Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBenedito Lobo Coelho Alterado mais de 8 anos atrás
1
Ações Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico
2º semestre / 2012
2
PCNPs responsáveis Maria Esther Soares Zulmira Brasil SUPERVISÃO
Renata Cristina
3
Retomada das Metas Até onde conseguimos chegar?
Em que pontos ainda há fragilidades?
4
Metas: 1. Ter plenamente alfabetizadas todas as crianças até o final do 2º ano; 2. Garantir, após a aquisição da escrita alfabética, as competências de leitura e produção textual; 3. Assegurar a aprendizagem dos conceitos matemáticos.
5
Como? Através da análise dos Mapas de Sondagem
6
Como? Através da análise da Produção de Texto
7
Como? Através do EMAI Estudos Matemáticos Anos Iniciais
Grupo de Referência Organiza THA = Sequencias Grupos Colaborativos Polo Campinas Leste - Analisa
8
PCs vivenciam as atividades enquanto Grupo Colaborativo - Núcleo
Experimentando situações de aprendizagem Participando de Jogos Matemáticos
9
E ainda... Vivenciando atividades Pensando estrategias
10
Planejam Sequencias e Atividades junto aos Professores nos ATPCs quinzenalmente
Observando a evolução dos alunos em relação ao desenvolvimento das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA) Analisando sua relação com as expectativas de aprendizagem.
11
Focando os 4 eixos matemáticos
- Números e operações - Tratamento da Informação - Espaço e Forma - Grandezas e Medidas
12
Na alfabetização através dos Instrumentos de acompanhamento
Mapas de Sondagem Análise e interpretação Propostas de ações e encaminhamentos
13
Ações para Alfabetização
através de Projetos e Sequencias Ação Preventiva 1º ano Ação Pontual visando atingir 100% al. Alf. 2º ano Ação de Recuperação Contínua 3º ano Ação de Recuperação Intensiva 4º ano 5º ano
14
Projeto Bichodário O Projeto Bichodário foi tematizado no 1º semestre e desenvolvido como mecanismo de apoio ao aluno com dificuldade individual de análise e reflexão do sistema de escrita; Produziu apoio coletivo para suprir esta defasagem de reflexão entre a escrita e a leitura; Seus resultados foram fundamentais para gerar variações didática nas classes de 1º ano e resignificar as atividades de recuperação continua para os 2º anos (2º semestre) e 3º anos.
15
Grupo de Apoio - Escola Piloto Acompanhamento da...
Organização dos agrupamentos produtivos Reflexão dos alunos no momento da escrita
16
Resignificação das atividades de RC
Estruturação Permite que os alunos pensem coletivamente; Encontrem sentido na aquisição do sistema de escrita por meio das etapas do Projeto e do produto final. Ajuste: Possui total correspondência à nova base curricular e possibilita que a análise de seus resultados incida na melhoria da gestão da aprendizagem em sala de aula.
17
Aluno lê e justifica sua escrita a partir de uma escrita anterior
18
Aluna reflete sua escrita
19
Faz alterações conforme reflexão...
20
Antes e depois do Projeto
DATA: 9/04 DATA: 8/05 Nº de Observações ALUNO Idade Hipótese Faltas ano / recurso/etc 1 Aurélio 7 P.S. S.C.V 2 Beatriz 8 A Sala de Recurso 3 Caio S.A 4 Daniel 5 Franciele S.S.V TRANSF. 6 Graziele Gustavo S.A. Igor 9 Jaqueline 10 Jairo 11 Julio 12 Kaique S.C.V. 13 Kauã 14 Letícia 15 Mª Eduarda 16 Nicolle total
21
Resultados da Escola Piloto
Os resultados obtidos pelos alunos avaliados mostram: Que todos avançaram; Nem todos tornaram-se alfabéticos; Melhoram sua participação em sala de aula; Aproveitaram do produto final como evidência positiva para atribuir sentido a aquisição do sistema de escrita.
22
Ações para competência Leitura e Produção de Texto
Análise das Sondagens de Produção de Texto, com foco na produção de bilhetes e resumos; Tematização (estudo) dos Projetos e Sequencias Didáticas do material Ler e Escrever;
23
Uso dos dados da avaliação
Melhoria da aprendizagem Ações: Sanar dificuldades - multiplicar sucessos resultados prioridades
24
Movimento Metodológico
Com apoio Com autonomia
25
Reuniões O T semanal Trio Gestor
26
Visitas semanais Acompanhamento
Para análise das atividades Apoio a Equipe escolar
27
Encontros de Formação Em Votorantim para PC Em Campinas para PCNP
28
Linha de pensamento Dificuldades e Sucessos
29
Rumo aos avanços com Metas atingidas!!
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Cora Coralina Rumo aos avanços com Metas atingidas!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.