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Planejamento Estratégico de Negócios

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico de Negócios"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico de Negócios
Seminário de Gestão de Negócios Istituto Europeo di Design

2 Objetivo Preparar e Analisar as Projeções Financeiras de um Plano de Negócios Conteúdo Planejamento Estratégico e Plano de Negócios Planejamento Financeiro Exemplo de Projeções Financeiras Caso Prático Apresentações dos Grupos

3 Bibliografia Abrams, R. – Planos de Negócios Vencedores - Segredos e Estratégias para atingir o Sucesso - Ed. Campus SEBRAE – Como elaborar um Plano de Negócios C6209B4B FF4BA/$File/NT B2.pdf Ford B. et al. - The Ernst & Young Business Plan Guide – Wiley Dranove, D. et al. – Kellong on Strategy – Wiley Cavalcanti, M. org – Gestão Estratégica de Negócios - Thomson

4 Avaliação Presença: Participação: Trabalho: 30% 20% 50%

5 Desejo Plano Projeto

6 O que é planejar? Um plano é um comprometimento com uma ação
Objetivos, i.e. ações destinadas a um fim Intenção, i.e., ações não-aleatórias Não é pensar no futuro... Não é controlar o futuro... É construir o futuro Planejamento é o projeto de um futuro desejado e de maneiras efetivas de realizá-lo (Akkoff, 1970)

7 O que é um Plano de Negócios
“É uma obra de planejamento dinâmico que: descreve um empreendimento (negócio, produto, investimento) projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado e prevê os resultados financeiros" (Adaptado de "Tchau, Patrão!", Eder Bolson - Editora SENAC, Brasil)

8 Para que serve um Plano de Negócios
Determinar projetos futuros Determinar se/como as metas foram cumpridas Levantar recursos ...

9 Quando se prepara um Business Plan?
Criação de novos negócios; Criação de novas linhas em negócios existentes; Justificar investimentos; Levantar recursos (funding) Dívida – Debt (Empréstimos) Capital – Equity (Sócio ou Mercado de capitais); Due Diligences para fusões ou aquisições; ...

10 O que o Plano de Negócios deve esclarecer
Conteúdo Seções Definir claramente o conceito do negócio, seus principais diferenciais e objetivos financeiros e estratégicos Esclarecer a(s) vantagem(ns) competitiva(s) Relacionar os produtos que serão oferecidos ao mercado; Descrição do Negócio Produtos e Serviços

11 O que o Plano de Negócios deve esclarecer
Conteúdo Seção Definir A QUEM vai ser oferecido e quem vai competir com o novo negócio; Posicionar COMO o cliente vai ser localizado e atendido; Conhecer o MERCADO de atuação e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; Identificar os pontos fortes e fracos da organização e compará-los com a CONCORRÊNCIA e o ambiente de negócios em se que atua; Definir a estratégia de COMUNICAÇÃO; Plano de Marketing

12 O que o Plano de Negócios deve esclarecer
Conteúdo Seção Mapear de maneira detalhada O QUE será feito, POR QUEM será feito e COMO será feito, para que os objetivos do negócio sejam atingidos; Definir a necessidade de mão de obra; Identificar os RISCOS e minimizá- los, e até mesmo evitá-los através de um planejamento adequado; Definir como a EMPRESA será organizada juridicamente; Definir o modelo de GESTÃO e ORGANIZAÇÃO da empresa; Plano Operacional Estrutura Societária e Capitalização Gestão e Organização

13 O que o Plano de Negócios deve esclarecer
Conteúdo Seção Mapear QUANTO será necessário investir no novo negócio, e QUANDO será o retorno financeiro previsto; Analisar o DESEMPENHO FINANCEIRO de seu negócio, avaliando os investimentos, retorno sobre o capital investido. Servir como instrumento de solicitação de EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS junto a instituições financeiras, novos sócios e investidores. Planejamento Financeiro

14 Seu Plano de Negócios em 5 Minutos
O que não pode faltar em um Plano de Negócios

15 1. Onde está a “Oportunidade de Negócio”?
Algo novo Algo melhor Um mercado mal atendido ou um novo mercado Novo sistema de entrega ou canal de distribuição Maior integração ...

16 2. Qual a dimensão financeira do negócio?
É um negócio de $ Xx mil (micro) $ Xxx mil (médio) $ XX milhão (grande) $ X bilhão (Eike!)

17 3. Qual é a minha Vantagem Competitiva?
Por que eu tenho condições de aproveitar esta oportunidade de negócios? Como eu posso gerar Valor? A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa.

18 Modelo de Análise SWOT Anos 60
Forças e Fraquezas (Strenghts e Weakness, S e W) são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores. Já as Oportunidades e Ameaças (Opportunities e Threats, O e T) são fatores externos de criação (ou destruição) de valor, os quais a empresa não pode controlar, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado em questão, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais. Anos 60

19 Estratégias Competitivas Genéricas Porter
O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência por benefícios equivalentes ou (custo) da oferta de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto (diferenciação) Anos 80

20 Modelo de Kellog Benefícios – Preço Preço – Custo
Benefícios – Custo = Vantagem Competitiva Benefícios – Preço Benefícios gozados pelos consumidores, acima e além do preço de compra Preço – Custo O lucro do vendedor por unidade

21 Análise de Modelos de Negócios
Oportunidade de Negócio Dimensão financeira Vantagem Competitiva

22 Business Plan Índice Sumário Executivo Descrição da Empresa
Produtos e Serviços Plano de Marketing Plano Operacional Gestão e Organização Estrutura Societária e Capitalização Projeções Financeiras

23 Projeções Financeiras
Documento Objetivo Demonstração de Resultados do Exercício Balanço Patrimonial Fluxo de Caixa Análise de Ponto de Equilíbrio (Break-even point) Prazo de Retorno do Investimento Situação Financeira: Receitas e despesas - Lucro Situação Patrimonial da Empresa Geração e necessidade de caixa ($) Nível de vendas em que a empresa começa a operar com lucro Quando o investidor terá de volta o capital investido


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