A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.

2 O que é? A Cáritas é “uma instância oficial da Igreja para a promoção da sua acção social”, que apoia solidariamente os mais carenciados, procurando dar resposta às situações de pobreza, exclusão social e situações de emergência, quer devido a catástrofes naturais (por exemplo, incêndios, terramotos...) ou de conflito armado.

3 Qual é o seu objectivo? Tem como objectivo a assistência em situações de emergência, ou dependência, de forma a contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano de acordo com os valores da ética cristã.

4 Como intervém? Intervém na implementação de programas de apoio materno infantil, juvenil, terceira idade, vitimas de violência doméstica , na luta contra a exclusão social, em especial no que diz respeito às minorias étnicas, nas comunidades de imigrantes e suas famílias, toxicodependentes, seropositivos...

5 História da Cáritas -»A Cáritas Portuguesa foi criada logo após a IIª Guerra Mundial e teve como primeira actividade o apoio a crianças refugiadas. Os primeiros estatutos datam de 1956. -»Até este momento, a instituição conta com três fases distintas:

6 1ª Fase-»desde a fundação até 1975.
Nesta fase a Cáritas centrou-se na distribuição de géneros alimentares e na promoção do acolhimento de crianças vindas do Centro da Europa. 2ªFase-» desde 1975 até à segunda revisão dos estatutos em Implementou apoio à criação de postos de trabalho e actuou junto dos centros de decisão política. 3ªFase-» com a revisão dos estatutos em 2000, clarificaram-se os objectivos da Cáritas Diocesana, no contexto da Igreja e da sociedade portuguesa,criando-se grupos de acção social nas paróquias.

7 A importância da Cáritas
-» Através das 20 Cáritas Diocesanas que abrangem todo o território nacional, a instituição possui diversos projectos, tendo em vista uma sociedade mais justa e equilibrada. Actua da seguinte forma: -Dando subsídio para rendas de casa,electricidade,água e luz. Encaminhando para a formação profissional,ensino recorrente e emprego. Acolhendo crianças em situação de risco. Apoiando domiciliarmente quem necessita. Organizando campanhas de solidariedade em favor dos atingidos por situações de emergência dentro e fora do país. Motivando os cristãos para o compromisso social.

8 Todas estas acções são levadas em frente através da generosa e empenhada colaboração de voluntários, quer com o seu trabalho quer com doações financeiras, isto é por pessoas que se preocupam com a sociedade e com os outros!

9 Que tal fazeres parte da Cáritas?
Trabalho realizado por: Alexandra Batista nº1, Margarida Arquilino nº13 e Rui Tiago nº15 Alunos do 6º B.


Carregar ppt "Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google