo. Mais de 50% do mercado. Os fornecedores devem usar EDI e RFID. 85% dos itens passam pelos centros de distribuição. As viagens do centro de distribuição até as lojas devem durar menos de um dia. Um centro de distribuição atende de 150 a 200 lojas por dia. Antes colocam as lojas o mais distante possível, depois preenchem os espaços. CDs operam 24 horas por dia, com esteiras guiadas a laser e cross-docking. Os produtos são recebidos de um lado e enviados para outro simultaneamente. 3.000 caminhões e semi-reboques. Satélites integram lojas, centros de distribuição e fornecedores. Cargas consolidadas são compradas sem causar excesso de inventário. Custos com transporte são de 2 a 3% menores do que a concorrência. Maior flexibilidade. A acuracidade e localização dos estoques é de 100%. As áreas de venda podem ser melhor aproveitadas.

20 Merge In Transit Leonardo Lacerda - http://www.ilos.com.br
Centros de Distribuição Avançados Transit-Point Cross-Docking Merge-in-Transit Estrutura Direta Entrega Direta Instalações Intermediárias Escalonada Leonardo Lacerda -

21 Distribuição radial (hub-and-spoke)
Modelo utilizado pelas correspondências do Correios e pela FedEx Lavratti

22 Fluxo das encomendas entregues pela Fedex
Coleta Veículo de coleta Estação de coleta Para o aeroporto Aeroporto Mais de 200 países Hub internacional Aeroporto destino Para a estação de entrega Estação de entrega Veículo de entrega Entrega

23 FedEx – Memphis, TN

24 FedEx – Memphis, TN

25 Localização das docas de carga e descarga
Docas localizadas ao longo de apenas um lado: Permitem armazenagem e manuseio flexíveis; Manobras rápidas. Há docas para carga e descarga simultâneas. Depósito Lavratti

26 Localização das docas de carga e descarga
Docas localizadas em todos os lados: Os bens são entregues próximos aos pontos de produção, portanto, há redução no manuseio; Não flexível – a produção tem que ser adaptada; Necessidade de grande perímetro para as estradas. Lavratti

27 Linhas de distribuição de encomendas dos Correios


Carregar ppt "Tipos de estrutura Leonardo Lacerda -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google