A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS"— Transcrição da apresentação:

1 O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
DRa. ELIZABETH TEIXEIRA

2 ONDE PUBLICAR? www.capes.gov.br

3

4

5

6 ESCOLHEU O PERIÓDICO? ENTRAR NO SITE LOCALIZAR NORMAS PARA AUTORES
VERIFICAR: SEÇÕES DA PUBLICAÇÃO APRESENTAÇÃO DE MANUSCRITOS

7 NORMAS GERAIS A ABNT INDICA NORMAS GERAIS DE COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO, MAIS USADAS NO MEIO ACADÊMICO. VAMOS CONHECÊ-LAS?

8 Elementos Pré-Textuais
Título Nome do (s) autor (es) com indicação para nota de rodapé em que se destaca titulação, vínculo institucional do (s) autor (es), endereço. Resumo e Abstract sem parágrafos Palavras-chave e Key words que representem o conteúdo do texto

9 INTRODUÇÃO Para todos os tipos de artigos
Apresenta o tema, qual é o objetivo de escrever sobre ele, a razão da escolha (justificativa) e a importância do assunto em pauta. Deve ser escrita no tempo presente. Pode indicar como o artigo ou o trabalho está organizado.

10 ARTIGO DE REVISÃO CRÍTICA/TEÓRICA
O desenvolvimento apresenta o resultado de uma revisão bibliográfica sobre o tema escolhido, podendo ser subdividido em subtítulos. Deve conter as citações dos autores lidos e consultados de acordo com os sistemas de citação do periódico.

11 ARTIGO DE RESULTADO DE PESQUISAS
O desenvolvimento apresenta: Revisão da Literatura (pesquisa bibliográfica), Metodologia utilizada para realizar a pesquisa (método, local, informantes, técnicas de coleta e análise), aspectos éticos (Resolução 196/96) Resultados obtidos (apresentação, análise e discussão com base na revisão da literatura).

12 ARTIGO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA
 O desenvolvimento apresenta o relato de uma experiência. Exemplos: a aplicação de uma técnica, a realização de uma atividade inovadora, a vivência em um estágio avançado, a trajetória profissional em uma área, etc.

13 CONCLUSÃO Para todos os tipos de artigos
Deve estar coerente com o desenvolvimento do trabalho; Deve evidenciar o que foi alcançado com o estudo, possíveis contribuições; Pode sugerir e incluir recomendações de ordem prática. Nunca conclusivas ao ponto de fechar o debate mas, ao contrário, deixar em aberto possibilidades e horizontes futuros.

14 Elementos Pós-Textuais
Notas explicativas (opcional) Agradecimentos (opcional) Referências Glossário (opcional) Apêndices (opcional) Anexos (opcionais)

15 OUTROS TRABALHOS Nota prévia: resumo de pesquisa em andamento com primeiros resultados Ensaio: deve conter interpretação original de informações e conceitos de domínio público de forma a contribuir criticamente a um determinado conhecimento. Pode ser acompanhado de resumo indicativo, referências e não deve exceder palavras. Resenha: análise crítica de obra de referência lançada recentemente Relato de Caso: deve descrever casos clínicos raros, incluindo breve revisão da literatura, descrição do caso, discussão e conclusão pertinentes. Deve ser acompanhado de resumo informativo e referências.

16 Referência ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: como elaborar um artigo científico. Rio de Janeiro, 2003.


Carregar ppt "O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google