A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIGESTÃO E ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIGESTÃO E ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES"— Transcrição da apresentação:

1 DIGESTÃO E ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES

2 INTRODUÇÃO Uma boa nutrição vai além de obter e consumir os alimentos apropriados, num ambiente alimentar adequado. Sem a digestão e absorção adequadas, o alimento não pode ser usado para sua função biológica. O processo de digestão e nutrição celular, podem afetar a saúde mais do que a própria escolha dos alimentos Tudo o que se ingere tem um impacto metabólico no nosso organismo.

3 SISTEMA DIGESTÓRIO BOCA Glândulas Salivares ESÔFAGO FÍGADO ESTÔMAGO
DUODENO PÂNCREAS I. GROSSO I. DELGADO JEJUNO RETO ÍLEO

4 Alimento forma mais simples – Estado solúvel
DIGESTÃO Alimento na forma complexa – Estado insolúvel Alimento forma mais simples – Estado solúvel Trato disgestivo Parede intestinal

5 DIGESTÃO FÍSICA (MECÂNICA)
Alimento quebrado em pequenas partículas Misturado aos sucos digestivos Peristaltismo

6 DIGESTÃO QUÍMICA Enzimas no suco digestivo alteram os nutrientes em formas solúveis, simples que possam ser absorvidas. CHO – açúcares simples PTN – aas LIP - AG HIDRÓLISE

7 DIGESTÃO QUÍMICA Cada enzima digestiva tem uma ação específica.
Cada grupo de enzima termina com o sufixo: “ase” Ex: AMILASE – atua sobre os amidos LIPASE – atua sobre os lipídios LACTASE – atua sobre a lactose SACARASE – atua sobre a sacarose

8 Outras substâncias químicas...
... auxiliam nos processos químicos e físicos. Por exemplo: Ác. Clorídrico e mucina – na secreção gástrica Bile – digere as gorduras Excretada pelo fígado para o duodeno

9 DIGESTÃO DOS CHO 1. Na boca, a amilase salivar inicia a ação digestiva
2. A atividade da amilase salivarcontinua no estômago, até que seja interrompida pelo contato com o ácido clorídrico 3. A amilase pancreática quebra os amidos em dextrina e maltose 4. Ocorre a absorção dos carboidratos, que se transformarão em -E- no sangue.

10 DIGESTÃO DAS PTN 1. Proteínas são quebradas em proteoses, peptonas e polipetídeos grandes. Ação da enzima pepsina, que digere o colágeno (principal PTN do tecido conjuntivo. 2. A maior parte ocorre no ID, com ação da enzima tripsina, quebra as PTN intactas até que pequenos aas sejam formados.

11 DIGESTÃO DOS LIP 1. Ação da lipase gástrica, que hidrolisa parte dos triglicerídeos em AG e glicerol. 2. A entrada da gordura no ID, estimula a liberação da lipase pancreática e biliar que hidrolisa parte dos triglicerídeos em AG e glicerol.

12 FATORES PSICOLÓGICOS TAMBÉM AFETAM A DIGESTÃO
Aparência, odor, paladar e a lembrança: as secreções salivares, sucos gástricos e atividade muscular TGI. As emoções relacionadas ao medo, raiva e preocupação, estimulam o hipotálamo a ativar o SNA, que deprime as secreções, inibindo o peristaltimo.

13 Importante saber A digestibilidade do alimento se refere à rapidez e à facilidade, bem como sua integralidade. Alimentos líquidos e os sólidos bem mastigados são mais rapidamente digeridos que os alimentos deixados em grandes pedaços. A quantidade de alimento ingerido, também influencia sobre o tempo de digestão. Deixam o estômago 15 a 30 min após a ingestão

14 Dos 3 macronutrientes... Os CHO são os que deixam os estômago mais rapidamente (1h); PTN são digeridas mais lentamente (2h); Os LIP requerem > tempo para digestão (4h).

