A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA
Profa. Dra. Elizabeth Teixeira

2 O QUE VAMOS ORIENTAR? Vamos orientar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou como refere Ferreira Sobrinho (1997), uma Monografia de Conclusão de Curso, ou ainda uma Dissertação Monográfica (SALOMON,1987). Independente das múltiplas nomenclaturas, a expectativa precisa ser trabalhada para não se exigir demais, ou seja, não cobrar dos alunos de graduação, dissertações ou teses, exigências, respectivamente, de cursos de mestrado e doutorado.

3 QUAL O PERFIL DO ORIENTADOR?
Mestre? Doutor? Coordenador? A prática acadêmica e científica é um dos indicativos: apresenta trabalhos em eventos, faz pesquisas, publica artigos…… Mas tem que ter tempo, disponibilidade e desejo de orientar!

4 QUAL O TIPO DE TCC? O TCC é uma nomenclatura genérica, pois é qualquer trabalho apresentado na conclusão de um curso. Cada curso é que deve definir que tipo de TCC deseja que seus concluintes elaborem (uma Monografia? Um Artigo? Um Relatório de Estágio? Um Projeto Experimental? Um Projeto Arquitetônico? Um Plano de Ação?). Os cursos deverão escolher sua modalidade de TCC, regulamentá-la, elaborar e distribuir um manual ou diretrizes para elaboração, capacitar os docentes para a orientação e construir os instrumentos de avaliação.

5 COMO EVITAR O TCC PRODUÇÃO INDEPENDENTE?
Cabe ao orientador indicar biblografias familiares; Cabe ao orientador provocar a discussão oral das leituras; Cabe ao orientador valorizar mais a qualidade do que a quantidade!

6 QUAIS AS ETAPAS DE AVALIAÇÃO?
Acreditamos na modalidade, que tanto exige a Qualificação do Projeto como a Defesa do TCC perante uma banca examinadora. Esta modalidade é a que mais se aproxima do que conhecemos na pós- graduação stricto sensu e a que mais exige no que se refere a metodologia científica e da pesquisa. Não acreditamos na modalidade que começa o trabalho de orientação fazendo o sumário do TCC e passa todo o tempo preenchendo os ítens para avaliar no final!

7 QUAIS AS MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DO TCC?
Jornada Acadêmica Resumos em CdRoom Comunicação Oral (30 minutos) Pôster (1 hora) Pôster Dialogado (10 minutos) Painel Temático (20 minutos)

8 O QUE É ORIENTAR? aponta os caminhos que o orientando deve trilhar para atingir sua missão; acompanha o trabalho, passo a passo; lê e corrige o que o orientando produz; esclarece dúvidas e faz perguntas sobre o que tem sido produzido; indica bibliografias (sobre o Tema e sobre Metodologia); discute a realização das atividades de leitura e coleta de dados; fixa metas e cobra resultados; avalia de forma somativa todo o processo de construção da pesquisa

9 QUAL A ESSÊNCIA DO ATO DE ORIENTAR?
Dizer que está errado? Mas qual é o certo? Como é o certo? O orientador pode começar com a leitura e discussão de um TCC “Modelo” já defendido e que obteve uma boa nota. O aluno precisa aprender a fazer o projeto do TCC para depois executá-lo! X X X

10 QUAIS AS DIMENSÕES DA ORIENTAÇÃO?
DIMENSÃO CONTEÚDO: Se refere ao referencial teórico, ao aspecto conceitual e temático do trabalho. O orientador precisa saber o conteúdo para discutir com o orientando, explicar, esclarecer e responder sobre ele. Precisa conhecer as fontes bibliográficas básicas ou de referência, para avaliar as resenhas que o orientando irá produzir a partir da leitura das mesmas.

11 DIMENSÃO MÉTODO: O orientador precisa conhecer os caminhos da pesquisa e, a meu ver, os seguintes aspectos: A lógica (indutiva e dedutiva) do pensamento científico; Os métodos das ciências naturais e/ou sociais. A dimensão método vai requerer do orientador conhecimentos de metodologia da ciência e da pesquisa.

12 DIMENSÃO FORMA: A dimensão forma se refere a apresentação, organização e normalização do trabalho científico. O orientador deverá utilizar, para dar conta dessa dimensão, o Manual de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Independente da utilização do Manual, o orientador precisa conhecer os sistemas de citação de autores segundo a ABNT, bem como as normas gerais de referências e apresentação: NBR 10520, NBR 6023, NBR 14724

13 ONDE CONSEGUIR AS NBR? CREA: Dr. Moraes, entre Nazaré e Braz, 2o andar
SINDICOM: Quintino, entre Braz e Nazaré, Edifício da FIEPA, sobre loja Valor: R$ 71.82

14 QUAL O LUGAR DA ORIENTAÇÃO?
O espaço acadêmico tem sido o mais utilizado, mas não o único a ser adotado Qual o limite entre o espaço público e o privado?

15 QUAIS OS CUIDADOS ÉTICOS NA PESQUISA DE CAMPO?
Apresentação às instituições campo de pesquisa (Ofício) Autorização para a realização da pesquisa obtida da autoridade máxima (Declaração) Consentimento livre e esclarecido dos informantes (Lista de Assinaturas) Garantia de anonimato Utilização de pseudônimos ou códigos

16 EXISTE O ORIENTADOR DESEJÁVEL?
As vezes “não temos tempo” para ler e discutir (Nominal) As vezes determinamos cada passo (Tirano) As vezes negociamos e acompanhamos o processo (Desejável)

17 REFERÊNCIA TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2007.


Carregar ppt "PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google