A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ações Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ações Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico"— Transcrição da apresentação:

1 Ações Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico
2º semestre / 2012

2 PCNPs responsáveis Maria Esther Soares Zulmira Brasil SUPERVISÃO
Renata Cristina

3 Retomada das Metas Até onde conseguimos chegar?
Em que pontos ainda há fragilidades?

4 Metas: 1. Ter plenamente alfabetizadas todas as crianças até o final do 2º ano;  2. Garantir, após a aquisição da escrita alfabética, as competências de leitura e produção textual; 3. Assegurar a aprendizagem dos conceitos matemáticos.

5 Como? Através da análise dos Mapas de Sondagem

6 Como? Através da análise da Produção de Texto

7 Como? Através do EMAI Estudos Matemáticos Anos Iniciais
Grupo de Referência Organiza THA = Sequencias Grupos Colaborativos Polo Campinas Leste - Analisa

8 PCs vivenciam as atividades enquanto Grupo Colaborativo - Núcleo
Experimentando situações de aprendizagem Participando de Jogos Matemáticos

9 E ainda... Vivenciando atividades Pensando estrategias

10 Planejam Sequencias e Atividades junto aos Professores nos ATPCs quinzenalmente
Observando a evolução dos alunos em relação ao desenvolvimento das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA) Analisando sua relação com as expectativas de aprendizagem.

11 Focando os 4 eixos matemáticos
- Números e operações - Tratamento da Informação - Espaço e Forma - Grandezas e Medidas

12 Na alfabetização através dos Instrumentos de acompanhamento
Mapas de Sondagem Análise e interpretação Propostas de ações e encaminhamentos

13 Ações para Alfabetização
através de Projetos e Sequencias Ação Preventiva 1º ano Ação Pontual visando atingir 100% al. Alf. 2º ano Ação de Recuperação Contínua 3º ano Ação de Recuperação Intensiva 4º ano 5º ano

14 Projeto Bichodário O Projeto Bichodário foi tematizado no 1º semestre e desenvolvido como mecanismo de apoio ao aluno com dificuldade individual de análise e reflexão do sistema de escrita; Produziu apoio coletivo para suprir esta defasagem de reflexão entre a escrita e a leitura; Seus resultados foram fundamentais para gerar variações didática nas classes de 1º ano e resignificar as atividades de recuperação continua para os 2º anos (2º semestre) e 3º anos.

15 Grupo de Apoio - Escola Piloto Acompanhamento da...
Organização dos agrupamentos produtivos Reflexão dos alunos no momento da escrita

16 Resignificação das atividades de RC
Estruturação Permite que os alunos pensem coletivamente; Encontrem sentido na aquisição do sistema de escrita por meio das etapas do Projeto e do produto final. Ajuste: Possui total correspondência à nova base curricular e possibilita que a análise de seus resultados incida na melhoria da gestão da aprendizagem em sala de aula.

17 Aluno lê e justifica sua escrita a partir de uma escrita anterior

18 Aluna reflete sua escrita

19 Faz alterações conforme reflexão...

20 Antes e depois do Projeto
DATA: 9/04 DATA: 8/05 Nº de Observações ALUNO Idade Hipótese Faltas ano / recurso/etc 1 Aurélio 7 P.S. S.C.V 2 Beatriz 8 A Sala de Recurso 3 Caio S.A 4 Daniel 5 Franciele S.S.V TRANSF. 6 Graziele Gustavo S.A. Igor 9 Jaqueline 10 Jairo 11 Julio 12 Kaique S.C.V. 13 Kauã 14 Letícia 15 Mª Eduarda 16 Nicolle total

21 Resultados da Escola Piloto
Os resultados obtidos pelos alunos avaliados mostram: Que todos avançaram; Nem todos tornaram-se alfabéticos; Melhoram sua participação em sala de aula; Aproveitaram do produto final como evidência positiva para atribuir sentido a aquisição do sistema de escrita.

22 Ações para competência Leitura e Produção de Texto
Análise das Sondagens de Produção de Texto, com foco na produção de bilhetes e resumos; Tematização (estudo) dos Projetos e Sequencias Didáticas do material Ler e Escrever;

23 Uso dos dados da avaliação
Melhoria da aprendizagem Ações: Sanar dificuldades - multiplicar sucessos resultados prioridades

24 Movimento Metodológico
Com apoio Com autonomia

25 Reuniões O T semanal Trio Gestor

26 Visitas semanais Acompanhamento
Para análise das atividades Apoio a Equipe escolar

27 Encontros de Formação Em Votorantim para PC Em Campinas para PCNP

28 Linha de pensamento Dificuldades e Sucessos

29 Rumo aos avanços com Metas atingidas!!
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Cora Coralina Rumo aos avanços com Metas atingidas!!


Carregar ppt "Ações Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google