15 ABSORÇÃO É a passagem das matérias alimentícias digeridas solúveis através da parede intestinal para o sangue; Acontece na sua maior parte no ID (duodeno e jejuno); Captam os nutrientes e os enviam pelo sistema circulatório e linfático para todas as partes do corpo para serem usadas conforme a necessidade.

16 COMO O SISTEMA ENDÓCRINO ATUA NA DIGESTÃO E ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES?
Epinefrina (adrenalina): produzido pelas glândulas supra-renais, auxilia na liberação do açúcar armazenado no fígado (glicogênio) em resposta ao estresse ou a baixa taxa de açúcar no sangue. Seu excesso pode os níveis de açúcar sanguíneos se houver insulina insuficiente para o metabolismo dos CHO.

17 Cortisol: produzido pelas supra-renais e também trabalha de forma oposta à insulina. Produzido em quantidades muito grandes durante o sono. Estrogênio: produzido nos ovários e auxilia a reter cálcio nos ossos. Tende a causar aumento do açúcar sanguíneo devido a um efeito inibidor da insulina. Hormônio do crescimento: produzido pela glândula pituitária. Aumenta a taxa de metabolismo.

18 Insulina: produzido no pâncreas e permite que os CHO sejam metabolizados para -E-. Também afeta o metabolismo das gorduras. Seu excesso conduz à disposição de gordura. Sua deficiência diminui a habilidade de metabolizar os CHO e LIP. Tiroxina: produzido na tireóide que aumenta a taxa de metabolismo. Seu alto nível aumenta a taxa metabólica. Também auxilia no metabolismo de LIP e aumentam a absorção de CHO no intestino. Seu baixo nível no organismo diminui a taxa metabólica.

19 METABOLISMO Abrange todas as alterações físicas e químicas que os nutrientes sofreram após a sua absorção no TGI. Também abrange o uso de açúcares simples, aas e AG das células do corpo. *Se a alteração for de forma construtiva, na formação de novas substâncias – ANABOLISMO. *Se a alteração for de forma destrutiva, liberando energia – CATABOLISMO; O metabolismo energético = oxidação de macronutrientes dentro do corpo, liberando calor e energia.

20 METABOLISMO BASAL É a quantidade de -E- necessária para manter processos - atividades internas do organismo, involuntárias de órgãos e tecidos, oxidação dentro dos tecidos, circulação, respiração, digestão,batimentos cardíacos, etc. A taxa metabólica basal é influenciada pela composição corpórea, tamanho do corpo e idade.

21 COMO CALCULAR TMB? x FA FAO/OMS(1985) *P = peso ideal
FATORES DE ATIVIDADE IDADE MASCULINO FEMININO 18 a 30 anos 15,3 x P + 679 14,7 x P + 469 30 a 60 anos 11,6 x P + 879 8,7 x P + 829 >60 anos 13,5 x P + 487 10,5 x P + 596 x FA ATIVIDADE MASCULINO FEMININO Leve 1,55 1,56 Moderada 1,78 1,64 Intensa 2,1 1,82

22 AVALIAÇÃO DO PESO CORPORAL
CÁLCULO DO PESO IDEAL 1. BIOTIPIA PI = (h-100) – x% 2. IMC IMC = P/h² (m) BIOTIPO HOMENS MULHERES Brevelíneo h-100 (h-100)-5% Normolíneo (h-100)-10% Longelíneo (h-100)-15% BIOTIPO HOMENS MULHERES Brevelíneo < 155 cm < 150 cm Normolíneo 156 cm a 170 cm 151 cm a 165 cm Longelíneo > 171 cm > 166 cm AVALIAÇÃO DO PESO CORPORAL IMC Baixo peso <20kg/m² Normal 20 – 24,9 kg/m² Obesidade grau I 25 – 29,9 kg/m² Obesidade grau II 30 – 39,9 kg/m³


Carregar ppt "DIGESTÃO E ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google